"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 29 de setembro de 2013

FILME - Preciosa



 PRECIOSA: RETRATOS DE UMA SOBREVIVÊNCIA TRÁGICA

Sinopse: O filme começa em Harlem, no ano de 1987. A história é narrada pela personagem principal, que em alguns intervalos, insere seu ponto de vista nas situações apresentadas. A protagonista citada é a adolescente afro-americana Clareece "Precious" Jones (Gabourey Sidibe), que vive (ou sobrevive?) com sua familia desajustada; engravidada duas vezes pelo pai e em uma relação destrutiva com a sua mãe (Mo'Nique). Preciosa é muito fechada para os outros, mas aberta a reflexões, e daí, temos alguns dos momentos mais bonitos do filme. Toda reflexão de Preciosa se transforma em poesia: ás vezes ela relata ser apaixonada pelo professor, não gosta (e não consegue) ler e adora matemática (ela diz que nem sabe o motivo).

Filmado em apenas cinco semanas, e com um orçamento, digamos, ínfimo para a realidade da indústria cinematográfica hollywoodiana, Preciosa ainda aborda, de forma ligeira, o processo de escrita como forma de expurgar suas dores e ressentimentos: na sala de aula, a adolescente Preciosa e suas colegas usam as experiências diárias (e passadas) para abordagem dos seus respectivos panoramas de vida.

Narrado de forma poética (como já dito) e com interferências poderosas do roteiro (na cena em que a mãe conversa com ela através de uma foto), o filme nos permite assisti-lo de forma confortável, devido a estes maneirismos da sétima arte, mesmo que estejamos diante de uma história amarga e intensamente sofrida.



REFLEXÕES SOBRE O FILME:

1. Por que ao adentrar na sala de aula da nova instituição “Each one teach one” (Cada um ensina um), Preciosa sente-se como inserida em uma redoma de luz. Como você interpreta essa cena?

2. A educação (escolarização) é importante na vida de Preciosa? Aos 16 anos Preciosa ainda tem dificuldades de leitura apesar de ser inteligente e muito reflexiva. O que pode ter prejudicado seu aprendizado?

3. Quando a diretora de sua escola fica sabendo de sua 2ª gravidez encaminha-a para uma escola alternativa. Como você analisa o comportamento da diretora?

4. O que muda na vida da adolescente depois que ela muda de escola?

5. Devido aos estupros, Preciosa engravida duas vezes: a avó ajuda na criação da sua primeira filha, apelidada de Mongo. Por que ela era chamada dessa forma?

6. “Eu gostaria de ter um namorado com pele clara e cabelos fabulosos... eu queria ser capa de revista”. O que leva Preciosa a ter esse tipo de pensamento?

7. A mãe de Preciosa a obriga a comer um enorme pé de porco mesmo sem fome. Por que ela não reage aos abusos da mãe?

8. “Tenho pena dela, é só uma professora, não uma assistente social”. A princípio essa frase pode causar estranheza, mas analisando melhor percebe-se a sensibilidade e grandiosidade de Preciosa que nem os maus-tratos da mãe conseguiram destruir. Por quê? O que ela quer dizer com isso?

9.“Você sabe soletrar imigrante ilegal?” Por que uma das alunas da escola faz essa pergunta a uma das colegas da classe?

10. Quando descobre que sua professora é lésbica Preciosa nos presenteia com mais uma de suas sensíveis reflexões a respeito dos homossexuais. O que isso representa em termos de amadurecimento para Preciosa?

11. Qual o impacto da notícia da morte do pai para Preciosa?

12. “Semana passada, Sr. Raimi me pediu que escrevesse como eu queria ser: eu disse: cabelos longos, pele clara e magra.” Por que Preciosa queria ser assim?

Atividades elaboradas por Dilmara Furlan de Faira e baseadas em resenha de Leonardo Campos no site:

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/cinema/leonardo_cinema_10_preciosa

Pesquisa:

1. O diretor do filme fez uso de cores intensas e de planos fechados em determinados momentos do filme. Em linguagem cinematográfica o que pode representar essa intenção do diretor?

2. Preciosa sai para um passeio a um museu e ouve o discurso de Marthin Luther King, que ficou conhecido como “I have a dream.” A partir dessa intertextualidade que relevância as palavras ditas por um ativista político em 1963 podem ter tido sobre Preciosa?

3. O que são personagens planos e esféricos? Identifique no filme exemplos dessas personagens.

4. O que é a Síndrome de Down? E o Mongolismo? Por que elas receberam esses nomes?

5. Preciosa sofria violência doméstica. A Lei Maria da Penha se aplicaria a esse caso?

6. Quem define os padrões de beleza? O que é belo e o que não é? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário