Atividades: sequência didática trabalhando com receitas!
Bolo coelho de páscoa - como fazer
É tão bonito que nem sabemos se é bolo de páscoa ou coelho!
Veja abaixo como cortar e fazer:
Fonte: bettycrocker
e
divinedinnerparty
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Projeto atividades culinárias "Com receitas é gostoso aprender"!
Identificação:
Escola Estadual Professor João Mestre
Monsenhor Paulo- MG
Público alvo: alunos do ensino fundamental (4o ano).
Período: 4 semanas
Responsável: Elenici Freitas Gomes de Melo
Justificativa:
Para que o aluno se torne participante integrante da comunidade é preciso que a escola crie
situações do cotidiano, explorando as possibilidades e potencialidades existentes em cada um. É preciso
investir levando-os a compreender o mundo a sua volta. Com prazer é possível buscar o comprometimento,
habilidades para gerar ação e competência para agir.
“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado
momento a tua fala se torne a tua prática” (Paulo Freire).
É neste propósito que este projeto viabiliza a construção de um campo de possibilidades ricas e
diversificadas de interação entre as crianças, propiciando um planejamento participativo, responsável,
marcado pelo diálogo e prazer.
Objetivo Geral:
O objetivo do projeto é proporcionar às crianças um contato frequente com esta tipologia textual de
forma lúdica, divertida e contextualizada, através da realização de receitas em sala de aula e da construção
de um livro de receitas culinárias, possibilitando a habilidade de empregar os conhecimentos, como
medidas, em situações do cotidiano, despertando o prazer em realizá-los.
Objetivos Específicos:
• Ler, observando indícios que indicam a estrutura de um texto.
• Reconhecer um texto instrucional, identificando sua finalidade e localizando informações.
• Compreender a necessidade de medir em situações do cotidiano e reconhecer a importância das
medidas.
• Identificar e utilizar as unidades de medidas usadas para medir massa, capacidade e tempo.
• Conhecer procedimentos e utilizar instrumentos de medidas não padronizadas na resolução de
situação-problema.
• Converter medidas: Kg/g e L/ml .
• Criar uma receita
• Produzir um livro de receitas culinárias ilustrado.
• Fazer pesquisas na internet enriquecendo o conhecimento.
Disciplinas e Conteúdos:
Português
• Leitura e compreensão de textos instrucionais
Matemática
• Medidas de massa, capacidade e tempo.
• Resolução de problemas envolvendo medidas.
Redação e Expressão
• Produção de textos instrucionais, convites, cartazes, dedicatória.
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno
em sala de aula; através de pesquisas, aulas expositivas, dialogadas e práticas.
Atividades
Eixo: Compreensão e valorização da cultura escrita
Capacidade: -Conhecer e utilizar modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade
Pedir que os alunos tragam de casa, uma receita preferida.
Eixo: Apropriação do Sistema de Escrita
Capacidade: - Dominar convenções gráficas: Compreender a orientação e o alinhamento da escrita do texto.
Copiar a receita na folha que fará parte do livro de receitas. A professora orientará quanto à estrutura
da página (numerada e com margem) e do texto (partes do texto).
Cada aluno deverá selecionar quatro receitas que os colegas trouxeram e copiá-las, seguindo a
mesma estrutura para facilitar na montagem do livro. Todas deverão ser ilustradas de modo criativo,
auxiliando a compreensão das orientações.
Eixo: Procedimentos de Leitura
Capacidades: - Identificar a finalidade e funções da leitura, em função do reconhecimento do
suporte, do gênero e da contextualização.
- Localizar uma informação explícita
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
Leitura e estudo do texto: para que serve, estrutura do texto (partes do texto), estudo do vocabulário
de palavras (uso do dicionário quando necessário), onde é publicado, etc.
Leia o texto e observando-o responda:
1-Para que serve esse texto?
2- Onde esse texto é publicado?
3- O texto é composto de quantas partes? Quais são elas?
4- Que nome recebe a lista de elementos que serão utilizados? E as instruções de preparo?
5- De acordo com seu texto, qual é a primeira coisa a ser feita?
6- Pesquisar o significado das palavras desconhecidas no dicionário/valorizar o conhecimento prévio
do aluno.
Eixo: Compreensão e valorização da cultura da escrita
Capacidade: Conhecer os usos e funções sociais da escrita
•
No computador os alunos poderão conhecer outras receita e escolher uma para copiar no livro de
receitas, consultando o site http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/index.html (todas devem ser
ilustradas).
Apresentação
Escola Estadual Professor João Mestre
Monsenhor Paulo- MG
Público alvo: alunos do ensino fundamental (4o ano).
Período: 4 semanas
Responsável: Elenici Freitas Gomes de Melo
Justificativa:
Para que o aluno se torne participante integrante da comunidade é preciso que a escola crie
situações do cotidiano, explorando as possibilidades e potencialidades existentes em cada um. É preciso
investir levando-os a compreender o mundo a sua volta. Com prazer é possível buscar o comprometimento,
habilidades para gerar ação e competência para agir.
“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado
momento a tua fala se torne a tua prática” (Paulo Freire).
É neste propósito que este projeto viabiliza a construção de um campo de possibilidades ricas e
diversificadas de interação entre as crianças, propiciando um planejamento participativo, responsável,
marcado pelo diálogo e prazer.
Objetivo Geral:
O objetivo do projeto é proporcionar às crianças um contato frequente com esta tipologia textual de
forma lúdica, divertida e contextualizada, através da realização de receitas em sala de aula e da construção
de um livro de receitas culinárias, possibilitando a habilidade de empregar os conhecimentos, como
medidas, em situações do cotidiano, despertando o prazer em realizá-los.
Objetivos Específicos:
• Ler, observando indícios que indicam a estrutura de um texto.
• Reconhecer um texto instrucional, identificando sua finalidade e localizando informações.
• Compreender a necessidade de medir em situações do cotidiano e reconhecer a importância das
medidas.
• Identificar e utilizar as unidades de medidas usadas para medir massa, capacidade e tempo.
• Conhecer procedimentos e utilizar instrumentos de medidas não padronizadas na resolução de
situação-problema.
• Converter medidas: Kg/g e L/ml .
• Criar uma receita
• Produzir um livro de receitas culinárias ilustrado.
• Fazer pesquisas na internet enriquecendo o conhecimento.
Disciplinas e Conteúdos:
Português
• Leitura e compreensão de textos instrucionais
Matemática
• Medidas de massa, capacidade e tempo.
• Resolução de problemas envolvendo medidas.
Redação e Expressão
• Produção de textos instrucionais, convites, cartazes, dedicatória.
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno
em sala de aula; através de pesquisas, aulas expositivas, dialogadas e práticas.
Atividades
Eixo: Compreensão e valorização da cultura escrita
Capacidade: -Conhecer e utilizar modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade
Pedir que os alunos tragam de casa, uma receita preferida.
Eixo: Apropriação do Sistema de Escrita
Capacidade: - Dominar convenções gráficas: Compreender a orientação e o alinhamento da escrita do texto.
Copiar a receita na folha que fará parte do livro de receitas. A professora orientará quanto à estrutura
da página (numerada e com margem) e do texto (partes do texto).
Cada aluno deverá selecionar quatro receitas que os colegas trouxeram e copiá-las, seguindo a
mesma estrutura para facilitar na montagem do livro. Todas deverão ser ilustradas de modo criativo,
auxiliando a compreensão das orientações.
Eixo: Procedimentos de Leitura
Capacidades: - Identificar a finalidade e funções da leitura, em função do reconhecimento do
suporte, do gênero e da contextualização.
- Localizar uma informação explícita
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
Leitura e estudo do texto: para que serve, estrutura do texto (partes do texto), estudo do vocabulário
de palavras (uso do dicionário quando necessário), onde é publicado, etc.
Leia o texto e observando-o responda:
1-Para que serve esse texto?
2- Onde esse texto é publicado?
3- O texto é composto de quantas partes? Quais são elas?
4- Que nome recebe a lista de elementos que serão utilizados? E as instruções de preparo?
5- De acordo com seu texto, qual é a primeira coisa a ser feita?
6- Pesquisar o significado das palavras desconhecidas no dicionário/valorizar o conhecimento prévio
do aluno.
Eixo: Compreensão e valorização da cultura da escrita
Capacidade: Conhecer os usos e funções sociais da escrita
•
No computador os alunos poderão conhecer outras receita e escolher uma para copiar no livro de
receitas, consultando o site http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/index.html (todas devem ser
ilustradas).
PARA VER E BAIXAR ESTE PROJETO COMPLETO CLIQUE AQUI
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A Escola Kennedy também trabalhou o Projeto Culinária com seus alunos.
Apresentação
Um dos conteúdos programados para o ano letivo são as tipologias
textuais que devem ser desenvolvidos durante o ano e uma boa dica para
trabalhar textos de instruções é a receita. Nosso trabalho busca
alternativas inovadoras e motivadoras que realmente o aluno sinta-se
bem em estudar e aprender levando todo o seu aprendizado e conhecimento
no ato de entender e seguir intruções fazendo na prática. A prática no
cotidiano escolar é de suma importância porque “Quem vê esquece quem
pratica relembra”. Essa atividade foca desenvolver a capacidade de
interpretar uma receita e executar essa receita na prática, favorecendo
o relacionamento entre o grupo, criando oportunidades para conversarem
e trocarem experiências. Além, da oportunidade de explorar os rótulos
dos produtos utilizados na receita, observando a data de validade, a
importância do código de barras, o nome do produto, a conservação
depois de aberto ou mesmo que fechado, o peso, o símbolo de reciclagem,
entre outros.
Atividade desenvolvida pelos alunos do 2º Ano Matutino com a Professora Fabricia Bertolde. (Texto site da Escola Kennedy)
Para ver a galeria de fotos do projeto clique aqui, ficou muito bonito!
Como fazer sorvete de pipoca passo a passo?
Casquinhas de sorvete decoradas com pipoca caramelizada! hummmm
O preparo é relativamente simples, e o visual bem atraente:
Ingredientes:
Casquinhas de Sorvete (à venda em supermercados)
Marshmallows (à venda em lojas de doces)
Pipoca
Manteiga
Confeitos coloridos
Como Fazer:
Prepare a pipoca e reserve-a sobre um tabuleiro.
Misture com ajuda de uma colher até começar a caramelizar (fica parecendo com com esta massa).
Retire do fogo e despeje sobre a pipoca. Com a ajuda de uma espátula vá misturando sobre a pipoca. Cuidado para não se queimar.
Com as mãos, comece a formar bolas com as pipocas caramelizadas.
Coloque a bola sobre a casquinha de sorvete. aperte para que fiquem fixadas.
Passe o sorvete em granulados e confeitos coloridos para finalizar.
É ótima idéia para a criançada!
Fonte: Bebeaporter
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Especial Receitinhas Infantis!
Este espaço é reservado a receitinhas juninas. Estamos nos meados de
Junho e pelo país afora acontecem as tradicionais festas. Mas não fica
por aí, quem não gosta de receitas típicas deste mês?
Então, mãos a obra porque o Especial Receitas Juninas está chegando! E
com ele, atividades muito produtivas para fazer com a turma com
receitas, em todas as disciplinas e áreas! Beijo! Liza
foto/reprodução: My Lovely Cake
- Cocada de colher!
- Bolo de Pamonha;
- Doce de coco quebra queixo;
- Paçoca!
- Pirulito de Pipoca de chocolate!
- Bolo de Macaxeira ou aipim;
- Cupcakes Juninos!
- Pé-de-Moleque de leite condensado!
- Maçã do Amor tradicional e colorida!
- Revista 30 receitas de Festa Junina!
- Sorvete de pipoca!
Esta postagem pertence ao Espaço Educar.
Se você copiar, dê os créditos. Contato: espacoeducarliza@yahoo.com.br
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Você receberá um e-mail de confirmação. É preciso seguir o link para confirmar.
Receita: Como fazer cola caseira?
A dica de Como fazer Cola de Farinha para Artesanato com Jornal é de Kelly Maira , via Orkut em Arte em Jornal - Receita de Cola de Farinha.
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 7 colheres de farinha de trigo;
- 2 colheres de vinagre (pode ser pinho sol ou outro desinfetante comum)
Preparo:
Separar 1/3 da água e o restante colocar para ferver;
Na água separada acrescentar as 7 colheres de sopa de farinha de trigo.
Quando a água estiver fervendo, acrescentar o restante da água com a farinha dissolvida;
Mexer por 5 minutos.
Acrescentar as 2 colheres de vinagre ou desinfetante e mexer por mais 2 minutos.
Pronto! Desligar o fogo, esperar esfriar e usar.
Esta cola pode ser conservada por 1 semana na geladeira.
Para que ela fique cremosa novamente, basta bater no liquidificador.
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 7 colheres de farinha de trigo;
- 2 colheres de vinagre (pode ser pinho sol ou outro desinfetante comum)
Preparo:
Separar 1/3 da água e o restante colocar para ferver;
Na água separada acrescentar as 7 colheres de sopa de farinha de trigo.
Quando a água estiver fervendo, acrescentar o restante da água com a farinha dissolvida;
Mexer por 5 minutos.
Acrescentar as 2 colheres de vinagre ou desinfetante e mexer por mais 2 minutos.
Pronto! Desligar o fogo, esperar esfriar e usar.
Esta cola pode ser conservada por 1 semana na geladeira.
Para que ela fique cremosa novamente, basta bater no liquidificador.
Receita de Páscoa: Pirulitos de biscoito tipo Trakinas!
Nessa época, os professores (principalmente os de escolas públicas), procuram algum modo prático e mais barato de presentear a turminha. Essa receitinha de pirulito de biscoito é prática, baratinha e fácil!
Você precisará apenas de biscoitos recheados de chocolate, palitos de picolé e chocolate em barra para derreter.
01. Espete cada biscoito no palito de picolé;
02. Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas;
03. Vá passando os biscoitos já no palito dentro do chocolate derretido e colocando sobre uma base. Em seguida, leve ao congelador para endurecer.
É rápido! Assim que endurecer, envolva num saquinho transparente ou fantasia, amarre com
fitilho e pronto! Você pode colar um coelhinho na frente ou colocar vários dentro de uma lembrancinha, no porta-pirulitos etc.
*Depois que endurecer, você pode também enfeitar de vários modos:
01. Ainda mole o chocolate, jogue confeito colorido ou brigadeiro sobre todo o pirulito e leve ao congelador depois.
02. Depois de duro o pirulito já com chocolate preto, você pode rabiscar chocolate branco derretido sobre ele e levar novamente ao congelador. Fica lindo!
Se você deseja ver mais receitinhas relacionadas ao pirulito de biscoito, visite os espaços abaixo:
Zaruskas;
Almanaque Culinário;
Mundo do Sabor;
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