"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 1 de março de 2015

JOGO DA MULTIPLICAÇÃO COM DOMINÓ

A multiplicação é uma das ferramentas imprescindíveis, para que o aluno concretize diversos conteúdos     matemáticos, contudo, nota-se claramente que muitos,  até mesmo em séries mais avançadas, ainda sentem bastante dificuldade  nesse conteúdo, partindo desse ponto, desenvolvemos um jogo muito  simples, porém, bastante eficaz sobre a multiplicação.
Material Usado: 20 peças de dominó, um tabuleiro e algumas pecinhas de borracha.
 
Assista ao vídeo e conheça as regras desse jogo:
JOGO DA MULTIPLICAÇÃO COM DOMINÓ

Retirado do Blogger A Arte de Aprender Brincando

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Tabuada de tampinhas (ábaco de cordão) e Jogo dos palitinhos

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Tabuada da tampinha.
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 Tabuada da tampinha: 7 x 4:
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Exemplo com a tabuada da tampinha.
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Tabuada da tampinha e peça do jogo do palitinho.
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Colocando os jogos em prática
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Retirado do Site da Professora Bel

Cinco em linha de Multiplicação

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OBJETIVO: Cobrir, no tabuleiro maior, cinco números seguidos, em 
qualquer direção (horizontal, vertical, diagonal)

Tabuleiro: imprimir, colar em papelão e plastificar para ficar mais resistente.



REGRAS
1. Cada aluno recebe 20 fichas de cores diferentes (eu uso tampinhas de 
refrigerantes).
2. O primeiro a jogar escolhe dois números do tabuleiro menor e cobre 
com um marcador transparente ( uso tampinhas de sorvete)
3. Em seguida calculam, dizendo em voz alta, o produto dos números 
escolhidos, procuram este valor no tabuleiro maior e colocam sobre 
ele uma de suas tampinhas.
4. Uma vez colocada esta ficha não pode ser mais retirada.
5. Se errar ou fizer uma soma que já tenha sido coberta, ele passa 
a vez sem colocar nenhuma ficha.
6. Ganha o jogo o primeiro que conseguir cobrir cinco números 
seguidos do tabuleiro maior, em qualquer direção (horizontal, vertical, 
diagonal)
7. Se nenhum aluno conseguir colocar cinco tampinhas em linha e o 
tabuleiro ficar completo, os dois marcam pontos.
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Retirado do Site da Professora Bel

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