PROJETO REFORÇO ESCOLAR
APRENDENDO A APRENDER
INTRODUÇÃO
“A educação é direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Constituição da República Federativa do Brasil, 1988)
Como nos garante a Constituição e como educadores, devemos oferecer algo a mais do que já é ofertado em sala de aula, ou seja, como o reforço é individualmente ou em pequenos grupos, então faz-se necessário adotarmos metodologias diferenciadas. Como nos lembra SAVIANI , a dosagem de conteúdos em qualquer situações de ensino-aprendizagem também trabalha idéias, hábitos, valores, convicções, técnicas, símbolos etc. E, claro, sem fugir do currículo.
A metodologia é como uma carta na manga que diferencia a forma de ensinar aprender.
Do que os pais protegem seus filhos?
"Para compreender os pais, é preciso ter filhos."
Sofocleto
Atualmente venho me preocupando com a educação de crianças e principalmente dos adolescentes que acompanho diariamente no ambiente de trabalho. Passo muito tempo a pensar na forma, pela qual está processando a educação. Mas para isso, não posso me ater na educação atual sem passar pela historia da educação de nossos país e mesmo pela maneira de como se passou a nossa educação. E não precisamos ir muito longe, é só pensar em alguns anos atrás, onde a educação estava centrada no respeito e nos valores.
Se formos adentrar no assunto iremos passar pela Educação egípcia e Chinesa que marcaram época pelo tradicionalismo e o respeito à cultura de seu povo.
M as falando de Brasil, muitos pais não sabem como proceder perante a fala ou um pedido do filho. Quando o filho chega até os pais, em alguns casos, faz uso de ameaças, chantagem e até mentiras para conseguirem o que quer. Para evitar aborrecimentos, fingem ser enganados para não tomar autoridade sobre o seu filho, ou seja, não brigar. Para proteger o filho, libera geral ou protege demais, sem saber se o filho corre ou não o risco, mesmo estando sob a proteção dos pais e familiares. Se a escola convoca os pais para falar sobre o comportamento do filho, eles não acreditam e até pensam que a escola está exagerando. Muitas vezes falam na frente do filho que são super amigos e que sabe de todas as atitudes cometidas pelo ele, e continua apoiando as atitudes do filho, e virando as costas para escola. Com a pretensão de proteger os filhos da escola, mas a escola não consegue proteger o filho das ingenuidades dos pais. Muitas vezes os pais de forma inconsciente não enxergam o perigo que ele mesmo transmite ao filho, ao deixar de acreditar nas observações feitas pela escola. Pois existe um ditado que nos faz refletir, “onde há fumaça tem fogo” . É melhor acabar com a fumaça enquanto é tempo. Se não o fizermos corre-se o risco de mais tarde não se apagar e até alastrar por um caminho sem volta.
Esses fatos nos angustiam, pois os pais além de não está presentes ainda pouco apoiam a escola, pelo contrário, só as falas dos filhos já os tornam capazes de denunciar profissionais de Educação. Tentando proteger o filho de uma instituição que está do lado do aluno, mas que não pode e não deve apoiar as atitudes errôneas desse aluno.
Do que os pais protegem seus filhos?
Escola Municipal Cristalino
Aluno (a)___________Professora______Data__
2. Assinale a alternativa correta.
Na França,o governo era absolutista. Mas quem governava?
( ) O rei ( ) O presidente
3. A sociedade francesa foi dividida em três estados. Qual dos três a alta burguesia tinha interesse ligados a bancos e por isso só reunia profissionais liberais? Por quê ?
4. Saus culottes eram exatamente o que?
5. Se no século XVIII a população da França era basicamente do campo e a economia era agricultura, porque a fome e a miséria espalharam pelo o país?
6. Marque a alternativa certa.
Como o Rei era absolutista, as pessoas não tinham o direito de expressar/falar e para trocar ideias eles reuniam em:
( ) mansões e hotéis ( ) farmácias e lojas ( ) em salões, no café e em lojas maçônicas
7. Na Tomada de Bastilha o Rei Luis XVI tentou reagir, mas os revolucionários/operários saíram as ruas gritando o que?
8. Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, o que ficou garantido em lei?
9. Qual era o objetivo dos contra-revolucionários?
10. O Rei Luís XVI da França morreu *guilhotinado em janeiro de 1793. Explique como o Rei da França morreu.
Aluno (a)___________Professora______Data__
REVOLUÇÃO FRANCESA
1. Reflita. Na vida cotidiana, liberdade, igualdade e fraternidade são princípios garantidos?2. Assinale a alternativa correta.
Na França,o governo era absolutista. Mas quem governava?
( ) O rei ( ) O presidente
3. A sociedade francesa foi dividida em três estados. Qual dos três a alta burguesia tinha interesse ligados a bancos e por isso só reunia profissionais liberais? Por quê ?
4. Saus culottes eram exatamente o que?
5. Se no século XVIII a população da França era basicamente do campo e a economia era agricultura, porque a fome e a miséria espalharam pelo o país?
6. Marque a alternativa certa.
Como o Rei era absolutista, as pessoas não tinham o direito de expressar/falar e para trocar ideias eles reuniam em:
( ) mansões e hotéis ( ) farmácias e lojas ( ) em salões, no café e em lojas maçônicas
7. Na Tomada de Bastilha o Rei Luis XVI tentou reagir, mas os revolucionários/operários saíram as ruas gritando o que?
8. Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, o que ficou garantido em lei?
9. Qual era o objetivo dos contra-revolucionários?
10. O Rei Luís XVI da França morreu *guilhotinado em janeiro de 1793. Explique como o Rei da França morreu.
O QUE DEUS É PARA NÓS?
Muitas vezes passamos por momentos que nos levam ao desespero, ao sentimento de incapacidade e ao medo. E, diante de tamanho desespero, Deus nos cobram a fé, e, nesse momento devemos está atentos para perceber que ele nada mais quer de nós, se não a fé.
Portanto, não importa crenças ou credos, Deus é único e está em todos os lugares.
Acredite o Deus do impossível, existe!
MÓDULO IV AT. 1.3
Projetos: interdisciplinar X disciplinar
Nem todo projeto é interdisciplinar, embora quando isso acontece torna-o mais rico para todos.
O projeto focado em apenas uma área do conhecimento é possível, no entanto, restringe o aluno a uma forma de trabalhar que vai contra a maneira como o conhecimento circula no mundo, até porque o conhecimento não restringe apenas um foco, mas a uma interação ampla sem barreiras para aprender.
Ressaltando que trabalhar com projeto é um novo método de ensinar aprender, aprender ensinar e não importa se é ou não interdisciplinar. O importante é que é uma maneira nova de ensinar.
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