"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 16 de abril de 2013


PLANO DE AULA TEXTO PUBLICITÁRIO.


PLANO DE AULA. 

CONTEÚDO:

TEXTO PUBLICITÁRIO,
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.


1º AULA.


OBJETIVO: CONHECER E EXPLORAR ESSE TIPO DE GÊNERO TEXTUAL.

TRABALHAR O TEXTO ABAIXO:
TEXTO RETIRADO DO LIVRO: A AVENTURA DA LINGUAGEM 4º ANO.
                  

ATIVIDADE SOBRE O TEXTO:

1- NESSE CONJUNTO DE TEXTO E IMAGEM O QUE MAIS CHAMA A ATENÇÃO? EXPLIQUE.

2- ESSA PROPAGANDA APRESENTA UM SLOGAN EM LETRAS GRANDES: "NÃO DEIXE A NATUREZA IR EMBORA". QUAL É A INTENÇÃO DO AUTOR AO USAR ESSE SLOGAN?

3- A IMAGEM QUE ILUSTRA O TEXTO É A DE UM SAPO SUBINDO POR UMA CORDA. O QUE ESSA IMAGEM SUGERE?

4- NO TEXTO DA PROPAGANDA, O AUTOR AFIRMA QUE PÁSSAROS, PLANTAS E ANIMAIS ESTÃO FICANDO RESTRITOS A PEQUENAS MANCHAS VERDES. O QUE ELE QUER DIZER COM A EXPRESSÃO "PEQUENAS MANCHAS VERDES"?

5- SEGUNDO O AUTOR, NOSSO OXIGÊNIO TAMBÉM ESTÁ INDO EMBORA. POR QUE ELE CHAMA TAL FATO DE UM "ADEUS INVISÍVEL, MAS SENSÍVEL"?

6- SEGUNDO O TEXTO, COMO VOCÊ PODE AJUDAR A REVERTER O PROBLEMA DO DESMATAMENTO?

7- A ATITUDE A SER TOMADA É SIMPLES. O AUTOR DEMONSTRA ISSO ATRAVÉS DE DETERMINADAS PALAVRAS. QUAIS SÃO ELAS?

8- QUE OBJETIVO O AUTOR PRETENDE ATINGIR COM ESSA PROPAGANDA?

RESPOSTAS:

1- POSSIVELMENTE A RESPOSTA SERÁ A IMAGEM, TANTO PELO ESPAÇO OCUPADO, COMO PELA FORMA COMO O SAPO ESTÁ REPRESENTADO.

2- A INTEÇÃO É MOSTRAR QUE, SE O HOMEM CONTINUAR DESRESPEITANDO OS RECURSOS NATURAIS COMO VEM FAZENDO, A NATUREZA DESAPARECERÁ, COMO O SAPO QUE ESTÁ INDO EMBORA. 

3- O SAPO VIVE TANTO NA ÁGUA, COMO NA TERRA. MAS TANTO UMA QUANTO A OUTRA ESTÃO SENDO DEVASTADAS PELA AÇÃO DO HOMEM. O SAPO NA CORDA SUGERE A IMAGEM DE FUGA, OU QUE ELE ESTÁ NA "CORDA BAMBA", OU SEJA, AMEAÇADO DE EXTINÇÃO.

4- A EXPRESSÃO "PEQUENAS MANCHAS VERDES" SUGERE QUE AS FLORESTAS E BOSQUES, ONDE VIVEM OS ANIMAIS E PÁSSAROS, ESTÃO DIMINUINDO E AS PLANTAS ESTÃO DESAPARECENDO.

5- O ADEUS É INVISÍVEL COMO O AR E SENSÍVEL PORQUE PODEMOS SENTIR OS EFEITOS DESSE ADEUS, TANTO NA PAISAGEM QUANTO NA SAÚDE DAS PESSOAS. 

6- ENTRANDO NO SITE INDICADO PARA QUE UMA ÁRVORE SEJA PLANTADA.

7- AS PALAVRAS SÃO "FACILMENTE" E "GRATUITAMENTE" .

8- PRESERVAR O VERDE, ATRAVÉS DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA.


2º AULA. 

CONTEÚDO: TEXTOS PUBLICITÁRIOS.

OBJETIVO: EXPLORAR A ORALIDADE E A PARTICIPAÇÃO DA TURMA SOBRE O TEMA PESQUISADO.
DISCUTIR SOBRE OS ANÚNCIOS PESQUISADOS.

3ª AULA.

CONTEÚDO: TEXTOS PUBLICITÁRIOS.

OBJETIVO: TRABALHAR A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS E AVALIAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE AS AULAS. 
PROPOR AOS ALUNOS A ELABORAÇÃO DE UM ANÚNCIO COM O OBJETIVO DE DIVULGAR UM PRODUTO.
APRENDER A TRABALHAR EM GRUPO.
EXPLORAR A ORALIDADE DO GRUPO.

CADA GRUPO IRÁ CONFECCIONAR O SEU ANÚNCIO, CRIAR SEU SLOGAN E APRESENTAR PARA A TURMA. 

ABAIXO AS FOTOS DE COMO FOI ESSE 3º DIA DE TRABALHO COM ESSE TEMA E A APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS. 

MAIS UM TRABALHO REALIZADO COM MUITO AMOR POR TODOS OS MEUS ALUNOS DO 4º ANO. PARABÉNS MEUS ANJOS. VOCÊS FORAM D++++++++++++++.

AGORA É HORA DE APRECIAR... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário