"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 22 de junho de 2015

      Escola
      Aluno(a) __________________________________ Ano:____
      Professora:                                Data: ___/___/2014
      Componente Curricular: História e Geografia        Nota: _______

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - II UNIDADE

Nesta unidade estudamos sobre os Continentes e oceanos.Lembrando que estamos em ano de Copa do Mundo e que países de todos os continentes participam deste mundial.
1. A partir desta afirmação escreva os nomes correspondentes aos continentes do planisfério abaixo e use duas cores, uma para colorir os continentes e outra para os oceanos.
Nomes dos continentes:
A ___________________  B___________________   C __________________
D __________________   E __________________  F   __________________

 
 










 

 

 
2. Relembrando nossos estudos sobre continentes e oceanos escreva o nome dos três principais oceanos existentes no planisfério.


3. Complete os espaços em branco  sobre continentes e oceanos.
a) A superfície do nosso _____________________ é formado de 29% de _______________ e 71% de __________________.
b) Continente é a extensa área territorial que serve de moradia aos seres __________________ e aos ___________________.
4. Também estudamos sobre o trabalho do homem do campo e sua sobrevivência. Vimos que eles enfrentam dificuldades diárias na luta da sobrevivência. Abaixo segue algumas questões sobre este tema para você pensar e responder:
a) O que significa Êxodo Rural?_________________________________________
b) Como os trabalhadores rurais fazem para tirar o sustento da sua família?
__________________________________________________________________
Retângulo de cantos arredondados: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________5. Qual a relação que tem a imagem abaixo com o tema da vida do homem do campo que trabalhamos nesta unidade.Lembre das informações dadas pela pró durante as aulas.
 








6. Outro tema de estudo foi sobre o trabalho escravo no Brasil. Leia as frases abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. Lembrando que você deve reescrever corretamente as que estiverem falsas.
(     ) O trabalho escravo no Brasil começou com a escravidão do povo chinês.
(     ) Os portugueses chegaram ao Brasil e iniciaram aqui o trabalho escravo.
(    ) O povo indígena era obrigado a trabalhar no plantio e na colheita da cana-de-açúcar.
(     ) Em seguida, os portugueses escravizaram os brancos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A cultura popular é fundamental à identidade de uma comunidade. Ela está presente na vida de todos os povos do mundo. Muitos dos elementos que compõem as manifestações culturais nasceram da imaginação do povo, dando origem às histórias, mitos, lendas e festas populares que acontecem anualmente em todo Brasil.
7. Releia o comentário acima sobre a História e cultura de um povo e informe alguns pontos sobre o folclore do seu município:
a)Lenda __________________________________________________________
b) Dança _____ ____________________________________________________
c) Festa popular ____________________________________________________
8. A cultura popular é composto de bens culturais, estes bens podem ser classificados em cultura material(CM) ou cultura imaterial(CI). Observe os exemplos abaixo e classifique cada um deles.
___ Folclore          ___ Alimentação            ___ Artesanato         ___ Histórias e mitos
___ Tradição oral           ____ Jeito de falar             ___ Registros fotográficos

9. Como podemos definir o Folclore?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Preencha a cruzadinha com nomes de algumas lendas do folclore brasileiro.







A formação do povo brasileiro se deu a partir do encontro e da mistura de diferentes etnias desde o início da colonização. A copa do mundo nos faz lembrar essa mistura, pois                é um momento em que pessoas de diferentes países podem se encontrar e realizar                     troca de experiências.
Após a leitura desta informação você deverá relembrar as discussões na sala de aula sobre o conteúdo "O povo brasileiro", para responder as próximas questões
11. Que povos se misturaram para formar o povo brasileiro?


Pergaminho horizontal: O Brasil é um país caracterizado pela grande diversidade étnica e cultural.12. O Brasil foi e sempre será um país rico em diversidade. Leia a frase abaixo e explique seu significado com base nos estudo que fizemos em sala de aula.

Pergaminho horizontal: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 









13. Durante nossos estudos sobre a diversidade do povo brasileiro, encontramos algumas palavras bastante desconhecidas. Com o auxílio do dicionário encontre o significado de algumas delas.
PALAVRA
SIGNIFICADO










Relembre tudo que a pró explicou na sala de aula e realize uma boa prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário