"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de abril de 2013



ESSAS SÃO ALGUMAS PEÇA DE TEATRO QUE EU
 ENCONTREI  NA INTERNET


Esse teatrinho eu fiz para ilustrar a Parábola do semeador Mt 21, 33-44

Este teatro foi criado por: Alessandra Renno Mouallem de Itajubá - MG , comunidade N.Senhora do Sagrado Coração

Duas crianças conversando (deve ser feito por dois adultos fantasiados de crianças)



L=Luizinho
A=Aninha

L: Ah, eu não entendi nada do evangelho de hoje...

A: Calma Luizinho eu acho que posso te ajudar . Mas primeiro  bom dia né...

L: Bom dia e bom dia crianças.

A: Sabe o que é Luizinho hoje no Evangelho Jesus nos contou uma parábola.

L: Parabola ?? Que que é isso ???

A: Crianças quem sabe o que é uma parabola ? Vamos ajudar o Luizinho

(deixar algumas crianças falarem...)

Isso mesmo parabola é uma estorinha que Jesus gosta muito de nos contar para nos ensinar alguma coisa.

L: Ah... quer dizer que parabola é uma estorinha...  E o que que Jesus quis nos ensinar com a parabola de hoje que eu  não entendi nada !!

A: Quando o lavrador planta alguma coisa o que ele quer ver depois de um tempo que ele plantou ?

L: Bom se ele planta ele vai querer colher alguma coisa.  É claro !

A: Então Luizinho Jesus quis nos dizer que Ele veio ao mundo para plantar através de seus ensinamentos uma sementinha em cada coracão.

L: Plantar no meu coração ??

A: É Luizinho, e assim como o lavrador espera colher os frutos do que plantou assim também Jesus quer colher os frutos dos Teus ensinamentos.

L: Explica melhor...

A: Tem gente que ouve os ensinamentos de Deus até acha bonito, legal, mas depois esquece e na sua vida não pratica o que ouviu.

L: Acho então que esta pessoa não dará os frutos que Jesus quer colher.

A: Muito bem Luizinho..  A semente da palavra de Deus caiu no coração mas não produziu frutos ali.

L: Mas espera aí... Que frutos são estes ??

A:Vamos convidar as crianças para nos ajudar a colher os frutos dos ensinamentos de Jesus ?
Qual será os frutos que Jesus quer que nós produzimos ?

( entra uma pessoa - pensei no Rodrigo da catequese - com muitas bolas de izopor grudadas no corpo inteiro. Em cada bola está escrito um "fruto" e a criança apanha uma bola e lê no microfone.)

Amor, alegria, paz, paciência, bondade, lealdade, mansidão, caridade, obediencia, amizade, perdão

 (pensar em outros talves.)

A: Sabe o que é Luizinho Jesus é nosso pai e um pai quer que seu filho seja muiiito feliz e Ele sabe que só seremos felizes quando praticarmos o bem e produzirmos frutos...

L: Que legal... Até que deu pra entender mesmo... E voces crianças entenderam o que Jesus quis nos ensinar hoje ? 

(pode-se terminar aqui ou se estiver aplicando esse teatro durante a missa diz a seguinte frase abaixo)

Agora vamos deixar o pe (diz o nome do padre) a continuar a missa.

                                                                fim


Teatro das Bem-Aventuranças

Teatro elaborado e enviado por:
Alessandra Rennó Mouallem.
Catequista da Com.N.Senhora do Sagrado Coração de Itajubá-MG


Historinha para ilustrar o evangelho de  Mt 5, 1-12

A=Aninha
L=Luizinho
( dois adultos fantaziados de crianças )

A: Bom dia crianças... (espera resposta...)
     Bom dia Luizinho

L: Bom dia  (Luizinho fala bem desanimado)

A: ô Luizinho você tá parecendo tão triste e desanimado....

L: É hoje eu tô triste mesmo.

A: Mas o que aconteceu com você ?

L: É lá em casa...

A: O que aconteceu na sua casa ?

L: Briguei com meu irmão, e quando minha mãe foi falar comigo acabei respondendo pra ela... E até palavrão eu falei... Ai que raiva do meu irmão ...grrr  Ele é muito chato mesmo...É ele que me irrita demais.

A: ô Luizinho então é isso que tá te deixando triste assim...
    Às vezes a gente faz coisas que não deveria fazer.  E no fundo a gente sabe que está fazendo errado.  E acaba ficando triste .... desanimado...

L: E é tão ruim quando a gente se sente assim...

A: É Luizinho, mas Jesus veio para que nós não precisassemos nos sentir assim.  Jesus convida quem está cansado e triste para aprender com Ele.

L: Como assim ?

A: É Luizinho hoje por exemplo no Evangelho Jesus nos ensina uma receita de felicidade.

L: Receita de felicidade ?? Como assim ?

A: É alguem sabe o que significa bem aventurado que Jesus falou no evangelho ? 
( espaço para as crianças participarem .)
Bem aventurado quer dizer felizes...
Quem quer ser feliz ?

L: Eu quero (Luizinho levanta a mão bem rapido)

A: Eu também (Aninha levanda a mão também)  E vocês crianças ?

L: Então vamos rever uma parte dessa receita e tentar entender o que Jesus vem nos ensinar... 

(Aparecem no telão algumas bem aventuranças e cada hora uma criança lê no microfone.)

Felizes os pobres de coração ( Jesus nos ensina a ser humildes)
Felizes os que choram pois Jesus consola.(Jesus nos ensina a enfrentar nossos problemas com otimismo )
Felizes os mansos ( Jesus nos ensina a sermos calmos)
Felizes os misericordiosos ( Jesus nos ensina a sermos caridosos)
Felizes os limpos de coração (Jesus nos ensina a sermos honestos e puros)
Felizes os pacificadores (Jesus nos ensina a procurarmos a paz e não a guerra)

A: Sabe o que é Luizinho, Jesus com seu amor tão grande por nós Ele quer ver a gente feliz.  E Ele sabe que só seremos felizes quando seguirmos Seus ensinamentos.
Deixa eu perguntar para alguma criança aqui...
Quando vc briga em casa ou na escola, vc se sente feliz ?

(deixar responder)

Não né .... Ninguém é feliz com raiva no coração... Por isso Jesus nos ensina para perdoar pois Ele sabe que só assim você será feliz...
Entendeu Luizinho ?

L: Entendi e gostei muito.  Jesus é demais !!!  Toda essa conversa me deu uma vontade de rezar...

A: Então vamos rezar todos juntos..
Eu falo e vocês repetem...
Jesus querido, eu quero ser feliz seguindo os Teus ensinamentos, mas às vezes é tão difícil... Por isso eu lhe peço meu Pai.  Vem nos ensinar, vem nos ajudar a fazer a Tua vontade.  A seguir a Tua receita de felicidade.  Eu amo Teus ensinamentos.  Eu te amo meu Deus querido.  Amém.




BOM  PASTOR


Aninha: Bom dia crianças !!

Luizinho: Bom dia Aninha.

A: Sabe crianças eu queria falar que eu estou muito feliz de estar aqui com vocês novamente.

L: É tão bom quando nos reunimos aqui para aprender com Jesus vocês não acham crianças ?

A: E por falar em aprender Luizinho o que você entendeu do evangelho de hoje ?

L: Eu não entendi nada !!  Aliás eu não sabia que Jesus é pastor de ovelhas...

A: Na verdade Luizinho Jesus se compara a um pastor de ovelhas, sabe porque ?  É que o pastor vive para sua ovelha... Assim como Jesus vive para nós...

L: Mas porque Jesus escolheu nos comparar com uma ovelha e não com outro animal ?

A: Sabe Luizinho quem tem vacas cavalos ou outro tipo de criação não precisam de certos cuidados pois a criação vai crescendo e se desenvolvendo sozinha.

L: E a ovelha é diferente ?

A: Sim, é  totalmente diferente.

L: Porque Aninha, como vive uma ovelha ?

A: Uma ovelha não sabem nem ir ao pasto sozinhas, é o pastor quem as leva, aliás elas não sabem nem escolher a própria comida, sabia ?


L: O quê?

A: É sim Luizinho, se o pastor não fica atento elas acabam comendo qualquer coisa pois não sabem como os outros animais escolher o que é bom ou o que é venenoso.

L: Cruzes... são totalmentes dependentes do pastor então ?

A: E tem mais... as ovelhas tem um péssimo faro, por isso elas se perdem no caminho facilmente. 

L:Então sem o pastor para cuidar delas elas podem até morrer...

A: Isso mesmo, elas não sabem se cuidar nem mesmo se defender. Mas tem uma coisa que elas sabem muito bem ...

L: Ufa... o que elas sabem afinal...

A: De tão apegadas que são ao pastor elas conhecem sua voz e sabem reconhecer a voz do pastor com a voz do ladrão de ovelhas.

L:Aninha acho que estou começando a entender... É por isso que Jesus se diz o pastor e nos chama de ovelhas...

A: É sim Luizinho, ô menino esperto... Jesus faz o mesmo com a gente.
Nós também somos como as ovelhas.  Não conhecemos direito o caminho e podemos errar facilmente.

L: Precisamos de um pastor né Aninha ...

A: Muito bem, e quem é o único pastor que cuida de nós ??

L: O único pastor é Jesus Ele cuida de nossas feridas e nos mostra o caminho seguro !

L: Que bom Aninha saber que Jesus é o meu Pastor !!!

A: É Luizinho, mas infelizmente nos dias de hoje muita gente se acostumou a ser ovelha sem pastor.  Ficam assustadas, com medo de tudo, desanimadas com tantos problemas.   Machucados pela vida mesmo, e acabam achando que a vida é assim mesmo...

L: É mas quando você toma Jesus como seu pastor, quando sente a sua presença... o carinho a força e a alegria que Ele traz para sua vida, você pode ver que diferença faz ter um pastor.

A: Que lindo Luizinho !! Então vamos rezar ? 

L: Vamos !  Vamos crianças... A Aninha fala e a gente repete ta bom...


A: Jesus obrigado por ser o meu pastor. 
Quero ser a tua ovelhinha.
Vem me dar todo carinho e amor / para que eu possa viver / seguro e feliz.
Cuida de mim Jesus querido.
Me carrega no colo / e me leve sempre com o Senhor.
Amém

L: Agora vamos Aninha pois o padre quer continuar a missa...

A: É mesmo Luizinho,  mas de tão feliz que eu estou que hoje eu vou embora cantando...
Nós somos ovelhinhas Jesus é o pastor
Jesus nos põe nos ombros com muito amor.
Me chama pelo nome eu conheço a sua voz
Ele ama o seu rebanho e a cada um de nós.







      A HISTÓRIA DO PROFETA JONAS/ DEUS CHAMA E A GENTE SE ESCONDE:


                       

                                   Certa noite, Jonas estava dormindo, quando Deus lhe chamou, pois tinha uma missão para ele. Deus o chamou pelo nome:
- Jonas, Jonas.
                                    Jonas se levantou assustado e começou a prestar atenção no que Deus tinha a lhe falar:
- Jonas, eu quero que você vá até Nínive, a grande cidade e anuncie que a maldade deles chegou até a mim e que eles devem se converter     e abandonar o pecado.
                                    Jonas entendeu o chamado de Deus, mas ficou com medo e resolveu fugir, tomando outro destino, para bem longe de Nínive, indo para a cidade de Társis.  Pegou suas malas e comprou uma passagem  de navio. Quando o navio chegou, Jonas entregou sua passagem ao capitão e entrou na embarcação e começou sua viagem, para longe de onde Deus tinha lhe mandado ir, acreditando que estava conseguindo se esconder de Deus. Mas Deus, mandou durante a viagem, uma forte tempestade, com grandes ondas, que o navio quase afundava. Todos no barco ficaram com muito medo e começaram a rezar cada um do seu modo. Jonas dormia no barco tranqüilamente. Começaram a jogar a carga pensando que o navio iria ficar mais leve e não afundar, mas não adiantava e a tempestade ia aumentando, até que o capitão vê que Jonas está dormindo e o acorda. Os ocupantes do navio resolvem então tirar a sorte para ver se alguém ali era o culpado por Deus ter ficado bravo e ter enviado aquela tempestade toda. E ao tirarem a sorte, ela caiu sobre Jonas. E começaram a perguntar a Jonas de onde ele era e o que tinha feito para Deus estar bravo daquele jeito.
                                    Então Jonas que sabia que Deus estava bravo pois ele havia desobedecido suas ordens, se joga no mar e imediatamente a tempestade passou e o navio seguiu viagem e Jonas nadando, foi engolido por uma baleia, ficou dentro dela 3 dias e depois foi jogado em uma praia perto de Nínive. Arrependido por ter desobedecido a Deus, pede perdão e Deus lhe envia um anjo para lhe dar forças para sua missão em Nínive, e após o anjo lhe abençoar, Jonas segue para Nínive, onde ali as pessoas estão todas perdidas no pecado, bebendo, brigando e fazendo coisas que desagradam a Deus. Jonas chega e começa a pedir as pessoas que parem de pecar, que se entreguem a Deus. Mas ninguém lhe dá ouvidos e riem muito de Jonas. Mas Jonas não desiste de sua vocação e começa a rezar e aos poucos as pessoas vão se arrependendo e seguindo a Deus.
                                    E desta forma, Jonas atinge seu objetivo e cumpre então seu papel de profeta de Deus, aceitando seu chamado e sua missão, servindo e seguindo a Deus.

                                    (entra o pai com as filhas e antes de se despedir, faz um desfecho sobre vocação e missão).




                                                             
   
BARQUINHO PARA O CÉU

(PALHACINHO: Respeitável público, temos a honra de apresentar a peça vendedora de 11 oscar. Ela vai mexer com você , com seu interior. Agora a peca o BARQUINHO PARA O CÉU.
(ABERTURA COM A ADPTAÇÃO DA MÚSICA TITANIC NA ENTRADA DO NAVIO)

PARTE  I


CAPITÃO:  Marujos... levantar âncora...vamos partir para uma viagem ao fim do mundo. Esse barco nos levara aos prazeres, as festas e as aventuras, a todo mal que existe . O 1º casal de marujos se apresente.
JECA: Rosa... Eu te amo... fique comigo essa noite boneca.
ROSA: Não Jeca... eu não posso... ainda sou virgem.
JECA: Rosa... se você não quer transar comigo e porque não me ama.
ROSA: Não diga isso... se for pra demonstrar que te amo, eu fico sim.
JECA: Então venha Baby.

CAPITÃO: Próximo casal de marujos do mundo.
(Casal interpretado na ponta do navio)
JACK: Rose... venha Rose... aprenda comigo (cospe no mar) e gente deve cuspir em todos que nos atrapalham o caminho.
ROSE:  Altas viagem Jack.
JACK: Tô ligado Rose.
ROSE: Só Jack.
JACK: Que viagem Meu.
ROSE: Altas ondas, Úuuuuuuu.
(Saem fazendo aviãozinho).

CAPITÃO: Que entre o Marujo do desamor!
MARUJO DO DESAMOR: Escuta aqui, eu sou violento. Mexeu comigo, e dou cacetada, comigo a violência está acima de tudo. Aqui tem café no bule. (TODOS MARJOS GRITAM), ponto positivo comigo não existe comigo não. Se alguém pisar no meu calo... parto pra cima e quebro os zoio e Oto os dentes pra fora.
CAPITÃO: E agora vamos partir sem medo, porque esse barco, ninguém afunda.
(MÚSICA DE DESTRUIÇÃO/ O BARCO QUEBRA AO MEIO E TODOS SAEM NADANDO E AFOGANDO).

 

PARTE  II



PALHACINHO: Bem, como vocês viram eles se deram mal e agora o barquinho do amor inicia sua viagem.
(OUTRA PARTE DA MUSICA: TITANIC)

CAPITÃO DO BEM: Marinheiros... a viagem já começou, tentem ver a beleza dessa ilha, quantas pessoas felizes, quanta alegria, viva.
TODOS: Viva...
CAPITÃO: Que venha o primeiro casal?
ELE: Meu amor quando é que vamos nos casar?
ELA: É melhor nos conhecermos mais, esperar o chamado de Deus para o nosso matrimônio.
ELE: Você tem razão me amor, tudo tem se tempo e nós devemos saber esperar.
ELA: Vamos estar juntos para sempre, se for da vontade de nosso Pai.

CAPITÃO DO BEM : Quem entre o outro casal de marinheiro.
JACK: Rose vou lhe ensinar uma coisa, quando vir alguém sofrendo jogue-lhe pétalas de flores no caminho.
ROSE: Como você é romântico Jack, veja como é tudo tão lindo.
JACK: O que Deus criou é tão perfeito.
ROSE: Assim como nosso amor.

CAPITÃO DO BEM: Entre o marinheiro do amor.
MARINHEIRO: Eu sou o marinheiro do amor e peço proteção aos jovens que estão namorando. Que deus possa guiar os seus passos rumo ao amor verdadeiro.

CAPITÃO DO BEM: E agora marujos... vamos partir porque o Barquinho de Deus!
TODOS: É  perfeito.
CAPITÃO DO BEM: O barquinho do Amor
TODOS: Não afunda.
CAPITÃO DO BEM: O  barquinho do Amor.
TODOS: Tem salva vidas.
CAPITÃO DO BEM: Se você cair.
TODOS: Eu te levanto (TODOS SE DESPEDEM) Adeus...
( MÚSICA:  Padre Marcelo: Barco de Jesus coreografia e final com todos cantando)



Teatro – DEUS é bom!!

7° domingo comum - Evangelho ( Lucas 6, 27-38)
( Comentarista: chamar as crianças para ficar perto da escada )
            Três pessoas reunidas conversando. Uma delas começa a fazer fofoca:
_ Vocês sabiam??  Luciano é muito mentiroso!! Ele rouba muitas coisas na escola: borracha, lápis, caderno, dinheiro...
_ É verdade?? Como você sabe??
_ Todos os dias as coisas desaparecem e só pode ser ele!!! Eu sei o que estou falando!! Podem acreditar!! O Luciano pega as coisas dos outros.
Nesse momento,  Luciano chega e escuta um pouco da conversa e diz:
_ Não!! Não é verdade!! Eu nunca roubei nada!!!
Todos olham  Luciano desconfiados e preferem acreditar na pessoa que fez a fofoca. Luciano chega triste em casa e conta para o pai o que aconteceu. O pai diz:
_ Meu filho, não fique assim!! Muitas pessoas gostam de fazer fofocas e causar brigas! Mas JESUS  nos ensina que devemos amar os inimigos, perdoar a quem nos ofende e rezar por aqueles que fazem fofocas sobre nós.
_Então, eu devo rezar pela  Verinha?? Mesmo, depois de ela falar mal de mim??
_Isso mesmo!! Nós precisamos ser parecidos com DEUS!! DEUS é bom até para as pessoas más!!!
_Mas, pai, isso é muito difícil!!
_É verdade!! Mas, se pedirmos a ajuda de DEUS, tudo fica mais fácil!!! Vou ensinar uma oração.
 (Música: Oração de São Francisco de Assis


O pai levará o filho a cada situação e transformará a realidade que existia. Situações:
A)  Duas pessoas brigando e se ofendendo. Pessoas se abraçarão.
B)   Duas pessoas tristes. Ficarão alegres.
C)   Verinha pede desculpas e Luciano a perdoa. Pai, filho e Verinha cantam em sinais com as crianças somente a última parte da música:
“Ó Mestre, fazei que eu procure mais...”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário