Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-compreender que as palavras podem ser divididas em sílabas
-identificar as sílabas
-ordenar as sílabas para formar palavras
-identificar as sílabas
-ordenar as sílabas para formar palavras
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- reconhecer as sílabas na formação das palavras.
Estratégias e recursos da aula
Material: tapetes de plástico com desenhos de amarelinha, uma caixa com sílabas em cartolina plastificadas com contact, bloquinho.
1º momento:
Sente com a turma em roda no pátio e coloque no centro da roda um tapete de plástico enrolado. Converse com a turma sobre o que imagina ser aquilo, de que é feito, para que serve.
Depois de aguçar a curiosidade da turma, desenrole e mostre o tapete. Pergunte se a turma sabe que desenho tem dentro dele (uma amarelinha), o que é, se alguém já brincou, como se brinca.
Ouça os alunos e aproveite para descobrir as suas experiências sobre a brincadeira.
Com a turma dividida em duplas, distribua um tapete para cada dupla. Os tapetes podem ser em plástico de diferentes cores. Assim, cada dupla terá uma cor diferente. Coloque um aluno que sabe brincar com outro que ainda não sabe. Deixe que brinquem livremente.
Depois, o professor na roda com o grupo, relembra as regras da brincadeira, anotando no blocão tudo que os alunos aprenderam e descobriram.
2º momento:
Cada criança joga um saquinho de areia no espaço que deseja (no caso da amarelinha tradicional, um espaço com um número) e pula com um pé só até chegar ao número anterior ao saquinho. Ela pega o saquinho, continua o percurso até o final e retorna.
Neste jogo, a diferença é que no lugar dos números, terão sílabas.
A turma será dividida em duplas. Uma criança de cada vez começa a jogar. Ela não pode pisar em qualquer espaço. Precisa pisar numa sequência de sílabas que juntas, formem uma palavra. A outra criança anota num bloquinho as palavras que a sua dupla conseguiu formar.
Depois, elas trocam de posição: a criança que brincou passa a anotar as palavras da outra e a que anotou terá a sua vez para brincar.
As sílabas são feitas em cartolina plastificadas com contact, para não serem danificadas. Elas são móveis, apenas fixadas por fita durex para não deslocar na hora da brincadeira.
A cada rodada, o professor deve trocar as sílabas de lugar ou substituir por sílabas diferentes, aumentando, assim, o grau de dificuldade.
Depois, o professor analisa com o grupo, as anotações das palavras formadas pelas duplas.
3º momento:
Nesta etapa, o professor sugere que as duplas coloquem as sílabas da sua escolha nos espaços da amarelinha.
É importante destacar para as crianças que as sílabas precisam ter uma sequência para formar palavras com significados.
O professor entrega a caixa com as sílabas e marca o tempo.
Ganha a dupla que conseguir formar mais palavras corretamente.
1º momento:
Sente com a turma em roda no pátio e coloque no centro da roda um tapete de plástico enrolado. Converse com a turma sobre o que imagina ser aquilo, de que é feito, para que serve.
Depois de aguçar a curiosidade da turma, desenrole e mostre o tapete. Pergunte se a turma sabe que desenho tem dentro dele (uma amarelinha), o que é, se alguém já brincou, como se brinca.
Ouça os alunos e aproveite para descobrir as suas experiências sobre a brincadeira.
Com a turma dividida em duplas, distribua um tapete para cada dupla. Os tapetes podem ser em plástico de diferentes cores. Assim, cada dupla terá uma cor diferente. Coloque um aluno que sabe brincar com outro que ainda não sabe. Deixe que brinquem livremente.
Depois, o professor na roda com o grupo, relembra as regras da brincadeira, anotando no blocão tudo que os alunos aprenderam e descobriram.
2º momento:
Jogo da amarelinha das palavras
O jogo segue as mesmas regras da amarelinha.Cada criança joga um saquinho de areia no espaço que deseja (no caso da amarelinha tradicional, um espaço com um número) e pula com um pé só até chegar ao número anterior ao saquinho. Ela pega o saquinho, continua o percurso até o final e retorna.
Neste jogo, a diferença é que no lugar dos números, terão sílabas.
A turma será dividida em duplas. Uma criança de cada vez começa a jogar. Ela não pode pisar em qualquer espaço. Precisa pisar numa sequência de sílabas que juntas, formem uma palavra. A outra criança anota num bloquinho as palavras que a sua dupla conseguiu formar.
Depois, elas trocam de posição: a criança que brincou passa a anotar as palavras da outra e a que anotou terá a sua vez para brincar.
As sílabas são feitas em cartolina plastificadas com contact, para não serem danificadas. Elas são móveis, apenas fixadas por fita durex para não deslocar na hora da brincadeira.
A cada rodada, o professor deve trocar as sílabas de lugar ou substituir por sílabas diferentes, aumentando, assim, o grau de dificuldade.
Depois, o professor analisa com o grupo, as anotações das palavras formadas pelas duplas.
3º momento:
Nesta etapa, o professor sugere que as duplas coloquem as sílabas da sua escolha nos espaços da amarelinha.
É importante destacar para as crianças que as sílabas precisam ter uma sequência para formar palavras com significados.
O professor entrega a caixa com as sílabas e marca o tempo.
Ganha a dupla que conseguir formar mais palavras corretamente.
Recursos Complementares
O professor também poderá utilizar essa atividade para trabalhar com as palavras quanto ao número de sílabas e a sílaba tônica.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha
http://www.livresportes.com.br/reportagem.php?id=1256
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/644695
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha
http://www.livresportes.com.br/reportagem.php?id=1256
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/644695
Avaliação
O professor deve avaliar se o aluno consegue formar palavras utilizando as sílabas, através dos desafios propostos nas atividades
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