"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 5 de março de 2017

,

COMO FAZER UMA CRUZADINHA RECICLADA - FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Aqui está mais uma interessante ferramenta lúdica reciclada, de baixíssimo custo e muito fácil de ser construída. Dessa vez usaremos tampinhas de Nescau ou de leite em pó, que serão as peças principais dessa divertida brincadeira e que já é bastante conhecida das crianças. Trata-se de uma cruzadinha que envolve os nomes de animais, nas quais as crianças tentarão preenchê-la. Esse material, devido a sua aparência colorida, tem um poder bastante atrativo o que poderá despertar muito o interesse das crianças, favorecendo assim o processo de ensino aprendizagem. Veja através das imagens e do vídeo, todo a sua construção.
Materiais: Tampinhas de Nescau ou leite
Imagens e letras sendo coladas nas tampinhas
Materiais: Tampinhas de Nescau ou leite
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo:

COMO FAZER A ROLETA MAGNÉTICA RECICLADA

A Roleta Magnética Reciclada é um dos materiais lúdicos mais apreciados pelos amigos que acompanham o nosso trabalho, isso se deve ao fato de haver uma simplicidade na construção desse instrumento e também ao efeito atrativo que ela desperta, por isso, esse material lúdico deverá fazer parte de seu acervo de ferramentas pedagógicas. Mostramos através das imagens e do vídeo todos os detalhes dos materiais e da construção desse importantíssimo recurso didático. 
Roleta Magnética na formação de palavras
Roleta Magnética trabalhando com as cores
Ímãs necessários para fazer a Roleta Magnética
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no Link abaixo

JOGO RECICLADO: CILINDRO MAGNÉTICO SILÁBICO

Veja passo a passo a construção de mais um atrativo jogo que envolve a formação de palavras através das sílabas. Esse jogo é formado por 25 cilindros feitos de canos de pvc, no qual, cada um desses cilindros contém três sílabas e as crianças deverão prender um ao outro e se for preciso, poderá girá-lo para formar as palavras. O jogo precisará de um dado para o sorteio dessas sílabas e nós criamos um dado reciclado com garrafa pet que também poderá servir para outras atividades lúdicas. Veja todos os detalhes através das imagens e do vídeo abaixo:
O Jogo é bastante colorido e atrativo
Cada cor representa um grupo de sílabas
Cada pedaço de cano mede 4,5 cm 
Vários nomes de animais poderão ser formados
Mostramos a construção de dois dados reciclados
Todos os detalhes serão mostrados no vídeo
Assista ao vídeo e veja tudo passo a passo
Clique no link abaixo

JOGO QUE ENVOLVE A ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

Veja mais um interessante jogo matemático que possibilita aos jogadores fazer mentalmente as diversas operações envolvendo: adição, subtração, multiplicação e divisão. O jogo é formado por um tabuleiro de cartolina ou madeira, uma garrafa pet de 250 ml, 5 tampinhas de cores diferentes e 3 dados. Veja todos os detalhes desse jogo através das imagens e do vídeo abaixo.
Tabuleiro, garrafa pet, 5 tampinhas e 3 dados
Os 3 dados serão sorteados dentro da garrafa
Cada tampinha representa um jogador
Os números sorteados entram na operação
Assista ao vídeo e veja os detalhes
Clique no link abaixo

JOGO DOS ESTADOS E CAPITAIS COM GARRAFA PET

Veja que interessante jogo reciclado podemos construir usando uma garrafa pet de 2 litros e 12 tampinhas. O jogo exigirá de cada um de seus participantes um exercício contínuo de memorização que relacione cada estado brasileiro com a sua respectiva capital, dessa forma, durante a brincadeira as crianças além de divertirem bastante com o jogo poderão memorizar ludicamente esse conteúdo tão importante.  
Material usado: 1 garrafa pet e 12 tampinhas
Tabela com os nomes dos estados e das capitais
Adesivo sendo preparado para cobrir o jogo
Material pronto para o início de uma partida
Clique no link abaixo para assistir ao vídeo 
com os detalhes da construção e das regras

PESCA LETRAS MAGNÉTICO RECICLADO

Dentre os diversos materiais lúdicos que nós disponibilizamos nesse blog, sem dúvida alguma um dos que fazem mais sucesso entre a criançada é o Pesca Sílabas Magnético Reciclado. Baseado nele, nós desenvolvemos agora o Pesca Letras Magnético Reciclado. Aqui  nós mostraremos todos os detalhes dos materiais e da construção desse divertido instrumento pedagógico, no qual, um grupo de crianças poderá se divertir e aprender a formar palavras num processo lúdico muito prazeroso e que poderá trazer diversos benefícios ao seu aprendizado.
Pesca Letras Magnético Reciclado
                                        Pesca Sílabas Magnético Reciclado
 Materiais usados na construção do jogo
                                        Detalhes da construção do jogo
 Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo

JOGO DA MEMÓRIA SILÁBICO RECICLADO

Veja que interessante jogo da memória reciclado dá para fazer usando 25 garrafas pet e um pedaço de madeira quadrada(duratex) de 52 cm de lado. Nesse atrativo jogo nós colocamos uma sílaba embaixo de cada uma das garrafas e as crianças durante a brincadeira, deverão descobrir os nomes dos 12 animais que poderão ser formados com a junção dessas sílabas. Veja através das imagens e do vídeo todos os detalhes do jogo.
Detalhes da construção do jogo
Jogo pronto para a brincadeira
 25 garrafas presas ao tabuleiro ao final do jogo
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo:

COMO DEIXAR AS SUAS AULAS MAIS ATRATIVAS UTILIZANDO JOGOS LÚDICOS

Os jogos quando bem utilizados, poderão se tornar uma poderosa ferramenta no processo de ensino aprendizagem de nossos alunos, além de fazer com que as aulas se tornem prazerosas e dinâmicas, dessa forma cremos que os alunos terão mais interesse em participar desse momento lúdico de aprendizagem na sala de aula. Por acreditar nessa proposta é que disponibilizamos em nosso CANAL NO YOU TUBE, uma grande variedade desses jogos dos quais esperamos que algum deles se adeque a realidade da sua sala de aula. Veja através das imagens e do vídeo uma pequena demonstração de alguns desses jogos.
Como fazer jogos lúdicos passo a passo 
                           Caça palavras reciclado com nomes de animais        
                                          Bingo das sílabas reciclado 
                                     Silabol com bolinhas de ping pong
                                 Jogo da multiplicação com dominó 
                                  Subtração com as peças do Tangram
                             Jogo do sobe e desce com números inteiros
                              Assista ao vídeo e veja os detalhes



ROLETA MAGNÉTICA RECICLADA

Aplicando uma das propriedades do magnetismo, mostramos que é possível fazer uma simples e eficiente roleta aproveitando dois ímãs de alto-falantes e vinte tampinhas de garrafas pet. Essa roleta poderá fazer parte do nosso jogoBingo das sílabas reciclado, no qual, o sorteio era feito tirando uma tampinha de um saco. Utilizando a roleta, essa brincadeira poderá ficar ainda mais divertida, pois, as sílabas sorteadas serão obtidas através de um movimento circular feito por um ímã, que deverá parar em uma das 20 sílabas que compõem esse bingo.
Material necessário: 20 tampinhas e 2 ímãs
 Medidas dos ímãs:  10 cm e 3cm de diâmetro
Para acionar a roleta basta impulsionar o ímã
 Modelo de uma das cartelas do bingo
Assista ao vídeo e veja os detalhes
 Assista ao vídeo e veja os detalhes

JOGO DAS ARGOLAS MONETÁRIO COM GARRAFAS PET

Na postagem anterior nós mostramos esse jogo com caixinhas de fósforo, agora nós mostramos uma nova versão, na qual, as caixinhas foram substituídas por algumas garrafas pet de 250 ml cheias de água. Nessa versão, nós adesivamos as cédulas no corpo de cada uma das garrafas e as regras são as mesmas da versão anterior.
25 garrafas pet de 250 ml cheias de água
Cédulas coladas nas garrafas com adesivo
 
ASSISTA AO VÍDEO E  VEJA OS DETALHES


Nenhum comentário:

Postar um comentário