"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

INCLUSÃO: SÍNDROME DE HIPERATIVIDADE E DÉFICIT DE ATENÇÃO: OBSERVAÇÃO DA CONDUTA DO ALUNO

IMAGEM DE TRÊS AÇÕES QUE ENVOLVEM CRIANÇAS DEMONSTRANDO A DESATENÇÃO, HIPERATIVIDADE E A IMPULSIVIDADE
SÍNDROME DE HIPERATIVIDADE E DÉFICIT DE ATENÇÃO
OBSERVAÇÃO DA CONDUTA DO ALUNO

CONDUTA APRESENTADASIMNÃO
1. FRACA ORIENTAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL
2. CONCEITO DE ESQ. CORPORAL DISTORCIDO
3. ASSIMETRIA DE REFLEXOS
4. MÁ COORDENAÇÃO VISUAL- MOTORA
5. LENTO DESENV. E IRREGULARIDADES NA LEITURA E NA FALA
6. LENTIDÃO NA EXECUÇÃO DE TAREFAS
7. ESCASSO DOMÍNIO SOBRE A REALIDADE
8. FRUSTRAÇÃO CONSTANTE – HOSTIL
9. REGRESSÃO FRENTE A REALIDADE FRUSTRANTE
10. COMPORTAMENTO VAI DESDE A AGRESSIVIDADE ATÉ A PASSIVIDADE


SÍNDROME DE HIPERATIVIDADE E DÉFICIT DE ATENÇÃO
CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS PARA TRANSTORNO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICIT DE ATENÇÃO

-         SEIS OU MAIS SINTOMAS EM CADA BLOCO, PRESENTE NUM PERÍODO DE 6 MESES;
-         SINTOMAS PRESENTES EM DOIS CONTEXTOS;
-         NÃO SÃO APLICADOS A OUTRO TRANSTORNO;
-         CODIFICAR COM BASE NO TIPO:


ESPECIFICAÇÃOTIPO
314.01TIPO COMBINADO
314.00TIPO PREDOMINANTEMENTE DESATENTO
314.01TIPO PREDOMINANTEMENTE HIPERATIVO
EM REMISSÃO PARCIALEM ADULTOS E ADOLESCENTES QUE APRESENTAM OS SINTOMAS MAS NÃO ATENDEM OS CRITÉRIOS



CRITÉRIO 1 – freqüentemente:

DESATENÇÃO


CRITÉRIOSIMNÃO
1. não presta atenção em detalhes e comete erros por omissão em atividades escolares, de trabalho e outras.
2. tem dificuldade em manter  a atenção em atividades escolares e lúdicas.
3. parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra.
4. não segue instruções e não termina deveres escolares, tarefas domésticas e trabalhos profissionais.
5. tem dificuldade em organizar tarefas e atividades.
6. evita, demonstra ojeriza ou reluta em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (tarefas escolares e deveres de casa).
7. perde coisas necessárias como: brinquedos, matérias e roupas.
8. é facilmente distraído por estímulos alheios a sua tarefa.
9. apresenta esquecimento em atividades diárias.



CRITÉRIO 2 – freqüentemente:

HIPERATIVIDADE


CRITÉRIOSIMNÃO
1.agita as mãos e os pés ou se remexe na cadeira.
2. abandona sua cadeira, na sala de aula, ou em outras situações na qual se espera que ele fique sentado.
3. corre ou escala em demasia, em situações impróprias.
4. em adultos, tem limitações subjetivas de inquietude.
5. tem dificuldades em brincar e se envolver silenciosamente em atividades de lazer.
6. está freqüentemente a mil ou a todo vapor.
7. fala em demasia.




CRITÉRIO 2 – freqüentemente:

IMPULSIVIDADE


CRITÉRIOSIMNÃO
1. dá respostas precipitadas a perguntas antes das perguntas terem sido totalmente formuladas.
2. tem dificuldade em aguardar a sua vez em atividades variadas.
3. interrompe e se intromete em assuntos alheios, tanto em conversas como em brincadeiras.



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