★ Plaquinhas de números de 1 a 10
★ 55 bananas em E.V.A.
★ Dupla face
★ Papéis color set para o quadro
★ Uma figura de macaco para decoração.
Procedimento:Disponha aos alunos figuras de bananas.
Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho
receberá mais uma banana.
Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho
receberá mais uma banana.
Conforme fazem a colocação de mais uma banana, peça que o aluno conte
e fixe o número correspondente à quantidade. Pergunte, a partir da sequência
exposta, se a contagem está crescendo ou diminuindo. Informá-los, então, que
chamamos essa contagem de "ordem crescente".
Comendo banana
Aproveitando a quantidade de bananas que o ma- caquinho juntou, apresente a
noção de subtração "menos um" e a ordem decrescente.
Materiais:
Os mesmos itens utilizados na atividade "mais uma banana".
O professor poderá adaptar a figura do macaco colocando uma língua e uma
banana descascada (saboreando o alimento).
Procedimento:Disponha aos alunos figuras de bananas.
Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho
comerá uma banana, ficando, assim, com uma a menos.
Peça ao aluno que conte e fixe o número correspondente à quantidade.
E nessa atividade, os alunos notarão que a sequência exposta está
Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho
comerá uma banana, ficando, assim, com uma a menos.
Peça ao aluno que conte e fixe o número correspondente à quantidade.
E nessa atividade, os alunos notarão que a sequência exposta está
diminuindo, sendo, assim, chamamos essa contagem de "ordem decrescente".
Dica esperta!
O educador pode adaptar a atividade com outros animais.
O educador pode adaptar a atividade com outros animais.
Descubra a preferência de seus alunos e mãos à obra!
Saiba +
Alguns sites infantis possuem diversos jogos que podem auxiliar a criança
Alguns sites infantis possuem diversos jogos que podem auxiliar a criança
no aprendizado da Matemática.
Um deles é o http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/somar/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário