"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 30 de julho de 2013

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir a variação linguística empregada pelo personagem Chico Bento.
  • Respeitar as variedades linguísticas diferentes das normas urbanas de prestígio.
  • Correlacionar variedade linguística e identidade cultural.
Duração das atividades
1 aula - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Linguagem e língua.
  • Formalidade e Informalidade.
  • Texto argumentativo e/ou encenação dramática e/ou história em quadrinhos e/ou relatos orais.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias:
  • discussões orais;
  • questionário;
  • produção textual.
Recursos:
  • multimídia;
  • xerox.
Aula
Atividade 1
No laboratório de Informática, iniciar a aula colando no quadro a imagem de Chico Bento. Conversar com os alunos:
Vocês conhecem essa personagem?
Nome? O que ele faz? etc
Na sequência, exibir um vídeo sobre o passeio do Chico no shopping:
depois da exibição do vídeo, o professor deverá deixar os alunos falarem sobre o que sabem desse personagem. Com a discussão é muito provável que os discentes abordarão como característica do Chico seu falar caipira. É nesse momento que o professor mobilizará a turma para dizer que o tema da aula será "Variação linguística empregada por Chico Bento". Caso os alunos não citem a fala que marca o personagem, o professor pode conduzi-los a isso questionando:
  •  "A fala de Chico é realizada da mesma maneira que a fala da Mônica?"
Atividade 2
O professor entregará para cada aluno as seguintes tirinhas xerocopiadas:
a)
b)
c)
As tirinhas acompanharão o seguinte questionário:
  1. Como você caracterizaria o personagem Chico Bento do ponto de vista econômico?
  2. E como o caracterizaria do ponto de vista regional/geográfico?
  3. E do ponto de vista social?
  4. Por que você pôde responder às questões anteriores? Em que se embasou para isso?
  5. Existe, então, alguma correlação entre identidade cultural e variação linguística?
  6. Agora, pense estritamente na linguagem utilizada pelo personagem. Você poderia somente por meio dela responder as questões 1, 2 e 3? Explique.
  7. E essa maneira de conversar é típica da zona urbana ou rural? Como chegou a essa conclusão?
  8. É tranquilo para as pessoas aceitarem a fala típica da zona urbana?
Dado um tempo para os alunos responderem as questões e depois de corrigi-las, o professor deverá problematizar com a sala a ideia de que:
NO BRASIL, CONSIDERANDO SUA EXTENSÃO FÍSICA, É POSSÍVEL PENSARMOS EM TODOS OS BRASILEIROS REALIZANDO A LÍNGUA DA MESMA MANEIRA?
Para isso, mostrar o vídeo como mote para a discussão: "Preconceito Linguístico"
Importante: professor, a partir das ideias em discussão, é imprescindível deixar posto que o Brasil é composto por diversidade linguística e pluralidade cultural. Isso pode ser visto pelas falas das pessoas que apresentam diferentes: 1) posições sociais; 2) níveis de escolaridade; 3) ocupações de lugares geográficos; 4) processos de aquisição cultural; 5) idades; 6) sexo; dentre outros fatores. Assim, a tese que se defenderá é a de que:
"A VARIAÇÃO É INERENTE À PRÓPRIA COMUNIDADE LINGUÍSTICA" (BORTONI, 2004, p. 25).
Atividade 3
Partindo da ideia, então, de que a variação é própria da comunidade linguística, o professor pedirá à turma para responder à pergunta:
"Existe uma variedade melhor do que a outra? Como devemos tratar as variedades linguísticas: enquanto formas diferentes de realização da língua ou como correto e não correto?"
Mais uma vez, como mote, o professor exibirá aos alunos um vídeo: "Línguas do Brasil"
Produção de texto escrito e/ou oral
Depois do vídeo, o professor pedirá aos alunos para escolherem uma forma de apresentação à resposta da pergunta:  "Existe uma variedade de língua melhor do que a outra?" 
  • O professor deverá incentivar os alunos a:
  • 1) escreverem textos argumentativos,
  • 2) a produzirem relatos orais,
  • 3) a criarem e encenarem uma pequena peça teatral cujo personagem principal seja o próprio Chico Bento,
  • 4) a criarem uma história em quadrinhos dentre outras possibilidades de gêneros.
Recursos Complementares
Avaliação
O professor verificará a compreensão do aluno sobre a variedade informal (nível) e caipira (identidade) utilizada pelo personagem Chico Bento na medida em que o discente participar das discussões orais propostas e realizar a produção de texto oral e/ou escrita sobre preconceito linguístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário