JOGOS – História/Geografia(8)
TRILHA: CONQUISTANDO OS DIREITOS
Organização da turma
– Grupo de 3 a 4 participantes
Capacidades a serem trabalhadas
– Oportunizar ao aluno o conhecimento como se deu as lutas e as conquistas dos direitos em nosso país e despertar a conscientização de que as lutas por direitos ainda continua e que ele como cidadão pode contribuir para as conquistas dos mesmos
Material
– Tabuleiro
– Marcadores e fichas em cores: Movimento Camponês- verde; Primeiro de Maio – azul; Movimentos Sociais- amarelo; Abolição da escravidão- rosa
Desenvolvimento
– Reúna o grupo. Coloque as fichas sobre a mesa com as perguntas voltadas para baixo, formando um monte. Para iniciar o jogo, os marcadores devem estar posicionados na largada. Cada jogador (a) lança o dado. Quem conseguir o maior número começa o jogo. O (a) próximo (a) a jogar será aquele (a) que conseguir o segundo maior número, e assim por diante. Cada jogador (a), na sua vez, lança o dado e avança com seu peão o número de casas de acordo com o resultado obtido. Ao longo do percurso existem casas de cor amarela. Se o (a) jogador (a) parar em algumas delas, deve virar uma das fichas e responder à questão. Se acertar, ele (a) fica com a ficha. Se errar, a ficha deve ser devolvida ao final do monte. Vence o jogo quem primeiro cumprir a caminhada e tiver o maior número de fichas.
Clique na imagem para fazer o download do jogo
CORRIDA DO MUNICÍPIO DE IPATINGA
Organização da classe
– Organizar a turma em grupo de até 5 jogadores. (Caso faça opção pela presença do juiz, este fica responsável por conferir se respondeu corretamente e autoriza seguir ou retroceder).
Capacidades a serem trabalhadas
– Apropriar-se de conhecimentos referentes à história e geografia do município de Ipatinga
– Perceber relação entre fatos do passado e sua relação com o presente
– Perceber relações de permanência e mudança no contexto histórico cultural de Ipatinga.
Material
– 1 dado
– Um tabuleiro de trilha
– Pinos para marcar (pinos, carrinhos ou tampinhas) Cartas com perguntas
– Tabela para consulta em caso de dúvidas
Desenvolvimento
Após decidirem a ordem das jogadas que pode ser através de 0 ou 1 e par ou ímpar, inicia-se o jogo. Ao cair em casa que tenham um ponto de interrogação devem retirar uma cartinha do baralho coletivo que se encontra sobre a mesa virado para baixo, se responder corretamente avança 2 casas se errar volta 3 casas.Se precisar recorrer à tabela de dúvidas se mantém no mesmo lugar. Só vence o jogo aquele que ao final conseguir no dado o número certo de casas necessárias para chegar à vitória (casa final).
CURIOSIDADES SOBRE IPATINGA:
-Data oficial da emancipação de Ipatinga – 29 de abril de 1964.
2- Rio que margeia a cidade em sua porção leste – Rio Piracicaba.
3- Parque situado entre os bairros Veneza e Novo Cruzeiro, criado para esporte e lazer da população, inaugurado em 29 de abril do ano 2004. – Parque Ipanema.
4- Bairro conhecido por suas atrações culturais, entre ela o congado e a dança das fitas – Ipaneminha.
5- Bairro da zona rural famoso por seu festival da banana e apresentação cultural do Boi Balaio – Pedra Branca.
6- Bairro da zona rural onde podemos encontrar a montanha do leão sentado.- Tribuna.
7- Bairro mais populoso de Ipatinga – Canaã com 28.510 hab./censo2010.
8- Nome na língua tupi guarani do Município de Ipatinga, contestado pela recente obra Ipatinga Cidade Jardim – Pouso de Água Limpa.
9- Estrada de Ferro que cruza o Município, mudou a forma de transporte de carga do município e atraiu população e siderúrgicas para a região. – Estrada de Ferro Vitória-Minas.
10- Primeira estação Ferroviária do Município, inaugurada em 1922, no Bairro Cariru – Estação da Pedra Mole.
11- Segunda Estação Ferroviária de Ipatinga, conhecida atualmente como Estação Memória, situada na Rua Belo Horizonte, Centro– Estação Ipatinga.
12-Atual Estação Ferroviária, reformada recentemente – Estação Intendente Câmara.
13- Árvore plantada pelos príncipes Japoneses Akihito e Michico, no grupo japonês do Bairro Cariru em 1967.- Ipê
14- Prefeito intendente indicado para Ipatinga em 1964 – Délio da Costa Baeta.
15- Antes da emancipação, Ipatinga era distrito pertencente a – Coronel Fabriciano.
16- Governador de Minas Gerais na época da emancipação – Magalhães Pinto
17- Prefeito indicado pelo Governo Militar, para o mandato de 1969 a 1971 – Almir Roberto Tavares.
18- Número de Regionais em que foi dividida a cidade de Ipatinga – 9 regionais.
19 – Bairro mais próximo do encontro das águas dos Rios Doce e Piracicaba – Bairro Castelo
20 – Motivo principal do desbravamento e ocupação do local e áreas próximas Ipatinga – mineração do ouro e pedras preciosas.
21- Desbravadores que fizeram os primeiros contatos com os índios da região – Bandeirantes.
22 – Primeiros habitantes do local e áreas próximas Ipatinga– Índios Botocudos.
23– Localização Geográfica de Ipatinga no Estado de Minas Gerais – leste.
24- Antiga Rua do Comércio de Ipatinga – Avenida 28 de Abril
25—Ano da inauguração da Câmara dos Vereadores de Ipatinga, – em 1965.
25 – Primeira escola de Ipatinga, antiga fazenda pertencente a Manuel Izídio, onde funcionou o Colégio Assedipa.– A “Fazendinha”,
26 – Primeiro Professor em Ipatinga – Senhor José Raimundo
27 – Em 1955, a Vila Ipatinga tinha poucos habitantes (300 habitantes ).qual a sua principal atividade econômica? – Os habitantes da região viviam da extração de madeira para alimentar os fornos da Belgo-Mineira em João Monlevade.
28- Tipo de vegetação que cobria grandes áreas em Ipatinga – Mata Atlântica.
29- Clima predominante em Ipatinga – Tropical (Clima tropical seco Caracterizado pela ocorrência de uma estação seca durante o ano. Nesta estação, o índice médio mensal de chuvas fica abaixo de 60 mm.)
30 – Estádio de Ipatinga inaugurado em 1982, Conhecido como Ipatingão, que mudou de nome em abril de 2011 – Estádio Municipal João Lamego Neto “ Lamegão”
31- Rodovias que ligam Ipatinga às cidades próximas:
BR 381 Saída para Belo Horizonte e Valadares
BR 458 Saída para Caratinga
MG 232 Saída para Santana do Paraíso.
32- Primeiro Prefeito eleito em Ipatinga – Fernando Santos Coura
DATA OFICIAL DA EMANCIPAÇÃO DE IPATINGA
|
BAIRRO CONHECIDO POR SUAS ATRAÇÕES CULTURAIS, ENTRE ELAS O CONGADO E A DANÇA
DAS FITAS
|
BAIRRO MAIS POPULOSO DE IPATINGA
|
NOME NA LÍNGUA TUPI GUARANI DO MUNICÍPIO DE IPATINGA, CONTESTADO PELA RECENTE OBRA IPATINGA CIDADE JARDIM
|
RIO QUE MARGEIA A CIDADEEM SUA PORÇÃO LESTE
|
BAIRRO DA ZONA RURAL FAMOSO POR SEU FESTIVAL DA BANANA E APRESENTAÇÃO CULTURAL DO BOI BALAIO
|
ESTRADA DE FERRO QUE CRUZA O MUNICÍPIO, MUDOU A FORMA DE TRANSPORTE DE CARGA DO MUNICÍPIO E ATRAIU POPULAÇÃO E SIDERÚRGICAS PARA A REGIÃO.
|
PRIMEIRA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO MUNICÍPIO, INAUGURADA EM 1922, NO BAIRRO CARIRU
|
PARQUE SITUADO ENTRE OS BAIRROS VENEZA E NOVO CRUZEIRO, CRIADO PARA ESPORTE E LAZER DA POPULAÇÃO, INAUGURADO EM 29 DE ABRIL DO ANO 2004.
|
BAIRRO DA ZONA RURAL ONDE PODEMOS ENCONTRAR A MONTANHA DO LEÃO SENTADO
|
SEGUNDA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IPATINGA, CONHECIDA ATUALMENTE COMO ESTAÇÃO MEMÓRIA, SITUADA NA RUA BELO HORIZONTE, CENTRO
|
ATUAL ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, REFORMADA RECENTEMENTE.
|
ÁRVORE PLANTADA PELOS PRÍNCIPES JAPONESES AKIHITO E MICHICO, NO GRUPO JAPONÊS DO BAIRRO CARIRU EM 1967
|
PREFEITO INTENDENTE INDICADO
PARA IPATINGA EM 1964
|
ANTES DA EMANCIPAÇÃO, IPATINGA ERA DISTRITO PERTENCENTE A …
|
PREFEITO INDICADO PELO GOVERNO MILITAR, PARA O MANDATO DE1969 A1971
|
NÚMERO DE REGIONAISEM QUE FOI DIVIDIDAA CIDADE.
|
BAIRRO MAIS PRÓXIMO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS DOS RIOS DOCE E PIRACICABA
|
MOTIVO PRINCIPAL DO DESBRAVAMENTO E OCUPAÇÃO DO LOCAL E ÁREAS PRÓXIMAS IPATINGA.
|
DESBRAVADORES QUE FIZERAM OS PRIMEIROS CONTATOS COM OS ÍNDIOS DA REGIÃO
|
PRIMEIROS HABITANTES DO LOCAL E ÁREAS PRÓXIMAS IPATINGA
|
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DE IPATINGA NO INTERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS
|
ANTIGA RUA DO COMÉRCIO DE IPATINGA
|
ANO DA INAUGURAÇÃO DA CÂMARA DOS VEREADORES DE IPATINGA
|
PRIMEIRA ESCOLA DE IPATINGA ANTIGA FAZENDA PERTENCENTE A MANUEL IZÍDIO, ONDE FUNCIONOU O COLÉGIO ASSEDIPA.
|
PRIMEIRO PROFESSOR EM IPATINGA.
|
EM1955, A VILA IPATINGA TINHA POUCOS HABITANTES (300 HABITANTES ).QUAL A SUA PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA?
|
TIPO DE VEGETAÇÃO QUE COBRIA GRANDES ÁREAS EM IPATINGA
|
CLIMA PREDOMINANTE EM IPATINGA.
|
ESTÁDIO DE IPATINGA INAUGURADO EM 1982, CONHECIDO COMO IPATINGÃO E A PARTIR DE 2011 COMO LAMEGÃO
|
RODOVIAS QUE LIGAM IPATINGA ÀS CIDADES PRÓXIMAS.
|
PRIMEIRO PREFEITO ELEITO EM IPATINGA
|
TREM DA HISTÓRIA DE IPATINGA
Clique na imagem para fazer o download do Trem da história de Ipatinga.
DESCOBRINDO O UNIVERSO INDÍGENA
Organização da classe
– Formar grupos de dois participantes
Capacidades a serem trabalhadas
– Permitir ao educando conhecer o universo indígena
– Estimular o respeito à cultura indígena
Material
– Cola, tesoura, papel cartão
– Gravuras e ou palavras chaves sobre o tema “o povo indígena”
Desenvolvimento
Na sala, forme grupos de duas crianças. Distribua as cartinhas de forma exata para os competidores. O aluno escolhido para iniciar a brincadeira, lança a primeira cartinha e seu parceiro de jogo continua. Caso não tenha a cartinha que faça o par passa a vez para o amiguinho. Ganha a partida quem ficar primeiro sem as cartinhas.
Fonte: Revista Projetos Escolares – Ano 4, nº 4
Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.
É DIREITO OU É DEVER
Organização da classe
– Formar duplas
Capacidades a serem trabalhadas
– Estabelecer a diferença entre direito e dever
– Despertar a importância de cumprir seus deveres
– Fazer com que seus direitos sejam garantidos
Material
– Tabuleiro montado pelo professor com gravuras alusivas ao tema
– Dado e marcadores
Desenvolvimento
– Define o jogador iniciante (sorteio, par ou ímpar, etc.)
– Lançar o dado respeitando cada um a sua vez. Avançar, retroceder ou permanecer no lugar de acordo com a cor da casinha
VERMELO: volta uma casa
AMARELO: permanece na mesma casa
VERDE: lê o dever ou o direito e avança uma casa
– Será vencedor o jogador que ultrapassar a linha de chegada primeiro.
Sugestões para o percurso da trilha
1- Ser respeitado qualquer que seja seu idioma, costumes ou religião
2- Ter um nome e uma nacionalidade
3- Ajudar na limpeza e organização do seu lar
4- A igualdade sem distinção de raça, cor, língua, riqueza, religião ou nacionalidade
5- Ter alimentação, moradia, assistência médica
6- Ser protegido contra o abandono, crueldade e a exploração no trabalho
7- Cooperar ajudando nas tarefas do lar
8- Preservar a natureza e cuidar do ambiente onde vive
9- Ter amor e compreensão por parte dos pais e da família
10- Participar da vida artística, desportiva e cultural
11- A igualdade de oportunidades
12- Divertir – se, brincar e reunir – se com seus amigos
13- Estudar antes de trabalhar
14- Expressar – se livremente.
Fonte: Fundamental 1 – Assessoria Pedagógica / Adaptação da revistas Projetos Escolares
ACERTANDO O ALVO
Organização da classe
– Dividir a turma em dois grupos. Tema: trânsito e meios de transporte
Capacidades a serem trabalhadas
– Identificar os variados tipos de meios de transporte
– Classificar os meios de transporte em: aéreo, aquático e terrestre
– Ter atitudes adequadas no trânsito independente do papel que ele assume em cada situação
– Compreender a história evolutiva dos meios de transporte
Material
– Quatro caixinhas com perguntas nas mesmas cores do prato
– Pratinho de papelão pintado com cores diferentes (cada cor indica uma quantidade de pontos)
– Dado
Desenvolvimento
– Define a equipe iniciante
– O jogador desta equipe lança o dado no prato e responderá uma pergunta da caixinha da mesma cor onde caiu o dado
– Acertando a pergunta adquire pontuação para a sua equipe, de acordo com a tabela abaixo:
Amarelo: 10
Azul: 30
Vermelho: 70
Preto: 100
– Estipula anteriormente o número de rodadas
– Vence a equipe que obtiver maior número de pontos
Fonte: Fundamental 1 – Assessoria Pedagógica
Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.
TRILHA: A VIAGEM DE CABRAL
Organização da turma
– Formar duplas
Capacidades a serem trabalhadas
– Fixar a aprendizagem vivenciando de uma maneira prazerosa a história sobre a viagem de Cabral para o caminho das Índias e sua chegada ao Brasil .
Material
– Tabuleiro com a trilha, 1 dado e os marcadores
– Uma caixa de sapato, pintada e colada uma alça para transformá-la em maleta
– Vários objetos utilizados em nossa higiene pessoal
– Cartas com atitudes ou ações relacionadas ao objeto
Desenvolvimento
Escolhe quem irá iniciar o jogo lançando o dado. Começa quem tirar o número maior. Joga o dado e segue as orientações escritas no tabuleiro. Vence o jogo quem fizer a viagem toda de ida e volta e chegar primeiro a Portugal.
TRILHA: FOLCLORE, EXPRESSÃO CULTURAL
Organização da turma
– Organize os alunos em grupos de 2 a 4 participantes
Capacidades a serem trabalhadas
– Permitir que o aluno perceba as diversidades culturais que existem de um lugar para o outro .
Material
– Tabuleiro com a trilha
– 1 dado e os marcadores para cada participante
Desenvolvimento
Joga o dado, quem tirar o número maior começa o jogo. Dá inicio fazendo o lançamento do dado para saber quantas casas deve avançar. .Ao chegar a uma casa , deve ler em voz alta a explicação que está ali e avançar mais ou voltar, conforme o que estiver escrito. Ganha quem atingir o ponto de chegada primeiro.
FONTE: Revista NOSSO AMIGUINHO
TRILHA: SINAL VERDE
Organização da turma
– Organize os alunos em grupo de 2 participantes
Capacidades a serem trabalhadas
– Demonstrar aos alunos de uma forma prazerosa algumas regrinhas básicas de como se devem comportar quando se usa um transporte coletivo (ônibus) para se ter segurança, principalmente se a criança não estiver em companhia de adulto.
Material
– Tabuleiro com as regrinhas e ilustrações alusivas ao tema
– 2 botões de cores diferentes e um dado comum
Desenvolvimento
Os jogadores definem quem irá iniciar o jogo através do lançamento do dado. Lança o dado e segue as instruções da casa onde cair lendo em voz alta o que diz cada informação. Quem chegar primeiro é o vencedor.
FONTE: O GLOBO, PROJETOS DE MARKETING – RIO DE JANEIRO
ÁLBUM DE FIGURINHAS
Organização da classe
– As figurinhas são distribuídas de acordo com critérios como:
- Leitura dos livrinhos de literatura
- Resolução do para casa
- Participação das aulas
- Acertos no ditado
- Etc.
Capacidades a serem trabalhadas
– Incentivar a leitura
– Desenvolver a leitura e compreensão de textos
– Promover interação e cooperação entre os alunos
– Valorizar os jogos e brincadeiras de ontem relacionando-os aos atuais
– Perceber a importância das brincadeiras para o desenvolvimento social
Material
– Confecção de um álbum pelo professor com informações e curiosidades sobre o tema (folha chamex)
– Figurinhas alusivas ao tema (xerox /imprimidas ), envelope
– Cola
Desenvolvimento
– Cada aluno recebe um álbum
– Cada vez que o aluno atingir a meta (que deverá ser estipulada anteriormente pelo professor e combinado com a turma) ganhará um envelope com figurinhas
Ex.: Ler o livro de história e responder uma pergunta, se acertar ganha um envelope de figurinhas
– A figurinha deverá ser colada no lugar apropriado, como resposta à curiosidade citada no álbum
– Será vitorioso aquele que preencher o álbum todo primeiro
Fonte: Fundamental 1 – Assessoria Pedagógica
Clique no link para fazer o donwload do álbum.
6 Respostas
- HOJE EU ENCONTREI O QUE TANTO PROCURAVA, JOGOS PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS.ACHEI O MÁXIMO, E GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM ALGUNS PARA TRABALHAR COM 6º AO 9º ANO.DESDE JÁ LHES AGRADEÇO.SIRLEI
- gostaria que me enviassem para trabalhar com sociologia e geografia do ensino médio . Dede já Agradeço Abadia
- AMEI AS ATIVIDADES PROPOSTAS POIS É SUPER DIFICIAL ENCONTRAR JOGOS E DINAMICAS PARA ENSINAR GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM ALGUNS PARA TRABALHAR COM 6º AO 9º ANO.OBRIGADA.VANDILMA
- seca nb
- ÓTIMO
- Adorei as trilhas,principalmente a de Cabral.