"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 5 de março de 2017

COMO FAZER UM ELEVADOR DE CARRO CASEIRO

Veja que genial brinquedo dá para fazer com uma sucata de dvd ou cd player. Estamos falando de um excelente elevador de automóveis que funciona de verdade, isso mesmo, alimentado com apenas duas pilhas esse brinquedo fará muito sucesso com a criançada. Nas imagens e no vídeo, nós mostramos todos os detalhes dos materiais usados, assim como os passos para a sua montagem.
Carrinho subindo e descendo no elevador
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes


ÁRVORE DE NATAL COM MATERIAIS CASEIROS

Veja que é possível e muito fácil construir uma atrativa e bem iluminada árvore de natal. Os materiais utilizados são esses: 1 CD, 1 tampinha de garrafa pet, 10 raios de bicicleta, 25 LEDs, 50 cm de fio vermelho, 50 cm de fio preto, 1 suporte com 2 pilhas pequenas. Mostramos também, como conseguir facilmente os LEDs para essa árvore de natal. Veja através das imagens e dos vídeos todos os detalhes da construção.
Materiais necessários para a construção
Passo a passo de toda a construção da árvore
Assista aos vídeos e veja todos os detalhes
Clique nos Links abaixo:
ÁRVORE DE NATAL RECICLADA
Veja também:
COMO FAZER A REDE ELÉTRICA DA ÁRVORE
 DE NATAL

BATALHA SILÁBICA 100% RECICLADA - CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS

Veja que interessante material lúdico dá para construir utilizando cartelas de ovos e tampinhas de refrigerante. Esse é mais um jogo que nós desenvolvemos e que poderá se tornar uma poderosa ferramenta lúdica no processo de ensino aprendizagem. O jogo permite que seja explorado as coordenadas cartesianas e assim os jogadores seguindo algumas regras e estratégias localizarão determinados pontos em um plano, esses pontos são representados pelas sílabas de algumas palavras e que durante a brincadeira os jogadores tentarão formá-las. Veja através das imagens e do vídeo todos os detalhes do jogo.
Jogo Batalha Silábica 100% reciclada
Materiais necessários para a construção do jogo
Palavras que deverão ser descobertas no jogo
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo

COMO FAZER UM DOMINÓ NUMÉRICO RECICLADO

Hoje nós mostraremos todos os detalhes da construção de um maravilhoso e atrativo jogo reciclado. Esse material deverá deixar a criançada bastante satisfeita, visto que pela simplicidade das regras, qualquer criança que conheça os números ou as cores poderão jogar sem nenhuma dificuldade.
Usaremos os números ou as cores 
Materiais usados na construção do jogo 
Construção do jogo passo a passo
Duas versões: os números e as cores 
Assista ao vídeo e veja todos
 os detalhes da sua construção
Clique no Link abaixo

PESCARIA MAGNÉTICA RECICLADA - MATEMÁTICA

Veja mais essa interessante ferramenta pedagógica que faz com que as crianças aprendam as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão numa divertida pescaria magnética.
Materiais utilizados na pescaria magnética
Sinais e números sendo adesivados na garrafa
Cada tampinha contém um botão magnético
Garrafa sendo pescada com uma varinha
Operação formada com os números pescados
Assista ao vídeo e veja os detalhes


JOGO DOS ESTADOS E CAPITAIS COM GARRAFA PET

Veja que interessante jogo reciclado podemos construir usando uma garrafa pet de 2 litros e 12 tampinhas. O jogo exigirá de cada um de seus participantes um exercício contínuo de memorização que relacione cada estado brasileiro com a sua respectiva capital, dessa forma, durante a brincadeira as crianças além de divertirem bastante com o jogo poderão memorizar ludicamente esse conteúdo tão importante.  
Material usado: 1 garrafa pet e 12 tampinhas
Tabela com os nomes dos estados e das capitais
Adesivo sendo preparado para cobrir o jogo
Material pronto para o início de uma partida
Clique no link abaixo para assistir ao vídeo 
com os detalhes da construção e das regras

PESCA LETRAS MAGNÉTICO RECICLADO

Dentre os diversos materiais lúdicos que nós disponibilizamos nesse blog, sem dúvida alguma um dos que fazem mais sucesso entre a criançada é o Pesca Sílabas Magnético Reciclado. Baseado nele, nós desenvolvemos agora o Pesca Letras Magnético Reciclado. Aqui  nós mostraremos todos os detalhes dos materiais e da construção desse divertido instrumento pedagógico, no qual, um grupo de crianças poderá se divertir e aprender a formar palavras num processo lúdico muito prazeroso e que poderá trazer diversos benefícios ao seu aprendizado.
Pesca Letras Magnético Reciclado
                                        Pesca Sílabas Magnético Reciclado
 Materiais usados na construção do jogo
                                        Detalhes da construção do jogo
 Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo

ALFABETO MÓVEL RECICLADO NA CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS

Veja que importante ferramenta de aprendizagem dá para fazer usando algumas garrafas pet, canos e conexões de pvc. Trata-se de um alfabeto reciclado feito a partir desses materiais. Mostramos também como a criança poderá usar esse material na construção de palavras e através da observação de algumas imagens que fazem parte desse atrativo instrumento pedagógico. O material usado na construção do alfabeto reciclado foi: 3 pedaços de cano de pvc de meia polegada (cada pedaço com 92 cm), 4 joelhos de meia polegada, 4 tês de meia polegada e 20 garrafas pet de 250 ml.
Painel do alfabeto feito com canos de pvc
Palavras sendo formadas com o alfabeto móvel
Cada garrafa contém 3 imagens ou 3 letras
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo para assistir

COMO TRABALHAR AS FRAÇÕES COM O PIÃO RECICLADO

Mostramos na postagem anterior como aplicar a formação de palavras com o pião reciclado. Agora nós mostraremos que também é possível trabalhar com as frações utilizando esse interessante brinquedo reciclado.
1ª Situação: Usamos duas garrafas pet, onde a criança deverá associar cada imagem aos seu respectivo número fracionário:
2ª Situação: Usamos três garrafas pet, onde a criança posicionará a fração da primeira garrafa e em seguida deverá procurar nas outras duas garrafas, as frações equivalentes à fração selecionada na garrafa inicial.
3ª Situação: Usamos quatro garrafas pet, onde a criança deverá girar a garrafa que contém os sinais que indicam a adição, subtração, multiplicação  e divisão. De acordo com o sinal sorteado ela deverá selecionar as outras três garrafas  de tal maneira que a operação se torne verdadeira. 
Dessa forma acreditamos que despertaremos ainda mais a curiosidade das crianças, pois sabemos que elas se envolverão na busca de estratégias para a solução proposta em cada um dos materiais mostrados. 
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no Link abaixo

CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS COM O PIÃO SILÁBICO RECICLADO

Hoje nós apresentaremos um interessante material didático que com certeza fará muito sucesso com a criançada. Trata-se do Pião Silábico, que é um brinquedo construído com materiais muito simples como:  garrafa pet, espetinho de churrasco, canos e conexões de pvc. É um material aparentemente simples, porém, extremamente importante, e se bem utilizado poderá se tornar um poderoso recurso no processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Materiais usados na construção do brinquedo
Material lúdico finalizado pronto para o uso
Assista ao vídeo abaixo e veja os detalhes
Clique no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário