"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

PROJETO PEDAGÓGICO - SALA DE RECURSO

INSTITUIÇÃO: EEEFM GOVERNADOR LINDENBERG
TURNO DA SALA DE RECURSO: Vespertino
TÍTULO DO PROJETO: “Educando para um Trânsito seguro”!
 
INTERDISCIPLINARIDADE: Língua portuguesa, História, Geografia, Ciências e Matemática
PERÍODO: segunda quinzena de outubro/2012
PROFESSORA: Diones Barcelos Bragança.



1.     JUSTIFICATIVA

É de suma importância educar para o trânsito. Todos os anos o Departamento do Trânsito (DETRAN) faz inúmeros campanhas nas mídias, distribuem materiais e boletins informativos conscientizando sobre o respeito e o cuidado com as leis do trânsito, mas infelizmente, o que vemos é que a cada dia está crescendo no país mortes por causas da imprudência, falta de atenção, uso de bebidas no trânsito.

É necessário que os alunos da sala de recursos também aprendam a atravessar nas vias públicas, adquirindo cuidados específicos, noções de perigo visando mudanças de bons comportamentos no trânsito. Torna-se importante e viável este projeto visando o aprimoramento de atitudes saudáveis e o respeito pelas leis do trânsito.
2. OBJETIVOS


_ Produzir textos reflexivos sobre o trânsito;
_Conscientizar os alunos da importância da educação no trânsito.
_ Conhecer os cuidados ao transitar nas vias públicas da cidade;
_ Conhecer os principais sinais de trânsito e o significado das cores do Semáforo;
_ Conhecer a função do guarda de trânsito;
_Motivar a reflexão das ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas.
_ Confeccionar cartazes sobre as faixas de pedestres.3. DESENVOLVIMENTO/ATIVIDADES

_Conversa informal sobre regras, riscos e procedimentos de prevenção de acidentes; - frases de alerta com a confecção de um varal; - músicas; - poesias; - exibição de vídeos sobre o trânsito; - pintura; - recorte e colagem; - confecção de cartazes); - passeio em diferentes locais que possibilite a exploração e observação de placas de trânsito; confecção de semáforo com sucatas; - escrita de palavras sobre o TRÂNSITO e o seu significado; - Pesquisas de palavras geradoras que se referem a temática investigada.4. RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro de giz; giz de cera; lápis de cor; tinta guache; cartolinas; espaço da sala de aula e pátio externo da escola; revistas; jornais; cola; brinquedos para a educação no trânsito; cds e fitas de vídeo; computador, internet; papéis: crepom e sucatas, etc.
5. AVALIAÇÃO

 Observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades propostas e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem desinteressados ou apáticos às mesmas, registrando as participações dos alunos nas fichas descritivas. A culminância deste projeto se fará em sala de aula com exposição dos trabalhos realizados e confeccionados pelos alunos do AEE.
6. REFERÊNCIA:

 ANDRADE, C. de O. Projeto Pedagógico. Disponível em:



VEJAM ALGUMAS ATIVIDADES UTILIZADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE PROJETO:




Eis algumas atividade usas na sala de recurso.


REFERÊNCIA das atividades:
BATITUCI, G.; MELO, M. de A. A Maneira lúdica de ensinar. (de acordo com os PCNs) Editora FAPI, 2ª série do Ensino Fundamental. Vol. 7 – Setembro. Belo Horizonte, 1ª edição, S.d. p. 100 a 105.

 É  PROIBIDO DESREPEITAR AS LEIS DO TRÂNSITO!

PARE! PRESTE ATENÇÃO! MUITA PRUDÊNCIA AO DIRIGIR!

REFERÊNCIA DAS IMAGENS:

https://www.google.com.br/search?num=10&hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=489&q=sinais+de+transito&oq=SINAIS+DE+&gs_l=img.1.0.0l10.2906.6219.0.8813.10.9.0.0.0.0.407.1455.2-3j1j1.5.0...0.0...1ac.1.liHZ6-6hqLY

Nenhum comentário:

Postar um comentário