"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 7 de março de 2017

Caixa de sílabas


sílabas
Materiais necessários:
- E.V.A. ou cartolina;
- canetinha para retroprojetor ou cola colorida;
- tesoura;
- caixa.
Modo de preparar:
Fazer duplas/trios de formas geométricas de diversas cores e tamanhos.
Escrever em cada dupla/trio de formas geométricas sílabas que formarão palavras.
Gosto de fazer por categoria.  
Então um grupo de crianças terá uma caixa com nomes de animais, 
outro grupo nomes de objetos… Ou ainda, em uma caixa poderá ter substantivos, em outra adjetivos … As crianças é que deverão dizer qual 
foi a maneira que a professora utilizou para organizar cada caixa. 
Modo de brincar:
Entregar uma caixa para cada grupo de crianças e dizer que você tem uma lista secreta com palavras. 
E que essas palavras estão escritas nas sílabas que estão nas caixas.
A pista para elas descobrirem  quais são essas palavras da sua lista é :  formas geométricas iguais !!!
Vale bater palmas e escrever no quadro cada descoberta das crianças.

Retirado do Blogger PsicoSol

Caixa de ovos na alfabetização



Você vai precisar:
- caixas de ovos divididas em diversas partes (duas, três, quatro…);
- letras (coladas em tampas de refrigerante ou fichas).
Procedimento:
Peça para a criança escrever uma palavra. Por exemplo: bola. 
Entregue para ela uma caixa de ovos com 4 partes e diga: “para escrever 
esta palavra será necessário preencher cada parte, ou seja, não pode 
faltar e nem sobrar letras.”
Uma variação é ditar uma frase e entregar caixas com partes na 
quantidade exata para escrevê-la. 
Assim ajudará a criança que aglutina palavras (junta palavras) a 
compreender que existe um espaço entre elas.

Retirado do Blogger PsicoSol

Jogo para alfabetização "A Forca"


Esse jogo é interessante para ser utilizado com crianças que estão 
em processo de alfabetização, principalmente na fase em que estão 
aprendendo a formar palavras.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Lince das Palavras


Você vai precisar:
- Cartela e fichas: Lince
- cartolina;
- cola;
- tesoura;
- papel contact.

Procedimento:
Cole a cartela e as fichas na cartolina, aplique papel contact e corte.
Após, organize um grupo de crianças. 
Coloque o tabuleiro sobre uma superfície e espalhe as fichas com as 
palavras viradas para baixo. 
Uma das crianças inicia o jogo virando uma ficha e juntas deverão procurar 
no tabuleiro uma palavra igual, mas atenção: tem que observar direito, 
porque as palavras podem ser parecidas as das fichas, porém, podem conter erros. Então, tem que ser esperto e observar toda a palavra. 
O primeiro que encontrar ficará com a ficha. Ganha o jogo quem encontrar mais fichas.

Retirado do Blogger PsicoSol

quarta-feira, 28 de maio de 2014

O RECONHECIMENTO DOS NÚMEROS E DO ALFABETO!!!


O Dado onde utilizamos ele em vários jogos que brincamos!!
Um Livrinho de Números, com desenhos e quantidades
Um bloquinho onde foi confeccionado o alfabeto em Libras e em Português
O Dado, o bloco do Alfabeto e o caderno de números 
Retirado do Blogger Atelie do Educador

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Alguns jogos lúdicos para desenvolver aprendizagem


Barrinhas e Divisórias

BOLICHE NUMÉRICO
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver o raciocínio lógico

Os pontos serão registrados em um cartaz.
  
A CAIXA MÁGICA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

• Desenvolver a percepção tátil.
• Reconhecer as letras relacionando grafemas e fonemas.


Barrinhas e Divisórias

JOGO DAS ABELHINHAS

EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM: 
• Desenvolver a consciência fonológica.

Barrinhas e Divisórias

BRINCANDO DE ACHAR LETRAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Identificar as letras de seus nomes e do nome da professora.
• Observar qual a letra que mais apareceu, a que menos apareceu, o maior nome, o menor nome.
• Classificar as palavras colocando-as em ordem alfabética.

DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos formarão seus nomes com o alfabeto móvel. em seguida, cada um deverá colocar uma argola em cada letra de seu nome. No final, será possível observar quais letras foram mais utilizadas, quais menos aparecem nos nomes, letra inicial e final das palavras, nomes maiores e menores...
Obs.: A atividade pode também ser realizada com outras palavras.

Barrinhas e Divisórias

BRINCANDO DE ACHAR PALAVRAS


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Conhecer novas palavras.
• Reconhecer unidades fonológicas como terminações de palavras, rimas... 
(em diversas posições) e aliterações (repetições de 
fonemas em palavras)

DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos formarão palavras usando as argolas (dissílabas, trissílabas, polissílabas) como mostra a imagem.

Barrinhas e Divisórias

AS ÁRVORES SABIDAS

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Reconhecer unidades fonológicas ou segmentos sonoros como rimas, sílabas (em diversas posições) e aliterações (repetições de fonemas em palavras).
• Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
• Descobrir novas palavras.

• Desenvolver a escrita.
• Compreender a função da segmentação dos espaços em branco. 


DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos deverão ler fichas com palavras e frases. Cada palavra lida corretamente, dará uma fruta para sua árvore. Cada frase que o aluno ler corretamente ganhará 2 frutas.
• Na escrita, se o aluno escrever uma frase corretamente ganhará 3 frutas.
• Vence quem tiver mais frutas em sua árvore.
Obs.: O Professor poderá adaptar a atividade de acordo com a necessidade 
de seus alunos.
Esta atividade é ótima para desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
Barrinhas e Divisórias

TELEVISÃO DAS PALAVRAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
  • Reconhecer unidades fonológicas 
  • Desenvolver a leitura e escrita.
Barrinhas e Divisórias

 ÁBACO
 Barrinhas e Divisórias
VAMOS CONTAR?
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver o raciocínio lógico.
• Fazer cálculo mental.
• Relacionar números X quantidades.

DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos receberão suas fichinhas.
• Eles, cada um na sua vez deverão jogar o dado, e de acordo com a quantidade marcada no dado, eles colocarão no tabuleiro as suas fichas.
• Vence quem no final tiver mais fichinhas no tabuleiro.



Barrinhas e Divisórias

BRINCADEIRA: BATATA QUENTE


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: 
• Desenvolver a atenção e percepção auditiva.
• Reconhecer as letras, relacionando grafemas e fonemas. 
• Diferenciar letras de outros sinais gráficos.

DESENVOLVIMENTO: 
• Ao som de uma música a batata quente deverá passar de mão em mão. Quando a música parar, o aluno que estiver com a batata na mão deverá retirar uma ficha de leitura (Sílabas móveis, palavras, frases e provérbios populares) de acordo com o nível de cada aluno.
Barrinhas e Divisórias 

FICHAS – DESCUBRA A PALAVRA

 Mostrarei fichas com palavras para os alunos, a medida que eu for abrindo eles terão que falar as letras, depois unirão as sílabas para no final falarem qual é a palavra. Eles saberão se acertaram a palavra quando observarem o desenho no final.



Barrinhas e Divisórias

FIGURAS IGUAIS X PALAVRAS DIFERENTES

EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
• Reconhecer palavras e unidades fonológicas ou segmentos sonoros como rimas, sílabas (em diversas posições) e aliterações (repetições de fonemas em palavras).
 Barrinhas e Divisórias
TRILHA DAS PALAVRAS


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: 

• Desenvolver a escrita e a leitura
• Compreender a função da segmentação dos espaços em branco.
• Aprender a seguir regras, e a se socializar com os colegas.


DESENVOLVIMENTO: 

• Os alunos deverão ler fichas com frases e contar o número de palavras nas frases.
• De acordo com o número de palavras eles percorrerão a trilha.
• Quando cair em uma cor, o aluno abrirá a caixa que está na trilha pegará uma fichinha da mesma cor e deverá fazer o que se pede.


Barrinhas e Divisórias
Retirado do Blogger Projetando na Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário