INCLUSÃO: AUTISMO: INFORMAÇÕES PARA DOWNLOAD
AUTISMO: INFORMAÇÕES PARA DOWNLOAD
- 20 DICAS PARA ÓTIMOS PÃES SEM GLÚTEN. RICARDO GONZÁLES.
- A NUTRIÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA. CÉSAR SANTOS.
- AS INTERVENÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM AUTISMO. THERESINHA MIRANDA.
- O CYBERESPAÇO CONECTANDO O MUNDO DA LUA DO AUITISTA. MARIA GONÇALVES DE SÁ.
- SÍNDROME DE ASPERGER: GUÍA PARA PROFESSORES.
- UM OLHAR SOBRE O AUTISMO E SUA ESPECIFICAÇÃO. ELIANE MARINHO, ET AL.
INCLUSÃO: SINAIS DE ALERTA PARA OS PROFESSORES QUE PODEM INDICAR A PRESENÇA DE TDAH
SINAIS DE ALERTA PARA OS PROFESSORES QUE PODEM INDICAR A PRESENÇA DE TDAH
Segundo pesquisas e estudos na área, o TDAH atinge cerca de 5% das crianças em idade escolar. O comprometimento da sua trajetória escolar pode ser agravado por um diagnóstico tardio. Contudo, professores atentos podem encaminhar estes alunos para uma avaliação, no início de sua trajetória escolar, diminuindo os prejuízos no aprendizado.
O TDAH atinge meninos e meninas onde é mais comum a hiperatividade os meninos e o déficit a atenção nas meninas. Geralmente, é diagnosticado quando a criança entra na escola e exige uma avaliação multidisciplinar.
No TDAH podemos ter os subtipos impulsivo, hiperativo e desatento.
Impulsividade/Hiperatividade
- Inquietude com mãos e pés;
- Parecem estar ligados no 220V;
- Em sala de aula, levantam-se várias vezes;
- Respondem antes que a pergunta tenha sido concluído;
- Dificuldade em esperar sua vez;
- Interrompem ou intrometem-se na conversa dos outros;
- São desastrados.
Desatenção:
- Não prestam atenção a detalhes ou cometem erros por descuido;
- Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou jogos;
- Parecem não ouvir quando o falam com eles;
- Dificuldade em organizar tarefas ou atividades;
- Perdem seus pertences com frequência;
- São facilmente distraídos por estímulos externos;
Tratamento:
- Ritalina: estimulante dopaminérgico análogo à anfetamina;
- Bupropriona: dupla ação – nora e dopa;
- Atomoxetina: seletivo noradrenérgico;
- Triciclicos: não seletivos noradrenérgicos.
INCLUSÃO: O AEE E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: MATERIAL DO MEC PARA DOWNLOAD
O AEE E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: MATERIAL DO MEC PARA DOWNLOAD
MATERIAL DO MEC SOBRE O AEE PARA ALUNOS COM DÉFICIT COGNITIVO,
PARA ACESSAR O MATERIAL CLIQUE NO LINK ABAIXO.
INCLUSÃO: TDAH: TEXTOS EM PORTUGUÊS PARA DOWNLOAD
TDAH: TEXTOS EM PORTUGUÊS PARA DOWNLOAD
- UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAH. ZILDOMAR FÉLIZ, ET AL.
- ASPECTOS NEUROBIOLÓGICOS DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): UMA REVISÃO. TACIANA COUTO, ET AL.
- DIAGNÓSTICOS PSIQUIÁTRICOS.
- TDAH E NEUROCIÊNCIAS. SAMUELE CORTESE E FRANCISCO CASTELLANOS.
- TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E O TDAH SUBTIPO DESATENTO: UMA ÁREA INEXPLORADA. CÍNTIA MESQUITA ET AL.
- INFLUÊNCIA DO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA APRENDIZAGEM EM ESCOLARES. CLÁUDIA MUZETTI E MARIA CECÍLIA VINHAS.
INCLUSÃO: CRIANÇAS SELETIVAS NA ALIMENTAÇÃO
CRIANÇAS SELETIVAS NA ALIMENTAÇÃO
Alguns pais se desesperam pois seus filhos são extremamente seletivos na sua alimentação. Sendo assim, a maior preocupação é que eles não tenham os nutrientes e vitaminas que garantam a sua boa saúde.
Em um primeiro momento, temos que ter claro que não existe uma quantidade universal, para as crianças, que nos assegure que estes estão comendo o suficiente e adequadamente.
O organismo de cada criança é único e elas necessitam de quantidades diferentes de alimento. Contudo, uma criança que está passando fome não deixa de comer se um alimento está ao seu alcance, a não ser, se ela estiver doente.
Muitas vezes, esperamos que elas comam mais do que realmente necessitam.
Para ajudar a criança a ter uma alimentação saudável e não “enfiar comida boca abaixo” sem que esta aprecie a refeição, podemos:
- - estabelecer um ritual para as refeições onde solicitamos a criança que nos ajude a colocar a mesa e arrumar os pratos, definindo o local certo de cada um nas refeições;
- - fazer as refeições em um momento agradável, sem brigas, discussões, queixas e com tempo suficiente onde ninguém tenha que “engolir” a comida e sair correndo;
- - oferecer pequenas quantidades de alimento a criança. É preferível começar com uma colher de cada alimento e ir aumentando as quantidades gradativamente. Encher o prato com uma quantidade que a criança não tem condições de ingerir, brigando para que ele termine tudo, não ajuda em nada. Devagar se vai ao longe;
- - não oferecer refrescos durante as refeições pois, o líquido ingerido junto com a comida, engorda e deixa o indivíduo estufado com mais facilidade. O ideal é beber antes ou depois das refeições;
- - a criança deve comer sem distrações. Nada de celular na mesa, tablete, Iphone, Ipad, Ipod, televisão, livros e brinquedos. Isto tira a atenção da alimentação;
- - limitar o tempo para comer em cerca de 30 minutos, pois ajuda a criança a se organizar;
- - faça um cardápio variado pois, para ampliar a alimentação com um prato único, é difícil.
INCLUSÃO: PROVAS OPERATÓRIAS DE PIAGET
PROVAS OPERATÓRIAS DE PIAGET PARA DOWNLOAD
PROVAS DE DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO
PROVA1
MATERIAL: 20 fichas do mesmo tamanho, sendo 10 vermelhas e 10 azuis.
1ª situação – escolhe uma coleção (azul/vermelha). A professora coloca seis de suas fichas e pede que o aluno faça igual.
2ª situação – ela espaça ou aproxima as suas fichas e pede que o aluno faça o mesmo. Pedir que conte quantas sobraram na sua mão e responder quantas tem o professor sem contar.
3ª situação – fazer de novo colocando elas em círculo.
Avaliação – condutas não-conservativas ( até 5 anos), condutas intermediárias ( vacila), condutas conservativas ( não vacila/acerta).
PROVA 2 – conservação das quantidades de líquido
MATERIAL: 2 vidros (5cm/8cm), um vidro estreito mais largo, um vidro largo mais baixo, 4 vidros iguais (1/4 do vidro grande), 1 garrafa com água colorida.
1º – fazer a criança constatar que os dois vidros são iguais;
2º – despejar a água nos dois vidros;
3º – perguntar se os dois tem a mesma quantidade;
4º – despejar a água de volta;
5º – despejar nos vidros pequenos;
6º – despejar de volta.
Avaliação – não avaliativas (até 6 anos), intermediárias (6 a 7 anos), avaliativas ( + de 7 anos)
PROVA 3 – Conservação de comprimento
MATERIAL: 2 fios flexíveis de 10 e 15 cm.
1º – a criança analisa que um fio é maior do que o outro;
2º – diz que as pessoas vão andar pela estrada e vão caminhar a distância de cada fio;
3º – deforma o fio e pergunta se a formiga for andar, vai andar mais ou menos;
4º – deforma o maior e deixa com as mesmas extremidades;
Avaliação – não conserva (até os sete anos) e conserva (depois dos sete anos).
PROVA 4 – conservação de quantidade de matéria
MATERIAL: duas massas de modelar do mesmo tamanho.
1º – pedir que faça duas bolas com a mesma quantidade de massa;
2º – transformar uma bola em salsicha;
3º – perguntar se elas tem a mesma quantidade;
4º – salienta que as duas bolas tinham a mesma quantidade;
5º – transformar a bola em uma mini pizza;
6º – transformar a bola em 10 pedaços.
Avaliação – não conserva (5 a 6 anos), oscila e vacila (6 a 7 anos) e conserva ( + de 7 anos).
PROVA 5 – Conservação de peso
MATERIAL – 2 bolas de massa plástica de cores diferentes, 1 balança, 2 pratos.
1º – pesa outras coisas;
2º – o aluno pesa as duas bolas;
3º – pega uma bola e transforma em salsicha. Antes de pesar pergunta para o aluno o que ele acha. Depois pesa.
4º – transforma em mini pizza e faz a mesma coisa;
5º – deixa a mini pizza e transforma a salsicha em 10 pedaços.
Avaliação – não conserva (até os 7 anos) e conserva (depois dos sete).
PROVA 6 – Conservação de volume
MATERIAL: 2 vidros iguais de água (pequenos) e 2 pedaços de massa de modelar iguais.
1º – fazer o aluno constatar que tem a mesma quantidade de água nos dois vidros;
2º – dizer que vai colocar a água. O que acontece? Insistir para ter a resposta de que o nível de água vai subir;
3º – transforma uma mini pizza;
4º – transforma em pedaços pequenos.
Avaliação – não conserva (até 8 e 9 anos) e conserva (depois dos 9 anos).
PROVA 7 – classes – mudança de critérios – dicotomia
MATERIAL: fichas recortadas – 6 círculos vermelhos e azuis de 50 cm, 6 círculos vermelhos e azuis de 25 cm, 6 quadrados vermelhos e azuis de 50 cm, 6 quadrados vermelhos e azuis de 25 cm, 2 caixas baixas iguais, 1 papelão dividido em duas partes.
1º – coloca as fichas e pergunta para a criança o que ela está vendo;
2º – dizer que faça uma classificação espontânea. Pedir para explicar como fez isto;
3º – pedir que arrume em dois grupos diferentes;
4º – pedir que mude de critério.
Avaliação – sem critérios (4 e 5 anos), com um critério (5 a 6 anos) e com três critérios (acima de 7 anos).
PROVA 8 – quantificação da inclusão de classes
MATERIAL: um ramo de dez margaridas e três rosas.
1º – ver se a criança conhece o termo flor e o nome destas flores;
2º – tem mais margaridas do que flores? Como é que você sabe? Pode mostrar?
3º – duas meninas vão fazer ramos, o primeiro de margarida, desmancha, depois de flores, desmancha, qual tinha mais?
4º – se dou as margaridas para você, o que fica no ramo?
5º – se dou para você as flores, o que fica no ramo?
6º – eu vou fazer uma ramo de margaridas e você de flores. Quem vai ter mais?
Avaliação – não conserva (até 6 anos) e conserva (depois dos 6 anos).
PROVA 9 – intersecção de classes
MATERIAL: 5 fichas redondas das cores vermelha e amarela, 5 quadrados amarelos, 1 folha de papelão com dois círculos desenhados sendo um preto e outro azul que se cruzam.
1º – pedir para o aluno colocar as fichas redondas vermelhas em um círculo, as quadradas amarelas em outro círculo e as redondas amarelas nas partes comuns;
2º – perguntar porque eu pedi para colocar as do meio;
3º – há mais fichas vermelhas ou amarelas;
4º – há mais fichas quadradas ou redondas;
5º – na intersecção, há mais fichas redondas ou amarelas?
6º – há mais fichas quadradas do que amarelas?
Avaliação – conserva após os sete ou oito anos.
PROVA 10 – seriação de bastões
MATERIAL: um anteparo de papelão, 10 bastões de 10 a 16 cm com diferença de 0,6 entre cada um.
1º – pedir que a criança manuseie os bastões;
2º – fazer uma escadinha do menor ao maior. Se não sabe, o professor demonstra com três bastões;
3º – se o sujeito acertou, tirar um bastão e pedir que o aluno feche os olhos e coloque após no local certo;
4º – colocar o papelão, o professor vai pegando, sem o aluno ver, e vai fazendo a escada.
Avaliação – não seria (4 a 5 anos), seria com o primeiro (5 a 6 anos) e seria com três critérios (depois dos sete anos).
PROVA 11 – combinação de fichas duplas para pensamento formal
MATERIAL: 6 fichas de plástico ou de cartolina com cores diferentes.
1º – pedir que o aluno faça com as fichas, sem repetir, o maior número de duplas;
2º – registrar o número de duplas;
3º – avaliar o número de tentativas.
Avaliação – número 1 (não combina, repete), número 2 (não consegue prever) número 3 (chega a descobrir trinta duplas).
PROVA 12 – permutações possíveis com um conjunto determinado de fichas
MATERIAL: 6 fichas plásticas ou de cartolina com cores diferentes.
1º – fazer permutações com quatro fichas.
INCLUSÃO: EXAME DAS HABILIDADES MULTISENSORIAIS BÁSICAS
EXAME DAS HABILIDADES MULTISENSORIAIS BÁSICAS
- INTEGRAÇÃO SINESTÉSICA (RITMO);
- Observe como o professor bate na mesa e repita igualmente: ( O/OO/O), (OO/O/OO), (OO/O), (OOO/O/OO), (O/OOO/OO), (O/OO/OO/O), (OOO/OOO);
- Da mesma forma, toque o sino e represente com bolinhas:
- Discriminação tátil: feche os olhos e concentre-se em contar o número de vezes que o professor vai tocar na tua costas: (2), (4), (8), (10), (14);
- Integração e orientação visual motora: pegue uma folha de papel e coloque da maneira que quiser. Feche os olhos e escreva o seu nome. Agora coloque outra folha na mesa e novamente escreva o seu nome.
- DETERMINAÇÃO DAS DISFUNÇÕES NEUROPSICOLÓGICAS:
- MOBILIDADE DOS OLHOS: mantenha a cabeça imóvel e siga com os olhos a borracha ou lápis:
- Formar um círculo com o polegar e depois com os outros dedos. Agora toque cada dedo com o polegar e depois repita com a outra mão;
- MOVIMENTO DEDO/NARIZ: toque a ponta de seu nariz. Agora toque na minha mão e toque o seu nariz. Faça o mesmo com a outra mão;
- MOVIMENTO RÁPIDO DAS MÃOS: coloque as mãos nos seus joelhos e com palmas bata para cima e para baixo o mais rápido possível.
- Feche os olhos e toque nas duas partes do corpo que o professor pedir;
- Andar com um pé na frente do outro para frente e para trás. Depois faça com os olhos fechados;
- MOVIMENTOS CUNEIFORMES: extensão dos braços e das pernas. Sentar em uma cadeira e esticar os braços e as pernas, estender os dedos e mostrar a língua. Manter esta postura por um minuto;
- EQUILÍBRIO E PULO: manter-se sobre o pé direito e salte duas vezes. Fazer com o lado esquerdo e depois de olhos fechados;
- ESTENOGNOSIAS: falar o nome das coisas colocadas em sua mão. A mão deve estar atrás das costas;
- GRAFESTENIA: feche os olhos e tente descobrir que letras o professor está fazendo com o dedo indicador: ( O, A, C, S, V);
- LATERALIDADE: feche os olhos. Levante o braço esquerdo. Depois o direito. Abaixe o braço direito e depois o braço esquerdo.
- DOMINÂNCIA DO OLHO: olhar por um rolo de papel, pelo buraco de um cartão e apontar um rifle;
- DOMINÂNCIA DE PÉ: chutar uma bola, um balão, escrever a inicial de seu nome com o pé;
- DOMINÂNCIA DA MÃO: escrever seu nome, lançar uma bola, cortar com uma tesoura, imaginar que está escovando os dentes, desenhar figuras propostas.
- DOMINÂNCIA DE OUVIDO: cobrir o ouvido direito e sussurrar no direito. Pedir que ela diga o que ouviu. Depois inverter o ouvido:
Atividade | Ouvido esquerdo | Ouvido direito |
Dígitos | 1638249
29507
023615
| 3169482
70529
516302
|
Consoantes travadas | FL – PR – CLPL – BL – BR
FL – CL – GR
PL – FL – CL – DR
| CL – FL – PRBR – BL – PL
TR – FL – CL – GR
DR – PL – FL – CL
|
sílabas | IN – AR – ALDAD – ID – ED
ON – BI – EX
| AR – AL – INID – DAD – ED
EX – ON – BI
|
GRADE DE RESPOSTAS
ATIVIDADE | SIM | NÃO | N. PON. | P. MÁX |
| 10 | |||
| 09 | |||
| 07 | |||
| 01 | |||
| 01 | |||
| 01 | |||
| 01 | |||
| 05 | |||
| 06 | |||
| 04 | |||
| 01 | |||
| 06 | |||
| 06 | |||
| 06 | |||
| 07 | |||
| 01 | |||
| 01 | |||
| 01 | |||
| 03 | |||
| 07 | |||
| 07 | |||
| 05 | |||
| 02 | |||
| 01 | |||
| 02 | |||
| 02 | |||
| 02 | |||
| 03 | |||
| 04 | |||
| 01 | |||
| 01 | |||
| 06 | |||
| 06 | |||
| 05 | |||
| 05 | |||
| 03 | |||
| 03 | |||
| 14 | |||
| 06 | |||
|
INCLUSÃO: MATERIAL INFORMATIVO PARA DOWNLOAD – PARTE 49
MATERIAL INFORMATIVO PARA DOWNLOAD – PARTE 49
MATERIAL INFORMATIVO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA DE ENSINO.
PARA ACESSAR O MATERIAL CLIQUE NO LINK ABAIXO:
INCLUSÃO: QUESTIONÁRIOS INFORMAIS PARA OBSERVAÇÃO DE SINAIS DE DISLEXIA
QUESTIONÁRIOS INFORMAIS PARA OBSERVAÇÃO DE SINAIS DE DISLEXIA
Questionário para dislexia – 7 a 8 anos
Aluno: ____________________________data de nascimento: ______________
Escola: ___________________________ série: _________________________
Questão: | Quase sempre | raramente | nunca |
1.tem atraso na leitura de três anos ou mais em relação a crianças da mesma idade. | |||
2.a velocidade da leitura é inferior a 50/60 palavras por minuto. | |||
3.comete erros freqüentes na leitura: omissões, substituições, inversões de fonemas, vogais e consoantes sonoras. | |||
4.compreensão do texto pobre. | |||
5.seu QI é normal ou superior. | |||
6.apresenta baixo rendimento em ortografia. | |||
7. tem rendimento baixo em cálculos principalmente na multiplicação. | |||
8.apresenta movimentos involuntários associados principalmente quando lê e escreve. | |||
9.não gosta de ir a escola, fracassa nas avaliações, não gosta do meio escolar e tem falta de motivação para o aprendizado. | |||
10.apresenta ansiedade e medo na hora de ler em voz alta. | |||
11.apresenta erros freqüentes na escrita: omissões, substituições, adições e inversões de letras. |
Questionário para dislexia – 8 a 13 anos
Aluno: ____________________________data de nascimento: ______________
Escola: ___________________________ série: _________________________
Questão: | Quase sempre | raramente | nunca |
1.copia lentamente o texto do quadro e com erros. | |||
2.sente dificuldade em recordar a tabuada (3X4). | |||
3.comete erros de ortografia. | |||
4.sente-se frustrado e faz birra e tem problemas de comportamento especialmente associado as aulas ou com o trabalho escolar. | |||
5.não quer ir a escola. | |||
6.sente dificuldade em colocar as idéias por escrito. | |||
7. a leitura é difícil e lenta comparada com as crianças da mesma idade. | |||
8.não gosta de ler especialmente em voz alta. | |||
9.não percebe o que lê, omite palavras ou interpreta mal a leitura. | |||
10.tem dificuldade em seguir instruções, especialmente se forem dadas de forma escrita ou oral. | |||
11. a escrita tem pouca ou nenhuma pontuação. |
Questionário para dislexia – maiores de 13 anos
Aluno: ____________________________data de nascimento: ______________
Escola: ___________________________ série: _________________________
Questão: | Quase sempre | raramente | nunca |
1.tem dificuldade em distinguir lado direito e esquerdo. | |||
2.é complicado ler um mapa ou encontrar uma direção em um lugar desconhecido. | |||
3.sente-se desconfortável quando lê em voz alta. | |||
4.demora mais tempo do que era suposto para ler a página de um livro. | |||
5.sente dificuldades em perceber ou recordar tudo que leu. | |||
6.não gosta de ler livros com muitas páginas. | |||
7. tem dificuldades em soletrar palavras. | |||
8.a sua letra (caligrafia) é difícil de ler. | |||
9.fica confuso se tiver que falar em público. | |||
10.acha difícil escrever mensagens no celular. | |||
11. quando diz uma palavra longa, te dificuldades em dizer os sons pela ordem correta. | |||
12.acha difícil somar e subtrair usando somente a sua mente sem usar os dedos e papel. | |||
13.confunde os números quando os marca no telefone. | |||
14.consegue dizer os meses do ano rapidamente. | |||
15.consegue dizer os meses do ano de trás para frente. | |||
16.confunde datas e horas e esquece-se de compromissos importantes. | |||
17.acha que o preenchimento de impressos são algo muito confuso. | |||
18.confunde números 95 e 59. |
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