Marcha por melhorias na educação
reune 100 mil no Chile
SANTIAGO DO CHILE, 9 AGO
Cerca de 100 mil chilenos saíram hoje às ruas da capital, Santiago, para uma marcha em defesa de uma educação pública e de qualidade na qual foram registrados alguns focos de enfrentamentos entre grupos de manifestantes encapuzados e policiais.
O ato, autorizado pelo governo até às 15 horas (16h no horário de Brasília), teve início às 10h19 (11h19 no horário de Brasília) na Universidade do Chile e tem como destino o Parque Almagro.
Ao longo do trajeto, os moradores da capital do Chile foram lançando papeis picados, balões e saíram às portas de suas casas para bater panelas em manifestações de apoio à causa dos estudantes.
Outros setores sociais se juntaram ao ato, como a Confederação dos Trabalhadores do Cobre (CTC), a Agrupação Nacional de Empregados Fiscais (Anef), a Central Unitária de Trabalhadores (CUT), a Confederação Nacional de Funcionários da Saúde Municipalizada (Confusam) e o Sindicato Interempresas da Construção (Sintec).
Não houve registro de incidentes até cerca de 12h locais (13h no horário de Brasília), quando um grupo isolado de manifestantes encapuzados gerou distúrbios contra prédios públicos e privados em um calçadão no centro da capital.
Testemunhas denunciaram à imprensa que ao menos três dos encapuzados desceram de ônibus policiais antes de se juntarem à manifestação.
A polícia militar interveio e lançou jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo contra o grupo, que também foi repreendido pelos participantes da marcha central.
Segundo o prefeito de Santiago, Pablo Zalaquett, o grupo de jovens que teria causado os incidentes seriam cerca de apenas 200, frente às cerca de 60 mil pessoas que participam do ato estudantil, segundo calculam as autoridades.
fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2011/08/09/marcha-no-chile-reune-100-mil-manifestantes-com-registro-de-enfrentamentos.jhtm
Ex-prefeito de Toledo é multado em R$ 1 milhão
O ex-prefeito de Toledo, Derli Antônio Donin, foi condenado pelo Tribunal da 4ª Região a pagar multa civil de R$ 1 milhão além da perda dos direitos políticos por oito anos a contar da data da condenação, 21 de julho de 2011. Donin é acusado de comprar irregularmente merenda escolar com recursos específicos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) quando prefeito de Toledo. O valor da multa será revertido ao FNDE.
Na mesma sentença também foram condenados seis empresários de Toledo e duas empresas envolvidas. Juntos, devem pagar multa superior a R$ 3 milhões pelo envolvimento na mesma ação de improbidade denunciada pelo Ministério Público do Paraná em 2006. Além desta ação, o ex-prefeito de Toledo responde vários outros processos por supostas irregularidades praticadas durante a sua administração, no período de 1997 a 2004.
Na mesma sentença também foram condenados seis empresários de Toledo e duas empresas envolvidas. Juntos, devem pagar multa superior a R$ 3 milhões pelo envolvimento na mesma ação de improbidade denunciada pelo Ministério Público do Paraná em 2006. Além desta ação, o ex-prefeito de Toledo responde vários outros processos por supostas irregularidades praticadas durante a sua administração, no período de 1997 a 2004.
Todo dia é dia do livro
Escolha do 23 de abril está ligada às datas de morte de Cervantes e Shakespeare
Faz sentido que o Dia Internacional do Livro seja comemorado neste sábado, dia 23, pelo mundo afora. A data, estabelecida em caráter definitivo pela Unesco em 1996, homenageia dois gigantes máximos da literatura ocidental. O 23 de abril seria, por uma lenda repetida universalmente, o dia em que morreram, no mesmo ano, o espanhol Miguel de Cervantes (1547 - 1616), o inventor do romance moderno com Dom Quixote, e o inglês William Shakespeare (1564 - 1616), o inventor do humano, como o chama Harold Bloom.
Trata-se de uma das mais instigantes mitologias do universo literário, uma lenda que dota o terreno profano da literatura de uma data mágica ao estilo das Vidas de Santos (que antes eram muito mais comuns em livro). Dois dos pilares da literatura mundial viveram de fato na mesma época, mas a predestinação histórica que os teria feito partir ao mesmo tempo é ficção.
Para começar, da biografia de Shakespeare, autor de obras onipresentes em praticamente todo o mundo, sabe-se muito pouco. Embora tenha deixado quase 1 milhão de palavras de texto, apenas 14 delas são comprovadamente de seu próprio punho: o nome assinado seis vezes e as palavras "por mim" em seu testamento, como conta um de seus biógrafos, Bill Bryson, em Shakespeare: a Vida É um Palco. Há pouca informação mesmo sobre o dia de seu falecimento – têm-se registros de seus funerais, mas não a data exata do óbito.
Mesmo que tenha sido 23 de abril a data da morte de Shakespeare, não teria sido no mesmo 23 de abril de Cervantes pelo simples motivo de que, na época, a Espanha, onde Cervantes vivia, havia adotado, como bom país católico, o calendário imposto pelo papa Gregório em 1582. E Shakespeare vivia na Inglaterra protestante, frequentemente hostilizada pelo reino espanhol a serviço do Vaticano, e que ainda marcava o tempo pelo Calendário Juliano. A Inglaterra só adotaria o Calendário Gregoriano em 1751. Shakespeare, portanto, teria morrido no dia 3 de maio – 10 dias após o espanhol.
Mas quem vai dizer que a história não é boa? Sendo assim, para que insistir tanto na picuinha das datas? Para lembrar, talvez, que a literatura é em última instância uma construção paradoxalmente individual (na mente e no coração de cada leitor) e coletiva (na transmissão de leituras e cânones, de intepretações e até mesmo mitologias literárias com as quais os leitores se comprazem).
Fonte: Zero Hora
Dia Nacional do LIVRO INFANTIL
Por Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia - Escola BrasilO dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm
Reformas em escolas estaduais devem custar até R$ 1 bilhão
Valor equivale a 25% do orçamento da Seed esse ano. Balanço aponta que cerca de 200 colégios da rede estadual têm necessidade de obras urgentes
O governo do estado estima gastar de R$ 600 milhões a R$ 1 bilhão para reformar as cerca de 2,2 mil escolas estaduais durante os quatro anos da gestão Beto Richa (PSDB). Não se sabe, no entanto, de onde virão os recursos – que podem representar até 25% do orçamento da Secretaria de Estado da Educação (Seed) de R$ 4,1 bilhões em 2011. Em princípio, as possibilidades para obtenção da verba são financiamentos do Ministério da Educação ou do Banco Mundial.
Homem invade escola, atira contra alunos e mata 12 no Rio de Janeiro
Um homem invadiu na manhã desta quinta-feira (7) a escola municipal Tasso da Silveira, na rua General Bernardino de Matos, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele disparou várias vezes contra os alunos de uma sala de aula de oitava séria, com 40 alunos, no primeiro andar. Mais de 400 jovens estudam no local, em 14 turmas do 4º ao 9º ano.
Segundo o coronel Evandro Bezerra, relações públicas do Corpo de Bombeiros do Rio, 22 pessoas foram feridas, 10 em estado grave, e pelo menos 13 pessoas morreram, inclusive o atirador. De acordo com a Polícia Militar, ele atirou contra a própria cabeça. A expectativa da corporação é de que o número de mortos aumente.
Os feridos estão sendo levados para o Hospital Estadual Albert Schweitzer. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio não soube dizer quantas pessoas já deram entrada no local. Algumas crianças em estados mais graves estão sendo redirecionadas para outros hospitais, como o Miguel Couto e o Souza Aguiar.
A direção da unidade de ensino informou que o homem se passou por um palestrante para entrar na escola. Com o barulho dos tiros, houve muita gritaria e os professores trancaram as portas das salas para proteger os alunos.
Ele estaria usando uma roupa que imitava fardamento militar e entrou na escola com duas pistolas e muita munição.
A primeira informação divulgada foi de que o atirador era pai de uma aluna da escola, mas a Polícia Militar confirmou que o homem foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos. Ele seria ex-aluno da escola e teria ido à escola buscar documentos.
A irmã adotiva do atirador disse em entrevista à rádio Band News, que o atirador estava muito ligado ao Islamismo, não saía muito de casa e ficava o tempo inteiro no computador.
Em entrevista à Globo News, o coronel Djalma Beltrame, comandante do 14º BPM (Bangu), confirmou que Oliveira deixou uma carta que indica que ele tinha intenção de se matar. " Foi um ato premeditado", disse Beltrame.
Segundo o coronel, a carta era “confusa” e apresenta conteúdo “fundamentalista islâmico”.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, já está no local para acompanhar a situação. Já o governador do Estado, Sérgio Cabral, está fora do Brasil, em viagem aos Estados Unidos. A secretaria de Educação, Cláudia Costin, também estava em Washington e antecipou a viagem de retorno ao Brasil. Ela deve chegar hoje ao Rio de Janeiro.
Segundo o Corpo de Bombeiros, há oito carros de bombeiros e diversos helicópteros atuando no local, que foi isolado. Há uma multidão ao redor da escola, principalmente de pais em busca de informações.
Fonte: Agência Brasil.http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/04/07//homem-invade-escola-publica-e-dispara-contra-alunos-no-rio-de-janeiro.jhtm
Segundo o coronel Evandro Bezerra, relações públicas do Corpo de Bombeiros do Rio, 22 pessoas foram feridas, 10 em estado grave, e pelo menos 13 pessoas morreram, inclusive o atirador. De acordo com a Polícia Militar, ele atirou contra a própria cabeça. A expectativa da corporação é de que o número de mortos aumente.
Os feridos estão sendo levados para o Hospital Estadual Albert Schweitzer. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio não soube dizer quantas pessoas já deram entrada no local. Algumas crianças em estados mais graves estão sendo redirecionadas para outros hospitais, como o Miguel Couto e o Souza Aguiar.
A direção da unidade de ensino informou que o homem se passou por um palestrante para entrar na escola. Com o barulho dos tiros, houve muita gritaria e os professores trancaram as portas das salas para proteger os alunos.
Ele estaria usando uma roupa que imitava fardamento militar e entrou na escola com duas pistolas e muita munição.
A primeira informação divulgada foi de que o atirador era pai de uma aluna da escola, mas a Polícia Militar confirmou que o homem foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos. Ele seria ex-aluno da escola e teria ido à escola buscar documentos.
A irmã adotiva do atirador disse em entrevista à rádio Band News, que o atirador estava muito ligado ao Islamismo, não saía muito de casa e ficava o tempo inteiro no computador.
Em entrevista à Globo News, o coronel Djalma Beltrame, comandante do 14º BPM (Bangu), confirmou que Oliveira deixou uma carta que indica que ele tinha intenção de se matar. " Foi um ato premeditado", disse Beltrame.
Segundo o coronel, a carta era “confusa” e apresenta conteúdo “fundamentalista islâmico”.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, já está no local para acompanhar a situação. Já o governador do Estado, Sérgio Cabral, está fora do Brasil, em viagem aos Estados Unidos. A secretaria de Educação, Cláudia Costin, também estava em Washington e antecipou a viagem de retorno ao Brasil. Ela deve chegar hoje ao Rio de Janeiro.
Segundo o Corpo de Bombeiros, há oito carros de bombeiros e diversos helicópteros atuando no local, que foi isolado. Há uma multidão ao redor da escola, principalmente de pais em busca de informações.
Fonte: Agência Brasil.http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/04/07//homem-invade-escola-publica-e-dispara-contra-alunos-no-rio-de-janeiro.jhtm
Terror em escola pública do Rio de Janeiro
Homem invade escola pública e dispara contra alunos, no Rio de Janeiro
Um homem invadiu na manhã desta quinta-feira (7) a escola municipal Tasso da Silveira, na rua General Bernardino de Matos, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele disparou várias vezes contra os alunos de uma sala de aula.Localização da escola
Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio, mais de 15 pessoas foram feridas e pelo menos 10 pessoas morreram. O atirador também morreu depois de ser atingido por policiais militares.
Os feridos estão sendo levados para o Hospital Estadual Albert Schweitzer. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio não soube dizer quantas pessoas já deram entrada no local.
A direção da unidade de ensino informou que o homem se passou por um palestrante para entrar na escola. Com o barulho dos tiros, houve muita gritaria e os professores trancaram as portas das salas para proteger os alunos.
A primeira informação divulgada foi de que o atirador é pai de uma aluna da escola, mas uma médica do Corpo de Bombeiros teria dito que o suspeito é um ex-aluno da escola, Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos. Ele estava com uma carteira de identificação da unidade de ensino.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, já está no local para acompanhar a situação.
Segundo o Corpo de Bombeiros, há oito carros de bombeiros e diversos helicópteros atuando no local, que foi isolado. Há uma multidão ao redor da escola, principalmente de pais em busca de informações.
Fonte: Agência Brasil.http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/04/07/homem-invade-escola-publica-e-dispara-contra-alunos-no-rio-de-janeiro.jhtm
Escolas públicas terão livros didáticos de filosofia em 2012
AGÊNCIA BRASIL A filosofia vai voltar, na prática, para o conteúdo curricular dos alunos de ensino médio, depois de 47 anos fora dos currículos das escolas de educação básica no país. No ano que vem, as escolas da rede pública receberão pela primeira vez, desde a ditadura, livros didáticos da disciplina para orientar o trabalho dos professores. Foi o regime militar que baniu a filosofia das escolas.
Em 2008, uma lei trouxe de volta a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias para os estudantes do ensino médio. A professora Maria Lúcia Arruda Aranha ensinava filosofia em 1971 quando a matéria foi extinta pelo governo militar. Hoje, é uma das autoras dos livros que foram selecionados para serem distribuídos aos alunos da rede pública pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).
"Ela desapareceu [a filosofia nas escolas] na década de 70 e reapareceu como disciplina optativa em 1982. Mas, nesse meio tempo, eu continuava dando aula em escola particular. A gente ensinava, só que o nome da matéria não podia constar como filosofia", lembra.
Doença do laptop dá dores nos punhos, cotovelos e costas
O uso prolongado dos notebooks tem aumentado os casos de dores e lesões em ligamentos e articulações.
O formato do aparelho dificulta uma boa postura durante a digitação e pode causar problemas nos ombros, cotovelos, punhos e na coluna, além de dor de cabeça.
Preocupado com a popularização dos PCs portáteis entre estudantes norte-americanos, o especialista em reabilitação Kevin Carneiro, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), cunhou o termo "laptoptite" em analogia a doenças como a tendinite para designar os problemas causados pelo aparelho.
"A diferença para os desktops é que, no notebook, o monitor e o teclado estão conectados, o que dificulta o posicionamento do corpo", disse Carneiro à Folha.
No Brasil, a tendência é a mesma. Em 2010, as vendas de notebooks superaram pela primeira vez as de desktops _foram vendidos mais de 7 milhões de computadores portáteis, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.
A preferência pelos laptops é impulsionada pela queda nos preços e a facilidade no transporte. Os efeitos já são vistos nas clínicas.
"Recebo muitos pacientes com dores. A maioria dos problemas é de postura. A pessoa deita na cama e quer resolver tudo no laptop: não dá para ficar sem dor", diz Paulo Randal Pires, presidente do Comitê de Mão da Sbot (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).
O primeiro: pode ser desperdício? O segundo: uma necessidade!
Vereadores aprovam projeto que prevê a instalação de catracas em escolas
O projeto foi aprovado em primeira discussão e deverá passar por mais uma votação antes de ir para o executivo. Outro projeto aprovado em primeira discussão foi da lei que autoriza a criação da papelaria popular
Os vereadores de Maringá aprovaram na tarde desta quinta-feira (24) o projeto de lei que prevê a instalação de catracas em escolas da rede municipal de ensino. O projeto, de autoria do vereador Aparecido Domingues Regini, o Zebrão (PP), foi aprovado em primeira discussão e deve passar por mais uma votação antes de ir para a sanção do executivo.
O controle da frequência seria feito tal qual ocorre em algumas instituições particulares de Maringá. Ao chegar às escolas, os alunos passariam crachás nas catracas, registrando, automaticamente, a presença. Para a compra das catracas e dos crachás, seria autorizada a abertura de crédito adicional de R$ 100 mil no corrente exercício financeiro.
Outro projeto
Outro projeto aprovado em primeira discussão nesta quinta-feira (24) na Câmara de Maringá foi da lei que autoriza a criação da papelaria popular. O projeto, proposto pelo vereador Dr. Manoel Álvares Sobrinho (PCdoB) altera a redação da lei. Segundo o projeto a papelaria vai vender material escolar a preço de custo para a população de baixa renda. O projeto volta para discussão na próxima semana.
fonte:http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1109297&tit=Vereadores-aprovam-projeto-que-preve-a-instalacao-de-catracas-em-escolas
O projeto foi aprovado em primeira discussão e deverá passar por mais uma votação antes de ir para o executivo. Outro projeto aprovado em primeira discussão foi da lei que autoriza a criação da papelaria popular
Os vereadores de Maringá aprovaram na tarde desta quinta-feira (24) o projeto de lei que prevê a instalação de catracas em escolas da rede municipal de ensino. O projeto, de autoria do vereador Aparecido Domingues Regini, o Zebrão (PP), foi aprovado em primeira discussão e deve passar por mais uma votação antes de ir para a sanção do executivo.
O controle da frequência seria feito tal qual ocorre em algumas instituições particulares de Maringá. Ao chegar às escolas, os alunos passariam crachás nas catracas, registrando, automaticamente, a presença. Para a compra das catracas e dos crachás, seria autorizada a abertura de crédito adicional de R$ 100 mil no corrente exercício financeiro.
Outro projeto
Outro projeto aprovado em primeira discussão nesta quinta-feira (24) na Câmara de Maringá foi da lei que autoriza a criação da papelaria popular. O projeto, proposto pelo vereador Dr. Manoel Álvares Sobrinho (PCdoB) altera a redação da lei. Segundo o projeto a papelaria vai vender material escolar a preço de custo para a população de baixa renda. O projeto volta para discussão na próxima semana.
fonte:http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1109297&tit=Vereadores-aprovam-projeto-que-preve-a-instalacao-de-catracas-em-escolas
Acidente nuclear - Quais são os efeitos da radiação no corpo humano?
Por Ricardo Ampudia (novaescola@atleitor.com.br)
Em física, radiação é a emissão de energia por meio de ondas. Determinados elementos químicos, por possuírem núcleos instáveis (quando não há equilíbrio entre as partículas que o formam), liberam raios do tipo gama, capazes de penetrar profundamente na matéria. É o caso dos combustíveis utilizados nas usinas nucleares, como o urânio e o plutônio.
Quando exposto a esse tipo de radiação, o corpo humano é afetado, sofrendo alterações até mesmo no DNA das células. “A radiação tem a capacidade de alterar a característica físico-química das células. As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são mais radiossensíveis”, explica Giuseppe d´Ippólito, professor do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal Paulista (Unifesp).
Professores da educação básica terão bolsas de mestrado
Por Agência Brasil, estadao.com.br
BRASÍLIA - O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, 21, que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passará a conceder bolsas de mestrado a professores da educação básica. Os cursos serão ligados às áreas de ensino da educação básica.
Os educadores que conseguirem a bolsa terão de permanecer nas salas de aula da rede pública de ensino por, no mínimo, cinco anos depois da diplomação.
O anúncio foi feito pelo ministro durante cerimônia de premiação de professores no Palácio do Planalto. 'Muitas vezes o mestrado não é na cidade onde o professor mora e isso exige custeio, gastos com transporte, alimentação, aquisição de material pedagógico', explicou Haddad ao falar sobre a importância da bolsa para a formação dos professores da educação básica.
Fernando Haddad afirmou que a medida objetiva também estimular o aumento da oferta de mestrado para os educadores da rede pública ao criar a demanda pelos cursos. A portaria que normatiza a concessão dessas bolsas será publicado no Diário Oficial da União de teraç-feira, 22.
fonte: Agência Brasil
BRASÍLIA - O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, 21, que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passará a conceder bolsas de mestrado a professores da educação básica. Os cursos serão ligados às áreas de ensino da educação básica.
Os educadores que conseguirem a bolsa terão de permanecer nas salas de aula da rede pública de ensino por, no mínimo, cinco anos depois da diplomação.
O anúncio foi feito pelo ministro durante cerimônia de premiação de professores no Palácio do Planalto. 'Muitas vezes o mestrado não é na cidade onde o professor mora e isso exige custeio, gastos com transporte, alimentação, aquisição de material pedagógico', explicou Haddad ao falar sobre a importância da bolsa para a formação dos professores da educação básica.
Fernando Haddad afirmou que a medida objetiva também estimular o aumento da oferta de mestrado para os educadores da rede pública ao criar a demanda pelos cursos. A portaria que normatiza a concessão dessas bolsas será publicado no Diário Oficial da União de teraç-feira, 22.
fonte: Agência Brasil
Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo (SP), abriga a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) com melhor colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade.
A unidade Doutor João Pedro de Carvalho Neto superou já em 2009 a meta fixada para o Brasil em 2022, de 6,0, ficando com nota 6,1. O resultado é reflexo da gestão escolar com foco na integração com a família e disciplina.
O processo de alinhamento entre escola e família foi desencadeado aproveitando os espaços de contato com os pais.
Fonte: Brasil Econômico (SP)http://www.paulinas.org.br/home/home.aspx
A unidade Doutor João Pedro de Carvalho Neto superou já em 2009 a meta fixada para o Brasil em 2022, de 6,0, ficando com nota 6,1. O resultado é reflexo da gestão escolar com foco na integração com a família e disciplina.
O processo de alinhamento entre escola e família foi desencadeado aproveitando os espaços de contato com os pais.
Fonte: Brasil Econômico (SP)http://www.paulinas.org.br/home/home.aspx
Um em cada cinco professores divide tempo entre ensinar e estudar
Levantamento do Ministério da Educação revelou que 381 mil docentes cursavam uma graduação em 2009. Metade estudava pedagogia
Por Priscilla Borges, iG Brasília
De cada cinco professores em exercício na educação básica brasileira, um está matriculado em um curso superior. Levantamento realizado pelo Ministério da Educação aponta que os docentes que frequentam salas de aula não apenas para ensinar, mas também para aprender, formam um contingente de 381.214 profissionais. Metade deles cursa pedagogia.
Para chegar a essa conclusão, o Ministério da Educação cruzou dados do Censo da Educação Superior com outros do Censo do Professor da Educação Básica, todos de 2009. Segundo o ministro Fernando Haddad, a checagem foi feita com base no CPF dos professores e dos estudantes matriculados no ensino superior. A conclusão de que 20% dos 1.997.978 docentes da educação básica estudam, para Haddad, é “surpreendente”.
“Os dados me surpreenderam positivamente. O censo mostra que ainda temos muitos professores sem licenciatura. O que ele contabiliza é formado ou não formado. E não percebíamos o esforço feito no processo de formação. Pela primeira vez, podemos contar o que está se formando”, ressaltou o ministro.
Por Priscilla Borges, iG Brasília
De cada cinco professores em exercício na educação básica brasileira, um está matriculado em um curso superior. Levantamento realizado pelo Ministério da Educação aponta que os docentes que frequentam salas de aula não apenas para ensinar, mas também para aprender, formam um contingente de 381.214 profissionais. Metade deles cursa pedagogia.
Para chegar a essa conclusão, o Ministério da Educação cruzou dados do Censo da Educação Superior com outros do Censo do Professor da Educação Básica, todos de 2009. Segundo o ministro Fernando Haddad, a checagem foi feita com base no CPF dos professores e dos estudantes matriculados no ensino superior. A conclusão de que 20% dos 1.997.978 docentes da educação básica estudam, para Haddad, é “surpreendente”.
“Os dados me surpreenderam positivamente. O censo mostra que ainda temos muitos professores sem licenciatura. O que ele contabiliza é formado ou não formado. E não percebíamos o esforço feito no processo de formação. Pela primeira vez, podemos contar o que está se formando”, ressaltou o ministro.
MEC propõe alterações para tornar a escola mais atraente
Os dados chocam: metade dos jovens de 15 a 17 anos estão fora do ensino médio, informa reportagem de Fabiana Rewald, publicada na Folha desta segunda-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL). Parte desse contingente estuda, com atraso, no ensino fundamental. Mas outra parte, a face mais preocupante dessa estatística, deixou os bancos escolares para trás.
"[Os alunos] encontram um ensino [médio] organizado em torno de um número muito grande de disciplinas, sobrecarregadas de conteúdos mais voltados para vestibulares, muitos deles sem significado para suas vidas", diz Francisco Aparecido Cordão, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
O CNE discute atualmente uma atualização das diretrizes curriculares do ensino médio. Um dos programas que tem servido de base para a discussão é o Ensino Médio Inovador, criado e financiado pelo Ministério da Educação e já implementado em 357 escolas do país em 2010 --São Paulo não participa, mas estuda entrar.
O programa se baseia em quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Cada escola cria seu plano de ação pedagógica, que pode eleger um desses eixos como principal ou misturá-los, em atividades complementares, que podem acontecer até fora da sala de aula.
Para isso, a carga horária passa das 2.400 horas anuais obrigatórias para 3.000. Outros focos são leitura, artes e atividades em laboratórios, além da dedicação integral dos professores.
O governo do Rio já planeja estender o modelo para mais escolas em 2013. Hoje, 16 participam. Antonio Paiva Neto, subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino, cita como exemplo uma escola que integrou todos os conteúdos dados em aula ao mundo do trabalho.
"O programa acaba mexendo com a prática pedagógica do professor e o aluno começa a questionar. Ele vê que é possível que aquela disciplina seja ministrada de uma outra forma", diz Letícia Ramos, coordenadora do programa em Pernambuco.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/881332-mec-propoe-alteracoes-para-tornar-a-escola-mais-atraente.shtml
"[Os alunos] encontram um ensino [médio] organizado em torno de um número muito grande de disciplinas, sobrecarregadas de conteúdos mais voltados para vestibulares, muitos deles sem significado para suas vidas", diz Francisco Aparecido Cordão, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
O CNE discute atualmente uma atualização das diretrizes curriculares do ensino médio. Um dos programas que tem servido de base para a discussão é o Ensino Médio Inovador, criado e financiado pelo Ministério da Educação e já implementado em 357 escolas do país em 2010 --São Paulo não participa, mas estuda entrar.
O programa se baseia em quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Cada escola cria seu plano de ação pedagógica, que pode eleger um desses eixos como principal ou misturá-los, em atividades complementares, que podem acontecer até fora da sala de aula.
Para isso, a carga horária passa das 2.400 horas anuais obrigatórias para 3.000. Outros focos são leitura, artes e atividades em laboratórios, além da dedicação integral dos professores.
O governo do Rio já planeja estender o modelo para mais escolas em 2013. Hoje, 16 participam. Antonio Paiva Neto, subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino, cita como exemplo uma escola que integrou todos os conteúdos dados em aula ao mundo do trabalho.
"O programa acaba mexendo com a prática pedagógica do professor e o aluno começa a questionar. Ele vê que é possível que aquela disciplina seja ministrada de uma outra forma", diz Letícia Ramos, coordenadora do programa em Pernambuco.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/881332-mec-propoe-alteracoes-para-tornar-a-escola-mais-atraente.shtml
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Seed promete contratar pelo menos três mil professores efetivos
A expectativa da Secretaria de Educação é que os professores estejam em sala de aula até o fim de maio; de forma gradativa, eles vão substituir contratações feitas através do PSS
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está organizando o cronograma de contratação de professores efetivos, que foram aprovados em concurso público em 2007 e aguardam a chamada para assumir as vagas. De acordo com a superintendente da Seed, Meroujy Cavet, até o final de fevereiro, o cronograma deve ser divulgado. “Estamos esperando a confirmação de quando poderão ser realizados os exames médicos e depois disso as datas serão informadas”, explica.
Segundo ela, inicialmente serão chamados três mil professores, que devem, gradativamente, ocupar as vagas que foram preenchidas por servidores que fizeram o Processo Seletivo Simplificado (PSS).
“Isso não significa que o PSS vai acabar. Mas ele será utilizado para situações emergenciais, como licenças-maternidade ou afastamento por doença. A regra deve ser professores efetivos”, defende.
A Seed não tem uma estimativa de quantas vagas efetivas poderão ser preenchidas pelos cerca de 65 mil professores que foram aprovados e possuem chance de ser solicitados. “A princípio serão contratados para três mil vagas, mas este número vai aumentar até o final do ano”, comenta Meroujy.
fonte: Gazeta Maringá
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está organizando o cronograma de contratação de professores efetivos, que foram aprovados em concurso público em 2007 e aguardam a chamada para assumir as vagas. De acordo com a superintendente da Seed, Meroujy Cavet, até o final de fevereiro, o cronograma deve ser divulgado. “Estamos esperando a confirmação de quando poderão ser realizados os exames médicos e depois disso as datas serão informadas”, explica.
Segundo ela, inicialmente serão chamados três mil professores, que devem, gradativamente, ocupar as vagas que foram preenchidas por servidores que fizeram o Processo Seletivo Simplificado (PSS).
“Isso não significa que o PSS vai acabar. Mas ele será utilizado para situações emergenciais, como licenças-maternidade ou afastamento por doença. A regra deve ser professores efetivos”, defende.
A Seed não tem uma estimativa de quantas vagas efetivas poderão ser preenchidas pelos cerca de 65 mil professores que foram aprovados e possuem chance de ser solicitados. “A princípio serão contratados para três mil vagas, mas este número vai aumentar até o final do ano”, comenta Meroujy.
fonte: Gazeta Maringá
Governo do Paraná e Ministério Público lançam campanha pela Educação
Autor: Da Redação/AEN/MP
Meta é mobilizar a sociedade para a identificação de crianças e adolescentes que não estão matriculados
O vice-governador do Paraná e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, e o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, receberamm a imprensa em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (14,) para lançar oficialmente a campanha que pretende identificar e matricular todas as crianças e adolescentes que estão fora da escola.Meta é mobilizar a sociedade para a identificação de crianças e adolescentes que não estão matriculados
A entrevista aconteceu no Auditório do Ministério Público do Paraná, no Centro Cívico, à Rua Marechal Hermes, 751 , em Curitiba.
Com o slogan “Criança e adolescente na escola: essa lição é para todos!”, a campanha pretende mobilizar a sociedade para a identificação de crianças e adolescentes em idade escolar que não estão matriculados e/ou frequentando o ensino regular.
Entre os dias 14 de fevereiro e 14 de março, os pais ou responsáveis pelo estudante devem procurar a escola estadual mais próxima de sua casa para fazer o cadastramento.
Formação continuada - Primeiro mestrado a distância foca professor da rede pública
O exame nacional de acesso ao programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) selecionará candidatos para 1152 vagas. A prova consiste de 35 questões de múltipla escolha e três discursivas e está marcada para dia 19 de fevereiro, das 13 às 17 horas. O mestrado profissional é oferecido prioritariamente para professores das redes públicas de educação básica da área de matemática.
O Profmat é o primeiro mestrado profissional a distância dentro do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e será realizado por uma rede de 54 instituições de ensino superior em todas as regiões do país. O programa será coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que fornecerá uma bolsa de estudos aos mestrandos.
O curso é composto de períodos semipresenciais, nos quais as disciplinas têm duração de 12 semanas. As atividades presenciais de cada disciplina semipresencial ocorrem todas as semanas, em todos os polos de atendimento designados pelas instituições associadas. Tais atividades têm duração de três horas por semana, na sexta-feira, sábado ou domingo.
As atividades a distância podem ser realizadas pelo discente nos polos de atendimento ou na sua própria residência, com o apoio das instituições e de material didático elaborado e distribuído gratuitamente, e são fundamentais para o bom desempenho do discente na disciplina. A duração estimada é de quatro a seis horas por semana para cada disciplina.
Em janeiro e fevereiro as atividades serão ministradas apenas em regime presencial, nos polos das instituições associadas participantes do Profmat. O calendário será definido pelas instituições associadas, para adaptação ao período de férias escolares em sua região. Devem durar quatro semanas e para cada disciplina haverá uma aula por dia, em todos os dias úteis, com três horas de duração.
O mestrado profissional enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas para uma qualificação profissional de alto nível, mas garante as mesmas prerrogativas do mestrado acadêmico. Pretende promover a formação continuada de professores das redes públicas de educação, no nível de pós-graduação, com uso de tecnologias de educação a distância, e está em consonância com o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020.
Acesse outras informações sobre o Profmat na página da Sociedade Brasileira de Matemática.
O Profmat é o primeiro mestrado profissional a distância dentro do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e será realizado por uma rede de 54 instituições de ensino superior em todas as regiões do país. O programa será coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que fornecerá uma bolsa de estudos aos mestrandos.
O curso é composto de períodos semipresenciais, nos quais as disciplinas têm duração de 12 semanas. As atividades presenciais de cada disciplina semipresencial ocorrem todas as semanas, em todos os polos de atendimento designados pelas instituições associadas. Tais atividades têm duração de três horas por semana, na sexta-feira, sábado ou domingo.
As atividades a distância podem ser realizadas pelo discente nos polos de atendimento ou na sua própria residência, com o apoio das instituições e de material didático elaborado e distribuído gratuitamente, e são fundamentais para o bom desempenho do discente na disciplina. A duração estimada é de quatro a seis horas por semana para cada disciplina.
Em janeiro e fevereiro as atividades serão ministradas apenas em regime presencial, nos polos das instituições associadas participantes do Profmat. O calendário será definido pelas instituições associadas, para adaptação ao período de férias escolares em sua região. Devem durar quatro semanas e para cada disciplina haverá uma aula por dia, em todos os dias úteis, com três horas de duração.
O mestrado profissional enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas para uma qualificação profissional de alto nível, mas garante as mesmas prerrogativas do mestrado acadêmico. Pretende promover a formação continuada de professores das redes públicas de educação, no nível de pós-graduação, com uso de tecnologias de educação a distância, e está em consonância com o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020.
Acesse outras informações sobre o Profmat na página da Sociedade Brasileira de Matemática.
Governo lança gibi com dicas de segurança para crianças
A Biblioteca Pública do Paraná e o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) lançaram nesta segunda-feira (7), em Curitiba, a segunda edição do gibi “A Turminha da Segurança”, publicação elaborada pelo Sicride. O material visa evitar o aumento no número de crimes dessa natureza no Paraná. Até 15 de março, toda criança que visitar o hall da Biblioteca ganha um exemplar do gibi, com quatro aventuras da turminha. Além disso, é possível conferir no local uma exposição com os personagens em quadrinhos.
Para a delegada Ana Cláudia Machado, o gibi ajuda a reforçar orientações para as crianças. “Como a maioria dos casos acontece por falta de informação, a prevenção é essencial”, afirma.
Foto:Kraw Penas
O gibi também traz fotografias das crianças desaparecidas, com progressão de idade. As imagens foram obtidas com o auxílio de computação gráfica, pelo estudante de design Diego Pereira Pires, responsável pelo Setor de Arte Forense da delegacia.
De acordo com a polícia, a divulgação das imagens “envelhecidas” é necessária para possibilitar o aparecimento de novas informações, capazes de auxiliar na investigação desses casos. Alguns casos com progressão de idade serão divulgados na exposição.
DISTRIBUIÇÃO – O gibi será distribuído a todas as crianças que visitarem a exposição, que começou nesta segunda-feira (7) e fica até 5 de março, no segundo andar da biblioteca pública. O gibi também será distribuído em operações policiais e escolas. O material também pode ser retirado diretamente na delegacia, que fica na Rua Jose Loureiro, 376, segundo andar, centro de Curitiba, no horário comercial.
Fonte: Agência de Notícias
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