quinta-feira, 26 de junho de 2014
quarta-feira, 21 de maio de 2014
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
AVENTAL DA IMAGINAÇÃO
Objetivos:
★ Trabalhar os contos infantis com alunos.
★ Usar novos cenários para a contação de histórias.
★ Estimular a imaginação e a criatividade.
★ Desenvolver a oralidade e a alfabetização.
Como proceder:
3. Os alunos devem recontar a história da maneira deles.
4. Peça para que registrem a história em uma folha por meio de escrita espontânea, e com desenhos, tudo o que entenderam dela.
5. Após ter trabalhado a história por cerca de uma semana, conte a história novamente usando o recurso do “avental da imaginação".
6. Coloque um avental vermelho e, nele, escreva: “Era uma vez...”
8. Ponha um segundo avental e vá colocando casinhas de cada porquinho, feitas de TNT, conforme você conta a história.
9. Faça também a carinha dos três porquinhos com cartolina colorida e, depois, prenda a cabeça em um palito de churrasco.
Sugestão: Faça o avental de feltro, enfeitando-o com alguns elementos comuns a várias histórias, como casinha, árvore, sol, flores; desse modo você poderá utilizá-lo em diversas histórias, bastando confeccionar os personagens de cada história. Podem ser colados com velcro ou fita adesiva...
★ Trabalhar os contos infantis com alunos.
★ Usar novos cenários para a contação de histórias.
★ Estimular a imaginação e a criatividade.
★ Desenvolver a oralidade e a alfabetização.
Como proceder:
1. Conte a história de Os Três Porquinhos com um livro grande e colorido.
2. Peça para as crianças nomearem os nomes dos porquinhos.
3. Os alunos devem recontar a história da maneira deles.
4. Peça para que registrem a história em uma folha por meio de escrita espontânea, e com desenhos, tudo o que entenderam dela.
5. Após ter trabalhado a história por cerca de uma semana, conte a história novamente usando o recurso do “avental da imaginação".
6. Coloque um avental vermelho e, nele, escreva: “Era uma vez...”
7. Comece a história com um preâmbulo: A professora diz: "História, história, história.” Os alunos respondem: “Agora, agora, agora.” A professora questiona: "História, história, história?" Os alunos respondem: “Agora, agora, agora!”
9. Faça também a carinha dos três porquinhos com cartolina colorida e, depois, prenda a cabeça em um palito de churrasco.
10. Conforme conta a história, peça para que os alunos interajam fazendo imitações dos personagens: imitem o som do lobo batendo na porta, façam o sopro do lobo ou barulhos com os pés imitando os porquinhos correndo, e assim por diante.
11. Quando terminar a contação, permita que os alunos tenham contato com os personagens da história e deixe-os à vontade para imaginar e criar historinhas usando eles.
12. Depois de mais ou menos uma semana, comece a conversar com eles sobre a ideia de montar um teatro a respeito do conto Os Três Porquinhos.
13. Deixe-os ensaiar por duas semanas e faça uma apresentação para toda a escola.
OUTROS MODELOS DE AVENTAIS DA IMAGINAÇÃO QUE PODEM SER UTILIZADOS COM DIFERENTES HISTÓRIAS:
Sugestão: Faça o avental de feltro, enfeitando-o com alguns elementos comuns a várias histórias, como casinha, árvore, sol, flores; desse modo você poderá utilizá-lo em diversas histórias, bastando confeccionar os personagens de cada história. Podem ser colados com velcro ou fita adesiva...















.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)









.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)







Nenhum comentário:
Postar um comentário