"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 21 de abril de 2013


 Sinos de Natal feitos com garrafa pet! Reciclagem!

   Uma idéia maravilhosa de reciclagem para o Natal! As crianças podem fazer e levar para casa ou podem enfeitar a própria sala de aula com estes belos sinos de Natal, totalmente ecológicos, feitos a partir de garrafas pet!


Material

- Estilete; Tesoura; Prego; Martelo;
- Garrafas pet (de preferência de Fanta porque tem essa "cinturinha" dando um formato de sino);
- Bolinhas de enfeite de natal que você usou no outro ano;
- Fios de nylon; Laços de fita; Festão; Pinha;
- Tinta acrílica; Pincel;
- Purpurina ou cola com glitter.

Método
Pegue a garrafa PET – de preferência de fanta ou alguma outra marca que tenha este formato de sino, e corte-a a seis centímetros da curva. Para começar a cortar use primeiro o estilete e em seguida termine o corte com a tesoura. Se você quiser dar um acabamento “liso” no sino passe, rapidamente, a parte cortada em uma chapa quente. Você pode também usar tesouras serrilhadas, neste caso, não é necessário fazer o acabamento.
Para fazer o pêndulo do sino, utilize as bolinhas de natal que já tem lugar certo pra amarrar o fio de nylon. Passe o fio pela tampinha da garrafa, que deve ser previamente furada com o auxílio do prego e do martelo, e faça um nó na ponta de cima e tampe. Amarre a ponta do fio que ficou para dentro do sino na bolinha de natal.
Para dar um acabamento o ideal é usar tinta acrílica e jogue um pouco de purpurina. Amarre as fitas e coloque o festão. Se for possível use pinhas para enfeitar o sino. Você pode fazer um enfeite utilizando duas garrafas, para isso basta unir com um nó, as pontas dos fios de nylon que ficam para fora da tampinha e o seu enfeite estará pronto.







A dica da decoração natalina é de Mônica Chaves.
Fonte: Ciclovivo




 Sugestão linda para reciclagem: Carros feitos com garrafa de amaciante de roupas!

    Lindo o trabalho desta artesã. Ela simplesmente consegue fazer arte com garrafas de amaciante que seriam jogadas no lixo e consideradas sucata. Veja abaixo as imagens dos carrinhos com sucata que ela faz. Lindos! Fica a idéia para nossas salas de aula e para a vida!

Proposta da artista:

O trabalho de Martine Camillieri baseia-se no pressuposto de que um objecto perdido é um objeto ausente que tem de ser substituído. Seguindo este princípio, ela começou um trabalho derestituição, uma extensão lógica de sua abordagem artística para evitar a proliferação de objetosna Terra. Garrafas domésticas simples são transformados em ambulâncias, táxi, carro de corridacarro fúnebre,  ou outro modelo, dependendo de sua forma e cor. Em seguida, são encenadas e fotografadas em um ambiente compatível em relação à sua suposta função,  para mostrar que este objeto tem muitas maneiras de existir.

Fotos: 



    Observe que os carros se integram a paisagem. Esta é a maneira que ela encontrou de passar a sua mensagem: Aquele objeto não é lixo, é preciso apenas encontrar um novo local para ele, um novo uso, algum lugar onde ele se encaixe.




 Veja  o carro de corrida, com a pista ao fundo. Percebemos que não há muito trabalho na feitura dos carros, é a escolha correta das cores que dá o toque especial.













Nenhum comentário:

Postar um comentário