"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 30 de julho de 2013

VOVÓ VAN DAME

Esquete, comédia; O Ladrão que vai assaltar a Vovó. O que ele não esperava, é que a velha era bastante esperta, e não está afim de entregar no mole. E mais, ela ainda fala de Cristo pra ele...

(Uma vovó andando na rua aparece um ladrão)
LADRÃO – Muito bem vovó, passa a bolsa!
VOVÓ – Como assim passa a bolsa? Essa bolsa é minha, eu paguei R$ 1,00 na feirinha viu?
LADRÃO – Vovó, a senhora não está entendendo, isso é um assalto! Passa a bolsa!
VOVÓ – (Pegando na orelha dele) Não garotinho, é o senhor quem não está entendendo, a bolsa é minha, e você não vai pegá-la! Ai... não aparece nenhum gato pra defender essa donzela...
LADRÃO – É o seguinte sua velha coroca, isso aqui é uma arma, e está apontada pra você, e eu não estou brincando, eu quero a sua bolsa agora!
VOVÓ – Ta bom, ta bom. Por causa dessa arma eu vou passar a bolsa. Mas, queria ver você sem essa arma... será que teria coragem para enfrentar a vovó Van-Dame? (Faz gestos de lutas, tipo posição de Karatê Kid)
LADRÃO – Me dá logo essa porcaria! (Abre a bolsa) Mas como tu é pobre hem? Não tem nenhuma graninha aqui?
VOVÓ – Acha que sou boba? Eu andar com dinheiro com tanto ladrão a solta por aí? Eu sou é uma vovó muito da esperta. Mas tem algo valioso aí dentro.
LADRÃO – Tem nada, só um livro e badulaques... nada mais.
VOVÓ – Devia se envergonhar. Tens uma preciosidade nas mãos e não a reconhece. Este livro. É precioso. Contém tesouros , riquezas, tudo o que você precisa.
LADRÃO – Isso é uma Bíblia vovó!
VOVÓ – É a Palavra de Deus. Que aliás, você deve estar muito longe dEle NE? Seu ladrãozinho malvado! Fica assaltando velhinhas indefesas! (Bate nele) Malvado! Malvado! E... malvado!
LADRÃO – Olha vovó, desculpa... eu jamais ia machucar a senhora, eu só queria uma graninha.
VOVÓ – E quem não precisa de grama? O seu problema não é grana, você precisa é de Cristo! Sai dessa vida, só Jesus pode te dar a paz que dinheiro nenhum pode comprar. Me dá essa arma aqui! (Toma dele) Eu estou indo pra igreja e você vai comigo. Jesus vai transformar a sua vida!!! Vamos!
(Saem de braços dados, ou ele com jeito de menino que levou bronca, sai com a vovó puxando suas orelhas)
 
Se montar esta peça, faça contato com o autor, diga-lhe como foram o trabalho e os resultados. Jaime Junior


Dinâmicas

Dinâmica: Medo de Desafios

Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
Procedimento:
    Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).
   Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
Objetivos:
   O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.


Dinâmica: do 1, 2, 3
 


Objetivo: Quebra-gelo
Procedimento:
    1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
    2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
    3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
    4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que deem uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida


Dinâmica do Amor

Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
    Para início de ano Ler o texto ou contar a história do "Coração partido" - Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho." Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante.

 

Dinâmica: “Convivendo com Máscaras”

 


Objetivo: Proporcionar o exercício da auto e heteropercepção.
Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de churrasco, CD com a música quem é você (Chico Buarque)
Procedimento:
1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara com os materiais disponíveis na sala, que fale dele no momento atual.
2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que cada um se apresente falando de si através da mascara.
3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que mais se identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de usar.
4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um mini teatro improvisado.
5. Formar um círculo para que cada participante escolha um dos integrantes do grupo para lhe dizer o que vê atrás de sua máscara...
6. Abrir para discussões no grupo

 

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