"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 25 de novembro de 2014


-         Identificação de alguns papéis sociais;
-         Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.

Atividades

-         Roda de perguntas;
-         Espelho;
-         Recorte e colagem;
-         Interferência;
-         Pintura;
-         Histórias;
-         Pesquisas;
-         Experiências;
-         Cartazes informativos (uso e confecção);
-         Atividades em grupo e individuais;
-         Leitura, escrita, desenho e coletas de dados;
-         Busca e divulgação sobre a Dengue;
-         Brincadeiras;
-         Música;
-         Filmes;
-         Passeios;
-         Conversas;
-         Jogos;
-         Atividade de observação.

4.2. Ações de Enriquecimento Curricular

-         Formular perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;
-         Proporcionar brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;
-         Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
-         Dar espaços para as crianças perguntarem e se possível fazê-la descobrir através de pesquisas e experiências a resposta;
-         Selecionar textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
-         Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;
-         Elaborar projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos;
-         Proporcionar atividades que envolva a observação, a troca de idéias entre as crianças e a pesquisa;
-         Propiciar o acesso das crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no cotidiano da instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos, jornal, meios de transporte dos professores e funcionários, tipos de moradia em volta da escola, etc.);
-         Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
-         Permitir que a criança construísse suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os conteúdos;
-         Promover passeios para observação da diversidade de seres vivos;
-         Eleger temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos.
-         Plantio e cuidados com a horta.

4.3. Procedimentos de Avaliação

              A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

“Pois comeras do trabalho de tuas mãos; feliz será, e teira bem.”
Salmos 128.2




5. Matemática

              Objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.

5.1. Conteúdos

-         Escrita numérica
-         Seqüência numérica
-         Número e quantidade
-         Seriação
-         Simbolização
-         Espaço e forma
-         Grandezas e medidas
-         Classificação e ordenação
-         Situação-problema
-         Cálculo mental

Procedimentos

-         Associar símbolos às quantidades correspondentes;
-         Agrupar de diferentes maneiras uma mesma quantidade;
-         Seriar diferentes materiais;
-         Verbalizar numa série dada, o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;
-         Fazer comparações entre números e quantidades;
-         Ler, escrever, comparar e ordenar números;
-         Participar de brincadeiras e jogos onde se faz uso da contagem;
-         Manipular os elementos do seu ambiente;
-         Classificar elementos segundo diferentes critérios, como cor, forma, tamanho, etc.
-         Relacionar tamanhos, formas e medidas;
-         Resolver situações-problemas;
-         Observar formas geométricas;
-         Verbalizar em diferentes situações a seqüência numérica;
-         Separar e generalizar materiais diversos;
-         Colecionar materiais de acordo o interesse do grupo;
-         Analisar e avaliar as suas conquistas;
-         Seriar, comparar e verbalizar números e quantidades;
-         Saber tomar decisões a partir dos desafios da rotina diária;
-         Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações;
-         Comparar as distâncias, medidas e tamanho;
-         Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
-         Registrar números em diferentes situações;
-         Manusear cédulas xerocadas em brincadeiras de faz-de-conta;
-         Ter confiança em suas próprias estratégias;
-         Comparar receitas (culinária, tintas, etc.);
-         Comparação de escritas numéricas.

Atitudes, Normas e Valores

-         Observação e conhecimento dos números existentes no ambiente que nos cerca;
-         Capacidade de identificar e comparar quantidades e números;
-         Valorização de trocas de experiências a partir de situações reais;
-         Desenvolvimento de capacidade de relacionar, comparar, classificar e ordenar números;
-         Desenvolvimento da notação numérica;
-         Observação do espaço em que vive;
-         Curiosidade;
-         Observação e uso dos números em seus diferentes contextos;
-         Segurança na resolução e formulação de hipóteses em desafios;
-         Identificação de diferentes materiais sobre o mesmo assunto;
-         Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos;
-         Compreensão e uso de diferentes instrumentos de medida;
-         Uso da linguagem matemática;
-         Exploração e identificação de propriedades geométricas;
-         Resolução de problemas elaborados pelos alunos e pelos professores;
-         Análise e avaliação de suas conquistas.

Atividades

-         Observar números que fazem parte de sua vida (sapato, roupa, casa, etc.);
-         Bingo e ditado de números;
-         Trabalho com seqüência numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro numérico, calendário;
-         Músicas;
-         Histórias (valorizando a seqüência dos fatos);
-         Jornais de mercado;
-         Jogos de encaixe;
-         Jogos numéricos;
-         Uso do calendário;
-         Pesquisa;
-         Histórias;
-         Exploração de numerais em diferentes materiais;
-         Músicas;
-         Registro de jogos (posição, pontuação);
-         Listas;
-         Modelagem;
-         Recorte e colagem;
-         Observar e explorar o ambiente que o cerca;
-         Manipular os elementos do seu ambiente;
-         Classificar materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;
-         Brincar com rótulos e embalagens em diversas situações;
-         Jogos de contagem;
-         Situações problema envolvendo o cotidiano escolar.
-         Ditado de números;
-         Manipular e utilizar blocos e figuras geométricos;
-         Jogos variados;
-         Participar do feitio e registro de receitas.


5.2. Ações de Enriquecimento Curricular

-         Fazer uso do calendário durante todo o ano letivo;
-         Despertar a criança para a presença dos números em diferentes contextos;
-         Propor, no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações, chamada, etc.;
-         Questionar as crianças para que reflitam e formulem hipóteses;
-         Propor dramatizações de situações-problema;
-         Realizar trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e artesanato;
-         Utilização dos números durante as atividades seqüenciadas;
-         Fazer uso de contagem através da tabela numérica;
-         Propor momentos com oficinas de jogos;
-         Dar oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando, classificando, ordenando, contando, medindo, etc.
-         Organizar atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.
-         Propor situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano;
-         Aproveitar situações reais para propor novos desafios;
-         Elaborar situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens.
5.3. Procedimentos de Avaliação

              A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário