"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 7 de maio de 2013


 Moldes de dado!


A pedido da prof. Lúcia, de BH, moldes de dados e uma 
atividade que possa ser desenvolvida com um dado de letras:


Bem, várias atividades podem ser desenvolvidas a partir do dado, de forma lúdica e interessante para a turma:
1. Confeccionar dois grandes dados e escrever vogais neles. Ao jogar os dois dados, a turma deve ler e anotar as junções criadas.
2.Confeccionar dois grandes dados e escrever neles sílabas. Ao jogar os dois dados, a turma deve ler, anotar e ilustrar as palavras formadas. Se surgir alguma palavra sem sentido, joga-se novamente.
3. Confeccionar quatro ou cinco dados. Escrever neles as letras iniciais dos nomes dos alunos. Cada aluno joga o dado e diz o nome do colega que começa com aquela inicial, até que todos participem.
4. Confeccionar um dado cujos lados sejam coloridos. Ao lançar o dado, o aluno que lançou diz a cor e algo que tenha esta cor, na natureza.
5. Confeccionar dados com bolinhas (quantidades). Divide-se a turma em dois grupos. Cada grupo joga os dados  e faz a soma. Vence o grupo que acertou o maior número de somas, mentalmente.
6. Ditado Ilustrado: Confeccionar dados e colar em seus lados ilustrações para o ditado. A cada vez que se joga o dado, os alunos criam uma frase com a ilustração que caiu. Pode ser repetida, e com ela criarão outra frase diferente. Liza






















Nenhum comentário:

Postar um comentário