INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Podemos considerar como recursos didáticos, todo o material utilizado como auxílio e suporte ao processo de escolarização de alunos que apresentam déficit cognitivo.
Uma sala com recursos didáticos variados é mais motivadora e menos cansativa pois, a aula tradicional, se apoia na transmissão de conhecimentos e informações, incentiva a imitação que leva a submissão e a repetição e, na maioria das vezes, as aprendizagens acabam não sendo significativas.
Nesta perspectiva, o professor elege o que ele quer transmitir, deixando de lado a criatividade, e investe em competências mecânicas. As necessidades dos alunos não são atendidas e eles acabam por usar uma pequena parte de sua capacidade de aprendizagem.
Quando pensamos em uma atividade, como educadores, temos um esquema e um objetivo claro e definido em nossa mente. Contudo, se não levarmos em conta as habilidades, competências, interesses e possibilidades dos nossos alunos pode ser que este esquema que elaboramos não esteja de acordo com o esquema deste aluno.
Alunos com déficit cognitivo necessitam de estratégias de aprendizagem diferenciadas pois uma atividade elaborada para um aluno pode não funcionar com outro. O ser humano é único.
Para quem apresenta déficit cognitivo, é mais fácil adquirir habilidades e construir conceitos e conhecimentos através de atividades relacionadas com a sua realidade, com o seu dia a dia e com objetos e elementos que fazem parte do seu cotidiano.
Com o uso de recursos didáticos diferenciados, o aluno passa a ser o protagonista da sua aprendizagem e não um mero receptor passivo.
A aprendizagem é um processo interno e pessoal que implica na construção ativa do conhecimento e que progride no tempo de acordo com os interesses e capacidades de cada um.
Os materiais utilizados devem proporcionar condições do aluno associar uma nova informação ao que já sabe, ou seja, quando consegue associar o novo conhecimento a um aspecto importante da estrutura do conhecimento que ele já possui.
O material escolhido tem que ter uma sequência lógica, com conceitos relevantes e com uso de organizadores para servir de ancoradouro para apoiar os conhecimentos apresentados.
Os materiais e atividades tem que ser pensados para cada crianças para que tenha validade, eficiência e eficácia.
INCLUSÃO: O AEE E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: MATERIAL DO MEC PARA DOWNLOAD
O AEE E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: MATERIAL DO MEC PARA DOWNLOAD
MATERIAL DO MEC SOBRE O AEE PARA ALUNOS COM DÉFICIT COGNITIVO,
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INCLUSÃO: MATERIAL INFORMATIVO PARA DOWNLOAD – PARTE 46
MATERIAL INFORMATIVO PARA DOWNLOAD – PARTE 46
NO LINK ABAIXO TEMOS ALGUMAS LEITURAS INTERESSANTES SOBRE AS DIFERENTES CONCEPÇÕES ACERCA DO DÉFICIT INTELECTUAL.
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INCLUSÃO: MATERIAL INFORMATIVO PARA DOWNLOAD – PARTE 45
MATERIAL INFORMATIVO PARA DOWNLOAD – PARTE 45
NO LINK ABAIXO TEMOS ALGUMAS LEITURAS INTERESSANTES SOBRE O DÉFICIT INTELECTUAL, A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS QUE APRESENTAM DÉFICIT INTELECTUAL E SOBRE A SÍNDROME DO X FRÁGIL.
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INCLUSÃO: MATERIAL INFORMATIVO – PARTE 47
MATERIAL INFORMATIVO – PARTE 47
NO LINK ABAIXO TEMOS ALGUMAS LEITURAS SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DÉFICIT INTELECTUAL E COMO AS ESCOLAS PODEM MELHORAR A QUALIDADE DOS SERVIÇOS OFERECIDOS A ESTES ALUNOS.
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INCLUSÃO: EXERCÍCIOS ADAPTADOS – PARTE 15
EXERCÍCIOS ADAPTADOS – PARTE 15
MODELOS DE EXERCÍCIOS ADAPTADOS PARA ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.
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INCLUSÃO: A SÍNDROME DE X FRÁGIL E A ESCOLA
A SÍNDROME DE X FRÁGIL E A ESCOLA
A Síndrome de X frágil é a segunda causa mais frequente de deficiência intelectual, de caráter hereditário, perdendo apenas para a Síndrome de Down.
O grau de deficiência intelectual, nos portadores desta síndrome, pode variar desde os graus mais leves até os mais graves.
Esta manifestação é muito variável, pois podemos encontrar casos de portadores da Síndrome de X frágil, que apresentam um QI quase dentro da normalidade, e outros com dificuldades acentuadas de aprendizagem e problemas emocionais ocorrendo, muitos casos, cujos indivíduos apresentam um comportamento autista associado.
O diagnóstico é baseado no fenótipo físico, cognitivo e comportamental e confirmado pelo estudo genético molecular.
Os professores, no ambiente escolar, pode lançar mão de atividades que:
- - promovam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e acadêmicas partindo do concreto até chegar a atividades que usem um grau de abstração adequado ao nível intelectual e pedagógico do aluno;
- - motivem ele para a aprendizagem com atividades claras, diretas, variadas e criativas pois, pelas suas dificuldades cognitivas, temos a tendência de infantilizar as atividades a partir do 4º ano, sem levarmos em conta a idade cronológica do aluno;
- - controlem a pressão e o nível de dificuldade, para evitar situações que desestabilizam o aluno levando este a apresentar problemas de comportamento;
- - promovam a autonomia e a independência pessoal e social do aluno evitando, de todas as formas, a superproteção. O aluno tem que sentir que o professor acredita nele e que não o vê como alguém que precise de assistência e supervisão constante;
- - promovam a participação do aluno no aprendizado através de trabalhos em grupo onde ele possa realizar atividades comuns, aos demais colegas, com uma participação ativa que utilize as suas capacidades, habilidades e competências. Se o aluno não sabe escrever, ele pode desenhar e ilustrar um trabalho em grupo;
- - adaptem o conteúdo ao nível real do aluno, utilizando a sua zona de desenvolvimento proximal, sem deixar conteúdos de lado. É possível, com criatividade, adaptar um conteúdo delimitando os conceitos a serem abordados e a sua forma de apresentação.
O professor tem que conhecer o conceito de funcionalidade, para projetar um ambiente positivo e empático, apostando em recursos visuais e nas tecnologias de informação e comunicação que podem, em muitas situações, redefinir os conceitos de deficiência, limitação e incapacidade.
INCLUSÃO: EXERCÍCIOS ADAPTADOS – PARTE 14
EXERCÍCIOS ADAPTADOS – PARTE 14
MODELOS DE EXERCÍCIOS ADAPTADOS PARA ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.
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INCLUSÃO: EXERCÍCIOS ADAPTADOS – PARTE 13
EXERCÍCIOS ADAPTADOS – PARTE 13
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INCLUSÃO: EXERCÍCIOS ADAPTADOS – PARTE 12
EXERCÍCIOS ADAPTADOS – PARTE 12
MODELOS DE EXERCÍCIOS ADAPTADOS PARA ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.
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