"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 13 de dezembro de 2014

Dicas: Jogos e Atividades


Use jogos educativos nas suas aulas. - Desenvolva atividades lúdicas com seus alunos. - Procure introduzir cada novo conteúdo de forma diferente. - Mude a disposição das cadeiras e mesas na sala de aula. - Faça os alunos participarem das aulas. - Troque de ambiente e dê aula no pátio da escola, por exemplo. - Explore cartazes, vídeos, filmes. - Traga jornais e revistas para a sala de aula. - Aproveite todo o ambiente escolar. - Crie aulas diferentes e divertidas. - Elabore situações problemas para os seus alunos resolverem. - Busque auxílio nos meios de comunicação. - Troque experiências com os colegas. - Valorize as opiniões de seus alunos. - Peça sugestões aos seus alunos quando for preparar suas aulas. - Faça trabalhos em pequenos grupos ou grupos sucessivos. - Solicite uma avaliação das suas aulas aos seus alunos. - Incentive e estimule a aprendizagem dos seus alunos. - Deixe transparecer que você acredita e valoriza o seu trabalho. (Artigo de Maria Luiza Kraemer)


JOGOS E ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO:


*Caça palavras: a prof.ª monta o quadro e escreve, ao lado, as palavras que o aluno deve achar.


Jogo da memória: o par deve ser composto pela escrita da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra, cursiva. ****Cruzadinha: A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz um quadro com todos os desenhos e seus respectivos nomes, para que a criança só precise copiá-los, letra a letra. *******Bingo de palavras: as cartelas devem conter palavras variadas. Algumas podem conter só palavras do tipo bastão; as outras, somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos.


Quebra cabeça de rótulos: a profª monta quebra cabeças de rótulos e logomarcas conhecidas e, na hora de montar, estimula a criança a pensar sobre a “ordem das letras”
Dominó de palavras: em cada parte da peça deve estar uma palavra, com a respectiva ilustração. Ache o estranho: a prof.ª recorta, de revistas, rótulos, logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um “estranho” (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por “A” e uma por “J”; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma folha, e pede ao aluno para achar o estranho. ************************************************************************************* Jogo do alfabeto: Utilize um alfabeto móvel (1 consoante para cada 3 vogais). Divida a classe em grupo e entregue um jogo de alfabeto para cada um.Vá dando as tarefas, uma a uma: - levantar a letra;- organizar em ordem alfabética;- o professor fala uma letra e os alunos falam uma palavra que inicie com ela;- formar frases com a palavra escolhida;- formar palavras com o alfabeto móvel;- contar as letras de cada palavra; - separar as palavras em sílabas; - montar histórias com as palavras formadas;- montar o nome dos colegas da sala;- montar os nomes dos componentes do grupo. **************************************************************************************************Adivinha qual palavra é: A professora fala uma palavra (BATATA) e os alunos repetem omitindo a sílaba inicial (TATA) ou a final (BATA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário