"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 7 de maio de 2013


Artigos da Categoria 'Comidas e Receitas'

Maneiras de como ficar um pouco mais inteligente…

Cerebro
Todo mundo gostaria de uma maneira bem simples para adquirir um pouco mais de inteligência. Claro, não existe uma fórmula mágica ou um rémedio que deixe você mais inteligente do dia para noite. Mas, quando estava lendo alguns blogs, deparei com um artigo no HypeScience, no qual existe uma lista de 10 atividades que se você fizer corretamente, poderá ficar um pouquinho mais esperto.
Dentra essas atividades, podemos citar a alimentação:
1. comer peixe: possuem DHA (ácido Omega-3), que é responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão.
2. beber chá: auxilia a pessoa a pegar no tranco, ou seja, pensar! Claro que não precisa beber 4 litros de chá agora, mas é importante beber pequenas quantidades durante o dia.
Então se deseja ficar um pouco mais esperto nesta vida ou quer dar mais inteligência a sua próxima geração, então sugiro ler o artigo e fazer sua vida melhor.

Aprenda como não engordar (emagrecer) em 5 passos

Se você é mulher, deve odiar quando aparece aquele “pneuzinho” indesejado, ou ainda, tem TPM antes da hora quando está apenas acima do peso? Então aprenda 5 passos bem simples para tentar reduzir este stress e principalmente previnir para não engordar.
1. Consumo de calorias: para manter o peso, uma mulher precisa de cerca de 2.000 calorias diárias. Caso venha a consumir um pouco menos, começara a emagrecer.
2. Aumente o número de refeições: é recomendável comer entre 5 e 6 vezes por dia, pois assim seu metabolismo ficará acelerado, o que garantirá a queima calórica diária.
FRutas
3. Fuja das gorduras: além de frituras como batata frita, carnes e outros, é recomendável ficar longe de outras gorduras como a manteiga, pães folhados, congelados, entre outros. Porém é recomendável o consumo de gorduras insaturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas, que auxiliam a reduzir o colesterol e na saúde do coração.
4. Consuma frutas: elas são ricas em nutrientes, vitaminas e componentes que podem ajudar e muito na sua alimentação. Além de saudáveis, as frutas ainda podem trazer benefícios como melhorias na pele, cabelo entre outros. Lembre-se: vitaminas de mais também não é bom!
5. Faça da salada sua melhor amiga: elas ajudam na hidratação do corpo (pela água) e ainda auxiliam naqualidade da digestão.
Pipoca
Figura apenas ilustrativa

O Instituto Nacional de Saúde americano, divulgou uma pesquisa inicial sobre o aromatizante diacetyl, um produto químico utilizado na preparação de pipocas de microondas. Parece que ratos que inalaram o vapor do diacetyl por três meses, pegaram uma inflamação linfocítica dos bronquíolos. Essa infecção mais tarde, pode se tornar bronquiolite destrutiva (pulmão de pipoca), uma doença rara vista em empacotadores de pipoca de microondas. O estudo é apenas inicial, mas já pode servir como um alerta para o futuro.
Leia mais sobre este assunto no Terra.

Porta tempero (sal, pimenta) com lanterna embutida!?

Lanterna saleiro
Encontrei um recipiente para temperos como sal, pimenta que tem uma funcionalidade em particular: ele possui uma lanterna com LED’s Brancos que poderão auxiliá-lo em um acampamento, em um churrasco com os amigos ou mesmo para deixar sua mesa com um ar de “a luz de velas”.
O produto funciona com 4 baterias AA (pilhas normais) e tem ótima luminosidade. Claro que um produto como esse não será muito utilizado dentro de casa, mas se você estiver no meio de um apagão e precisar de luz, poderá correr, pegar seu “saleiro” e então estará a salvo. Veja mais informações sobre este produto no site HomeWetBar.com
Via OhGizmo

Quer comer e ficar satisfeito? Coma um hambúrguer de 60Kg

Hamburguer
Se você é aquela pessoa que vai comer em um restaurante e gosta de ficar satisfeito, ou ainda, se você está cansado de comer “mini-hambúrguer” em lanchonetes e bares achei a solução perfeita.
Acreditando quebrar o recorde mundial, uma lanchonete em Detroit fabricou o maior hambúrguer comercializável do mundo. Com 12 horas de fabricação, o lanche pode ser apreciado no  Mallie’s Sports Bar e Grill, aos sábados, pagando a quantia de US$ 350,00. Obs: é necessário um aviso de 24 horas antes de ir comer.
Via Spluch

Seu filho não come vegetais? Agora quem sabe…

Vegetal
Você Mãe, Dona de Casa, ou Cozinheiros de Plantão, acho que essa notícia poderá ser indicada a todos vocês. Primeiro as Mães e Donas de Casa que precisam muitas vezes fazer alimentos e comidas diferentes para manter a saúde dos filhos, que muitas vezes, não comem vegetais, verduras etc. E para os cozinheiros, que sempre precisam inovar em seus pratos, principalmente criando arranjos bonitos. Pois bem, cientistas estão conseguindo mudar a cor de alguns vegetais, o que é um passo interessante, pois poderão deixar esses alimentos mais atrativos e assim de maior consumo, além de que no futuro próximo, quem sabe não conseguirão aumentar o valor nutricional?
Fonte: Spluch.

Culinária: Como fazer Lasanha à bolonhesa

Que tal preparar uma lasanha a bolonhesa para esse domingo de carnaval? Então basta seguir uma receita bem simples do Terra Culinária abaixo que terá um ótimo prato.

Ingredientes:

Para Massa:
  • 5 ovos
  • 500g de farinha de trigo
Molho:
  • 300 g de carne moída
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cenoura
  • 1 cebola média
  • 1 talo de salsão
  • 1 folha de louro
  • 1 xícara de vinho tinto
  • 2 xícaras de água
  • 6 tomates
  • sal e pimenta-do-reino
Molho branco:
  • 6 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 6 colheres de sopa de manteiga
  • 3 xícaras de leite
  • 1 cebola pequena
  • 1 cravo-da-índia
  • 1 folha de louro
  • sal
  • pimenta-do-reino branca
  • noz-moscada
Complementos
  • 300 g de mussarela
  • 100g de parmesão ralado
  • 2 colheres de sopa de manteiga

Modo de preparo:

Primeiro vamos preparar a massa, colocando a farinha em uma tigela, depois os ovos e misture com um garfo esses ingredientes. Após isto, comece a amassar com as mão para dar consistência a massa. Obs: A massa não pode grudar nas mãos, portanto se precisar adicione mais farinha. Agora embrulhe a massa no filme plástico e deixe por 1 hora descansando.
Agora vamos preparar o molho branco, colocando manteiga com farinha de trigo em uma panela. Após isso, misture os ingredientes em fogo baixo até estar bem misturado e começar a ferver. Quando isso ocorrer acrescente leite aos poucos e misture mais um minuto, cuidando para não empelotar. Abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Espete a folha de louro com o cravo e novamente na cebola descascada. Coloque na panela e deixe cozinhando durante 20 minutos cuidando sempre para não empelotar e em fogo baixo. Se engrossar muito, coloque um pouco mais de leite. Tempere com pouco sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Passe por uma peneira e deixe esfriar. Para evitar que se forme uma crosta na superfície do molho, coloque um filme plástico encostado no molho ou misture o molho regularmente até esfriar.
Prepare o molho bolonhesa refogando a carne com um pouco de óleo até que esteja bem dourada. Acrescente a cebola, salsão e cenoura picados em cubos bem pequenos. Refogue até que estejam macios e começando a caramelizar. Acrescente o vinho tinto e a folha de louro. Deixe o vinho evaporar. Acrescente os tomates batidos no liquidificador e peneirados, misture bem e acrescente a água. Cozinhe em fogo baixo até dar ponto, cerca de 40 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe esfriar. Pique grosseiramente a mussarela. Abra as tiras de massa em um cilindro com a espessura de 2 a 3mm. Corte em retângulos de aproximadamente 18x8cm. Ponha bastante água para ferver em uma panela e acrescente um pouco de sal. Prepare uma tigela com água fria e gelo. Estique 2 panos limpos sobre um plano de trabalho. Coloque as tiras de massa na água fervente por 1 a 2 minutos. Retire e coloque imediatamente na tigela com água e gelo para interromper o cozimento. Escorra e arrume sobre os panos para secarem.
Unte com a manteiga um refratário retangular de 30x40cm. Ponha uma concha rasa de molho à bolonhesa e regue com um pouco de molho branco. Salpique com mussarela e queijo parmesão. Arrume outra camada de tiras de massa e repita o processo até que terminem os ingredientes. A última camada dever ser de massa, coberta somente com molho branco e salpicada com queijo parmesão. Cubra e coloque na geladeira por 3 horas. Pré-aqueça o forno a 200º e coloque a lasanha. Asse por cerca de 30 minutos. Sirva bem quente.
Fonte da Receita: Terra Culinária

Cientistas japoneses criam morango com chocolate

Chocolate
É isso mesmo, uma empresa japonesa conseguiu criar um morango que por dentro possui aroma e sabor de chocolate branco. O processo não é nada simples, pois é uma técnica utilizada para introduzir suplementos vitamínicos em alguns alimentos, para auxiliar a digestão. A técnica se resume em congelar o alimento referido, no caso o morango, para retirar a água em seu interior e depois é só “colocar” o chocolate no espaço desocupado pela água.
Leia mais sobre isto no G1.

Culinária: receita de panquecas de frango e queijo

Panquecas
melhorAgora também tem suas delícias. Então se está querendo comer algo bom e diferente, que tal aprender a fazer algumas panquecas de frango e queijo? Bem então é simples basta seguir os passos e ingredientes abaixo para o preparo:

Ingredientes:

Massa:
  • 2 xicaras (chá) de leite
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Recheio:
  • 2 peitos de frango cozidos e desfiados
  • 1 cebola (média) picada
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha
  • 100g de Queijo Provolone Parmíssimo (em cubos pequenos)
  • 2 tomates (sem pele nem sementes) picados
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1/2 xicara (chá) de azeitonas verdes picadas
  • pimenta do reino
  • cheiro verde picadinho

Modo de Preparo:

Massa:
Bata no liquidificador todos os ingredientes. Aqueça uma frigideira (pequena) untada. Despeje 1/2 concha de massa e espalhe, girando bem a frigideira. Repita até terminar a massa. Reserve.
Recheio:
Doure o frango e a cebola no óleo. Junte os tomates e o caldo de galinha e cozinhe por 5 minutos. Acrescente a farinha, dissolvidade em 1/2 xícara (chá) de água, mexendo até
engrossar. Junte as azeitonas, a pimenta-do-reino, o cheiro verde e misture bem. Deixe esfriar e misture o Queijo Provolone Parmíssimo em cubos e misture. Coloque uma colher de recheio sobre cada panqueca, enrole e arrume em um refratário. Coloque o molho de sua preferência e polvilhe com Queijo Ralado Parmíssimo. Leve ao forno pré aquecido por 5 minutos antes de servir.
Obs: Essa receita tem o rendimento de 15 a 20 unidades.
Fonte: Parmíssimo

Novos sabores de sorvete para o verão

Sorvetes
Sorveterias estão apostando em novos sabores de sorvetes para o verão brasileiro. Como o calor só tem aumentado nos últimos anos, novos produtos são bem vindos pela maioria dos públicos.
O negócio está dando tão certo, que chefes dos mais renomados restaurantes cariocas estão abrindo suas próprias sorveterias e criando novos sorvetes e taças especiais. Os novos produtos variam desde a sorvete a base de cerveja e cachaça, como rosas para os vegetarianos.

Receita de Torta Mousse de Chocolate

Chocolate
Em tempo de Natal, que tal aprender a fazer uma deliciosa sobremessa e impressionar seus amigos ou parentes? Então aqui vai uma receita muito simples de uma Torta Mousse de Chocolate. A receita a seguir é indicada para 6 pessoas.

Ingredientes:

Massa
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar
  • 1/4 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (chá) de cacau em pó (ou chocolate em pó)
Calda
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de conhaque
Recheio (mousse)
  • 400 g de chocolate meio amargo
  • 2 caixinhas (200 g) de creme de leite UHT
  • 4 claras de ovos
Para Decorar
  • 100 g de chocolate hidrogenado

Modo de Preparo

Massa:
Coloque todos os ingredientes na batedeira, menos o fermento e bata por 5 minutos em velocidade alta. Asse em forma redonda de 20 cm de diâmetro, untada e polvilhada com farinha de trigo em forno preaquecido a (200ºC), por cerca de 25 a 30 minutos. Deixe esfriar um pouco, passe uma faca pelas laterais para soltar o bolo e desenforme.
Mousse:
1 - Pique o chocolate.
2 -  Coloque a panela inferior do banho-maria, com água, no fogo e deixe que a água aqueça até umatemperatura quente, mas que sua mão aguente o calor. Coloque a panela menor, dentro da água.Desligue o fogo. Deixe por uns 5 minutos. Mexa bem para que derreta. Se precisar, ligue o fogo outra vez, mas não deixe a temperatura subir mais do que foi dito acima.
3 - Coloque as duas caixinhas de creme de leite UHT, numa travessa. Junte o chocolate e mexa, até que esteja homogênea.
4 - Junte as claras batidas em neve e mexa com movimentos de baixo para cima, de modo que não percam o areado que dá volume à mousse.Reserve, na geladeira.
Calda:
1 - Misture todos os ingredientes, até dissolver o açúcar.
Decoração
1 – 
Derreta da mesma forma explicada acima, o chocolate hidrogenado. Passe- o em folhas de plástico (quanto mais irregular melhor). Leve à geladeira até que fique firme. Se fizer grandes, 4 darão bem para o tamanho da torta. Se menores, faça mais.
Montagem 
1 - Corte o bolo já frio em 4 fatias, com uma faca serrilhada. Corte a “casca” lateral de cada fatia.
2 - Forre um aro de torta de 20 cm de diâmetro com plástico filme. Umedeça o plástico. Deixe a mola aberta ao máximo e coloque, no fundo, uma fatia de bolo de chocolate. Ele ficará menor que a forma. Regue com a calda.Não economize calda. Regue bem.
3 - Cubra com uma boa camada de mousse. Faça com que a mousse cubra todo o fundo, mesmo o espaço que está sem o bolo. Cubra com outra fatia, regue e cubra com mais mousse. Repita o bolo e cubra com mousse. Sempre, a mousse deve cobrir a torta. Alise bem, feche a mola da forma, cubra com plástico filme e leve à geladeira.
4 – Abra a mola, tire a torta do aro com cuidado. Decore com as lascas de chocolate e cerejas frescas ou em calda, ou outra fruta decorativa, como kiwi.

Culinária: Musse de amora light

Um pouco de culinária no melhorAgora, que tal uma receitinha de dar água na boca. Se está com vontade de uma sobremesa mas está com preguiça de fazer: Musse de amora light
Ingredientes:
4 colheres (chá) de gelatina vermelha em pó sem sabor
300g de amoras
2 potes (400g) de iogurte desnatado
4 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó forno e fogão
Modo de Preparo:
Hidrate a gelatina numa tigela refratária com 3 colheres (sopa) de água fria. Em seguida, leve a tigela ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até a gelatina dissolver. Retire do fogo e transfira para o liquidificador. Junte as amoras, o iogurte e o adoçante e bata até ficar homogêneo. Distribua em 4 recipientes e leve à geladeira por 2 horas. No momento de servir, decore com amora e hortelã.
mussy

Maior Cachorro Quente do Mundo

Maior cachorro quente já registrado no Guinness, com mais de 60 metros de comprimento. Tinha que ser os Japoneses mesmo.
Hotdog

Pão de queijo

 
INGREDIENTES
2 caixas de creme de leite (sem soro)
250g de queijo parmesão ralado
250g de queijo mussarela ralado
500g de polvilho doce
Sal a gosto

MODO DE PREPARO
Numa tigela coloque o creme de leite, o queijo parmesão, o queijo mussarela, o polvilho doce e sal a gosto. Amasse bem até soltar das mãos. Com as mãos, pegue pequenas porções de massa e faça bolinhas. Numa assadeira untada com manteiga coloque as bolinhas e leve ao forno preaquecido a 180°C até dourar.

Sanduíche de mortadela do jimmy

 
INGREDIENTES
150 g de mortadela cortada em tiras de 1 cm de espessura (2 xícaras de chá)
4 a 6 folhas de escarola (dependendo do tamanho da folha) cortada em tiras de 1 cm de espessura (2 xícaras de chá)
1 colher (sopa cheia) de cream cheese
1 fio de sriracha
1 pão francês
MODO DE PREPARO
Em uma frigideira antiaderente refogue a mortadela cortada em tiras de as folhas de escarola (dependendo do tamanho da folha) cortada em tiras de 1 cm até a escarola escurecer e ficar mais mole, por aproximadamente dois minutos.

Corte o pão francês ao meio no sentido da comprimento, passe uma camada de cream cheese na parte de baixo do pão francês, coloque a mortadela refogada com a escarola, passe um "fio" da sriracha em cima do refogado, cubra com a outra parte do pão e sirva em seguida.


Pão cheio

 
INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 colher (sobremesa) de alho amassado
3 xícaras (chá) de carnes desfiadas (pernil, peru ou frango)
1 tomate sem sementes picado
½ xícara (chá) de molho de tomate
½ xícara (chá) de água
cheiro-verde picadinho e sal a gosto
4 pães franceses
2 xícaras (chá) de leite temperado com 1 tablete de caldo de frango
4 ovos batidos com sal e pimenta-do-reino moída a gosto
farinha de rosca para empanar

MODO DE PREPARO
Em uma panela com azeite, refogue cebola picada e alho amassado. Adicione carnes desfiadas (pernil, peru ou frango) e tomate sem sementes picado, mais o molho de tomate, água e refogue por 10 minutos até secar. Tempere com cheiro-verde picadinho e sal a gosto e misture. Retire do fogo e reserve.
Com uma faca de serra, corte a tampa de cada pão francês no sentido da largura, retire o miolo e coloque uma boa porção do refogado (reservado acima). Feche o pão com a tampa e prenda-a com 4 palitos.
Para umedecer, passe rapidamente cada pão francês recheado no leite temperado com caldo de frango. Em seguida, passe os pães em ovos batidos, depois na farinha de rosca, novamente nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar.
Retire e escorra em papel absorvente. Retire os palitos e sirva em seguida.

RENDIMENTO
4 porções
Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira

Hotdog mineiro 


INGREDIENTES

50 ml de azeite
250 g de bacon
1 cebola média
Alho
Pimenta biquinho em conserva
1 pimentão verde pequeno
2 tomates maduros pequenos cortados em cubinhos
1 lata de molho de tomate
12 salsichas
500 ml de água
Orégano e manjericão secos a gosto
100 g de requeijão 
250 g de queijo minas ralado 
100 g de rapadura triturada 
Bacon em cubinhos fritos 
Mostarda, catchup e batata palha a gosto
MODO DE PREPARO
Numa panela de ferro coloque o azeite e doure bacon, cebola média e alho. Coloque pimenta biquinho em conserva, pimentão verde pequeno e tomates maduros pequenos cortados em cubinhos e misture bem.
Acrescente molho de tomate e deixe refogar por aprox. 5 minutos. Adicione as salsichas, água, orégano e manjericão secos a gosto misture e deixe ferver. Quando o molho estiver fervendo junte o requeijão e deixe ferver por mais 5 minutos.
Corte o pão no sentido do comprimento, coloque uma porção de queijo minas ralado, uma porção de molho, salsicha e polvilhe rapadura. Enfeite com cubinhos de bacon e sirva em seguida com mostarda, catchup e batata palha a gosto.

RENDIMENTO  -12 lanches
Reprodusição Site Mais Você / Receita: Neymar Rodrigues

Coxinhas na massa folhada

 
INGREDIENTES
8 coxinhas da asa de frango
1 tablete de caldo de galinha esfarelado
1 fio de óleo
Sal a gosto
200 g de requeijão cremoso temperado com salsinha e cebolinha picadinha a gosto
1 pacote de massa folhada cortada em quadrados (150 g)
MODO DE PREPARO

Com uma faca afiada descole a carne do osso de cada coxinha da asa de frango. Depois corte um pedaço do osso com a cartilagem, deixando um pedacinho de osso no final de cada coxinha. Obs.: Isso fará com que a coxinha mantenha o formato de coxinha.
Em uma tigela faça uma pasta com tablete de caldo de galinha esfarelado, fio de óleo e sal a gosto. Passe esta pasta nas coxinhas (desossadas acima). No buraco que se formou em cada coxinha (onde estava o osso) coloque um embrulho de papel alumínio com feijão cru (ou outro grão). Enfie bem para que a coxinha permaneça com o formato original. Coloque as coxinhas numa assadeira e leve ao forno médio 180°C por 10 minutos. Retire do forno e deixe que esfriem.
Retire o excesso de pele de cada coxinha e o embrulho de papel alumínio com feijão. Na cavidade que se formou dentro de cada coxinha recheie com uma porção de requeijão cremoso temperado com salsinha e cebolinha picadinha a gosto. Embrulhe cada coxinha em um retângulo de massa folhada (13 cm X 6,5 cm) deixando o pedacinho de osso para fora (sem ficar coberto com massa). Repita o mesmo procedimento com as outras coxinhas.
Coloque cada coxinha numa assadeira, pincele 1 gema na massa folhada e leve ao forno médio a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida com salada verde.

Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira




pastel de chuchu

 


INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de óleo
½ cebola picada
1 colher (sopa) de tempero caseiro
1 kg de chuchu descascado e em cubos (tirar o miolo do meio)
2 dentes de alho amassados
Cheiro-verde picadinho e pimenta-do-reino a gosto
½ xícara (chá) de água
1 rolo de massa de pastel (1 kg)

Tempero Caseiro:
½ maço de salsinha
½ maço de manjerona
½ maço de manjericão
½ kg de alho descascado
750 g de sal

MODO DE PREPARO

Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola picada com 1 colher (sopa) do tempero caseiro e mexa por 1 minuto. Adicione o chuchu descascado e em cubos (tirar o miolo do meio), alho amassado, cheiro-verde picadinho e pimenta-do-reino moída a gosto e ½ xícara (chá) de água e refogue até o chuchu ficar mole e não se desfazer. Desligue o fogo e deixe tampado por 3 minutos.

Abra a massa de pastel, coloque uma porção de recheio de chuchu e feche bem a massa apertando com um garfo. Frite os pastéis em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida.

Tempero Caseiro:
Coloque em um processador salsinha, manjerona, manjericão, alho descascado, sal e bata bem até formar uma pasta. Utilize em seguida para temperar arroz, carnes, refogados. Mantenha guardado na geladeira.

Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira / Receita: Dona Nina


Pão de queijo francês

 
INGREDIENTES
250 ml de água
100 g de manteiga
1 pitada de sal
150 g de farinha de trigo
4 ovos
100 g gruyère ralado grosso (ou 50 g de gruyère + 50 g de parmesão)
1 gema batida
MODO DE PREPARO
Em uma panela com fundo grosso, coloque a água, manteiga e pitada de sal e leve ao fogo médio até ferver.
Retire a panela do fogo e adicione a farinha de trigo, misture bem e volte a panela novamente ao fogo, mexendo sempre, até secar e desgrudar da borda da panela.
Desligue o fogo e adicione 4 ovos, uma a um, mexendo sempre. Junte gruyère ralado grosso (ou gruyère + parmesão) e misture.
Com uma colher de sopa, pegue porções da massa (feita acima) e coloque uma assadeira untada com manteiga. Pincele os gougeres com 1 gema batida e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira / Receita: Emmanuel Bassoleil

Bolinho de chuva recheado

 
INGREDIENTES
400 g chocolate meio amargo picado
2 caixinhas de creme de leite
ou
2 xícaras (chá) de doce de leite pastoso
2 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de margarina
¾ xícara (chá) de açúcar
2 ovos
350 ml de leite
Quanto baste de óleo para fritar
MODO DE PREPARO
Numa panela em banho-maria, derreta o chocolate meio amargo. Retire do fogo e incorpore o creme de leite, mexendo bem. Transfira para uma tigela e leve à geladeira de preferência de um dia para o outro.
OBS: Se quiser fazer outro recheio em uma tigela, coloque 2 xícaras (chá) de doce de leite e leve para a geladeira de um dia para o outro.
Retire da geladeira e com auxílio de uma colher pequena faça bolinhas e reserve no congelador por 20 minutos apenas para firmar.
À parte, peneire a farinha de trigo com o fermento em pó e sal. Reserve.
Em uma tigela, coloque margarina, açúcar e ovos e bata com auxilio de um batedor de arame até obter um creme fofo. Adicione a mistura seca de farinha (reservada acima), alternando com 350 ml de leite e misture bem até obter uma massa lisa. Reserve.
Passe cada bolinha de chocolate ou de doce de leite (reservada acima) na massa e frite em óleo quente (aprox. 155ºC) até dourar. Sirva imediatamente polvilhado com açúcar e canela.
DICA: Na hora de envolver as bolinhas na massa, faça isso com auxílio de uma colher de sopa e, ainda com esta colher de sopa, leve as bolinhas para o óleo quente para fritar. Com isto, as bolinhas vão ficar mais envolvidas pela massa e o recheio não vai escapar. Não faça isso com um garfo.
RENDIMENTO
50 porções

Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira



Rocambole salgado sem farinha

 

INGREDIENTES

Massa
1/2 xícara (chá) de polvilho doce
1/2 xícara (chá) de polvilho azedo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
6 claras
6 gemas peneiradas
Maionese a gosto
1/2 xícara (chá) de molho de tomate (para pincelar)
Queijo meia cura ralado a gosto (para polvilhar)

Sugestões de recheio: carne seca, presunto e queijo, palmito

Recheio de carne seca
Fio de óleo
1 cebola picadinha
2 dentes de alho bem picadinhos
Pimenta vermelha picada a gosto
400g de carne seca, dessalgada, cozida e desfiada
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
Sal e salsinha picada a gosto

Recheio de presunto e queijo
200g de queijo prato picado
200g de queijo mussarela picado 
200g de presunto picado
3 tomates sem sementes cortados em cubinhos 
Sal e orégano a gosto

Recheio de palmito
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada 
1 dente de alho picado
1 vidro de palmito picado (300g)
2 tomates sem pele e sem semente cortados em cubinhos
1 envelope de caldo de carne em pó
Sal e pimenta do reino a gosto 
2 colheres (sopa) de água misturada com 1 colher (sopa) de fécula de batata 
1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada 
Cheiro verde picado a gosto

MODO DE PREPARO

Massa
Numa tigela misture o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento em pó e sal. Reserve.

Numa batedeira coloque as claras e bata bem. Com a batedeira ainda ligada adicione as gemas peneiradas. Diminua a velocidade da batedeira e continue batendo até a massa ficar cremosa (cerca de 10 minutos). Junte esta massa com a mistura de polvilhos (reservada acima) e misture delicadamente.

Numa fôrma untada e polvilhada com polvilho doce coloque a massa (feita acima) e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. Retire do forno e desenforme ainda quente sobre um pano levemente umedecido. Reserve.

Montagem
Numa assadeira coloque a massa do rocambole (reservada acima), abra com cuidado, espalhe uma camada de maionese, o recheio de sua preferência e enrole com cuidado. Transfira para uma assadeira untada, pincele o rocambole com molho de tomate, polvilhe queijo meia cura ralado a gosto e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos para gratinar. Sirva em seguida.

Recheio de carne seca
Numa panela coloque o fio de óleo, a cebola picadinha e o alho e leve ao fogo médio até dourar (cerca 5 minutos). Adicione pimenta vermelha picada a gosto, a carne seca e o molho de tomate. Misture bem, corrija o sal e polvilhe salsinha picada a gosto.

Recheio de presunto e queijo
Numa tigela coloque o queijo prato picado, o queijo mussarela, o presunto, os tomates, sal e orégano a gosto e misture bem.

Recheio de palmito
Numa panela aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente o palmito, os tomates, o caldo de carne, a água misturada com a fécula de batata, sal e pimenta do reino a gosto e refogue por mais 3 minutos. Junte a azeitona verde e cheiro verde picado a gosto e misture.
Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira







Nenhum comentário:

Postar um comentário