Paty Fonte
Recebi via e-mail alguns trechos do livro “Cem Aulas Sem Tédio: Sugestões Práticas, Dinâmicas e Divertidas para o Professor de Língua Estrangeira”, de Vanessa Menezes Amorim e Vivian Magalhães. Selecionei três e acrescentei minhas ideias, pois acredito muito no potencial da aprendizagem lúdica.
Desafio os professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental a conferirem as sugestões e também adaptarem-nas a sua realidade, aos interesses e necessidades de suas classes. Garanto que vale a pena! Depois, se desejarem, retorne ao site e comentem a reação dos seus alunos.
Nem sempre se tem tempo ou recursos para buscar o texto ideal: muitas vezes temos de nos contentar com o material oferecido pelo livro didático que tanto pode ser ótimo quanto medíocre. Mais uma razão para diversificar na técnica, compensando com uma atividade lúdica e instigante aqueles textos sem grandes chances de figurar entre os concorrentes a prêmio Nobel de literatura ou jornalismo.
- ldealmente esta atividade é para ser feita em duplas, mas em turmas maiores os grupos poderão ter até cinco participantes. Faça tantas cópias do texto quanto for o número de grupos e numere cada cópia de modo que tal numeração possa ser vista de longe.
- Em aula, enquanto os alunos estiverem envolvidos em alguma atividade, saia da sala e cole as cópias do texto em lugares diferentes do corredor, mas aproximadamente à mesma distância da porta da sala.
- Organize os grupos e dê números a eles. Explique que cada grupo precisará de um redator e uma "formiga" (ou mais de uma, no caso de grupos maiores). A função da formiga é sair da sala, procurar o texto correspondente ao número do grupo e, em várias idas e vindas, ir reconstruindo o texto na sala de aula com a ajuda do redator. É importante frisar que não é permitido anotar nada; a formiga lerá, de cada vez, apenas a quantidade de texto possível de ser memorizada antes de voltar à sala de aula e repeti-Ia ao grupo para que o redator a anote. Poderá então voltar para continuar o trabalho ou, quando houver mais de uma formiga, estas deverão alternar-se na função de ir "buscar" o texto. e todo o grupo será responsável pela correção ortográfica, semântica e gramatical do texto escrito.
- Quando o primeiro grupo terminar a tarefa de reproduzir todo o texto ou quando acabar o tempo estipulado para a realização da atividade, os textos de todos os grupos serão recolhidos para contagem dos pontos (que não precisa ser feita na hora). A fórmula número de palavras reconstruídas - número de erros = número de pontos é uma forma justa de se chegar ao resultado final.
- Depois da "entrega de prêmios", tanto os textos originais quanto os reconstituídos deverão ser devolvidos aos grupos. Na tentativa de revisar a contagem dos pontos, eles certamente lerão tudinho na maior atenção!
Outra atividade interessante que faço nos encontros de formação continuada é quebra cabeça de textos. Cada grupo recebe o seu e o que monta primeiro ganha um ponto. Depois cada grupo lê o texto que montou e todos são interpretados.
Entregar o texto em tiras propondo que cada grupo o ordene também é interessante, pois muitas vezes, alternando a ordem, um mesmo texto passa a ter um contexto completamente diferente.
Atividade 2 - Queimada Gramatical
A sugestão de atividade a seguir costuma entusiasmar e agradar muito a garotada.
Os professores muitas vezes se acomodam e não buscam atividades mais movimentadas, permanecem no exercício repetitivo de cópia e livro didático. Sugiro que façam uma experiência e ousem dinamizar. Garanto que suas aulas nunca mais serão as mesmas!O processo ensino-aprendizagem necessita de prazer e entusiasmo.
Como jogar:
Os alunos devem ficar posicionados na quadra como no jogo de queimada tradicional. Cada um trará no peito e nas costas uma ficha de identificação.
verbo - substantivo - adjetivo - artigo - locução adjetiva - numeral
A professora lê uma frase e pergunta qual é a classe de uma das palavras da frase ditada.
Os elementos das duas equipes terão que tentar "queimar" o aluno da equipe adversária que traz a classe da palavra solicitada pregada no peito e nas costas.
A equipe que conseguir queimar primeiro o aluno correto marcará ponto.
Após jogar várias vezes, no retorno para sala de aula, repetir o exercício por escrito e propor que registrem suas opiniões, críticas e avaliações referentes a atividade realizada.
Atividade 3 - O caderno
Uma coisa é certa: nada contribui mais para motivar um aluno a ir à escola do que uma turma bem integrada, onde vínculos de amizade se fortalecem a cada dia, à medida que os alunos se conhecem mais e se sentem mais familiarizados e à vontade uns com os outros. Essa é uma atividade que visa a justamente isto: reforçar ainda mais o vínculo entre os alunos, fazendo-os refletir e escrever sobre hábitos, sentimentos, opiniões e... pequenos segredos.
- Compre um caderno de 50 folhas, tipo universitário, de preferência de capa dura e sem espiral. Em cada página (frente e verso), escreva o número de chamada dos seus alunos com intervalo de pelo menos duas linhas. Turmas com mais de 25 alunos precisarão de dois cadernos.
- Na parte superior de cada folha, escreva uma pergunta pessoal que não seja demasiadamente indiscreta. Para uma turma de adolescentes poderia ser "Com o que você geralmente se preocupa quando alguém o beija?" ou "O que é pior do que levar um fora?" Para adultos: "O que lhe estraga o dia?" ou "Descreva o seu trabalho com três adjetivos. "
- Ao final de cada aula, dê o caderno a um aluno, pedindo que ele responda as perguntas no espaço destinado ao seu número e que traga o caderno SEM FALTA na aula seguinte, para que possa ser completado por outra pessoa.
- Quando todos tiverem respondido às perguntas, volte a emprestar o caderno, desta vez para que os alunos leiam as respostas dadas pelos demais integrantes da turma. Preferencialmente, aqueles que primeiro responderam o questionário serão os primeiros a ler as interessantes (e às vezes surpreendentes) revelações dos colegas.
- Antes de iniciar a preparação do(s) caderno(s), peça aos alunos que escrevam (pode ser de tema, para entregar) três perguntas do tipo "O que eu sempre quis saber sobre o meu colega ou professor e nunca tive coragem de perguntar" Escolha as melhores perguntas para incluir no questionário.
- Se quiser dar um tom de sigilo e suspense, dê, a cada aluno, um símbolo (quem trabalha em computador pode achar vários na barra de ferramenras do Word em inserir/símbolo) em vez do seu número de chamada, poderiam ser letras do alfabeto, mas desde que a turma não tenha mais de 23 alunos. Esse símbolo (ou letra) será uma senha pessoal e secreta. Desta forma, mesmo que: uma pessoa possa ler o que os colegas escreveram, não vai saber quem escreveu o quê. A grande revelação só vai ser feita no final quando você, ao devolver o caderno inteiramente preenchido para leitura, incluir um índice com o nome dos alunos e suas "senhas" correspondentes.
- Reserve um espaço para que você também responda o questionário. Aproveite a ocasião para dizer que a pergunta "Vale Nota!" para esta atividade todo tipo de coisa que pode, definitivamente, estragar o seu dia.
"Pode-se afirmar que o Brincar enquanto promotor da capacidade e potencialidade da criança, deve ocupar um lugar especial na prática pedagógica, tendo como espaço privilegiado, a sala de aula.
A brincadeira e o jogo precisam vir à Escola.
A brincadeira e o jogo precisam vir à Escola.
No contexto escolar, propor brincadeiras como aprendizagem, aproxima-se do trabalho. Evidencia-se que o brincar transformado em instrumento pedagógico na Educação, vai favorecer a formação da criança para cumprir seu papel social, e mais tarde de adulto."
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