"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Prova de Ciências 5º Ano - Doenças/Tipos de doenças/ vacinas



1-O que são doenças contagiosas?
A(    )São aquelas que passam de pai para filho.
B(    )São aquelas que passam através do abraço.
C(    )Podem ser transmitidas pela água, alimentos ou de uma pessoa para outra.

2-As proteínas que identificam e atacam os agentes infecciosos, são chamados de:
A(    )anticorpos
B(    )infecção
C(    )bactericida

3-O que é o sistema imunológico?
A(    )É um tipo de doença contagiosa.
B(    )É um sistema bastante complexo de proteção contra doenças infecciosas.
C(    )É um sistema que causa doenças nos rins.

4-Observe a imagem ao lado (barbeiro) e responda:
A(    )O barbeiro é o agente causador da doença de chagas
B(    )O gafanhoto é o agente causador da doença de chagas
C(    ) A vespa é o agente causador da doença de chagas

5-São doenças não-contagiosas:
A(    )dor de cabeça, dor de estômago e diabete.
B(    )tuberculose, gripe e rubéola.
C(    )rubéola, gripe e catapora.

6-São doenças causadas por bactérias:
A(    )Sarampo, gripe e resfriado.
B(    )Gripe, tosse e verminose.
C(    )Tétano, tuberculose e cólera.

7-Quais são os principais agentes causadores de doenças?
A(    )Anticorpos, proteínas e lipídios.
B(    )Vírus, bactérias e protozoários.
C(    )Vírus, vermes e anticorpos.

8-O bacilo de Koch é o agente causador:
A(    )da tuberculose          
B(    )da verminose               
C(    )do tétano

9-Para evitar algumas doenças é necessário tomar vacinas. Faça a correspondência:
1-BCG                                (     )contra a paralisia infantil (poliomielite)
2-Tríplice                          (     )contra a gripe tipo A
3-Sabin                             (     )contra a tuberculose
4-H1N1                             (     )contra a difteria, coqueluche e tétano
A(    )2-1-4-3-
B(    )3-4-1-2-
C(    )3-4-2-1-
10-Marque as doença que são consideradas sem cura:
A(    )gripe e diabete
B(    )Câncer e resfriado
C(    )AIDS e diabete



Gabarito=  1-C   2-A   3-B   4-A   5-A   6-C    7-B    8-A    9-B   10-C

Prova de matemática - 5º ano


PROVA DE MATEMÁTICA – I UNIDADE

INSTRUÇÕES:

*Leia com atenção antes de responder
*Só marque no gabarito quando tiver certeza.
*As questões só serão consideradas com os devidos cálculos
*Use caneta azul ou preta para preencher o gabarito e cabeçalho
*Só marque uma resposta em cada questão



QUESTÕES

*Luciana e seu irmão foram ao circo, no intervalo do espetáculo, resolveram lanchar com os R$ 5,00 que lhes restavam. Pediram: 2 sucos, 2 salgadinhos e 1 docinho.

Tabela de Preços

Suco R$ 1,20
Salgadinho R$ 0,70
Docinho R$ 0,50
Pipoca R$ 0,50

1-De acordo com os preços da tabela acima marque a resposta que indica quanto Maria e seu irmão gastaram no lanche:

A( ) R$ 3,70.
B( ) R$ 4,50.
C( ) R$ 4,30.
D( ) R$ 3,20.
E( ) R$ 3,30.

2-Luciana e seu irmão receberam de troco:

A( )R$ 0,70. .
B( )R$ 1,20.
C( )R$ 0,50.
D( )R$ 1,70.
E( )R$ 1,30.

3-O que é multiplicação?
A( )é um bicho de sete cabeças
B( )é o contrário da subtração
C( )é uma adição de parcelas iguais
D( )é uma subtração invertida
E( )é a operação inversa a subtração e adição

4-Os termos da multiplicação são:
A( )multiplicando, multiplicador, soma ou total
B( )multiplicando, multiplicado, resto
C( )multiplicador, minueno, diferença
D( )parcela, parcela, soma ou total
E( )multiplicando, multiplicador, produto

5-Qual dessas NÃO é uma propriedade da multiplicação:
A( )associativa
B( )comutativa
C( )comitiva
D( )distributiva
E( )elemento neutro

6-O elemento neutro da multiplicação é:
A( ) o número 8
B( ) o número 1
C( ) o número 0
D( ) o número 3
E( ) o número 10

7-Múltiplos de um número são:
A( )números multiplicados por 2
B( )é o resultado da multiplicação
C( )é o resultado de uma subtração
D( )são números multiplicados por 4
E( )são produtos (resultado da multiplicação) desse número, por qualquer outro

8-Os múltiplos oito primeiros de 7 são:

A( ) (0, 7, 14, 21, 28, 37, 43, 56 ...)
B( ) (0, 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49 ...)
C( ) (0, 7, 14, 21, 28, 37, 43, 56 ...)
D( ) (0, 7, 14, 21, 28, 37, 43, 56 ...)
E( ) (0, 7, 14, 21, 28, 37, 43, 56 ...)

9-Para descobrir o valor de um termo desconhecido, basta aplicar a operação inversa. O valor desconhecido representado pela figura : ? + 297 = 532

A( )465
B( )285
C( )1 375
D( )375
E( )378

10-Descubra o valor de X em:

X + 1 345 = 3 265


A( )1 444
B( )1 920
C( )2 343
D( )1 326
E( )1 894

11- Para cercar o lote de sua casa, José precisa de 256 metros de arame para cada volta. Ele vai colocar 4 voltas na cerca. Quantos metros gastará?
A( )1 333
B( )1 352
C( )1 124
D( )1 024
E( )1 414

12-Ainda sobre os múltiplos dos números podemos afirmar que:

A( )Os múltiplos são infinitos
B( )Os múltiplos são sempre pares
C( )São maiores que 100
D( )São sempre ímpares
E( )São divisíveis por dois

13-Em 9 = 9 x 3 A propriedade que está sendo aplicada é:
A( )associativa
B( )elemento neutro
C( )comutativa
D( )distributiva
E( )fechamento

14-Na sala de aula de Bete tem 4 fileiras com 23 cadeiras cada. Quantas cadeiras há na sala de Bete?
A( )37
B( )17
C( )27
D( )87
E( )67

15-Calcule o valor de X na operação: x – 3 = 73
A( ) x = 76
B( ) x = 86
C( ) x = 96
D( ) x = 92
E( ) x = 45

16-Faça o cálculo mental e marque: 3 x 10 = ____ 3 x 100 = ____ 3 x 1000 = ____

A( )300 – 3 000
B( )30 – 300 – 3000
C( )30 - 300 – 3001
D( )3 – 30 – 300 –
E( )3 - 30 - 300

17-Na propriedade comutativa, a ordem das parcelas não altera o:
A( )saber
B( )diferente
C( )local
D( )produto
E( )resto

18-Em 14 x 5 = 70 podemos afirmar que:
A( )14 é o produto
B( )14 é o multiplicando
C( )14 é o resto
D( )5 é o resto
E( )5 é o multiplicando

19-Qual desses números NÃO é múltiplo de 3?

A( ) 7
B( ) 9
C( ) 12
D( ) 15
E( ) 30

20-O que você achou dessa prova?
A( )difícil
B( )muito difícil
C( )fácil
D( )muito fácil
E( )N D A

MODELOS DE PROVA - INGLÊS

SCHOOL **************
DATE _____/______/________
STUDENT ________________________________GRADE 5º

AVALIAÇÃO DE INGLÊS - IV UNIDADE



TEXTO
SPORT LIFE
Ted, Bob, Mary and Jane like sports.They are in the club now.
Ted likes basketball. He is playing basketball.
Bob likes football. He is playing football.
He is shooting the ball now.
Mary likes tennis. She is playing tennis with Roberta.
Jane likes to swim.
An old man is reading a newspaper.
Sports are good to develop our body and our mind.


1-Answer: (Responda:)
1- Ted, Bob, Mary and Jane:
a) ( ) like music
b) ( ) like sports
c) ( ) like eat

2- Ted likes:
a) ( ) football
b) ( ) like eat
c) ( ) basketball

3- Mary is playing tennis:
a) ( ) with Jane
b) ( ) with Roberta
c) ( ) with Mariana

4- Jane:
a) ( ) likes to play tennis
b) ( )likes to house
c) ( ) likes to swim

5- An old man:
a) ( ) is reading a newspaper
b) ( ) is reading a book
c) ( ) is reading a magazine

6-List the sports: (Relacione os esportes):
1-cycling                 ( )surfe
2-swimming             ( )ciclismo
3-bowling                ( )natação
4-surf                      ( )boliche

A( ) 4-1-2-3 B( ) 1-3-4-2- C( )4-3-1-2-

7--What is this? (O que é isso)
A( )hot dog
B( )newspaper
C( )Christmas tree

8-Wo is this? (Quem é esse?)
A( )Santa Claus
B( )Ronald McDonald
C( ) Robert Carl


9- Qual o esporte que Cesar Cielo pratica:
A( )futboll
B( )cycling
C( )swimming

10- Qual a cor da roupa do Papai Noel?
A( )green
B( ) yellow
C( ) red

OBS: Incluir imagens nas questões  7  e  8.





MODELOS DE PROVA - Língua Portuguesa

ESCOLA ___________________________________ DATA _____/_____/______
ALUNO(A) __________________________________________ SÉRIE 5º ANO

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - I UNIDADE
O PRIMEIRO DIA DO BRASIL

Tão logo o sol iluminou a primeira manhã do Brasil , a frota de Cabral pôs-se em marcha. O capitão-mor enviou um escaler para reconhecer a nova terra. Nele seguiu Nicolau Coelho, veterano da primeira viagem à Índia . Ele notou que os homens que estavam na praia mão eram negros nem “índios”. Embora não tenha entendido o que os nativos falavam, Coelho pediu que baixassem os arcos e flechas. Eles o atenderam. A seguir, o capitão deu-lhes um gorro vermelho, uma touca de linh e um chapéu preto. Em troca, recebeu um cocar de plumas e um colar de contas. Assim foi o primeiro encontro.Já os nativos ficaram tão espantados com os recém-chegados que os chamaram de “caraíbas”, cujo significado é “seres sobrenaturais”.
BUENO, Eduardo- Brasil:Terra a vista! – L&PM Edições- p 72,73



QUESTÕES de 1 a 10
Instruções:
Leia com atenção cada questão antes de marcar.
Só marque uma alternativa em cada questão.
Não rasure o gabarito, use lápis se precisar, e depois cubra de caneta quando for entregar a professora.

1-O assunto tratado no texto é:
A( )O tratado de Tordesilhas
B( )O Descobrimento do Brasil
C( )O dia do índio

2-De acordo com o texto, podemos concluir que o encontro entre portugueses e índios foi:
a( )tumultuado
b( )amigável
c( )violento

3-Faça a correspondência:
A-Escaler ( ) Autoridade militar que comandava a milícia
B-Capitão-mor ( )Que já tem experiência, Experimentado, prático.
C-Gorro ( ) Pequena embarcação para serviço de navio ou repartição marítima.
D-Sobrenaturais ( ) Chapéu, redondo e sem aba.
E-Veterano ( ) Fora das leis naturais; extraordinário
A seqüencia que você usou foi:
a( ) B – E – A – C – D
b( ) D – A – C – B – E
c( ) B – D – E – A – C

4-Marque a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente:
a( )África – farmacia - Bélgica – Pará – Índio – indio
b( ) África – Bélgica – Pará – Índio – Caraíbas
c( )África – América – Índios – cenário – canário

5-Justifique o acento das palavras: café – chulé – sofá – jiló
a( )são paroxítonas terminada em e/es – a/as – o/os
b( )são dissílabas
c( )são oxítonas terminadas em e/es – a/as – o/os

6-Circule a sílaba tônica de cada palavra:
Máscara - árvore – África – mármore
a( )Todas são paxítonas
b( )Todas são proparoxítonas
c( )Todas são paroxítonas

7-Marque a seqüência certa para completar as lacunas adequadamente:
a( ) recrear – recriar - peão – pião - cela – sela - cegar – segar
b( ) cela – sela - cegar – segar - recrear – recriar - peão – pião
c( )sela – cela – recriar – recrear – segar – cegar – pião – peão

1) O assaltante foi colocado na ____________
2) O cavalo sentia o espinho embaixo da ______________
1) O colégio pretendia _____________ a tragédia de Shakespeare.
2) A peça pretendia ______________ os alunos.
1) Devemos ________________ o cereal antes da chuva.
2) Quis _______________ animal durante a luta.
1) Deram um _____________ de presente ao menino.
2) O pagamento do ____________ deixou-o alegre.

8-Assinale a alternativa em que a vírgula está usada corretamente:
a( ) Mamãe foi à feira e comprou: tomate, cebola, maçã, melancia e banana.
b( )Quero comer carne, com, batata frita.
c( )Moro na Rua das laranjeiras nº45 Marechal Rondon, Salvador BA.

9-Marque a frase que mostra a função das reticências (...)
a( ) Para indicar, nos diálogos, a fala de personagem
b( ) marcam uma interrupção da frase e, conseqüentemente, a suspensão da sua melodia.
c( ) marca uma pausa de pequena duração.

10-Escreva uma carta para alguém que você não vê a muito tempo, contando as novidades. (10 linhas) .Não esqueça os elementos fundamentais: 1-Local e data(à esquerda) 2-Saudação ao destinatário 3- Assunto/ desenvolvimento 4-Despedida 5- assinatura.
__________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
_________________________________________________________________
__________________________________________________________________
_________________________________________________________________
________________________________________________________________
_________________________________________________________________
________________________________________________________________
__________________________________________________________________
____________________________________________________________________
___________________________________________________________________
____________________
Que tipo de carta você escreveu?
a( )Comercial
b( )Pessoal
c( )Formal            

Prova de Matemática - 5º Ano - Porcentagem/Juros/Multa/Perímetro/Medidas de comprimento


1-Faça a correspondência:
1- Desconto                        (  ) É um acréscimo sobre uma dívida que não foi paga no prazo estipulado.
2- Multa                              (  ) é a porcentagem que se ganha sobre vendas efetuadas.
3- Juros                               (  ) é uma redução de preço.
4- Comissão                        (  ) porcentagem adicionada ao valor cobrado a prazo.

A( )3-1-2-4-
B( )2-4-1-3
C( )2-4-3-1

2- Fábio comprou uma TV com 20% de desconto. Houve lucro ou prejuízo para Fábio?
A( )Prejuízo
B( )Lucro
C( )Nenhum dos dois

3-Em uma lagoa havia 400 patos. No final de semana 30% desses patos foram transferidos para outra lagoa. Calcule quantos patos foram transferidos.
A( )140 patos                                                    Cálculo
B( )12 patos
C( )120 patos


4-Transforme os números decimais em porcentagem:
0,35 0,48 0,13


A( )350% - 480% - 130%
B( )35% - 48% - 13%
C( )3,5% - 4,8% - 1,3%

5-Escreva como se lê:

15% 85% 23%

A( )quinze por cento – oitenta e cinco por cento – vinte e três por cento
B( )quinze avos - oitenta e cinco avos – vinte e três avos
C( )quinze por sento – oitenta e cinco por sento – vinte e três por sento

6-Transforme frações decimais em porcentagem:
 29     17        49
100   100      100

A(   )0,20% - 0,17% - 0,49%
B(   )20,0% - 17,0% - 49,0%
C(   )20% - 17% - 49%

7-Em uma cesta havia 360 limas.Dessas 5% estragaram. Quantas limas estavam estragadas?
A(  )180 limas Cálculo
B(  )1,8 limas
C(  )18 limas

8-O metro(m) é a unidade fundamental de medida de comprimento. Quais são os múltiplos do metro?
A( )Kilômetro – hectômetro - decâmetro
B( )termômetro - hectômetro - decâmetro
C( )hectômetro – decâmetro – mililitro


9-Transforme 6.000 cm para m:


A( )0,6 m
B( )60 m
C( )6000 m

10-Perímetro é a soma dos lados de determinada figura geométrica. Determine o perímetro da figura abaixo:


A( )34 m
B( )3.400 m
C( )340 m


Boas Festas!

Prova de Ciências 5º Ano - Doenças/Tipos de doenças/ vacinas



1-O que são doenças contagiosas?
A(    )São aquelas que passam de pai para filho.
B(    )São aquelas que passam através do abraço.
C(    )Podem ser transmitidas pela água, alimentos ou de uma pessoa para outra.

2-As proteínas que identificam e atacam os agentes infecciosos, são chamados de:
A(    )anticorpos
B(    )infecção
C(    )bactericida

3-O que é o sistema imunológico?
A(    )É um tipo de doença contagiosa.
B(    )É um sistema bastante complexo de proteção contra doenças infecciosas.
C(    )É um sistema que causa doenças nos rins.

4-Observe a imagem ao lado (barbeiro) e responda:
A(    )O barbeiro é o agente causador da doença de chagas
B(    )O gafanhoto é o agente causador da doença de chagas
C(    ) A vespa é o agente causador da doença de chagas

5-São doenças não-contagiosas:
A(    )dor de cabeça, dor de estômago e diabete.
B(    )tuberculose, gripe e rubéola.
C(    )rubéola, gripe e catapora.

6-São doenças causadas por bactérias:
A(    )Sarampo, gripe e resfriado.
B(    )Gripe, tosse e verminose.
C(    )Tétano, tuberculose e cólera.

7-Quais são os principais agentes causadores de doenças?
A(    )Anticorpos, proteínas e lipídios.
B(    )Vírus, bactérias e protozoários.
C(    )Vírus, vermes e anticorpos.

8-O bacilo de Koch é o agente causador:
A(    )da tuberculose          
B(    )da verminose               
C(    )do tétano

9-Para evitar algumas doenças é necessário tomar vacinas. Faça a correspondência:
1-BCG                                (     )contra a paralisia infantil (poliomielite)
2-Tríplice                          (     )contra a gripe tipo A
3-Sabin                             (     )contra a tuberculose
4-H1N1                             (     )contra a difteria, coqueluche e tétano
A(    )2-1-4-3-
B(    )3-4-1-2-
C(    )3-4-2-1-
10-Marque as doença que são consideradas sem cura:
A(    )gripe e diabete
B(    )Câncer e resfriado
C(    )AIDS e diabete






Gabarito=  1-C   2-A   3-B   4-A   5-A   6-C    7-B    8-A    9-B   10-C
CONTEÚDO: 2º REINADO - LEIS ABOLICIONISTAS - ABOLIÇÃO -IMIGRANTES


1-O Segundo Reinado iniciou-se com a declaração de maioridade de Dom Pedro II, realizada no dia 23 de julho de 1840, Foi o governo mais longo da história do Brasil. Quanto tempo durou o segundo reinado?
A(    )40 anos
B(    )50 anos
C(    )60 anos

2- Os primeiros anos do Segundo Reinado foram marcados por alguns movimentos da disputa
política envolvendo liberais e conservadores dentre eles:

A(    )Revolta liberal (SP) e Revolução Praieira (PE)
B(    )Revolta liberal(SP) e Cabanagem(PA)
C(    )Revolução Praieira (PE)Guerra do Iraque

3-No processo de pacificação do país , destacou-se a ação de:
A(    )Luís Alves de Lima e Silva(Duque  de Caxias)
B(    )Luís Inácio Lula da Silva ( Lula)
C(    )Conde Monte Cristo

4-Qual o principal fator econômico do segundo reinado?
A(    )O pau brasil
B(    )A cana-de-açúcar
C(    )A lavoura cafeeira.

5- Observe a imagem, o que ela representa?
A(    )Uma apresentação de teatro sobre capoeira
B(    )Uma roda de samba.
C(    )Negros eram trazidos amontoados em porões de navios negreiros.

6-Por causa dos maltratos muitos negros fugiam e se escondiam nas matas formando:
A(    )Senzalas
B(    )Quilombos
C(    )Rodas de samba

7-Dentre os abolicionistas- pessoas que lutaram para libertar os escravos- podemos citar:
A(    )Castro Alves, Joaquim Silvério, e Antonio Raposo Tavares
B(    )Castro Alves, Luis Inácio e Fernando Collor
C(    )Castro Alves, José do Patrocínio e Joaquim Nabuco.

8-Faça a correspondência:
I- Lei Eusébio de Queiroz
II-Lei do Ventre Livre
III-Lei dos sexagenários
IV-Lei Áurea
(    )Libertava escravos co mais 65 anos.
(    )Libertou todos os negros da escravidão.
(    )Proibiu o tráfico negreiro
(    )Libertava todos os filhos de escravos
A(    )III-IV-I-II
B(    )III-II-I-IV
C(    )II-I-IV-III

9-Sobre os imigrantes é correto afirmar que:
A(    )Eram pessoas marginalizadas, que invadiram o Brasil para fugir de seus países.
B(    )Eram pessoas que lutavam contra o governo e suas leis autoritárias.
C(    )Eram pessoas que vieram de outros países para o Brasil, e substituíram o trabalho dos escravos negros nas lavouras.




10- Depois de 1888, quando a escravidão foi abolida, a imigração italiana se converteu em uma grande fonte de mão-de-obra no Brasil. Os italianos começaram a expandir-se por Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A maioria absoluta teve como destino inicial o campo e o trabalho agrícola. Muitos imigrantes italianos, após trabalhar anos colhendo café, conseguiram juntar dinheiro suficiente para comprar suas próprias terras e tornaram-se fazendeiros, outros partiram para os grandes centros urbanos (como São Paulo), pois as condições de trabalho no campo eram péssimas. Dentre as inúmeras contribuições italianas à cultura brasileira podemos citar:
A(    )Vatapá, caruru, mingau de aveia e o hábito de comer amendoim.
B(    )pizza, vatapá, caruru e o hábito de comer carne seca.
C(    ) pizzas, spagueti e o hábito de comer panetone no natal




GABARITO: 1-B,   2-A,   3-A ,   4-C,   5-C,   6-B,   7-C,   8-A,   9-C,   10-C


Pequenos Textos para alfabetização

A FOCA FILOMENA
 
FILOMENA É UMA FOCA DE CIRCO.
FABIANO É O DOMADOR DA FOCA.
CADA VEZ QUE ELA FICA COM A BOLA NO NARIZ, FABIANO LHE DÁ UM PEIXE.
A MENINADA VÊ FILOMENA COM A BOLA E PEDE “BIS”.
ELA REPETE O QUE FEZ, DÁ UMA REBOLADA E SAI COM UM PEIXE NA BOCA TODA FELIZ!
DEPOIS ELA VAI DESCANSAR, PARA MAIS TARDE FAZER OUTRO ESPETÁCULO.

*****************************************************************************************


O RATINHO QUI QUI
 
HAVIA UM RATINHO QUE SE CHAMAVA QUI  QUI.
COMEU TODO O QUEIJINHO QUE ESTAVA BEM AQUI.
ARMEI A RATOEIRA
PARA PEGAR O TRAIDOR.
MAS PEGOU O MEU DEDINHO
POXA VIDA
___ AI QUE DOR !
  


*********************************************************************************************

Atividade de Leitura e escrita do nome

O nome próprio é um modelo estável de escrita. O trabalho com nomes informa as crianças sobre as
letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes
tamanhos de palavras, além de favorecer a aquisição da base alfabética.
Objetivo
. Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas. Reconhecer o uso funcional do texto.
Desafios colocados aos alfabetizandos/as
. Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
. Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor
à escrita convencional.
. Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.
Sugestões de atividades
. Jogos: bingo, dominó, caça-nomes, cruzadinha, quebra-cabeça, forca e lacunado com os nomes
dos/as alfabetizandos/as.
. Montar nomes com alfabeto móvel.
. Caixa de palavra-texto (nomes dos alunos) para realização de leituras diárias.
. Lista dos nomes dos/as alfabetizandos/as, dos/as professores/as ou funcionários/as da escola.
. Classificar nomes dos/as alfabetizandos/as de acordo com: número de letra, de sílaba.
. Identificar letras do próprio nome em embalagens e rótulos.
. Criação de novos nomes a partir das primeiras sílabas de um e das últimas de outro, por exemplo:
ROBERTO – ROMÁRIO; PAULA – LARISSA.
. Procurar nomes escondidos dentro de outros nomes, por exemplo. LUCÉLIA = LU + CÉLIA;
JULIANA = JULIA + ANA.
. Transformação de nomes: nomes femininos em masculinos ou vice-versa – ANGELA =
ANGELO; nomes em seus diminuitivos ou aumentativos – PAULO = PAULINHO = PAULÃO;
nomes em plural – CLARA = CLARAS

Fonte : SMEC


A participação da família na alfabetização das crianças

1- Proporcione situações para leitura e escrita, usando textos e livros mais simples, curtos e de fácil entendimento, que tal visitar bibliotecas e livrarias exercite com as crianças a escolha de títulos, descubra suas preferências literárias;

2-Estimule a escrita de textos pela própria criança, confeccionar listas de supermercado, bilhetes, agendas, diários, entre outros;

3-Envie para a professora dificuldades que foram percebidas em casa;

4- Envie para a escola, os textos que você tenha trabalhado com a criança, de forma que ela possa socializar com os colegas e professor;

5- Reveze a leitura com seu filho, leia uma página, trecho de textos ou frases e ele outra;

6- Encontre tempo e disponibilidade para acompanhar as atividades escolares da criança;

7-Os horários para leitura devem ser muito bem planejados a criança precisa de um tempo para descansar e brincar;

8-O local do estudo precisa ser agradável e receptível, nada de barulho (televisão, vídeo game, computador);

9- Papai e mamãe demonstrem interesse e paciência pelas atividades do seu filho, veja e comente o que ele escreveu, ouça o que esta lendo;

10- As sugestões de leitura enviadas pela professora são importantes, leia sempre;

11- Incentive e elogio cada conquista, cada etapa vencida, seu filho merece;

12-Caso surja alguma dúvida, não tenha receio, peça ajuda a professora ou a escola, o importante é participar e desfrutar deste momento com seu filho.

Identificar o nível de Alfabetização

PRÉ-SILÁBICA




*Grafismo Primitivo

Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança.

Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas. (garatujas)

*Escrita sem controle de quantidade

A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita.

A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro)

A M T O X A M H N TS K H U I (pipoca)

M H O T I P E R T C L P M N B O (suco)

A T R O C D G P E S IP U T D F F (bis)

*Escrita Unigráfica

A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.

A (brigadeiro)

L (pipoca)

F (suco)

C (bis)

*Escrita Fixa

A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.

Predomínio de grafias convencionais.

A L N I (brigadeiro)

A L N I (pipoca)

A L N I (suco)

A L N I (bis)

*Quantidade variável

Repertório Fixo/Parcial

Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.

S A M T (brigadeiro)

A M T (pipoca)

A M T S A (suco)

S A T (bis)

*Quantidade constante

Repertório variável

Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.

HRUM (brigadeiro)

ASGK (pipoca)

ONBJ (suco)

CFTV (bis)

*Quantidade variável

Repertório variado

Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.

R A M Q N (brigadeiro)

A B E A M F (pipoca)

G E P F A (suco)

O S D L (bis)

*Quantidade e repertório variáveis

Presença de valor sonoro início e/ou fim

Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.

I M S A B R O (brigadeiro)

I B R N S A (pipoca)

U R M T O (suco)

I N B O X I X (bis)



SILÁBICA



*Sem valor sonoro: a criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente

R O M T (brigadeiro)

B U D (pipoca)

A S (suco)

R (bis)

*Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.

I T M O (brigadeiro)

P Q A (pipoca)

R O (suco)

G I (bis)

*Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.

I A E O – B H D O (brigadeiro)

I O A – P O K (pipoca)

U O – S C (suco)

I S – B I (bis)

*Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré- silábico.

B H D U L E (brigadeiro)

I O K E C (pipoca)

U O K U (suco)

I S I S (bis)



SILÁBICA - ALFABÉTICA



A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.

B I H D R O (brigadeiro)

P I P O K (pipoca)

S U K O (suco)

B I Z (bis)



ALFABÉTICA





A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas..

BRIGADEIRO

PIPOCA

SUCO

BIS





Essas informações são parâmetros que ajudam a compreender as hipóteses das crianças sobre o sistema de escrita e assim poder planejar e intervir intencionalmente para que avancem.

As crianças são complexas e muitas vezes não se encaixam nas “gavetinhas”, é preciso investigar, usando diferentes estratégias para conhecê-las.


PROJETO DIA DOS PAIS - PEÇA TEATRAL 2 - PROCURA-SE UM PAI

A criançada está procurando um pai...


Peça em 1 ato.


Personagens: Narrador, 4 crianças, vendedor, 6 pais

Narrador: Atenção, Senhoras e Senhores. O que vocês vão assistir agora é uma ficção. Qualquer semelhança terá sido mera coincidência!

Entram as crianças, conversando preocupadamente.

CRIANÇA 01: Calma! Nós vamos encontrar. Vamos ver... Onde a gente pode começar a procurar? Ah! Tive um a ideia. Vamos até o shopping.

CRIANÇA 02: É mesmo dizem que lá vendem de tudo. Pode ser que venda pai também!

As crianças saem de cena. Quando o narrador começar a falar elas entram novamente em cena.

NARRADOR : As crianças correm para o shopping. Andam de um lado para o outro, olhando em todas as lojas, mas não encontram nada. Quando estão quase desistindo, uma das crianças vê uma placa grande e bonita. Que surpresa para eles! A placa dizia... "Temos todos os tipos de pais".

As duas crianças se aproximam para ler a placa, quando chega o vendedor.

Vendedor Pois não? Posso ajudar vocês?

CRIANÇA 01: Acho que sim.

VENDEDOR: O que vocês estão procurando?

CRIANÇA 02: Nós estamos querendo um pai.

CRIANÇA 01: E o cartaz diz que aqui tem todo tipo de pai.

CRIANÇA 02: É isso mesmo, "a gente" quer um pai para cuidar de nós! Você tem algum aí?

VENDEDOR: Um, não. Vários. Vocês vieram ao lugar certo. Aqui nós temos todos tipos de pais. Eu vou chamar um por um, aí vocês escolhem!

Entra o Pai Esportista - vestido com roupa de ginástica, saltitando e fazendo polichinelos.

VENDEDOR: Fiquem a vontade.....

As crianças espantadas se aproximam para conversar

CRIANÇA 03: O senhor quer ser o nosso pai?

Pai esportista (Toma as mãos das crianças e move para cima e para baixo com ritmo e começa a fazer ginástica).: Venham pra cá e façam como eu. Vocês estão fora de forma.

CRIANÇA 04: O senhor ainda não respondeu quer ser o nosso pai?

PAI ESPORTISTA: Claro! Vocês estão mesmo precisando de ginástica. Vocês treinarão duro para ter um corpo de atleta como o meu e comerão somente o necessário. Nada de comer doces, salgadinhos, refrigerantes...

CRIANÇA 03: Mas fora tudo isso aí que o senhor falou, o que mais o senhor pode nos dar?

PAI ESPORTISTA: Bem deixe-me pensar... Mais nada! Vocês serão atletas... querem mais?

Pai sai saltitando

CRIANÇA 04: Ih, esse pai esportista não daria certo nunca! Imagina só até sermos atletas estaríamos um palito!

CRIANÇA 02: O jeito é continuar procurando... Não podemos desanimar!

Entra o pai desleixado, mal vestido, barba por fazer, andar desligado, olhando pros lados.

CRIANÇA 01: O senhor quer ser nosso pai?

PAI DESLEIXADO: Vou pensar... Pode ser! Vai ser manero; mais já vou falar logo vocês podem comer besteiras, não precisam escovar os dentes, não precisam ir pra escola e muito menos para a igreja.

CRIANÇA 03: Esse aí tem um parafuso a menos.

CRIANÇA 04: É... Está realmente difícil!

O pai desleixado fica num canto.

Entra Papai Noel, carregando uma sacola pesada, rindo "ho,ho, hó" e badalando um sino.

CRIANÇA 01: Este aqui parece ser legal!

CRIANÇA 02: E o senhor quer ser o nosso pai?

PAI NOEL: Quero sim, nós vamos nos divertir muito. Tenho sempre muitos presentes para vocês, mas eu só apareço no fim do ano e vocês terão que ficar sozinhos.

As crianças balançam a cabeça e fazem cara de desânimo. Papai Noel pega o pai desleixado pelo braço e os dois saem de cena.

Entra o Pai espião, roupa preta, olhando por cima do ombro para ver se não está sendo seguido

CRIANÇA 01: Você quer ser o nosso pai?

CRIANÇA 02: Só se o senhor quiser! (olhando em volta para ver o que o pai está procurando).

PAI ESPIÃO: Vocês que sabem... Minha vida é uma grande aventura, vocês não terão um dia como o outro, terão que estar sempre fugindo sem descanso. Vocês escolhem.

CRIANÇA 03: Acho melhor não... Mas muito obrigado!

Sai o pai espião, e entra o pai desconfiado - braços cruzados e não olha ninguém no olho.

CRIANÇA 04: E o senhor quer ser o nosso pai?

PAI DESCONFIADO: Sei não, vocês estão me parecendo encrenca! Acho melhor vocês procurarem outro pai. (e sai de cena)

As crianças sentam no chão de cabeça baixa, desanimadas

CRIANÇA 01: Nós não vamos encontrar...

Entra o vendedor

VENDEDOR: O que foi com vocês? Estão tristes?

CRIANÇA 02: É, você acha que está fácil? Mas, não está não!

VENDEDOR: Ainda não acabou; só tenho mais um. Quem sabe?

O vendedor vai chamar o último pai e as crianças olham ficam olhando.

Entra o pai cristão, roupas normais, com sorriso franco, se abaixa para falar com as crianças e as olha no olho.

CRIANÇA 03: Será? E o senhor, quer ser o nosso pai?

PAI CRISTÃO: Claro que sim! Sempre cabe mais um no coração de um pai cristão. O que eu aprendi de Deus, ensinarei a vocês: que a salvação está em Cristo Jesus e a comunhão com os irmãos! Teremos momentos difíceis e também momentos bons; mas, seremos felizes.

(O pai dá as mãos às crianças e se coloca em postura de oração)

PAI CRISTÃO: Direi como o rei Salomão:"Dize à sabedoria: tu és a minha irmã e à prudência chama tua parenta". Rogo a Deus que me faça sábio e prudente para poder dar sólida educação cristã a meus filhos. Amém.

(De mãos dadas saem as crianças - sorrindo satisfeitas - com o pai)

PAPÉIS:

CRIANÇA 1___________________________________

CRIANÇA 2 ____________________________________

CRIANÇA 3 ____________________________________

CRIANÇA 4 ____________________________________

NARRADOR _____________________________________

VENDEDOR _____________________________________

PAI ESPORTISTA ________________________________

PAI DESLEIXADO________________________________

PAI NOEL_______________________________________

PAI ESPIÃO ____________________________________

PAI DESCONFIADO______________________________

PAI CRISTÃO___________________________________


PROJETO DIA DOS PAIS - PEÇA TEATRAL -

Um convite à reflexão, no qual são expostas diversas "versões" de pais.

Pai insensato

Pai liberal

Pai Ausente

Pai ditador

Pai murmurador





1º ATO

Pai insensato

João era um pai insensato. Pensava somente em si mesmo, e não ligava para o que os filhos ou sua esposa pensavam. E suas atitudes eram agressivas, pois ele não pensava nas conseqüências.

Cena 1

Todos esperam na mesa a chegada de João (Dois filhos e a esposa).

João entra em cena...

JOÃO- Cadê a comida que num tá na mesa?! Mas será possível? Eu quase me mato de trabalhar e chego pra descansar, e não tem nada pra comer?! Que raiva!!

ESPOSA- Calma João, por favor... num grita, eu já vou buscar a comida, é que dexei pra isquentar no forno, até ocê chegar. Pera aí, já vô pegar!

A esposa de João sai de cena, e João se aproxima dos filhos...

JOÃO- O que é isso?! Moleque porco! Num lavo as mão antes de sentar na mesa num foi? Vá já lavar essas mão, antes que eu te dê um “surra“ bem dada! E você! (apontando p/ menina), que roupas indecentes são essas? Ah! mais eu vô te dar uma surra!!...

João começa a bater na menina, quando sua esposa entra aos prantos..

ESPOSA- (Grita) Não, Não!! João! Não! Ela ta vestindo assim é pra uma peça na escola, é só pra vê se dá nela!!...

JOÃO- Mais agora cê vai levar um cinturada, pra aprender que quem manda aqui sou eu...

João começa a bater em sua esposa e em seus filhos.

João é preso por agressão física e verbal. Sua esposa foge com seus filhos para a cidade de seus pais.

2º ato

Pai liberal

Ser um pai liberal também gera algumas conseqüências. Seu Carlos era um pai liberal. Fazia todas as vontades de seus filhos sem prestar atenção no que estava fazendo, sem medir conseqüências.

Cena 2

Três jovens estão na sala de estar se divertindo ouvindo um som.

Pedrinho anfitrião, traz algumas bebidas...quando sua mãe chega em casa.

MÃE- Pedrinho! O que está acontecendo aqui? Que bagunça é essa? Seu irresponsável...

Não acredito! você está bebendo? Quem deixou vocês fazerem isso?Meus Deus!...

PEDRO- Calma mãe relaxa. Que caretice é essa?...

AMIGO DE PEDRO- E ó coroa! Foi o pai dele quem liberou! Ta ligado?

Pedro, não pense que vai ficar por isso.

MÃE- Mas que desaforo!! Saiam daqui!! AGORA! E eu quero ter uma conversinha com você

Os amigos de Pedrinho saem e Seu Carlos entra em cena...

MÃE- Carlos eu estava mesmo esperando por você! Como pôde deixar seu filho se afogar na bebida? Ele agora está andando com gente de má fama. E vai saber o que mais ele está metido! Você não está me ouvindo? Estou falando com você!

CARLOS- Calma, você está fazendo tempestade em copo d’água. Eu só deixei ele se divertir um poucos com os amigos. O que é que tem de mal nisso. Não ligue pra isso eles sabem se cuidar...

MÃE- Anota o que eu tô te dizendo, isso ainda vai sobrar nós e não vou te ajudar.

A mãe sai de cena, e sua filha mais velha entra em cena...

FILHA- Pai, Pai!!

CARLOS- O que foi minha filha?

FILHA- Sabe pai, eu conheci uma garota e se tornamos muito amigas. Só que ela... é... tipo assim, rica, e gosta muito de comprar roupas, acessórios. Ela me chamou pra sair, pra fazermos umas comprinhas, mas eu tô sem grana. O que eu faço? Será.. que o senhor não pode... me arrumar um dinheirinho, pra eu comprar umas besteirinhas com minha colega?Hein?...

CARLOS- Quanto você quer?

FILHA- Hum... eu não sei direito... mas me empresta seu cartão de crédito e eu vejo quanto vou gastar. É pouquinho.

CARLOS- Veja lá o que você vai fazer? Eu tô devendo um monte de faturas do cartão e este só tem um pouquinho de crédito.Viu?

FILHA- Pode deixar!! E... pai! O você acha desta roupa? Eu tô bonita?

CARLOS- Você não acha que é um tanto curta?

FILHA- Ah! Pai! Deixa de caretice, todo mundo ta usando assim agora, virou moda.

CARLOS- Tá certo minha filha, tá ótimo! Pode ir.

FILHA- Valeu pai! Você é o melhor pai do mundo! (Beija o pai e sai de cena).

Todos saem de cena

Depois de um tempo Pedro, filho de Carlos, se tornou viciado em bebida alcoólica, e teve que ser internado em uma casa de tratamento. Sua filha, mais tarde, se tornou uma compradora compulsiva e quase foi presa por tentar roubar roupas de uma loja, com sua amiga.

3º ato

Pai Ausente

Não dar atenção aos filhos, trazem conseqüências dolorosas. Ser um pai ausente, é não ligar para os filhos, não se importar com as notas de seu filho na escola, nem se orgulhar do primeiro “Eu te amo”, que ele escreveu no Dia dos Pais, ou sequer lembrar de seu aniversário. Jorge, era um pai ausente.

Cena 3

Fernandinho entra na sala correndo com o boletim na mão.

Estavam a esposa sentada fazendo tricô, e Jorge trabalhando no computador... Quando

FERNANDO- Mãe! Veja as minhas notas aqui no boletim. Eu tirei 10 em matemática.

MÃE- Que bom meu filho. Você é muito inteligente, estou orgulhosa de você. Mostre para o seu pai ele vai gostar de ver.

FERNANDO- Pai, Pai! Vem ver minhas notas! Eu tirei 10 em...

JORGE- (Interrompendo) Ah! Que bom meu filho. Agora vá brincar, vai e não me atrapalhe que estou fazendo uma coisa importante, sai, sai.

FERNANDO- (Triste) Puxa! Papai não liga pra mim.

MÃE- É claro que liga pra você, só que anda muito ocupado ultimamente. Vá brincar com seus coleginhas.

Mais tarde... Fernando volta com uma bola na mão, e seu pai termina o trabalho.

JORGE- Hum! Ainda bem que terminei este trabalho... Ufa!

FERNANDO- Papai, me ensina a jogar bola!

JORGE- Agora não meu filho, eu vou tomar banho, vá pedir pra sua mãe!

Todos saem

Mais tarde Fernando, filho do casal, revoltado, foge de casa e é levado para um reformatório. Ele não se conforma pela ausência do pai, e faz de tudo para chamar sua atenção.

4º ato

Pai ditador

Mandar um filho fazer alguma coisa, é impor respeito do filho ao pai. Mas quando há exagero por parte do pai, isso se torna uma obrigação ao filho.Marcos era um pai ditador.

Marcos sentado lendo o jornal, filho estudando, quando sua esposa entra...

ESPOSA- Marcos, veja! O que você acha dessa roupa?

MARCOS- Está linda. Mas aonde pensa que vai?

ESPOSA- Eu vou sair com minhas amigas, Por que? Não posso?

MARCOS- Não pode, por que tem que cuidar da casa, pois vou sair. E ai, de você não estar aqui quando eu chegar. Junior! Vá buscar meu casaco!

JUNIOR- Pera aí, pai! Eu tô estudando!

MARCOS- O que? Você vai me desobedecer?

JUNIOR- Não pai! Eu já vou!

MARCOS- (apontando p/ esposa) O que você está olhando? Quem manda aqui sou eu!

Junior volta com um casaco nas mãos

MARCOS- Mas o que é isso, Junior? Você não serve pra nada mesmo, hein? Não é este casaco, é o preto!! Vá já buscar antes que te dê uma lição!!

Todos saem

Devido a severidade de Marcos, Junior ficou com um grande complexo de inferioridade , isso piorou depois de sua mãe se separar de Marcos. Junior teve que consultar um terapeuta.

5º ato

Pai murmurador

Roberto vivia reclamando da vida. Reclamava de tudo, reclamava do trabalho, dos filhos que iam mal na escola, da comida que sua esposa fazia. Sem notar, isso influenciava os atos de seus filhos. Roberto era um pai murmurador.

Estavam a esposa e o filho na sala quando o Roberto entra...

ROBERTO- Que trabalho chato! Meu Deus! Me ajude! Cadê o almoço?

ESPOSA- Um momento, meu amor, eu coloquei para esquentar.

ROBERTO- E você meu filho, como está lá na escola?

FILHO- Ah! Tá ruim demais! Eu não consigo ler o que a professora escreve no quadro, e daí não entendo nada. Acho que preciso usar óculos.

ROBERTO- Óculos? Vocês só saber me dar gastos, só dinheiro, dinheiro! Eu não sou rico não!! É óculos pra cá, dinheiro pra feira, dinheiro pra isso, dinheiro pra aquilo! Chega!!

FILHO- Desculpe, pai.

ESPOSA- A comida tá na mesa!!

Todos se sentam para almoçar...

ROBERTO- Hum! Essa comida não está com um cheiro muito bom!, E eu acho que é o feijão. Você não fez uma saladinha?

ESPOSA- Não, e é melhor você comer o que tem.

ROBERTO- Puxa! Que vida essa minha! Eu trabalho, sustento vocês, e vocês não fazem nada pra agradar seu pai?

Roberto sai de cena

FILHO- O que é que ele tem, mãe?

ESPOSA- Deve ser “estress”, meu filho.

Todos saem

A tristeza tomou conta daquela família. O filho de Roberto, não vai bem na escola, Roberto não consegue administrar bem suas finanças e não consegue uma doméstica para ajudar sua esposa em casa, e tudo começa a dar errado.

Uma família com cristo

Apesar da maioria dos exemplos de pais existentes, não serem os melhores, apresento-lhes uma família exemplo, uma família com cristo. Marta é uma mãe e esposa essencial, não discute com seu marido Lucas e está sempre buscando e adorando a Deus. Lucas, também é um pai, especial. Zeloso com seus filhos, sempre alegre, e louvando ao senhor.

Efésios 6:1 “Vossos filhos sedes obedientes aos vossos pais no senhor, pois isto é justo. Honra teu pai e tua mãe que é mandamento com promessa, para que te vá bem e viva muito tempo sobre a terra.”

Devemos lembrar e amar aquele que nos ama como filhos, e nos quer como irmãos. Devemos lembrar do Pai dos Pais, do pai de todos nós. O senhor Deus.