ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO
Atividade: MEUS COLEGAS E EU
Para conversar, fazer amizade, realizar atividades e tarefas é preciso
saber os nomes das pessoas.
PROCEDIMENTO:
Em círculo, estabeleça uma conversa sobre a necessidade de iniciar o
trabalho com os nomes dos alunos. (Ponto de partida para o trabalho sistemático de alfabetização).
Vocês já se conhecem?
Quais já se conhecem?
Quem sabe o nome de algum colega?
Para podermos conversar, fazer amizade, realizar atividades e
tarefa, é preciso saber os nomes das pessoas.
Apresentação:
Todos se apresentam.
Após a apresentação indagar: como podemos fazer para nos lembrarmos
dos nomes dos colegas?
-registro escrito (crachás).
A) Distribuir os cartões.
b) Cada um escreverá(do modo que souber) seu nome bem grande na
parte superior.
c) Naquele escrito de maneira incorreta, escrever abaixo da escrita do
aluno (letra de imprensa maiúscula). Não apague a escrita feita pelo
aluno.
d)Prender o crachá com fita adesiva (uso diário.
f)Entregar tiras de cartolina com nome escrito em letra de imprensa maiúscula (colocar na carteira todos os dias, até que memorizem).
Atividade:Memória de nomes
Cada aluno irá à lousa e fará um círculo com giz de cor em torno de
seu nome.
Os que têm dificuldades, receberão ajuda através de pistas: letra inicial,
final, tem tantas letras, etc.
Atividade: Descubra o que falta
Escrever o nome de seis alunos na lousa. Ler apontando um a um.
Pedir que fechem os olhos e apaguem um dos nomes.
As crianças deverão dizer qual dos nomes foi apagado.
Atividade: Escrevendo com letras móveis
Usando letras móveis, montem e leiam seu nome e o de alguns colegas.
Atividade: Encontre seu nome
Distribuir tiras em branco. Cada um escreve seu nome e entrega para
a pessoa-comando.
Ela irá embaralhar e entregar uma tira para cada.
A um sinal, deverão movimentar-se pela sala e encontrar o colega que
está com seu nome.
Atividade: Temos algo em comum
Escreva 4 nomes na lousa. Sublinhe a primeira letra, a última letra, a
primeira sílaba e a última sílaba.
Peça que venham alguns alunos e que escrevam seu nome embaixo, observando os critérios.
EX: PAULO, FÁBIO, MÁRCIA, CARINA
Atividade: Bingo das letras do nome
Usando letras móveis ou cartões, escreva seu nome (deixar espaço entre
uma letra e outra). De dentro de um saquinho vá sorteando e falando o
nome de cada letra. Os alunos irão marcando as letras sorteadas que estiverem no seu nome.
Ganha quem marcar todas as letras primeiro.
Atividade: Quebra - cabeças de nomes
Confeccionar tiras de cartolinas com seus nomes.
Separar as letras com traços diferenciados.
Recortar ,separando as letras.
Ex.: G>E)R(S/O/N
Trocar com os colegas e montar os quebra-cabeças.
Atividade: Bingo de nomes
Dobrar a folha de sulfite em três partes: na horizontal e na vertical,
formando nove divisões.
Em cada divisão escreva o nome de um amigo do cartaz .(Para jogar,
escolha um nome do cartaz de cada vez e leia-o alto). Quem tiver o
nome em sua cartela , marca com um marcador. Ganha o jogo quem
primeiro fizer uma trinca na horizontal, vertical ou diagonal.
Atividade: Adivinhe meu número
Um aluno escolhe um cartão do monte sem que os outros vejam.
Os outros devem adivinhar o número do cartão.
Poderá dar pistas: é maior, é menor, está entre, é maior que, é menor
que.
O aluno que adivinhar qual é o número fica com o cartão.
Atividade: Procurando Números
Procurar no jornal ou revistas tudo que eles acham que é número.
Quando encontrarem um número, devem recortá-lo e colá-lo na folha.
Ex:
- Figuras que mostrem onde usamos, ou para que usamos os números (placas de carros, números de casas, fotos de embalagens,...) o que muito auxilia na diferenciação de números e letras.
- O número que mostre a idade deles, o número de irmãos que têm, o número de dedos do pé, etc.
- Números de parlendas e trava-línguas.
- Brincadeiras de corda
Atividade: Inventando Cumprimentos
- Caminhar na sala ao ritmo da música. Ao sinal de palmas, cumprimentar
o colega mais próximo. A cada sinal dado, o cumprimento será modificado.
- Observar nas próprias mãos: se são ásperas ou macias, quentes ou
frias, se os dedos são finos ou gordinhos, como são as linhas das mãos,
se têm machucados, marcas, etc.
Em duplas, observar os itens anteriores.
Trocar de parceiros para que possam observar o maior número de
semelhanças e diferenças.
Propor a brincadeira “cabra cega” para que os de olhos vendados
descubram quem é o dono das mãos que irá tocar.
Ao descobrir troca-se de lugar com o colega até que todos tenham
participado.
Atividade: Entrando no círculo
Faça com giz no chão tantos círculos quantos forem as letras iniciais
dos nomes dos alunos. Escreva as letras no centro dos círculos.
Aponte um círculo e solicite: “Quem tiver essa letra no início de seu
nome, por favor, venha para dentro do círculo.” e ainda: "Diga outros nomes(de pessoas, frutas, objetos, etc.) iniciadas com essa letra."
Atividade: Com quem eu me pareço
-Organizar uma roda (todos em pé).
Um aluno jogará a bola a outro aluno que, ao pegá-la, deverá falar
uma característica sua, que esteja presente no aluno para o qual a
bola foi atirada, que jogará a outro que também falará uma
característica sua e assim sucessivamente.
Atenção: Não repetir o critério de escolha.
Atividade: Meu nome é...
Distribuir o encarte e preencher dando dicas...
-Quem sabe meu nome?/ - Meu nome começa com.../ Meu nome
termina com.../É grande, tem muitas letras; é pequeno, tem poucas
letras, é um nome que tem...letras,etc.
Atividade: A letra final
Pintar a letra final de seu nome.
Reunir em grupos todos aos colegas que tenham a mesma letra final
de seu nome.
Devem falar seus nomes para perceber a relação som/ letra.
Atividade: Comida Preferida
Pergunte a cada um qual a comida preferida e vá registrando no papel
pardo.
Quando a comida escolhida já estiver registrada, faça apenas uma marca
ao lado. Depois que todos tiverem indicado sua preferência faça a
leitura e pergunte:
• Qual é a comida preferida da classe?
• E a menos escolhida pela classe?
Ilustre os ítens para que se lembrem do que está escrito
Obs: não-alfabetizados- apoio à escrita
Alfabetizados-ampliar o vocabulário e modelo de ortografia.
Atividade: Jogando o nunca dez
Este é um jogo para quatro jogadores.
Para jogar vão precisar de dois dados e do material dourado.
1. Como jogar: Cada aluno do grupo, na sua vez de jogar, lança os
dados, conta quantos pontos fez e retira para si a quantidade do
material dourado.
Atividade: Dominó
Uma pessoa inicia o jogo colocando-se em pé no centro da sala
dizendo: “tenho os olhos verdes como a fulana”, que deverá se colocar
ao seu lado. A seguir, alguém que possuir algum atributo igual ao de
uma das duas, coloca-se ao lado dela, dizendo qual é o atributo comum.
Atividade: Meu prato predileto
Inicie o trabalho escrevendo na lousa três ou quatro nomes de comidas
que tenham aparecido na pesquisa feita em Português. Diga então aos
alunos que devem escolher um daqueles pratos e desenhá-lo no cartão
que receberam.
Após terem concluído esta tarefa, diga-lhes que irão construir um
gráfico para saber a comida preferida pela maioria dos alunos da classe. Pergunte se lembram do outro gráfico que fizeram e de como o fizeram.
Você pode usar cores diferentes de cartões para mostrar a escolha de
cada um. No caso da comida, por exemplo, vocês podem combinar
em vez de desenhar o prato, associar uma cor a cada um: arroz
(amarelo), feijão (marrom), macarrão (laranja), batata-frita (pele),
etc. Cada aluno pintará seu cartão com a cor do alimento preferido
e, no gráfico você apresentará a legenda.
Atividade: Procurando 15
Como jogar: Embaralhar as cartas e colocar sobre a carteira,como no
jogo da memória(com as faces viradas para baixo): os jogadores
decidem quem começa.Na sua vez de jogar; o jogador vira três cartas
e soma os números que aparecem.Se o total for 15, fica com elas, caso contrário,devolve as três para o lugar onde estavam antes e passa a
vez para o seguinte.
O vencedor será aquele que ficar com o maior número de cartas quando
o jogo acabar. O jogo acaba quando acabarem as cartas ou quando não
for mais possível formar um jogo de 15 com três cartas.
Retirado do blogger Sabidinhos do Ioio
Como fazer da rotina uma aliada
classe ajuda a obter os resultados esperados. Seus alunos agradecem.
Preparar cada aula, organizar o material didático, levantar diferentes
recursos para ensinar um conteúdo e cuidar da ambientação da sala -
sem abrir mão da formação continuada. São muitas as atividades que constroem o dia-adia do professor.
Por Exemplo:
Ter um jeito próprio de se organizar
Não existe certo ou errado quando se fala em rotina profissional.
Não existe certo ou errado quando se fala em rotina profissional.
Cada professor precisa descobrir as ferramentas que melhor se encaixam
ao seu estilo de trabalho. Pode ser um bloco do tipo agenda, um caderno tradicional ou um arquivo de computador.
Planejar com antecedência
Separar o material didático previsto para ser usado na semana seguinte
Planejar com antecedência
Separar o material didático previsto para ser usado na semana seguinte
e reservar um dia para rever o roteiro de atividades é sempre bom para garantir que nenhum detalhe seja esquecido.
Reservar espaço para estudar
Manter-se atualizado, tanto em relação aos conteúdos quanto à prática
Reservar espaço para estudar
Manter-se atualizado, tanto em relação aos conteúdos quanto à prática
de sala de aula, é fundamental. Você pode fazer um mestrado, uma especialização ou apenas estabelecer uma rotina de estudos em casa
(com muitos livros e pesquisa via internet). O que vale é crescer
sempre.
Organizar o espaço As atividades previstas para o dia serão desenvolvidas individualmente
Organizar o espaço As atividades previstas para o dia serão desenvolvidas individualmente
ou em grupos? Prever a melhor maneira de ambientar a sala de aula é o primeiro passo.
Compartilhar o planejamento
"Contar aos alunos o que será feito ao longo do dia é importante por
Compartilhar o planejamento
"Contar aos alunos o que será feito ao longo do dia é importante por
dois motivos. Em primeiro lugar, porque eles ficam mais confortáveis,
sem aquela euforia de 'o que será que vem agora?'. Depois, porque faz
com que saiam da postura passiva de quem está sempre aguardando um comando", explica Karen Elizabete Nodari, coordenadora do núcleo de Orientação e Psicologia Educacional do Colégio de Aplicação da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Definir as tarefas Cada conteúdo exige um tipo de atividade (leia mais nesta reportagem). Enquanto os alunos produzem textos ou resolvem problemas, uma boa
Definir as tarefas Cada conteúdo exige um tipo de atividade (leia mais nesta reportagem). Enquanto os alunos produzem textos ou resolvem problemas, uma boa
dica é circular pela sala, acompanhando a evolução de cada um. "Se
você decide passar um filme, por exemplo, é essencial preparar um
pequeno roteiro para a turma, com pontos a ser observados", diz
Valéria Roque.
Prever atividades extras
Nem tudo sai conforme o previsto, certo? Portanto, ter na manga
Prever atividades extras
Nem tudo sai conforme o previsto, certo? Portanto, ter na manga
algumas tarefas capazes de envolver a turma é sempre bom. No dia-a-
dia, isso vale também para aqueles alunos que sempre terminam tudo
antes dos outros - mas não podem ser deixados de lado.
Antecipar a aula seguinte
Encerrar o dia informando o que será realizado no dia seguinte é uma
Antecipar a aula seguinte
Encerrar o dia informando o que será realizado no dia seguinte é uma
ótima estratégia porque gera uma expectativa positiva e permite que
os alunos se preparem melhor ao compreender que há continuidade no processo educativo.
Trocar idéias na escola
Reuniões com os colegas, a coordenação pedagógica e a direção são fundamentais para revisar o planejamento e encaminhar as questões
Trocar idéias na escola
Reuniões com os colegas, a coordenação pedagógica e a direção são fundamentais para revisar o planejamento e encaminhar as questões
mais relevantes.
Pensar grande
"É preciso ter uma visão de conjunto para poder planejar a rotina diária", resume a professora Lúcia, de Porto Alegre. "Mecanismos de registro
Pensar grande
"É preciso ter uma visão de conjunto para poder planejar a rotina diária", resume a professora Lúcia, de Porto Alegre. "Mecanismos de registro
ajudam muito nesse sentido. Alguns preferem escrever, outros preferem
fazer esquemas. Só não pode mesmo é fazer tudo de cabeça.
Exemplo de um depoimento de uma Rotina
A professora Lúcia Ferreira, que leciona para o 2º ano na EMEF Chico
Mendes, em Porto Alegre, sobre a importância da rotina para suas
atividades diárias. "Chego todo dia às 7h20 na escola. Pego o caderno
de chamada e vou para a sala de aula, conferir se o espaço está
organizado da forma que eu preciso. Quando toca o sinal, às 7h45,
vou ao pátio buscar a turma. Pergunto como passaram o dia anterior,
faço a chamada e apresento como será o dia. Todos escrevem a data
no caderno e anotam a sequência de atividades previstas. Só então
dou início às tarefas: leitura, escrita, desenho etc. Como em qualquer
turma, cada aluno trabalha num ritmo próprio. Alguns não conseguem acompanhar o andamento, precisam de incentivo e auxílio constantes.
Outros terminam tudo rapidamente. Esses, eu uso como monitores,
para auxiliar os colegas. Logo após o recreio, costumo propor tarefas
mais lúdicas e calmas porque a gurizada volta do pátio sempre agitada.
Às 11h30, meia hora antes do fim da aula, todos recolhem os materiais usados. Faço uma avaliação do que fizemos e aponto como será o dia seguinte. Se algum trabalho não foi concluído, gosto de lembrar o que
falta fazer. E é importante lembrar se haverá aula de Informática ou
Educação Física, por exemplo. Em casa, começa o que eu chamo de
segundo tempo. Registrar os eventos mais importantes, ajustar o planejamento, criar atividades para os mais adiantados. No meu
caderno, tenho a semana inteira prevista porque é preciso deixar
tudo organizado para que a turma toda avance.
Retirado da Revista Nova Escola
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