"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 21 de abril de 2013



Atividades de Alfabetização


As orientações abaixo são da formadora Rosa Maria Antunes de Barros que eu tive o prazer de aprender quase tudo que eu sei hoje.
Venho compartilhá-las com vocês, mas façam bom uso e de maneira adequada.

SITUAÇÕES DE LEITURA PARA ALUNOS NÃO ALFABETIZADOS

Essas atividades têm como objetivo favorecer a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita por meio da leitura de textos,  onde o desafio é:
  • Tentar ler sem saber ler;
  • Utilizar as estratégias de leitura
  • Fazer uso do conhecimento sobre o valor sonoro.


As atividades não podem e nem devem ser utilizadas isoladamente, pois só terão sentido para o grupo que participou dos encontros e que sabem que não é a atividade que leva a aprendizagem, mas a intervenção do professor, que depende diretamente do conhecimento teórico que possui. Outras propostas foram sugestões dadas por mim.
  • Vale lembrar que ao desenvolver estas atividades é fundamental: Ajustar o nível de desafio às possibilidades cognitivas dos alunos, para que realmente tenham bons problemas a resolver;
  •  Organizar agrupamentos produtivos, em função do conhecimento sobre o que os alunos sabem e do conteúdo da tarefa que devem realizar.
  • Garantir a máxima circulação de informação, promovendo a socialização das respostas e dos procedimentos utilizados pelos alunos.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário