"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 8 de setembro de 2013

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a história do teatro de sombra.
Identificar obras artísticas em diferentes acervos.
Vivenciar uma apresentação teatral.
Duração das atividades
3 aulas com duração de 40/50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
História do Teatro.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor deve organizar uma exibição de vídeos para que os alunos possam apreciar o teatro de sombras. Após a apreciação dos vídeos o professor inicia uma conversa sobre o que assistiram. Depois, orienta os alunos a escreverem e desenharem o que chamou mais sua atenção.
Sugestão de vídeos:
A Lenda do Teatro de Sombra:
O professor deve pesquisar informações sobre a origem do teatro de sombras para contextualizar com a leitura de um texto. O professor ler para a turma o texto disponível no endereço abaixo: 

ATIVIDADE 2

O professor irá propor a turma a leitura de parlendas, ditos populares. Com esses textos desenvolver uma dinâmica na qual as crianças irão fazer mímicas para os colegas descobrirem o que estão representando. Depois o professor sugere a mesma brincadeira usando as mãos. Para esse momento o professor monta o palco com um lençol/cortina branco(a). As crianças que irão representar ficarão atrás do palco e o professor acenderá uma lanterna por trás delas para dá o efeito de luz e sombra.
 O professor poderá propor outra forma de fazer o teatro utilizando o data show para projetar as sombras.
 Segue algumas parlendas:
  

ATIVIDADE 3  

O professor propõe a montagem de um teatro de sombras. As crianças deverão criar coletivamente um texto. O professor deverá lembrar as crianças de pensar no cenário, nos personagen e  nas ações. Assim, elas terão elementos para fazer os movimentos dos personagens. Depois, as crianças desenharão os personagens e ocenário em cartolina guache. Elas deverão recortar e colar em palito de picolé ou churrasco.

Sugestão para montar um teatro

TEATRO DE SOMBRAS
Você vai precisar de:
- caixa de papelão
- 1 folha grande de papel transparente
- cartolina ou papelão
- 1 lanterna
- 1 tesoura sem ponta
- varetas finas de madeira
- cola ou fita adesiva
- pincel
Como fazer:   
- Tire o fundo da caixa, a tampa e o lado de trás. Faça um recorte no formato de uma tela de TV, na frente da caixa.
- Recorte e cole quadradinhos de papelão e pinte a caixa com cores escuras para não vazar luz. Depois cole a folha de papel fino, por trás, tapando o buraco da frente.
- Agora, faça duas aberturas de 15cm nos dois lados da caixa. Para contar a sua história, recorte seus personagens em cartolina e cole na vareta com a fita adesiva. Pronto!
É só passar pelo buraco com as suas “sombras”, acender a lanterna por trás de tudo para as sombras aparecerem e fazer a sua apresentação!

ATIVIDADE 4  

Cada grupo irá apresentar o teatro de sombra que criaram. O Professor providencia um teatrinho de caixa/madeira ou lençol branco e lanterna. As crianças irão se organizar em dois grupos: apresentadores e platéia. Depois, as crianças que apresentaram o teatro irão sentar e o outro grupo irá fazer a sua apresentação. Combine com as crianças de fazer em outro dia uma apresentação para as turmas da escola. Exponha o texto de cada grupo e fotos da apresentação no mural da escola, socializando os trabalhos das crianças.
Sugestão:
O professor poderá propor  uma visita ao teatro ou convidar algum grupo, artista de teatro de sombra para fazer uma apresentação na escola. Após essa atividade os alunos irão fazer o registro através do desenho e escrita.
Recursos Complementares
Avaliação
O professor deverá considerar a participação, contribuição na elaboração da escrita do texto e colaboração do aluno na organização do teatro de sombras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário