"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 7 de março de 2017

Modelo de plano de aula para o segundo período - Educação infantil





Escola:_____________________________________________
Professor:____________________________________
Turma: 1º Ano Vespertino
Data: 02 de Setembro

Plano de Aula
1.      TEMA 
Lista com nomes de animais do livro "O Caso da lagarta que tomou chá de sumiço".
2.     OBJETIVOS
  • Mostrar as diferentes formas de linguagens;
  • Trabalhar o respeito ao próximo;
  • Trabalhar a linguagem oral, atenção, confiança e a criatividade;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Promover o avanço da habilidade leitora;
  • Propiciar a interação entre alunos em nível indiferenciado e pré-silábico com o alfabeto (móvel);
  • Estimular o desenvolvimento da coordenação motora.
3.     CONTEÚDOS
  • Linguagem;
  • Coordenação Motora;
  • Linguagem Matemática;
4.     DURAÇÃO
  • A duração da aula será de 4 horas.
5.     RECURSOS 
  • Caneta, lápis, borracha, notebook, datashow, livro "O Caso da Lagarta que tomou chá de sumiço", lousa, piloto, livro didático, alfabeto móvel em mdf e os que contém em livros de recortes.
6.     METODOLOGIA
6.1 - Acolhida;
6.2 - Hino Nacional;
6.3 - Hino a Cidade;
6.4 - Registro da Rotina;
6.5 - Chamada dos Alunos;
6.6 - Tempo para gostar de ler - (Menina bonita do Laço de Fita);
6.7 - Roda de Conversa;
6.8 - Leitura coletiva do livro "O Caso da Lagarta que tomou chá de sumiço" , com simultânea exibição em slide no datashow;
6.9 - Reflexão sobre o texto lido no livro;
6.10 - Atividade de leitura e escrita (Lista com o nome dos animais e insetos da história lida);
6.11 - Atividade de formação das palavras da lista com alfabeto móvel e colagem.
7.     INTERVALO E LANCHE

8.     CONTINUAÇÃO DA ATIVIDADE 6.11.

9.     ATIVIDADE MATEMÁTICA
9.1 - Cantar as músicas  "Formiguinhas" e "Mariana";
9.2 - Atividade na página 185 do livro didático.
10. DESPEDIDA

11.   AVALIAÇÃO 
  • Todos serão avaliados como participantes, sendo observado a capacidade de comunicação, a reação às situações e aos desafios propostos, a interação com os colegas. Focalizar o desenvolvimento e participação individual de cada aluno nos campos da leitura, escrita, oralidade e na resolução de problemas matemáticos.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Projeto Anual para Trabalhar Gêneros Textuais no 4º Ano

A) Projetos Permanentes
• Leitura diária de textos literários, informativos e práticos pelo professor. • Leitura compartilhada de textos informativos e de divulgação científica. 
• Roda de biblioteca e roda de conversa (discussões relacionadas aos projetos). 
• Leitura de textos em diferentes portadores para buscar informações. 
Objetivos Familiarizar-se com textos de diferentes gêneros e selecionar textos em diferentes fontes, observando seu propósito enquanto leitor. 
Conteúdo Comportamentos leitores (seleção de informações e leitura de textos informativos).
------------------------------------------------------------------------------------------
B) Sequências Didáticas
• Leitura e reescrita de contos tradicionais tendo um personagem como narrador. 
• Reescrita individual ou em dupla de textos informativos. 
• Revisão coletiva ou em dupla (coerência, coesão e ortografia). 
Objetivos Reescrever um conto em primeira pessoa (o personagem é ao mesmo tempo narrador) e desenvolver comportamentos escritores. 
Conteúdos Leitura de contos tradicionais, produção textual e revisão (ortografia, pontuação e concordâncias verbal e nominal). 
------------------------------------------------------------------------------------------

C) Projetos Didáticos
• Leitura e produção de jornal mural. 
• Indicação literária de vários livros e autores para a maior circulação de livros da biblioteca da escola. 
Objetivos Reescrever e produzir textos utilizando procedimentos de escritor. 
Conteúdos Leitura de jornais, produção de texto e revisão (aspectos notacionais e discursivos). 
------------------------------------------------------------------------------------------

2º Semestre
A) Projetos Permanentes
• Leitura diária de diferentes gêneros pelo professor. 
• Roda de biblioteca e roda de conversa relacionada aos projetos. 
• Leitura pelo aluno de gibis, enciclopédias, jornais (para buscar informações, se divertir e aprender sobre o tema). 
Objetivos Familiarizar-se com diferentes gêneros e selecionar textos em diferentes fontes, observando seus propósitos. 
Conteúdos Comportamentos leitores.

------------------------------------------------------------------------------------------

B) Sequências Didáticas
• Leitura de vários textos de um mesmo autor, analisando os recursos linguísticos utilizados por ele. 
• Produção de textos práticos, informativos e literários individualmente ou em dupla, utilizando procedimentos de escritor. 
• Revisão de textos produzidos em dupla e com a ajuda do professor. 
Objetivos Conhecer características discursivas e comunicativas desses gêneros, saber reconhecer, organizar e utilizar os recursos linguísticos presentes nos textos e aprender procedimentos de revisão. 

Conteúdos Leitura, produção de texto e revisão (ortografia, pontuação, concordância nominal e verbal e aspectos discursivos). 

------------------------------------------------------------------------------------------
C) Projetos Didáticos
• Roda de leitura com a participação dos pais (apresentações, apreciações e comentários de livros lidos do autor estudado). 
• Livro de autobiografia dos alunos da turma. 
Objetivos Favorecer a troca de experiências de leitura e pôr em jogo os conhecimentos sobre a escrita considerando as características do gênero. 
Conteúdos Leitura, produção de texto e revisão (ortografia, pontuação e aspectos discursivos).


======================================================

Projeto anual da escola 2 para o 4º ano 

1º Trimestre
A) Projetos Permanentes
• Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros). 
• Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas). 
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros. 
Conteúdos Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores. 
------------------------------------------------------------------------------------------
B) Sequências Didáticas

• Leitura de textos expositivos de ciências naturais e humanas, explicitando sua organização. 
• Produção de textos expositivos tendo como referência textos de ciências naturais e humanas. 
• Leitura de textos ficcionais. 
Objetivos Analisar textos expositivos refletindo sobre a organização textual (subtítulos, uso de imagens e gráficos como complemento das informações), organizar informações e registrá-las para expor idéias). 
Conteúdo Linguagem e características de textos expositivos. 
------------------------------------------------------------------------------------------
C) Projetos Didáticos

• Reescrita de um conto preferido por aluno para compor coletânea. 
Objetivos Organizar informações e registrá-las para expor idéias. 
Conteúdo Revisão (expor idéias com clareza, exemplos, subtítulos e impessoalidade). 
------------------------------------------------------------------------------------------

A) Projetos Permanentes

• Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros lidos). • Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas). 
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros. 
Conteúdos Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores. 
------------------------------------------------------------------------------------------
B) Sequências Didáticas

• Leitura, análise e reflexão sobre os recursos linguísticos das narrativas de Monteiro Lobato. 
Objetivos Ler, analisar e interpretar textos variados do autor, caracterizar personagens, identificando os modos de pensar e sentir, e utilizar recursos da linguagem lobatiana. 
Conteúdos Produção e revisão de texto usando os recursos de escrita de Lobato (vocabulário de época, riqueza de detalhes descritivos, pontuação dentro do estilo do autor). 
------------------------------------------------------------------------------------------
A) Projetos Permanentes

• Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros lidos). • Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas). 
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros. 
Conteúdos Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores. 
------------------------------------------------------------------------------------------
C) Projetos Didáticos

• Leitura, produção escrita e revisão de poemas para compor coletânea. 
Objetivos Ampliar o conhecimento sobre o gênero, analisando bons modelos de diversos estilos de poemas. 

Conteúdos Comportamentos leitores e escritores e revisão, contemplando o uso de rimas, a escolha das palavras para expressar imagens, os recursos associativos entre os poemas e a forma de expressá-los no papel. 

Fonte: http://www.professorasnaweb.com/

Plano de aula e atividade: O sistema Solar para o 3º ano

Plano de Aula 
Resultado de imagem para Sistema Solar para o 2º ano
Conteúdo: O Sistema Solar
Série: 3º ano
Área: Ciências Naturais
Objetivo Geral:
Conhecer o sistema solar e seus respectivos componentes
Objetivos Específicos:
·         Reconhecer que o sol é uma estrela e a lua o satélite da terra.
·         Identificar os planetas do sistema solar.
Procedimentos Metodológicos
Conversa dirigida, exploração e leitura compartilhada de texto, apresentação de cartaz, atividades orais e escritas.
Recursos Didáticos
Quadro, giz, cartazes, texto impresso.
Avaliação
Participação, atividade oral e escrita.

Desenvolvimento das atividades
1º passo: Reconhecimento dos alunos.
2º passo: Apresentação e análise do texto: O Sistema Solar.
3º passo: Demonstração de cartazes.
4º passo: Apresentação e discussão de atividade oral e escrita.
Finalização: Observação de atividades.

Referência
MEDEIROS, Maria Clara. Ciências: 3º ano do ensino fundamental em nove anos. Ilustrações Ayodê frança, Henrique pereira, Glauco Alexandre. Recife: Editora Formando Cidadãos, 2009.


Texto: 
O sistema Solar

O sistema solar é composto do sol, satélites e outros astros.
Os astros são corpos celestes que se movimentam no espaço.
Alguns astros são luminosos, porque têm sua própria luz. Assim são as estrelas.
O sol é uma estrela e possui luz própria. Ele fornece luz e calor a todos os astros do sistema, inclusive a terra.
Os satélites são astros que guiam em torno das estrelas.
A lua é o satélite da terra. Ela não possui luz própria.
Os planetas são astros que não tem luz própria e refletem a luz que recebem do sol.
Nosso sistema solar é composto por oito planetas, são eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
O sol é dez vezes maior que Júpiter, o maior planeta do sistema solar. O planeta que está mais próximo ao sol é mercúrio. O planeta mais quente é o planeta Vênus, pois sua atmosfera retém calor.
Plutão é um planeta-anão que antes era considerado um planeta.
______________________________________________________________________

Atividades

1) Marque as alternativas que estiverem correta:
a- (    ) O sol é uma estrela.
b- (    ) Nosso sistema solar é composto por 10 planetas.
c- (    ) O sol é dez vezes maior que Júpiter.
d-(    ) Plutão é o satélite da Terra.


2) Observe a gravura abaixo e depois responda algumas perguntas.

a- Qual o planeta mais próximo do sol? ________________
b- E o mais distante? _____________________
c- Quais são os dois planetas mais próximos da terra? ________________________

3) Encontre, no diagrama abaixo, o nome dos oito planetas do nosso sistema solar.
J
Ú
P
I
T
E
R
T
R
M
K
W
T
F
Ç
L
H
E
J
E
D
M
A
R
T
E
Q
R
X
R
B
A
Z
W
U
B
Ç
R
I
C
O
V
Ê
N
U
S
E
A
Q
Ú
S
A
T
U
R
N
O
P
Y
R
Y
U
R
A
N
O
B
F
S
I
R
G
N
E
T
U
N
O
P
O


4) Ilustre o universo desenhando vários astros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário