Dica – Para facilitar a
confecção dos dados e do tabuleiro imprima os modelos sugeridos e faça cópias
em papel comum, para ser colado nas cartolinas.
A terceira cartolina pode ser recortada em quatro partes, dobrada e
colada para formar quatro caixinhas.
Para fazer as peças, os alunos podem recortar um quadrado de E.V.A. de 8 centímetros, riscar com lápis e recortar 64 peças, com 1 cm cada. Deverão produzir quatro conjuntos de peças: 64 de cor vermelha, 64 de cor azul, 64 de cor verde e 64 de cor amarela
Para fazer as peças, os alunos podem recortar um quadrado de E.V.A. de 8 centímetros, riscar com lápis e recortar 64 peças, com 1 cm cada. Deverão produzir quatro conjuntos de peças: 64 de cor vermelha, 64 de cor azul, 64 de cor verde e 64 de cor amarela
Dica – É possível (e mais
interessante) construir o jogo utilizando material alternativo reciclável (como
pedaços de papelão, tampinhas de garrafas, botões, etc.). Fica mais divertido e
desenvolve a criatividade dos alunos.
Aula 2
Nesta aula o professor deverá passar as instruções do jogo e os alunos
poderão jogar nos próprios grupos que produziram o material.
Importante – Explique que as regras
estabelecidas no jogo caracterizam as “leis moderadoras” do processo evolutivo.
Mas em um jogo também ocorrem fenômenos aleatórios, casuais , subordinados às
regras, simulando o que ocorre na realidade. Neste jogo, o “acaso” é
representado pelo uso dos dados e as leis da dinâmica evolutiva, pelas “regras”.
Como em uma análise probabilística, o jogo permite reconhecer que, num grande
número de acontecimentos isolados o “acaso” se dilui, acabando por dar lugar
aos resultados estatísticos previstos pelas regras.
DESENVOLVIMENTO:
Há duas modalidades de jogo: da seleção e da sobrevivência. Para cada
modalidade deverá ser utilizada uma aula. Após a realização do jogo a turma
discute as questões propostas pelo professor.
Obs. Não há competição neste jogo. Todos jogam juntos controlando as jogadas.
Obs. Não há competição neste jogo. Todos jogam juntos controlando as jogadas.
1ª MODALIDADE – SELEÇÃO NATURAL
O jogo da seleção mostra o efeito (resultado) da seleção natural. Como
os jogadores não competem entre si, poderá ser jogado por um número variado de
alunos.
Como todas as espécies são igualmente atingidas, a seleção ainda não tem uma direção definida.
Como todas as espécies são igualmente atingidas, a seleção ainda não tem uma direção definida.
Serão distribuídas sobre o tabuleiro, de forma aleatória, 16 peças de
cada cor (vermelha, azul, verde e amarela), completando todas as quadras do
tabuleiro (as peças que sobram ficam nas caixas). Para cada jogada, são
lançados simultaneamente os dois dados octaédricos (um marcado de 1 a 8 e o
outro de “A” a “Z”). A letra e o número das faces superiores determinam as
coordenadas no tabuleiro. O jogo se desenvolve alternando-se dois lançamentos:
um “morte” e outro “reprodução”.
• Lançamento “morte”: a peça que ocupa o local das coordenadas é retirada do tabuleiro para a caixinha.
• Lançamento “reprodução”: a peça que ocupa o local das coordenadas irá reproduzir, então, no local vago deixado na jogada “morte”, será colada uma peça de cor igual a ela.
Esta fase deve ser jogada durante 15 minutos e em seguida observar os resultados obtidos (mudança nas quantidades das peças de cada cor).
• Lançamento “morte”: a peça que ocupa o local das coordenadas é retirada do tabuleiro para a caixinha.
• Lançamento “reprodução”: a peça que ocupa o local das coordenadas irá reproduzir, então, no local vago deixado na jogada “morte”, será colada uma peça de cor igual a ela.
Esta fase deve ser jogada durante 15 minutos e em seguida observar os resultados obtidos (mudança nas quantidades das peças de cada cor).
Discussões após o jogo:
Imprima ou passe as seguintes questões para que os alunos copiem, discutam no grupo e respondam, socializando depois suas conclusões.
Imprima ou passe as seguintes questões para que os alunos copiem, discutam no grupo e respondam, socializando depois suas conclusões.
• No jogo percebe-se que o efeito da
seleção natural ocorre igualmente em todas as espécies. Que “exemplos reais”
poderiam ser relacionados a essa situação?
• Após os primeiros quinze minutos do jogo o que o ocorre com a quantidade de peças? Como explicar o é observado?
• O jogo representa a seleção natural sob a perspectiva dos seres vivos (morte, reprodução). Discutir também com os alunos a importância das “mudanças ambientais” como fatores seletivos sobre os seres vivos.
• Após os primeiros quinze minutos do jogo o que o ocorre com a quantidade de peças? Como explicar o é observado?
• O jogo representa a seleção natural sob a perspectiva dos seres vivos (morte, reprodução). Discutir também com os alunos a importância das “mudanças ambientais” como fatores seletivos sobre os seres vivos.
Aula 3
Nesta aula os alunos poderão jogar a segunda modalidade do jogo, que
representa a seleção natural combinada com a ocupação de território e
competição como fatores de SOBREVIVÊNCIA.
DESENVOLVIMENTO:
O mesmo grupo poderá jogar esta modalidade, porém, poderão dividir-se em
dois subgrupos que podem competir no jogo. A decisão de cada subgrupo tem
grande importância porque eles podem usar o resultado aleatório dos dados a seu
favor.
Neste jogo são simulados o nascimento e a morte de indivíduos e a
competição para ocupação e proteção do habitat.
Serão utilizados apenas “dois conjuntos” de 32 peças (uma cor
Serão utilizados apenas “dois conjuntos” de 32 peças (uma cor
para cada subgrupo). Como no jogo da seleção, os “dados octaédricos”
determinam as coordenadas que representam o destino das peças. Será ganhador o
jogador que, ao final, tiver o maior número de peças em “posição estável” (veja
regras). Ambos os subgrupos irão distribuir 16 peças de acordo com os dados,
alternando a vez (as outras 16 peças ficam nas caixinhas). A colocação das
peças deve obedecer às regras, sendo que cada jogador deve procurar estabelecer
“posições estáveis”. Um jogador pode retirar peças de seu adversário, que não
serão mais utilizadas. Se a casa do tabuleiro já estiver ocupada alterna-se a
jogada dos dados (até que as 16 peças tenham sido distribuídas).
Regras
a) Se os dados determinam uma casa vazia, nela será colocada uma peça de
sua cor, vinda da caixinha. Se na caixinha não há mais peças, poderá mudar de
lugar uma peça já colocada no tabuleiro, mas que não está em “posição estável”.
Se todas as peças estão em lugar apropriado o jogador pode passar a vez. Esta
regra simula a ocupação do ambiente.
b) Se os dados determinam uma casa ocupada por peça adversária, esta será retirada do jogo. Porém, isso só pode ser feito se ela não estiver em “posição estável”. Esta regra simula a morte de indivíduos.
c) Se os dados determinam uma casa ocupada pelas próprias peças, o jogador pode posicionar uma nova peça “na casa adjacente”. Essa peça vem da caixinha ou de uma posição instável se a caixinha estiver vazia. Além disso, o jogador permanece com os dados e joga novamente. Esta regra simula a reprodução.
b) Se os dados determinam uma casa ocupada por peça adversária, esta será retirada do jogo. Porém, isso só pode ser feito se ela não estiver em “posição estável”. Esta regra simula a morte de indivíduos.
c) Se os dados determinam uma casa ocupada pelas próprias peças, o jogador pode posicionar uma nova peça “na casa adjacente”. Essa peça vem da caixinha ou de uma posição instável se a caixinha estiver vazia. Além disso, o jogador permanece com os dados e joga novamente. Esta regra simula a reprodução.
São consideradas “posições estáveis”:
a) Quatro, nove ou dezesseis peças da mesma cor formando quadrados. Uma peça também é estável se fizer parte de um bloco que sobrepõe outro, formando dois blocos estáveis, como na figura abaixo.
b) Para completar seu bloco estável o jogador pode retirar peças do adversário desde que seja sua vez e a peça adversária não seja “estável”.
a) Quatro, nove ou dezesseis peças da mesma cor formando quadrados. Uma peça também é estável se fizer parte de um bloco que sobrepõe outro, formando dois blocos estáveis, como na figura abaixo.
b) Para completar seu bloco estável o jogador pode retirar peças do adversário desde que seja sua vez e a peça adversária não seja “estável”.
c) Posições estáveis adversárias só podem ser eliminadas através de
envolvimento: quando um bloco estável circunda completamente (sem espaços
vazios) um bloco estável adversário, como na figura abaixo.
As peças do adversário são retiradas do jogo para a caixinha.
Através de posições estáveis são simuladas a ocupação e proteção do habitat.
Através de posições estáveis são simuladas a ocupação e proteção do habitat.
O jogo termina quando um jogador consegue posicionar todas suas peças em
blocos ou posições estáveis. O jogo pode ser encerrado antes determinando
pontos para as posições estáveis. Vence quem tiver mais pontos.
Discussões após o jogo:
Imprima ou passe as seguintes questões para que os alunos copiem, discutam no grupo e respondam, socializando depois suas conclusões.
Imprima ou passe as seguintes questões para que os alunos copiem, discutam no grupo e respondam, socializando depois suas conclusões.
• O jogo da sobrevivência representa
dois aspectos da evolução: a sua dinâmica (pelas regras estabelecidas) e a sua
casualidade (pelo uso dos dados e decisão dos jogadores). Que exemplos podem
relacionar essas duas situações em um ambiente real?
• É possível vencer o jogo apenas por
“jogar bem”? Por quê?
• No jogo não fica perceptível a interferência do ambiente no decorrer do processo evolutivo. Existe essa interferência na vida real? Como ela pode ser exemplificada?
• Quando um dos jogadores (uma cor – “espécie”) já tem boa parte do tabuleiro (ambiente) dominado, há possibilidade do subgrupo adversário reverter a situação? Discutir o por quê?
• No jogo não fica perceptível a interferência do ambiente no decorrer do processo evolutivo. Existe essa interferência na vida real? Como ela pode ser exemplificada?
• Quando um dos jogadores (uma cor – “espécie”) já tem boa parte do tabuleiro (ambiente) dominado, há possibilidade do subgrupo adversário reverter a situação? Discutir o por quê?
Aula 4
No laboratório de informática, oriente os alunos para explorarem o
objeto educacional http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3245
Esse recurso objetiva mostrar as duas teorias evolucionistas mais
conhecidas: a Lei do Uso e Desuso e Lei da seleção Natural, e como elas foram
desenvolvidas.
Solicite que os alunos (em duplas) explorem o recurso, navegando pelas telas que explicam sobre o Darwinismo e Seleção Natural, registrando em seu caderno os pontos principais dessa teoria.
Solicite que os alunos (em duplas) explorem o recurso, navegando pelas telas que explicam sobre o Darwinismo e Seleção Natural, registrando em seu caderno os pontos principais dessa teoria.
Dica! - Caso o professor não
disponha de laboratório de informática, poderá imprimir algumas partes desse
recurso interativo e apresentá-las em transparências para retro projetor.
Verifique, em seguida, se as informações coletadas estão corretas,
através da leitura dos textos produzidos.
Questione após a conclusão desse trabalho, como as informações podem ser
relacionadas com as situações observadas nas duas modalidades do jogo “Simulando
a Evolução”.
RECURSOS COMPLEMENTARES
Este sítio traz informações interessantes sobre o processo de Seleção
Natural descrito por Darwin. Tem uma abordagem de fácil compreensão, apropriada
para pesquisa dos alunos. Recomende que naveguem lendo os textos e registrando
as principais informações.
http://ich.unito.com.br/127998
http://ich.unito.com.br/127998
Recursos
Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente
observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus
questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se
houve apropriação dos conteúdos. O professor também acompanhará o
desenvolvimento do jogo e a resolução das questões apresentadas, fazendo as
intervenções necessárias, sugerindo leituras e retomada de conteúdos, se
necessário. Solicite a redação de um relatório que contenha um resumo das
atividades e discussões realizadas.
Opinião de quem acessou
Quatro estrelas 1 classificações
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