ATIVIDADES DO PROGRAMA
MAIS EDUCAÇÃO
ATIVIDADE DE LETRAMENTO
ESCRITA, LEITURA E ORALIDADE NO LETRAMENTO
FICHAS DE AUTO-CONHECIMENTO
ESCRITA, LEITURA E ORALIDADE NO LETRAMENTO
PLANO DE AULA
Objetivo
- Motivar a leitura, a escrita e a oralidade textual;
- Desenvolver a escrita de textos pessoais.
ANOS
6º e 7º anos
Tempo estimado
04 (quatro) aulas
Material necessário
Papel sufte, papel com pauta, caneta, papel cartão colorido, portfólio e dicionários.
1ª Aula
Distribuir aos alunos fichas contendo perguntas sobre o seu dia-a-dia coladas em papel cartão. Solicitando que os mesmos preencham os dados contidos na ficha.
Após ao preenchimento das fichas, pedir que os alunos organizem-se em círculo e cada um comentem o que colocaram em suas fichas. Após os comentários, o professor deverá recolher as fichas que serão entregues na próxima aula.
2º aula
Distribuir as fichas aos alunos, solicitando que produzam um texto com os dados preenchidos e pedir que criem um título para o seu texto. Após as produções, o professor deverá recolher as fichas para correção dos textos.
3ª Aula
De posse dos textos corrigidos, o professor distribuirá os mesmos aos alunos (nesta fase é importantes que o professor ao corrigir os textos, marque com traços as palavras incorretas para que sejam escrita corretamente mas tarde pelo próprio aluno). O professor deverá observar a ortografia correta das palavras, a coesão e a coerência textuais, a dinâmica do texto em suas partes (título, introdução, desenvolvimento, conclusão), as questões gramaticais, a acentuação e a pontuação, a concordância nominal e verbal. Solicitar que os mesmos corrijam seus textos com ajuda de dicionários e que reescrevam corretamente. Após a produção o professor deverá recolher os textos que deverão ser entregues na próxima aula.
4ª Aula
Organizar os alunos em círculo, distribuir os textos e solicitar que cada um leiam suas produções. Por fim guardar os textos em portfólios individuais.
Os textos produzidos serão encaminhados aos professores de Língua Portuguesa das aulas normais dos 6º e 7º anos.
Os textos produzidos serão encaminhados aos professores de Língua Portuguesa das aulas normais dos 6º e 7º anos.
FICHAS DE AUTO-CONHECIMENTO
|
|
|
|
|
|
AULAS INTERDISCIPLINARES NO MAIS EDUCAÇÃO
(MATEMÁTICA, INFORMÁTICA E LETRAMENTO)
Após percebermos o desestímulo por parte dos alunos nas aulas de Matemática, nossos monitores com intuito de incentivar os mesmos, decidiram trabalhar de forma interdisciplinar, envolvendo a Matemática, o Letramento e a informática. Escolheram para essa experiência um tema que estivesse presente no dia-a-dia dos alunos. Assim, o tema escolhido foi a imigração, visto que nos últimos anos nossa cidade vem recebendo um grande números de pessoas de outras regiões do país.
1ª Etapa: Nas aulas de Letramento os alunos elaboraram questionários de perguntas para serem aplicados nas ruas da cidade com a população.
2ª Etapa: Juntos com os monitores de Matemática e Informática os alunos partiram para uma pesquisa de campo, onde foram aplicados os questionários.
3ª Etapa: De volta as salas, em aulas de Matemática os resultados da pesquisa foram tabulados e em seguida foram criados gráficos manuais com as porcentagens dos resultados da pesquisa.
4ª Etapa: Nas aulas de informática foram produzidos gráficos noBrOffice.org.Impress.
5ª Etapa: De posse dos dados das aulas de Matemática e Informática, nas aulas de letramento os alunos produziram textos expondo os resultados da imigração em Porto Velho.
QUESTIONÁRIO
ATIVIDADE – IMIGRAÇÃO
1. Qual o seu nível de escolaridade?
( ) Ensino Fundamental incompleto
( ) Ensino fundamental completo
( ) Ensino Médio incompleto
( ) Ensino Médio completo
( ) Ensino Superior incompleto
( ) Ensino Superior completo
( ) Pós graduação
2. Há quanto tempo está em Porto velho?
( ) Menos de 06 meses ( ) De 06 meses há 2 anos ( ) De 02 anos há 05 anos
( ) Mais de 05 anos
3. Qual sua cidade de origem?
4. Qual o principal motivo da sua imigração?
( ) Procura de emprego
( ) Problemas de saúde
( ) Problemas familiar
( ) Outros
( ) Procura de emprego
( ) Problemas de saúde
( ) Problemas familiar
( ) Outros
5. Do que sente mais falta do lugar onde vivia?
( ) Da família
( ) Dos amigos
( ) Da cultura
( ) Do clima
( ) Outros.
( ) Da família
( ) Dos amigos
( ) Da cultura
( ) Do clima
( ) Outros.
6. De qual Região você veio?
( ) Norte
( ) Nordeste
( ) Centro-Oeste
( ) Sudeste
( ) Sul
7. Quando veio à Porto Velho, veio acompanhado de sua família?
( ) Sim
( ) Não
( ) Sim
( ) Não
8. Recebeu ajuda de alguém quando chegou à Porto velho?
( ) Sim ( ) Não
9. Se respondeu SIM, de quem?
10. Quais são as suas principais dificuldades na adaptação à Porto Velho?
( ) A cultura
( ) O clima
( ) Outros
( ) O clima
( ) Outros
11. Costuma participar em festas/convívios organizados pela sua comunidade de origem?
( ) Sim ( ) Não
12. Para você é importante manter o contacto com o seu lugar de origem?
( ) Sim ( ) Não
13. Onde costuma obter informação sobre o seu lugar de origem? (Indique apenas os dois mais importantes)
( ) Jornais ( ) Revistas ( ) internet ( ) Televisão ( ) Outros
14. Quais são os seus planos para o futuro em Porto Velho?
POESIA, PARÓDIA E PEÇA DE TEATRO DE BONECOS E RAP PRODUZIDOS NAS AULAS DA COM-VIDA
Sobre o tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA
POESIA
“Consumir com responsabilidade”
A energia é importante para a vida de todos nós;
Por isso vamos poupar , para o planeta salvar.
Aproveitar a luz do sol, pois além de mais saudável;
É a maneira correta de um uso sustentável.
Preste muita atenção, não deixe a TV ligada, sem ninguém para assistir;
Pois e na conta alta que você irá sentir.
Vou lhe dar um grande aviso, para você se ligar;
Não deixe chuveiro ligado sem ninguém para usar.
É de grande importância, preste muita atenção;
Produto sem procel é uma grande armação.
Ao abrir a geladeira, pegue tudo de uma vez;
Pois manter a porta aberta, é conta alta no mês.
A tarifa social é bom que você aprenda;
É desconto na conta, de famílias de baixa renda.
Economizar energia é uma grande obrigação;
Pois quem ganhará com isso é a nova geração.
Geração sustentável, é a que sabe preservar;
Água, minerais e energia para o planeta salvar.
Se você cumprir o que acabamos de falar;
Estará ajudando o planeta a melhorar.
Criação das alunas: Kele e Caroline.
PARÓDIA
“SE LIGA GALERA”
Banho quente é relaxante,
Se tem selo procel.
Gasta energia não é brincadeira.
Ver televisão,
Sem dar muita atenção,
É uma grande bobeira.
È feio o seu sorriso,
E o brilho dos seus olhos,
Se as contas são ruiiiiins.
O meu grande desejo,
É racionar o máximo,
Ou então será o fiiiiim.
Já sei o que faço,
Para não dá muito espaço
A contas altas , galera.
Vou esperar juntar,
A roupa pra lavar,
Dá prazer economizaaar.
Se liga há há há
Se liga há há há
Se liga há há há
Não faça besteira.
Se liga há há ha
Se liga há há há
Se liga há há há
Não faça besteira.
Criação alunos: Júlio, Marcos e Rafael
RAP
“ Energia sustentável”
Energia sustentável é o que iremos falar;
Por que existem fontes que nos ensinam a preservar.
Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.
Solar e eólica são energias sustentáveis;
Se você não sabe são fontes renováveis.
Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.
Energias limpas mantêm a preservação;
Pois elas não causam nenhuma poluição.
Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.
São fontes de energias que não causam grande mal;
Não liberam gases para o aquecimento global.
Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.
Com a energia eólica não há complicação;
Então fique sabendo que ela é a solução.
Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.
O sol que te ilumina, te dá luz e calor;
Te dá a energia que devemos dar valor.
Te dá a energia que devemos dar valor.
Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente. (3X)
Criação alunos: Salatiel, Kelyane e Larissa.
Criação alunos: Salatiel, Kelyane e Larissa.
PEÇA
“CUIDADOS QUE FAZEM A DIFERENÇA
personagens:
Se Liga
Tô Ligada
NARRADOR: Em um belo dia ensolarado Tô ligada vai até a rua para apreciar a bela manhã. Quando derrepente Se Liga passa em frente a sua casa levando nas mãos uma linda pipa.
Tô Ligada: Olá Se Liga, onde você está indo com tanta pressa?
Se Liga: Estou indo soltar pipa.
Tô Ligada: Onde?
Se Liga: Aqui mesmo na rua, minha mãe não deixa eu ir muito longe.
Tô Ligada: Aqui mesmo na rua?
Se Liga: Sim, por que não?
Tô Ligada: Por que não pode Se Liga.
Se Liga: Por quê? É aqui mesmo na frente da minha casa.
Tô Ligada: Aí é que está o perigo. Você sabia que por causa de uma simples pipa, crianças e até adultos correm risco de morte?
Se Liga: Como?
Tô Ligada: A tentativa de retirar pipas dos fios de alta tensão pode ser fatal.
Se Liga: Mas se a pipa for retirada com uma vara?
Tô Ligada: Jamais faça isso, nem com uma vara ou com outro material.
Se Liga: Mas por quê? A madeira não é condutor de energia.
Tô Ligada: O problema Se Liga, é o cerol usado na linha da pipa, ele ajuda a transmitir corrente elétrica em contato com o fio de alta tensão e pode provocar acidente sério e até mesmo fatal. Pode causar também a falta de energia no bairro inteiro.
Se Liga: Nossa, Tô Ligada, não sabia disso. Sendo assim, vou procurar um lugar apropriado para soltar minha pipa.
Tô Ligada: Isso mesmo, Se Liga, por que você não vai soltar sua pipa no Campo de futebol ou no parque público aqui do bairro. Além de ser perto não possui rede elétrica. Assim você tem mais segurança para se divertir e aproveitar sua manhã.
Se Liga: Puxa, Tô Ligado, muito obrigado pela dica, você é mesmo um amigona.
Tô Ligada: Quero que você saiba que a energia elétrica existe pra fazer a vida da gente melhor. E não para causar danos e riscos. E para eliminar todos os riscos, devemos ter alguns cuidados simples, mas muito importantes. Até mais Se Liga.
Se Liga: Tchau amigona e muito obrigado pelas dicas.
Tô ligada: Passe essa dica adiante e Se liga, cara.
Criação: alunos Edilson e Carolaine.
AULAS LÚDICA DE MATEMÁTICA NO MAIS EDUCAÇÃO
Material:
Folha sulfite coloridas, cartolina,lápis, borracha, régua, cola, tesoura e panfletos de supermercado.
AULAS LÚDICA DE MATEMÁTICA NO MAIS EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA NO SUPERMERCADO
Conteúdo: Sistema monetário e Operações matemáticas
Ano de ensino: 6º ano ao 8º ano
Ano de ensino: 6º ano ao 8º ano
Objetivo:
# Relacionar a quantidade monetária com os números.# Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro.
# Relacionar a quantidade monetária com os números.# Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro.
# Reconhecer os preços dos produtos comprados no supermercado.
# Praticar cálculos de problemas com números decimais.Material:
Folha sulfite coloridas, cartolina,lápis, borracha, régua, cola, tesoura e panfletos de supermercado.
Conhecimento prévio:
Saber utilizar a contagem oral e fazer adições, subtrações, multiplicação e divisãoutilizando o dinheiro produzido pelos alunos.
Saber utilizar a contagem oral e fazer adições, subtrações, multiplicação e divisãoutilizando o dinheiro produzido pelos alunos.
Encaminhamento metodológico:
Pedir que as crianças tragam para sala de aula vários folhetos com preços dos produtos do supermercado.
Sugira que observem e leiam os preços dos produtos que estão no folheto.
1º etapa:
A turma será dividida em quatro grupos, cada grupo terá sua função:
Grupo 1: terá a função criar o dinheiro em cédulas, produzindo notas de R$2,00 - R$5,00 - R$10,00 – R$50,00.
Grupo 2: terá a função de montar o supermercado (colando nas cartolinas os produtos recortados dos panfletos do supermercado de acordo com os diferentes tipos de produtos.
Grupo 3: terá a função de montar a caixa registradora
Grupo 4: terá a função de criar o dinheiro em moedas, produzindo moedas de 0,10 centavos – 0,25 centavos – 0,5 centavos – 0,50 centavos – 1,00 real
2ª Etapa:
Com revezamento de funções de vendedores e compradores todos os grupos sairão as compras, utilizando os cartazes como supermercado.
3º Etapa:
Após as compras:
Será produzida uma tabela com os produtos comprados. E somados os valores dos produtos para verificar quanto foi gasto em reais nas compras e quanto restou. Quanto pouparam com os produtos em promoção?
Será resolvidos vários problemas matemáticos com os valores dos produtos comprados ( utilizando cálculos simples, regra de três, porcentagem ) depende da série.
Os resultados dos cálculos serão repassados para os professores de Matemática das aulas normais dos 6º, 7º e 8º anos.
Os resultados dos cálculos serão repassados para os professores de Matemática das aulas normais dos 6º, 7º e 8º anos.
Fonte: Ana Paula Lohn e Fernanda França / Com algumas adaptações.
DINÂMICA FAZENDO NOVAS AMIZADES
Passos:
1. 1º Passo: Pede-se aos alunos que fiquem em círculo e, distribui-se pequenos pedaços de papel contendo provérbio populares, sendo que um pedaço do provérbio fica com um aluno e o restante com outro.
Ex. Quem com o ferro fere............. com o ferro será ferido.
2. 2º passo: Depois cada aluno ler o seu e o outro aluno que tiver o restante completa a frase, formando-se assim duplas de amigos, em seguida peça que cada dupla interprete o significado do provérbio formado.
a) Qual o seu nome?
b) O que você mais gosta de fazer?
c) O que você menos gosto de fazer?
d) Uma qualidade sua:
e) Um defeito seu:
f) Qual profissão que você pretende exercer?
d) Uma qualidade sua:
e) Um defeito seu:
f) Qual profissão que você pretende exercer?
É uma maneira legal de um conhecer o outro um pouco melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário