9 plantas medicinais para o coração
Conheça 9 plantas medicinais que ajudam a proteger seu corpo contra as doenças do coração:
- Chá verde: Devido à presença de catequinas, que evitam que a gordura acumule-se nas paredes das artérias, o chá verde é muito eficaz no combate ao colesterol.
- Folhas de Oliveira: Graças às suas propriedades medicinais estas folhas normalizam os valores da pressão arterial sistêmica.
- Fel da Terra: Tem efeito sob a insulina e ação antioxidante sendo útil no controle da diabetes.
- Garcina Cambogia: Contém ácido hidroxicítrico contribuindo para o bloqueio parcial da síntese de ácidos gordos, reduzindo a conversão destes em gordura, contribuindo ainda para diminuir o apetite.
- Espinheiro Branco: a suas propriedades medicinais ajuda a regular a pressão e a controlar arritmias cardíacas.
- Ginko Biloba: Esta planta ajuda a diminuir a agregação plaquetária e a melhorar a circulação sanguínea.
- Alho: Contém propriedades cientificamente comprovadas que regulam os níveis de colesterol, diminuindo o risco de doenças cardíacas.
- Arando: Contém grandes quantidades de resveratrol sendo eficaz na diminuição da glicose no sangue, conferindo mais resistência ao coração.
- Folhas de Freixo: Possuem ação diurética e laxante, sendo muito eficaz no combate à retenção de líquidos.
Chá medicinal para o coração
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de uma das 9 plantas medicinais acima citadas e
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Coloque a erva na xícara e cubra com a água fervente. Deixe amornar devidamente tapado, coe e beba logo a seguir, para garantir uma maior concentração do princípio ativo. Recomenda-se tomar de 3 a 4 xícaras deste chá por dia para alcançar os benefícios pretendidos.
12 sinais que podem indicar problemas no coração
Conheça 12 sinais que podem indicar problemas no coração. São eles:
- Ansiedade: um ataque cardíaco pode causar muita ansiedade e medo da morte, momentos antes de ocorrer
- Desconforto no peito: sintoma clássico de um ataque cardíaco
- Tosse persistente: pode ser o resultado do acumulo de líquidos nos pulmões, devido à insuficiência cardíaca
- Tontura: sentir-se tonto e chegar a desmaiar pode ocorrer momentos antes de um ataque cardíaco ou em casos como arritmia ou hipotensão;
- Fadiga: sentir-se muito cansado o tempo todo pode indicar insuficiência cardíaca;
- Náusea ou falta de apetite: o inchaço abdominal causado pela retenção hídrica pode indica mau funcionamento do coração; pode também estar associada a dor do infarto;
- Dor em outras partes do corpo: a dor pode começar no peito e se espalhar para os ombros, braços, cotovelos, costas, pescoço, mandíbula, ou no abdômen e também pode estar relacionada a um ataque cardíaco
- Pulso rápido e irregular: quando acompanhado de fraqueza, tonturas ou dificuldade em respirar pode ser evidência de um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou uma arritmia
- Falta de ar: pode indicar também o início de um ataque cardíaco
- Suor frio repentino: pode indicar um infarto, hipotensão, hipertensão ou arritmia;
- Inchaço: a insuficiência cardíaca pode causar retenção de líquido;
- Fraqueza extrema: pode ocorrer nos dias que antecedem um ataque cardíaco ou associada a insuficiência cardíaca ou hipotensão;
Quanto maior o número de sintomas que sentir, maiores são as chances de apresentar um quadro de insuficiência cardíaca, ou mesmo ataque cardíaco. Por isso, é importante marcar uma consulta com um cardiologista para uma avaliação minuciosa e consequente tratamento.
Indivíduos que possuem maiores chances de sofrer com doenças do coração são aqueles que têm antecedentes familiares com problemas de coração, os que estão acima do peso ideal, fumam e possuem outras doenças associadas, como diabetes e hipertensão. Nestes casos, todo o cuidado é pouco.
Sintomas de doença do Coração
Os sinais e sintomas que se manifestam em quase todas as doenças do coração ou que podem indicar algum tipo de comprometimento cardíaco são:
- Falta de ar, no repouso ou no esforço
- Dor no peito, devido à má circulação sanguínea no local
- Cansaço fácil
- Desmaio
- Palpitações ou taquicardia
- Tosse seca persistente
- Pressão alta
- Cor azulada nas pontas dos dedos ou unhas
- Tonturas
- Má circulação nas pernas
- Impotência sexual
- Inchaço nos tornozelos;
Os indivíduos com maior propensão para desenvolverem as doenças do coração são: os sedentários, os obesos, os indivíduos com colesterol alto, os diabéticos e os com histórico de doença cardíaca na família. Estes devem ter uma atenção especial à sua saúde, evitando o sobrepeso e a má alimentação, que são fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardíacas.
A maioria das doenças cardíacas não surge de repente. Elas vão se desenvolvendo ao longo dos anos, muitas vezes sem apresentar nenhum sintoma. Algumas, só são descobertas quando o indivíduo submete-se a exames, como um simples eletrocardiograma (ECG) ou um teste de esforço, por exemplo.
Como prevenir doenças cardíacas
Para prevenir as doenças cardíacas, recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e também pouca gordura, além da prática regular de exercícios físicos. Quem não tem tempo livre, deve fazer escolhas acertadas, como evitar o elevador e subir de escadas, não usar o controle remoto e levantar para mudar o canal de tv e outras atitudes que façam o corpo se esforçar mais e gastar mais energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário