"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Dicas de Etiqueta



Dica de Etiqueta para uso de Celular

Dica de etiqueta para uso de celular
Dicas de etiqueta ao celular
Dicas para uso do celular

Quando e aonde desligar o celular?
Os celulares devem ser desligados em: em reuniões de trabalho, cinemas, teatros, hospitais e locais impróprios (como festas, recepções ou reuniões íntimas). Se estiver esperando uma ligação muito importante deixe no vibracall e afaste-se para atender.

E em quais locais pode-se utilizar?
Pode usar sem medo em cafés, no carro com viva voz (de preferência sozinho), em salas de espera, filas de banco. Pode-se usar celular na cintura? É um modo não muito elegante. Mas, a trabalho, durante o dia não há muitas alternativas - pelo menos para os homens. O melhor é não usá-lo pendurados em bolsas, nos cintos e muito menos em pochetes. E, na hora de correr, do cooper, deixe-o em casa.

Posso perguntar onde você está?
Esqueça esta pergunta. Ao ligar para um celular nunca pergunte “onde você está?”. A pergunta correta, assim que a outra pessoa atender, é se é possível falar naquele momento.

Na espera?
Quando atender o seu celular e estiver com outras pessoas seja rápido. Nada mais impróprio do que atrapalhar a conversa do grupo com um papo paralelo. Pior que isso, só quando um casal está em um restaurante ou bar e um dos dois atende o celular e engata uma conversa infindável.

Devo retornar uma ligação?
Nunca deixe de retornar uma ligação de sua caixa postal. No mundo moderno dos negócios e relações empresariais todo ato está sendo avaliado como postura profissional.

Ligado ou desligado?
Se não quiser ser encontrado é melhor deixar o telefone desligado ou no vibracall. Você esqueceu? Não finja que não é o seu que está tocando. Peça licença e seja rápido. E cuidado com os toques “alegrinhos”. Já pensou se a "cucaracha" tocar no momento da assinatura do seu contrato do ano?

Posso ligar de madrugada?
Não. Qualquer que seja o meio de comunicação é bom lembrar uma antiga regra de etiqueta: nunca “incomode” ninguém antes das 9 horas e depois das 22 horas, a menos que já tenha combinado anteriormente. Com relação ao celular essa regra deve ser seriamente respeitada.

Preciso ser discreto em restaurantes?
Sim. Sozinho em restaurantes abaixe o volume para que não seja ouvido na cozinha e atenda em voz baixa. Mas muito baixo mesmo, pois a mesa ao lado não precisa - e nem deseja - ouvir a sua conversa.

Posso pedir celular emprestado?
Não. Evite pedir emprestado o celular dos outros, só o faça em casos extremos. E nem pense em fazer ligações DDI...


Nenhum comentário:

Postar um comentário