PLANO DE AULA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCANDO DE CASINHA
Área de conhecimento: Linguagem corporal, Artes
Conteúdos:
- Resgate de Jogos e Brincadeiras
- Desenho com intervenção
- Grupos humanos - Família: papéis sociais
Objetivos:
- Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável.
- Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
- Elaborar coreografias simples a partir de músicas.
DESENVOLVIMENTO:
- Realizar uma pesquisa com as famílias com o objetivo de conhecer quais as brincadeiras eram realizadas quando os familiares eram crianças.
Partindo das brincadeiras que os pais mais brincavam quando eram crianças: casinha, carrinho de rolimã, pipa, peteca, bola, casinha, boneca, bombarqueiro, passa anel, etc, vamos fazer um gráfico com a brincadeira de hoje que as crianças mais gostam:
- Como uma das brincadeiras preferidas dos pais era “casinha” vamos brincar de casinha igual a eles! Definir os papéis: quem será a mãe, o pai, os filhos, quem vai lavar a roupa, quem vai lavar a louça, cadê o varal para as roupas? Vamos fazer um varal para colocar as roupas.
- Quem mora na minha casa? Vamos desenhar a família com palito de picolé ou com desenho - dobradura e recorte no sulfite:
- Convidar as crianças a assistir o desenho 3 porquinhos
- Depois de assistir o desenho vamos fazer as casas: Palha - madeira e tijolos
- Agora que já assistiram a história vamos representar as casas? Quais as casas da história?
- Realizar a leitura do livro: O caracol
O Caracol de Mary França – Que conta a história de um caracol que descobriu que sua casa já estava nas costas!
- Registrar no caderno de desenhar a história do caracol
- Confeccionar caracol com prato de papel:
Quem constrói casas? Vamos fazer uma lista de profissionais envolvidos neste tarefa
- Como é uma casa apor dentro? Quais as partes de uma casa? Sala – quarto – banheiro – cozinha. Vamos. Vamos desenhar
AVALIAÇÃO:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.
Conteúdos:
- Resgate de Jogos e Brincadeiras
- Desenho com intervenção
- Grupos humanos - Família: papéis sociais
Objetivos:
- Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável.
- Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
- Elaborar coreografias simples a partir de músicas.
DESENVOLVIMENTO:
- Realizar uma pesquisa com as famílias com o objetivo de conhecer quais as brincadeiras eram realizadas quando os familiares eram crianças.
Partindo das brincadeiras que os pais mais brincavam quando eram crianças: casinha, carrinho de rolimã, pipa, peteca, bola, casinha, boneca, bombarqueiro, passa anel, etc, vamos fazer um gráfico com a brincadeira de hoje que as crianças mais gostam:
- Como uma das brincadeiras preferidas dos pais era “casinha” vamos brincar de casinha igual a eles! Definir os papéis: quem será a mãe, o pai, os filhos, quem vai lavar a roupa, quem vai lavar a louça, cadê o varal para as roupas? Vamos fazer um varal para colocar as roupas.
Achei aqui
- Permitir que as crianças brinquem de casinha, cada um cm seu papel na brincadeira.
- Alinhavo com casinha:
Colmagno
- Quem mora na minha casa? Vamos desenhar a família com palito de picolé ou com desenho - dobradura e recorte no sulfite:
- Convidar as crianças a assistir o desenho 3 porquinhos
- Depois de assistir o desenho vamos fazer as casas: Palha - madeira e tijolos
- Agora que já assistiram a história vamos representar as casas? Quais as casas da história?
- Casinha com palito de picolé:
- Realizar a leitura do livro: O caracol
O Caracol de Mary França – Que conta a história de um caracol que descobriu que sua casa já estava nas costas!
- Registrar no caderno de desenhar a história do caracol
- Confeccionar caracol com prato de papel:
Quem constrói casas? Vamos fazer uma lista de profissionais envolvidos neste tarefa
Colmagno
- Como é uma casa apor dentro? Quais as partes de uma casa? Sala – quarto – banheiro – cozinha. Vamos. Vamos desenhar
Colmagno
- Casinha com saco de pão e recortes de papel:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.
quarta-feira, 8 de junho de 2016
Plano de Aula: Pipa na Escola - Educação Infantil
PLANO DE AULA: PIPA NA ESCOLA!
Plano de Aula Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Área de conhecimento: Português, Arte e Educação Física.Conteúdo: Resgate de Jogos e Brincadeiras – Jogos cooperativos
Objetivos:
- Conhecer a história da pipa;
- Conhecer e apreciar a história da arte “Meninos soltando pipa” de Portinari;
- Realizar a brincadeira da pipa;
HISTÓRIA:
A pipa ou papagaio é um brinquedo sazonal de origem oriental e foi trazido para a América Portuguesa no século XVI . Segundo a enciclopédia chinesa khé-Tchi-King-Youen , a pipa foi inventada pelo general chinês Hau-sin, no ano de 206 a.C.. Este comandante do exército utilizou uma pipa para calcular a distância que o separava do palácio Wai-Yang, para conquistá-lo por meio de um túnel. Ainda, contam as tradições orientais que os habitantes de uma cidade sitiada conseguiram se comunicar e pedir ajuda por intermédio do papagaio.
Os séculos passaram e esse uso estratégico de um brinquedo infantil pode ser visto na atualidade nas favelas do Rio de Janeiro, onde crianças e adolescentes utilizam o papagaio para avisar os traficantes de drogas da chegada da polícia no morro.
Esse brinquedo é conhecido também por arraia, pandorga, quadrado, curica,e em Portugal, por estrela, canoa, cometa, zoeira,bacalhau. O poeta Thiago de Mello, em sua obra Arte e ciência de empinar papagaio, demonstra uma linguagem própria Utilizada pelas crianças, no início do século XX, na região do Amazonas, ao vivenciarem essa atividade lúdica.
Imbicar ou embicar designa o movimento de descer verticalmente a pipa de cabeça para baixo; aparar é pegar pela rabiola o papagaio de outro menino e descer com ele até sua mão; papocar é quando a linha se rompe sozinha; quedar : verbo para quem é cortado. Palavras que até hoje são encontradas nas bocas das crianças.
A PIPA
Voando alto
no céu anil,
a pipa embala
o sonho infantil...
Seguindo o vento
de lá pra cá,
reina tranquila
em seu altar!
Voando leve,
dançando solta,
sua rabiola
não se enrola.
Quanta alegria,
que coisa bela!
Queria mesmo
voar com ela...
Voa a pipa, lá no céu...
Lindo sonho de papel.
Voa... voa... norte... sul...
Colorindo o céu azul.
(Andra Valladares)
Conhecer a obra: Meninos soltando pipa – Candido Portinari
Expor a tela: “Meninos soltando pipas” de Candido Portinari, em seguida fazer questionamentos sobre a mesma para os alunos: O que estão visualizando? Sobre o que é? O que os meninos estão fazendo? Que cores são? Você já brincou de pipa?
Vamos realizar a releitura da Obra no caderno de desenho:
AGORA É COM VOCÊ! REPRESENTE A OBRA MENINOS SOLTANDO PIPA, USANDO SUA CRIATIVIDADE!
A releitura da Obra: Meninos soltando pipa de Candido Portinari também pode ser realizada com colagens em pratos de papel
autor desconhecido
Convidar os alunos a fazerem o desenho representando a brincadeira realizada no papel sulfite recortado no formato de uma pipa para ser exposto no varal de atividades.
- Convidar os alunos a fazerem o desenho representando a brincadeira realizada no papel sulfite recortado no formato de uma pipa para ser exposto no varal de atividades. Depois que decorar a pipa, cada criança deverá criar uma frase para colar na pipa.
- A pipa decorativa também pode ser feita com papel de seda e canudinhos - no lugar de bambu
Achei aqui: creativejewishmom
Se preferir monte um mural para as pipas no lugar do varal:
Achei aqui
Na imagem abaixo o que está faltando? Onde esta criança está brincando de pipa? Podemos empinar pipa em lugares com postes e fios de luz? Após a conversa, cada criança irá colorir o desenho, recortar e colar, depois deve fazer o desenho de uma paisagem onde a criança escolheu para brincar!
Para confeccionar a Pipa trazer materiais de casa:
Achei aqui
Varetas de bambu
Papel de seda
Linha
Sacola Plástica
AVALIAÇÃO:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.
Atividades sobre pipa prontas para imprimir:
Recreação para a última semana de aula!
Muitas ideia para fazer uma recreação bem bacana na última semana de aula
Porque RECREAÇÃO???
A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas. Ela pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades psicomotoras das crianças. Assim, a recreação transfere-se para o cotidiano e aproxima-se de uma vida permeada de informações. Esse processo de educação se dá através da convivência de diversos desses indivíduos, mais especificamente crianças, dentro de locais especializados que transmitem tais valores indiretamente, por meio da recreação.
Dia do cabelo maluco - Esse cabelo pode ser feito em casa ou na escola.... Usar adereços, spray para cabelo, enfim ... o que desejar!
Festa fantasia - Cada amigo virá para escola com a fantasia do seu personagem favorito. Realizar um desfile!
Pintura de rosto: Fazer diferentes pinturas! As crianças vão adorar as pinturas de rosto!
Túnel do Tempo - Brinquedo do tempo da vovó
Trazer apenas brinquedos antigos ou feitos com reciclagem: 5 Marias, bilboquê, corda, bolinhas de gude, bambolê, etc.
Sarau Cultural - As crianças deverão apresentar uma música, dança ou poesia. Se desejar pode usar fantasia correspondente ao personagem, autor ou autora, cantor ou cantora, etc.
Era digital - Trazer apenas brinquedos modernos como: tablet, celular, notbook, entre outros.
Acampadentro - As crianças que tiverem... poderão trazer suas barracas e brincar junto com os amigos!
Brincadeiras com água
Escorregar na lona: muito legal! Escorregar no barranco é tudo de bom! Jogue sabão líquido... ficará melhor ainda
Corrida da colher: quem deixar a bexiga cair, tem que voltar e começar novamente!
Escavação no gelo: congele brinquedos dentro de tigelas com água (quanto mais coloridos, mas fáceis de achar!). Depois distribua martelinhos e deixe os pequenos na fantasia de arqueólogos!
Esponja na bacia: mais uma brincadeira ideal para o calor. Quanto mais distante a bacia a ser acertada, maior a pontuação! Uma variação é fazer círculos concêntricos com giz: quem atingir o centro ganha!
Noodles: ou, como chamamos popularmente, os espaguetes de piscina! Aqui eles ganham um novo uso – acertar as bexigas, até levá-las aos cestos de roupa.
Picolés: toda essa farra vai dar uma sede danada! Por isso, nada melhor e nutritivo do que picolés feitos de frutas frescas! Chame a criançada para ajudar no preparo, pois isso também faz parte da brincadeira!
Corrida da colher: quem deixar a bexiga cair, tem que voltar e começar novamente!
Bolhas de sabão: falei delas nesse post aqui, no qual ensinamos a fazer bolhas gigantes! A verdade é que não importa o tamanho: bolhas pequenas ou grandes, elas sempre fazem sucesso entre as crianças!
Brincadeiras - Gincana para crianças de 1 a 6 anos
1. Pescaria
Uma bacia com água, peixes de plástico e varinhas de pescar. Uma pessoa de cada equipe terá 30 segundos para tentar pescar. Quem conseguir mais peixes será o vencedor.
2. Corrida das Frutas
Cada equipe terá uma árvore e suas frutas. Uma criança de cada equipe terá que correr e colar as frutas em sua árvore. O objetivo é ver quem consegue colar todas as frutas primeiro sendo assim o vencedor.
3. Derruba latas
(uma pilha de latinhas de alumínio). Será escolhida uma criança por equipe. O objetivo é ver que equipe consegue derrubar mais latinhas com uma bolinha
4. Corrida do bambole
Será escolhido duas crianças de cada equipe uma ficará parada para receber o bambole e a outra correrá para levar o bambole (a criança que ficar parada terá que ficar dentro do bambole). O objetivo é ver quem consegue terminar todos os bamboles primeiro.
5. Corrida das garrafas
Cada equipe terá no mínimo três garrafas, uma criança da equipe terá que levar uma garrafa por vez até o outro lado rolando a garrafa. Quem conseguir levar todas as garrafas primeiro será o vencedor.
6. Competição da bolinha
Será colocada duas caixas por equipe. Uma com bolinhas e a outra vazia. Dada a largada uma criança de cada equipe terá que correr para levar as bolinhas para a caixa vazia. Quem conseguir levar mais bolinhas em 30 segundos será o vencedor.
7. Rola colchão
Dois colchões e duas bexigas por equipe. Uma criança de cada equipe terá que rolar no colchão e depois estourar a bexiga. Quem conseguir estourar a bexiga primeiro será o vencedor.
8. Dança da laranja
Um casal por equipe. Cada casal terá que dançar com uma laranja entre a testa dos dois com as mãos para trás. A equipe que derrubar a laranja sai da dança. O objetivo é ver que equipe consegue ficar mais tempo com a laranja na testa sem deixar cair.
9. Corrida da bolinha
Dois participantes por equipe, uma caixa com bolinhas e um blusão por equipe. Um participante veste o blusão que deverá ser amarrada embaixo para que as bolinhas não escapem, o outro buscara as bolinhas e entregará nas mãos do que esta com o blusão que assim deve arrumar a bolinha dentro. No final será contado quantas bolinhas cada equipe conseguiu esconder no blusão, quem tiver mais é o vencedor.
10. Corrida da bolinha na colher
Um participante por equipe. A equipe que conseguir chegar até o ponto de chegada primeiro equilibrando a colher com a bolinha na boca sem utilizar as mãos e sem deixar a bolinha cair será o vencedor. (caso a bolinha caia terá que voltar para o ponto de partida e começar novamente)
11. Corrida para encher a Garrafa
Um participante por equipe. Cada equipe tentará encher uma garrafa PET levando a água do balde até a garrafa correndo com um copinho descartável de café que estará furado no fundo. Quem conseguir em um minuto encher mais a garrafa será o vencedor.
12. Varal dos biscoitos
Um participante por equipe. O participante tentará comer o biscoito que estará amarrado em um varal sem poder utilizar as mãos. Quem conseguir comer todo o biscoito primeiro será o vencedor.
13. Corrida do Sapato
Cinco participantes por equipe. Todos terão que tirar os sapatos e encostar de cara para uma parede, os sapatos serão embaralhados e dada à largada cada participante terá que vestir seu sapato. A equipe que conseguir vestir primeiro será o vencedor.
14. Lança argolas
Cada equipe escolherá um participante que seja bom de arremesso. Esse participante tentará acertar a argola no bico da garrafa. Quem conseguir acertar mais argolas ganha.
15. Dinâmica da bexiga no Pé
Cinco participantes por equipe. Cada participante terá uma bexiga amarrada em seu pé direito e com o pé esquerdo tentará estourar a bexiga da equipe adversária sem deixar que estourem a que está amarrada ao seu pé. Quem estiver a bexiga estourada sai da brincadeira. A equipe que ficar com mais bexigas cheias será o vencedor.
Ideias com caixa de ovos para Educação Infantil!!
Oi gente!!! Muitas ideias para fazer atividades com a Educação Infantil usando caixa de ovos!!!
Escolha e mãos à obra!
Flor com caixa de ovos - Modelos variados!
Achei aqui
Borboleta
Achei aqui
Pintinho na casca do ovo! Faça o pintinho com pompom de lã amarelo! Depois corte a caixinha do ovo para formar a casca
Achei aqui
Focinho de porco com caixa de ovos
Para evitar que a caixinha se rasgue, fure com um palito
Achei aqui
Baleia com caixinha de ovos! Faça recortes de papel azul para fazer os detalhes
Achei aqui
Meu preferido!
Jacaré feito com caixa de ovos!
Achei aqui
Do que eu preciso? 2 caixas de ovos, 2 rolinhos de papel, papel branco e tinta guache verde!
Cole os dentes do jacaré e o feche como no modelo abaixo:
Quadro com flores feitas de caixa de ovos e botões no miolo:
Achei aqui
Helicóptero com caixinha de ovos:
Achei aqui
Tartaruga com caixa de ovos
Achei aqui
Pintinho com caixa de ovos:
Como fazer? Siga o passo a passo:
Centopéia
Achei aqui
Joaninha
Achei aqui
Galinha
Como fazer? Siga o passo a passo:
Achei aqui
Aranha:
Achei aqui
Mais um Jacaré!
Achei aqui
Maçã com caixa de ovos
Achei aqui
Sapinho com caixinha de ovos! Lindo!!
Achei aqui
Abelha
Achei aqui
Crocodilo
Como fazer? Você vai precisar de:
caixa de sapato
papel ou feltro branco
rolinhos de papel
olhos
caixa de ovos
a caixa de ovos será usada para fazer o rabo - cole com cola quente
Uma parte da caixa de ovos será colada em cima da caixa de sapato - corpo do jacaré, depois cole as patinhas (rolinhos de papel)
Achei aqui
Formiga
Achei aqui
Jardim com grama de caixinha de ovos
Achei aqui
Carro de bombeiros
Achei aqui
Monstro
Máscara
Baú do tesouro
Ônibus
Achei aqui
Jogo - Quantidade X Numeral
Achei aqui
Computador com caixa de ovos
Achei aqui
Jogo para Alfabetização
Corrida dos coelhos
Foto: Sandra Brining
Jogo da velha
Jogo de Cores
Nenhum comentário:
Postar um comentário