"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Projeto: “O Pequeno Príncipe”

Projeto: “O Pequeno Príncipe”
Público Alvo: Alunos do 4º ano “A” e “B” e do 5º ano “A” da Escola Est. Gercina Borges Teixeira.
Criação e Coordenação: Nancy Oliveira Santana – Secretária Geral e Nilma Maria de Carvalho – Coordenadora Pedagógica.
Justificativa: O propósito de se elaborar o Projeto “O Pequeno Príncipe” surge da necessidade de se contribuir, significativamente, à aprendizagem do aluno, auxiliando na construção da identidade individual e na formação de um sujeito social e ecologicamente correto, comprometido com a sustentabilidade do Planeta, estando esse aluno nos anos iniciais de sua vida escolar, ou seja, na 1ª fase, do Ensino Fundamental de 9 anos.
Objetivo: Através de uma proposta estruturada e interdisciplinar, pretende-se intervir no desempenho do aluno, disseminando conhecimentos, refletindo e explorando a obra “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, relacionando-a aos dias de hoje. Valendo-se da leitura, da contextualização e da interação o aluno explorará a obra, usando a imaginação e expressando-se por meio da linguagem oral, escrita e artística.


Projeto O Pequeno Príncipe.




Oi pessoal já que estamos falando em leitura e escrita estou postando um projeto super bacana que nós da Sala de Leitura  estamos trabalhando junto com os professores aqui na nossa escola e deu muito certo para trabalhar a competência leitora e escritora.


Projeto Literário:O Pequeno Príncipe.

Categoria:Competência Leitora e Escritora.
Foco Principal do Projeto:Alunos do 6 º e 7 º anos.(Projeto Interdisciplinar)

Justificativas.

Cientes da importância da competência leitora e escritora no ambiente escolar e sabendo que através dessas competências desenvolvidas o aluno terá facilidade em compreender,interpretar e posicionar-se criticamente frente ao que se lê,a Sala de Leitura juntamente com os professores propuseram esse projeto para trabalhar a leitura de uma forma interdisciplinar.

Objetivos.

-Desenvolver a criatividade.
-Estimular a fantasia e as mais diversas formas de representação e expressão.
-Contribuir para a formação de leitores competentes e autonômos despertando a necessidade de
querer conhecer.
-Elevar o nível de letramento dos alunos.
-Desenvolver o prazer da leitura em grupos e compartilhada.

Procedimentos.

Os livros serão levados para à sala de aula  pela professora de Língua Portuguesa que ficará responsável pelos livros e que os emprestará para os alunos levarem para suas casas e efetuarem a leitura dentro de um prazo determinado.Após todos os alunos lerem começará o trabalho interdisciplinar e os professores poderão conversar na Atpc como será o trabalho quantas aulas irão utilizar para trabalhar o livro.
Língua Portuguesa:A professora poderá passar o filme O pequeno Príncipe e fazer comparações e trabalhar interpretação.
História:A professora irá trabalhar(a história do deserto Saara e outar regiões que aparecem no livro).
Geografia:a professora irá trabalhar a localização do deserto Saara e outras regiões.
Ciências:a professora irá trabalhar os planetas,estrelas,asteróides e os baobás.
Arte:a professora irá trabalhar as horas do pequeno Príncipe(Confecção de relógios no cd com o fundo de desenhos do Pequeno Príncipe),trabalhos que serão expostos nos murais da escola.
Matemática:a professora poderá trabalhar a multiplicação com o acendedor de lampião e outras atividades.
E as professoras da Sala de Leitura juntamente com a professora mediadora vão elaborar uma peça de teatro relacionado com o livro.

Metas.

Todos os alunos do 6 º anos A e B e os alunos do 7 º anos A  e B.
E os professores envolvidos no projeto que também terão de ler o livro para conseguir
desenvolver o trabalho.



Recursos para o desenvolvimento do projeto.

Para que o projeto seja desenvolvido adequadamente será necessário 40 livros
“O Pequeno Príncipe” do autor Antoine De Saint-Exupéry, livros esses que após
o projeto ficará à disposição de todos os alunos e professores na Sala de Leitura.

Avaliação.

E ao final do trabalho os alunos poderão se posicionar criticamente sobre a leitura e o
trabalho sobre o livro.

Professoras Responsáveis:Gislene Teixeira e Rosa Madalena.(Sala de Leitura).


Nenhum comentário:

Postar um comentário