"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 5 de março de 2017

COMO FAZER O PAINEL SILÁBICO PASSO A PASSO

Veja como é muito fácil construir um maravilhoso instrumento lúdico que poderá auxiliar no processo de alfabetização das crianças.  Como você pode observar nas imagens e no vídeo, os materiais são bastante simples e poderão ser facilmente encontrados, por isso, prepare o seu material e acompanhe todas as instruções passo a passo no vídeo, para que você possa construir e ao final ter mais uma poderosa ferramenta lúdica. Esse material servirá como uma boa estratégia no processo de ensino  aprendizagem de seus alunos.
A criança ludicamente forma palavras
Canos de pvc e roletes de papel higiênico
Toda a construção mostrada passo a passo
Material concluído e pronto para ser aplicado
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo para ver o vídeo




PAINEL SI-LÁ-BI-CO: FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Veja que maravilhoso material pedagógico dá pra fazer com coisas simples e muito fáceis de ser encontradas, e pela semelhança, demos a ele o nome de Painel Silábico. Nele as crianças poderão formar diversas palavras usando as letras ou as sílabas de cada palavra do painel. Veja através das imagens e do vídeo que ele é realmente um material muito atrativo e com certeza despertará bastante o interesse das crianças, fazendo com que elas aprendam e se divirtam com essa arte de aprender brincando, por isso, aconselhamos que você construa mais essa ferramenta lúdica e torne as suas aulas muito mais prazerosas.
Material Lúdico para a formação de Palavras  
Materiais de baixo custo e fáceis de ser encontrados
A criança seleciona uma imagem e forma a palavra
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes

COMO FAZER O DOMINÓ COM RIMAS - CANOS DE PVC

Conforme prometemos, hoje nós mostraremos passo a passo todos os detalhes da construção do dominó com rimas. Os materiais utilizados serão: 1 metro de cano de pvc de meia polegada, 1 metro de mangueira de  três quartos de polegada, 1 pedaço de adesivo colorido, 1 pedaço de adesivo transparente e 28 peças com todas as palavras do jogo. Veja através das imagens e do vídeo todos os detalhes dessa construção.
4 conjuntos com 7 peças feitas de pvc
Materiais usados no dominó com rimas
Cada peça sendo cortada e adesivada
 28 peças para você copiar e imprimir


Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo:

COMO FAZER A ROLETA MAGNÉTICA RECICLADA

A Roleta Magnética Reciclada é um dos materiais lúdicos mais apreciados pelos amigos que acompanham o nosso trabalho, isso se deve ao fato de haver uma simplicidade na construção desse instrumento e também ao efeito atrativo que ela desperta, por isso, esse material lúdico deverá fazer parte de seu acervo de ferramentas pedagógicas. Mostramos através das imagens e do vídeo todos os detalhes dos materiais e da construção desse importantíssimo recurso didático. 
Roleta Magnética na formação de palavras
Roleta Magnética trabalhando com as cores
Ímãs necessários para fazer a Roleta Magnética
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no Link abaixo

MATERIAL LÚDICO PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Retornando aos materiais que envolve a formação de palavras através de sílabas, estamos aqui com mais uma dica bastante fácil e também de extrema importância para o aprendizado das crianças. Desta vez mostraremos uma nova versão para o pião silábico, onde ao invés de usarmos garrafas pet, usaremos paliteiros de plástico. O material concluído ocupará menos espaço e facilitará o manuseio durante a formação das palavras. Veja através das imagens e do vídeo como esse material apesar simples, poderá se tornar uma excelente ferramenta lúdica no processo de ensino aprendizagem.
Materiais necessários para a construção:
2 pedaços de cano de pvc de 25 cm  - 20 mm
2 pedaços de cano de pvc de 20,5 cm  - 20 mm
2 pedaços de cano de pvc de 16 cm  - 20 mm
2 pedaços de cano de pvc de 11,5 cm  - 20 mm
8 pedaços de cano de pvc de 8 cm   - 20 mm
16 joelhos de  20 mm
14 paliteiros de plástico
14 pedaços de palitos de churrasco de 8 cm 
 Paliteiro sendo adesivado com as sílabas e imagens
Material completo com as quatro peças
Material com as palavras de duas sílabas
Material com as palavras de três sílabas
Material com as palavras de quatro sílabas
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo


PESCARIA MAGNÉTICA RECICLADA - MATEMÁTICA

Veja mais essa interessante ferramenta pedagógica que faz com que as crianças aprendam as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão numa divertida pescaria magnética.
Materiais utilizados na pescaria magnética
Sinais e números sendo adesivados na garrafa
Cada tampinha contém um botão magnético
Garrafa sendo pescada com uma varinha
Operação formada com os números pescados
Assista ao vídeo e veja os detalhes


MATERIAL DIDÁTICO RECICLADO PARA EXPLORAR O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Veja como é muito simples construir um super e eficiente material didático reciclado. Ele permitirá que o professor trabalhe com o sistema de numeração decimal de forma mais prática e atrativa, fazendo com que o aluno compreenda esse importante conteúdo de maneira lúdica e prazerosa. Esse material também poderá se transformar em um excelente alfabeto móvel reciclado, no qual as crianças poderão aprender e se divertir construindo diversas palavras. Observe como todos os materiais usados na construção são muito fáceis de ser encontrados: 10 porta canudos, 10 garrafas pet de 250 ml, 20 garrafas vazias de água mineral de 500 ml, uma base de madeira de 80cm por 15cm e  adesivos para revestir o material.
De um lado o sistema de numeração decimal
Do outro lado um alfabeto móvel reciclado
Os materiais e a construção passo a passo

Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo

COMO FAZER O JOGO MEMÓRIA ELETRÔNICA

Veja como é muito fácil construir um interessante jogo que envolve perguntas e respostas. Esse jogo é de fácil manuseio e pode se adequar a qualquer conteúdo. Na demostração nós utilizamos dois assuntos, um deles referente as classes de palavras: substantivo, adjetivo, advérbio, verbo, pronome e outros. Na área da Matemática nós mostramos como utilizar o jogo com o conteúdo de frações. Veja tudo passo a passo através das imagens e do vídeo.
Jogo de Perguntas e Respostas
Materiais necessários para a construção do jogo
Todos os detalhes das medidas na folha de isopor
Parafusos sendo colocados para as ligações dos fios
A lanterna acende quando acertamos a resposta
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes da construção
Clique no Link abaixo

ALFABETO MÓVEL RECICLADO NA CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS

Veja que importante ferramenta de aprendizagem dá para fazer usando algumas garrafas pet, canos e conexões de pvc. Trata-se de um alfabeto reciclado feito a partir desses materiais. Mostramos também como a criança poderá usar esse material na construção de palavras e através da observação de algumas imagens que fazem parte desse atrativo instrumento pedagógico. O material usado na construção do alfabeto reciclado foi: 3 pedaços de cano de pvc de meia polegada (cada pedaço com 92 cm), 4 joelhos de meia polegada, 4 tês de meia polegada e 20 garrafas pet de 250 ml.
Painel do alfabeto feito com canos de pvc
Palavras sendo formadas com o alfabeto móvel
Cada garrafa contém 3 imagens ou 3 letras
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo para assistir

JOGO PREENCHA O QUADRADO

Veja mais um interessante jogo infantil cujo objetivo principal é despertar o interesse das crianças em aprender enquanto se divertem e esse jogo proporciona tudo isso, pois, cada criança tentará preencher uma cartela quadrada, onde se utilizarão de um dado ou da roleta magnética para sortear um número e com o valor obtido nesse sorteio, ela preencherá a sua cartela utilizando uma peça de eva que representa o número sorteado. Vencerá a partida a criança que conseguir preencher completamente o seu quadrado. Veja os detalhes através das imagens e do vídeo.
Preencha o quadrado usando a roleta magnética
Conjuntos de15 peças     Conjuntos de 10 peças
 Roleta Magnética associando números e cores
 Material necessário para 4 jogadores
Quadrados parcialmente preenchidos
 Assista ao vídeo e veja os detalhes
Clique no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário