PLANEJAMENTO PARA TRABALHAR NO MAIS EDUCAÇÃO
Objetivo Geral: Trabalhar matemática e valores monetários e sociais de uma forma lúdica.
Objetivos específicos: • Construir um supermercado, com matérias recicláveis fornecidos pelos próprios alunos e provenientes da região da escola; • Desenvolver raciocínio lógico matemático; • Possibilitar a vivência de situações envolvendo o sistema monetário;
JUSTIFICATIVA: Este trabalho foi elaborado inicialmente para as turmas de 3° e 4°anos do projeto
MAIS EDUCAÇÃO- juntamente com o instituto Bosch. Uma vez queboa parte dos alunos, necessita de motivação diferenciada, trabalhando a auto-estimae a afetividade, dentro da realidade dos alunos e fomentando o exercício da cidadaniae a sustentabilidade através do conceito de consumo consciente.Estratégias: • Pesquisa de preços de produtos utilizando folhetos de supermercados e mercearias inclusive do próprio bairro; • Pesquisa de preços e comparação de valor; • Criar situações de vivência, simulando um supermercado, estimulando a interação entre os alunos, assumindo os diversos papeis envolvidos (consumidor, caixa etc...)
.MATERIAL UTILIZADO • Encartes de supermercados; • Embalagens de produtos de supermercado;
• Cédulas de dinheiro (Brinquedo).
ANEXO
ETAPAS DO PROJETO
Grupo 1 Será o grupo responsável por encher as “prateleiras” do supermercado. Seus integrantes deverão recolher latas de refrigerante, embalagens vazias de vários produtos e tudo o mais que conseguirem.Lembrando-se de que as embalagens vazias devem ser lavadas e depois serem recheadas com jornais, por exemplo. Quanto mais produtos, mais possibilidades de compras para os clientes! O grupo deve procurar diversificar ao máximo os produtos.Grupo 2 Será o grupo responsável por determinar os valores dos produtos e criar etiquetas para eles. A comunicação entre o grupo 1 e o grupo 2 precisa estar bem sintonizada. À medida que o grupo 1 for conseguindo os produtos, deve entregá-los ao grupo 2, a fim de que o trabalho com as etiquetas comece a ser feito. Os integrantes devem pesquisar o preço dos produtos nos supermercados da região onde moram,para que esses valores estejam de acordo com a realidade.Grupo 3 Esse grupo deverá criar cartazes de promoção para o supermercado da turma. Eles devem combinar, com o grupo 2, que produtos serão colocados em oferta.É importante que o preço dos produtos escolhidos esteja realmente mais baixo que o normal. O grupo deve observar como isso geralmente é feito nos supermercados da região em que moram e criar cartazes atraentes. Seria interessante, também, elaborar um cartaz com o nome do supermercado para colocar, por exemplo, na porta da sala.Grupo 4 Formará a equipe de funcionários do supermercado. A tarefa desse grupo éorganizar as mesas que funcionarão como caixas e se preocupar, por exemplo, com olugar onde o dinheiro ficará. Esse grupo precisará ter várias cópias de cédulas e moedas para conseguir atender os clientes. Os integrantes devem combinar, por exemplo, que estratégia será utilizada quando não houver dinheiro disponível para
fornecer o troco necessário. Calculadoras podem ser utilizadas para fazer as operações.Fique Ligado em Matemática | Editora Fapi. Complete o quadro a seguir, registrando algumas decisões importantes para a organização do supermercado da turma. Esses registros devem ser o resultado de uma conversa entre você e seus colegas, auxiliados pelo professor.Organizando o supermercado da turma .Qual será o nome do supermercado?Quanto cada cliente terá para fazer as compras?Quanto em dinheiro cada operador de caixa terá inicialmente para dar o troco?Como será organizada a preparação das notas e das moedas? As notas poderiam ser coladas em um papel mais resistente. As moedas poderiam ser afixadas em tampinhas de refrigerante.Como será a distribuição do dinheiro confeccionado?O que os clientes farão com os produtos que comprarem?Ao final da atividade, qual será o destino desses produtos?Que tal reservarem sacolas para colocar as compras?Dica: Os clientes do supermercado podem, primeiramente, ser os membros dosgrupos 1, 2 e 3. Depois, outras pessoas podem ser convidadas para participar dessa atividade.
20Ao final da atividade de compras no supermercado, reúnam-se em grupos de quatro alunos e registre nos quadros a seguir o que se pede.Educador(a), com os registros feitos, discuta as informações com toda a turma.Registro dos operadores de caixa .O que você achou mais difícil na hora de dar os trocos?Que estratégias você utilizou para ter em seu caixa cédulas e moeda que facilitassem os trocos?Em que momento é interessante utilizar as moedas de R$ 0,25?Em que momentos não é interessante utilizar anota de R$ 2,00?Em que situações você pediu ao cliente uma cédula ou moeda para facilitar o troco?Registro dos clientes .Que produtos você comprou?Quanto você gastou?Enquanto estava fazendo as compras, você fez mentalmente o cálculo do valor total dos seus gastos?Com quais cédulas e/ou moedas você fez o pagamento? Você se preocupou em facilitar o troco?
AVALIAÇÃO
Durante a execução das etapas citadas, foi possível observar o grande interesse dos alunos, que interagiram de forma bastante participativa, contribuindo com ideias e propondo situações inusitadas que retratam muitas vezes as experiências por eles vividas. Também foi bastante nítido o aumento do interesse dos alunos em relação à matemática que pôde ser abordada de forma mais lúdica e atrativa. Esta atividade de monstra que o uso de “ferramentas” que estimulem a participação e a criatividade dos alunos, dentro de suas perspectivas e realidades, favorece o aprendizado e adisciplina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário