Plano de Aula Cultura Afro
Como educadores ainda apresentam dificuldades em planejar e fazer um projeto sobre a Cultura Afro-Brasileira, por causa de poucos materiais e livros, resolvi dar dicas de livros e atividades.
Dicas de livros:
Projeto:
Justificativa: Ao observar que crianças já estavam percebendo as diferenças entre elas e perguntando: "Porque a Joana é cor de chocolate profª ?" resolvi então desenvolver um projeto "Conhecendo Luana", com o objetivo de trabalharmos nossas diferenças, focando principalmente na cultura Afro.
Objetivo Geral: Abordar temas como a cultura, costumes e questões da diversidade racial, apontando os valores como respeito e as diferenças.
Objetivos:
Conhecer a si mesmo e seus colegas;
Perceber que todos nós somos diferentes uns dos outros;
Trabalhar socialização "valores";
Ampliar o conhecimento sobre a cultura negra;
Conhecer e valorizar a cor negra.
Técnicas:
Dialogada;
Expositiva;
Grupal;
Individual.
Recursos:
Boneca negra;
MUC;
Caderno;
Desenvolvimento:
1º atividade: A educadora irá contar uma das Histórias que foi indicada acima, de acordo com a idade de suas criança. Eu escolhi "Amenina Bonita do Laço de Fita". Após faça perguntas, como por exemplo:
Que tem o cabelo comprido?
Que é alto?
A Joana é igual a Maria?
Quem é igual a menina da história ? E por que?
Após a perguntas, apresente a boneca Luana, fale um pouco dela, qual história que ela mais gosta o tipo de comida e dança. Pergunte se as crianças conhecem alguma.
2º atividade: Cada criança irá levar a boneca para casa nos finais de semana e também irá levar um caderno "diário da Luana" onde irá a notar o que fizeram e o que a criança aprendeu sobre os costumes e o que a Luana gosta.
Obs: Peça ajuda aos pais para pesquisarem com as crianças, assim eles á incentivam e aprende juntos.
3º atividade: A educadora irá colocar músicas africanas para as crianças dançarem.
4º atividade: As crianças irão confeccionar mas caras com argila.
5º atividade: Exposições dos trabalhos.
6º atividade: Faça uma culinária com as crianças.
Culminância: Teatro do livro "Menina Bonita do Laço de Fita"
Atividades extras:
Dicas de livros:
Projeto:
Justificativa: Ao observar que crianças já estavam percebendo as diferenças entre elas e perguntando: "Porque a Joana é cor de chocolate profª ?" resolvi então desenvolver um projeto "Conhecendo Luana", com o objetivo de trabalharmos nossas diferenças, focando principalmente na cultura Afro.
Objetivo Geral: Abordar temas como a cultura, costumes e questões da diversidade racial, apontando os valores como respeito e as diferenças.
Objetivos:
Conhecer a si mesmo e seus colegas;
Perceber que todos nós somos diferentes uns dos outros;
Trabalhar socialização "valores";
Ampliar o conhecimento sobre a cultura negra;
Conhecer e valorizar a cor negra.
Técnicas:
Dialogada;
Expositiva;
Grupal;
Individual.
Recursos:
Boneca negra;
MUC;
Caderno;
Desenvolvimento:
1º atividade: A educadora irá contar uma das Histórias que foi indicada acima, de acordo com a idade de suas criança. Eu escolhi "Amenina Bonita do Laço de Fita". Após faça perguntas, como por exemplo:
Que tem o cabelo comprido?
Que é alto?
A Joana é igual a Maria?
Quem é igual a menina da história ? E por que?
Após a perguntas, apresente a boneca Luana, fale um pouco dela, qual história que ela mais gosta o tipo de comida e dança. Pergunte se as crianças conhecem alguma.
2º atividade: Cada criança irá levar a boneca para casa nos finais de semana e também irá levar um caderno "diário da Luana" onde irá a notar o que fizeram e o que a criança aprendeu sobre os costumes e o que a Luana gosta.
Obs: Peça ajuda aos pais para pesquisarem com as crianças, assim eles á incentivam e aprende juntos.
3º atividade: A educadora irá colocar músicas africanas para as crianças dançarem.
4º atividade: As crianças irão confeccionar mas caras com argila.
5º atividade: Exposições dos trabalhos.
6º atividade: Faça uma culinária com as crianças.
Culminância: Teatro do livro "Menina Bonita do Laço de Fita"
Atividades extras:
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Jogos de Calmos
Formação: Alunos em fileiras, no máximo dez alunos, o professor estará á frente demonstrando os gestos.
Desenvolvimento: O professor, á frente de todos os alunos perguntará "Vocês conhecem o Joãozinho?", e os alunos respondem que sim, aquele que faz assim (imitando o gesto feito pelo professor) e assim por diante. Os gestos são: 1º mão esquerda no nariz, 2º mão direita na cabeça; 3º ajoelha a perna esquerda; 4º o professor também ajoelha-se colocando-se ao lado dos alunos e diz: inclinem o tronco para a direita e ao mesmo tempo empurra-os fazendo com que os da fileira caiam.
Desenvolvimento: O professor, á frente de todos os alunos perguntará "Vocês conhecem o Joãozinho?", e os alunos respondem que sim, aquele que faz assim (imitando o gesto feito pelo professor) e assim por diante. Os gestos são: 1º mão esquerda no nariz, 2º mão direita na cabeça; 3º ajoelha a perna esquerda; 4º o professor também ajoelha-se colocando-se ao lado dos alunos e diz: inclinem o tronco para a direita e ao mesmo tempo empurra-os fazendo com que os da fileira caiam.
Nariz, Nariz, Nariz
Formação: Duas fileiras frente a frente
Desenvolvimento: Ao sinal de início, o capitão da fileira escolhido pelo grupo dirá: Nariz, nariz, nariz e na quarta (4) alguma coisa que não seja a boca ( a orelha por exemplo). Enquanto isto, os adversários devem indicar em si mesmo as partes nomeadas e não o que o capitão mostra tentando confundi-los. Após inverte-se: o capitão da outra fileira (equipe) é que comanda.
Jogo dos Sinais
Formação: Em fileira, de mãos para trás.
Desenvolvimento: Ao sinal, os alunos mostram com a mão direita o gesto convencionado e sinal e escolhido pelo aluno. O primeiro aluno da fileira fica em evidência, mostra o seu sinal e conta os sinais iguais ao seu, após dirige-se ao final da fileira. Vence o sinal mais forte, em que os alunos obtiveram maior número de sinais iguais.
Sinais Convencionadas:
Soco: mão fechada em forma de soco;
Palma: palma da mão voltada para cima;
Tesoura: imitando uma tesoura, abrir e fechar o dedo indicador.
Quem está diferente?
Formação: formar um círculo, um participante fica fora da roda, com os olhos vendados.
Desenvolvimento: todas as crianças adotam a mesma posição, menos uma que permanece diferente das demais. A um sinal, o jogador retira a venda e procura encontrar, no círculo, quem apresenta uma posição diferente das demais. Inicialmente, a posição da criança diferente deve ser de fácil reconhecimento, mas depois a dificuldade é aumentada.
O caçador e os três coelhinhos
Formação: Sentadas, formando uma roda, as crianças representam cada uma um coelho. O professor é o caçador.
Desenvolvimento: O caçador, no meio da roda, aponta o dedo com o braço estendido e pum!, dispara o tiro em direção a um coelho da roda. Este resguarda-se cobrindo o rosto com as mãos. O coelho da direita e o da esquerda, atingidos pelo tiro, imediatamente levantam as orelhas, colocando as mãos abertas á altura das orelhas.
O coelho que não agir no momento oportuno ou que se enganar, perderá um ponto.
Bom dia
Formação: ficar em círculo, de mãos dadas. No interior da roda fica um jogador com os olhos vendados.
Desenvolvimento: o círculo gira para a direita ou para a esquerda.Quando o jogador do centro fizer o sinal combinado (bater palmas, o pé no chão etc), o círculo para.
O jogador do centro aponta para o círculo e a criança que estiver na direção apontada dirá: - "Bom dia". A criança do centro tenta reconhecer, pela voz, seu colega, dizendo-lhe o nome. Caso erre, terá a oportunidade de apresentar mais dois nomes. Se errar, será eliminada do jogo; se acertar vai para a roda, substituindo a criança apontada que vai para o centro.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Recreação: Jogos Moderados
O gato e o rato
Formação: ficar em círculo, de mãos dadas. Fora do círculo fica uma criança, que será o gato, e dentro fica a outra que será o ratinho.Desenvolvimento: as crianças da roda irão girando, enquanto a criança que representa o gato inicia o dialogo:
- Seu ratinho está em casa?
- Não senhor.
- A que horas ele volta?
- As doze horas.
- Que horas são?
- Uma hora.
- Que horas são?
- Duas horas.
E assim sucessivamente até chegar a hora que as crianças determinaram para a volta do rato.A roda para de girar e o gato pergunta ás crianças do circulo:
- Seu ratinho já chegou?
- Sim senhor.
- Da licença para entrar?
- Sim senhor.
O gato começa a perseguir o rato tentando pega-lo. O jogo recomeça após terem sido escolhido duas crianças para serem o gato e o rato.
Bola Túnel
Formação: formar duas filas, com o mesmo número de elementos,que deverão permanecer em pé, um atrás do outro, com as pernas afastadas. Entrega uma bola ao primeiro jogador de cada coluna.
Desenvolvimento: a um sinal combinado, o primeiro jogador de cada grupo passa a bola entre as pernas, entregando-a ao colega que estiver atrás, e assim sucessivamente. Quando o último jogador estiver com a bola sai correndo e vai ocupar o lugar á frente da coluna, repetindo a ação do primeiro jogador. O jogo continua, vindo sempre para a frente o último jogador da coluna, enquanto os demais recam. Será considerado vitorioso a equipe cujo o jogador inicial retornar, em primeiro lugar á posição primitiva.
Cestas de Frutas
Formação: as crianças em círculo, sentadas, cada uma tendo o nome de uma fruta. No centro uma em pé.
Desenvolvimento: a do centro de clara: " Vai passando um fruteiro que leva..." e menciona o nome de duas frutas, banana e laranja, por exemplo. As duas crianças que tem o nome dessas frutas trocam de lugar imediatamente, procurando aquela ocupar um dos lugares vagos.
Em vez de dizer o nome das duas frutas, a do centro pode gritar: "A cesta virou", todas as crianças mudam de lugar.
Fuga dos pássaros
Formação: formar um círculo; três ou quatro participantes(que serão os pássaros) ficam no interior do círculo.
Desenvolvimento: as crianças da roda giram, enquanto cantam uma música qualquer. Quando terminarem os pássaros procuram fugir, tentando sair do círculo. por de baixo dos braços de seus colegas, que por sua vez, tenta impedir a fuga dos pássaros.
O jogo recomeça com a escolha de outras crianças que imitaram os pássaros.
Coelhinho na Toca
Formação: os participantes formam uma grande grupo, divididos em trio; dois ficam de mãos dadas(formando a toca) e o terceiro fica no meio, representando o coelho. no centro fica duas ou mais crianças que serão os coelhinhos sem toca.
Desenvolvimento: a um sinal combinado, todos os coelhos mudam de toca, e as crianças que estão no centro da roda tentam ocupar os lugares vagos. Os que ficarem sem tocas irão para o centro, dando continuidade ao jogo.
Caçadores na selva
Formação: três participantes fazem o papel do caçadores; os demais se dividem em grupos, que representaram um tipo de animal: grupo de tigre, grupo de girafas etc. Cada grupo de animal escolhe dois lugares afastado um do outro, para serem seus esconderijos.
Desenvolvimento: a professora diz, por exemplo: - " Que venham os tigres!". E então, os jogadores que representam os tigres correm de um esconderijo para o outro, e os caçadores tentam pega-los. As crianças presas passam a ajudar os caçadores. O jogo precede com as chamadas de outros animais.
Corrida do Bastão
Formação: formar duas filas; o último participante de cada coluna recebe um bastão.
Desenvolvimento: a um sinal combinado, as duas crianças que recebem o bastão saem correndo pela esquerda, contornando a sua fileira, e voltam aos seus lugares, entregando o bastão ao seu colega da frente, que fará o mesmo. Os demais jogadores procedem da mesma forma, até o bastão chegar ao primeiro da fila. Vence a equipe que terminar primeiro.
Desvie das Garrafa
Formação: colocar vária garrafas vazias uma do lado da outra (o espaço delas podem ser maior ou menor depende da habilidade dos participantes). Os jogadores formam duas filas, afastadas vários metros das garrafas.
Desenvolvimento: o primeiro jogador de cada coluna lança a bola, fazendo deslizar pelo chão, na direção do espaço existente entre a garrafas. A bola não poderá tocar e nem derrubar as garrafas; ela terá que ultrapassar as garrafas, passando pelo espaço entre uma e outra. O jogador que jogou a bola terá que pegar ela e dar ao outro jogador de sua fila, assim sucessivamente. Vence a equipe que cujo os jogadores derrubaram o menos número de garrafas.
Desviar da Bola
Formação: os participantes de pé, formam um circulo com exceção de um que vai para o centro. Entregar uma bola de meia a um dos jogadores do circulo.
Desenvolvimento: dado o sinal do inicio, o jogador que está de posse da bola lança-a em direção ao que está no centro, tentando atingir suas pernas ou pés. Este deve desviar-se da bola, fazendo o possível para não atingi-lo. O participante que a tirou a bola , caso não acerte, passa para o companheiro do lado, que fará sua tentativa. Aquele que acertar vai para o interior do círculo, e o jogador do centro toma o lugar na roda.
Empreste-me sua Casinha
Formação: crianças formando uma grande roda, cada um dentro de um pequeno círculo riscado no chão. Um jogador no centro da roda.:
Desenvolvimento: A criança diz: "Empreste-me sua casinha?". As crianças respondem: "Pois não". A seguir todos trocam de círculo, enquanto o do centro também procura uma casinha para si. O que ficar sem círculo irá para o centro reiniciar a brincadeira
.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Plano de Aula Cores
Objetivo: diferenciar as cores primárias das secundárias e quentes e frias.
A cor faz parte da vida das pessoas. Se abrirmos os nossos olhos vimos elas por todo o lado: rosa da flor, amarelo do sol, azul do mar, enfim, estão por todos os lados.
A cor atrai a atenção, destaca detalhes, além de proporcionar um toque especial.
Cores Primárias
Cores primárias são cores puras, sem mistura. É através das cores primárias que se formam todas as cores.
As cores primária são: vermelho, amarelo e azul.
Cores Secundárias
As cores secundárias são aquelas formadas pela combinação de duas cores primárias.
As cores secundárias são:
Alaranjado = combinação de vermelho com amarelo.
Verde = combinação de amarelo com azul.
Violeta ou Roxo = combinação de vermelho com azul.
Cores Terciárias
As cores terciárias são aquelas formadas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária.
As cores terciárias são:
Vermelho-alaranjado = combinação do vermelho+laranja
Amarelo-alaranjado = combinação do amarelo+alaranja
Azul-esverdeado = combinação do verde+azul
Azul-arroxeado = combinação do azul+roxo
Vermelho-arroxeado = combinação do roxo+vermelho
Cores Neutras
São cores que combinam com qualquer cor. As cores neutras são o preto, o branco e o cinza.
Cores Quentes e Cores Frias
As cores possuem seus valores de luminosidade.
Algumas são muito mais alegres, mais vivas, que classificamos de cores quentes.
Cores frias são mais escuras e tristes, transmitem a calma, o frio, a sombra.
As cores quentes são derivadas do vermelho e as frias do azul.
A cor amarelo é equilibrada.
Os tons de roxo podem ser classificados como quentes ou frios, pois apresentam tanto o azul como o vermelho.
Projeto de Teatro
Tema Central: Peça de Teatro
Tempo de Construção: 2 dias
Tempo de Execução: depende da educadora, se quiser acrescentar mais atividades.
Dados de identificação:
- Nome
- Turma
- Série
- Professora
Justificativa:
A peça teatral vai ajudar no desenvolvimento da expressão do aluno, para que ele tenha sua criatividade.
Objetivo:
Motivar no aluno a criatividade e desenvolvimento da expressão criadora.
Execução:
- Dialogo sobre o teatro;
- Apresentação de alguma peça (levar o aluno para assistir uma);
- Escolha dos grupos e da peça que vão fazer e atuar;
- Confecção do cenário;
- Apresentação do texto pronto
Conteúdos:
- Expressão oral;
- Coleguismo;
- Criatividade;
Técnicas:
- Dialogada;
- Expositiva;
- Individual;
- Grupal.
Recursos:
- MUC;
- Tecidos;
- Materiais recicláveis.
Dicas de Histórias para o teatro:
O Grande Rabanete, A Casa Sonolenta e Cadê Meu Travesseiro.
Essas histórias estão na postagem de "histórias infantis"
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Dia do Amigo
Objetivos:
Cultivar as amizades.
Cultivar os bons hábitos de convivência e amor.
Atividades:
Cultivar as amizades.
Cultivar os bons hábitos de convivência e amor.
Atividades:
4º atividade: A educadora pode interagir com outras turmas, construindo um correio da amizade onde as turmas poderão trocar mensagens ou cartões.
5º atividade: As educadoras podem também fazer atividades de recreação para as turmas interagirem umas com as outras.
terça-feira, 3 de julho de 2012
Dia das Avós
É importante que as crianças conheçam as brincadeiras, músicas e brinquedos antigas, resgatando as tradições e culturas de suas avós.
Objetivos:
Resgatar brincadeiras, músicas e brinquedos antigos.
Proporcionar as avós um dia descontraído.
Demonstrar carinho, amor e respeito.
Desenvolvimento:
- Pedir para as crianças confeccionarem um convite.
- Pedir para as vós trazerem no dia do chá jogos, brinquedos e músicas.
- Confecção de brinquedos como, peteca e três Marias.
- Culinária da vovó.
Objetivos:
Resgatar brincadeiras, músicas e brinquedos antigos.
Proporcionar as avós um dia descontraído.
Demonstrar carinho, amor e respeito.
Desenvolvimento:
- Pedir para as crianças confeccionarem um convite.
- Pedir para as vós trazerem no dia do chá jogos, brinquedos e músicas.
- Confecção de brinquedos como, peteca e três Marias.
- Culinária da vovó.
Convite
Mascara da vovó
Construção de brinquedos:
As três marias
Pode sem confeccionadas com restos de tecidos, arroz e cola.
Atividades Extras.
Dicas de Brincadeiras
- Passa anel;
- Amarelinha;
- Esconde- esconde;
- Escravos de Jó, etc.
Culinária
Beijinho da vovó
Ingredientes:
1 leite de coco
Leite em ninho em pó
Açúcar
Dicas de livros
Essa dica é boa para a educadora adaptar para a idade: As crianças menores podem confeccionar com TNT com seus desenhos( desenhos que mostre carinho pela vó e até momentos que marcaram).
Minhas crianças escolheram essa história para apresentar no dia do chá. Essa história está nas postagem de histórias.T
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