N.E.I.E.F
ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria
Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação
pedagógica: Prof. Felipe
Carvalho Castro
Série/Ano: 4º Turma: A/B Turno: M/V
Disciplina: Arte Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica
1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
• Desenvolver o interesse pelas descobertas através da arte por meio de situações concretas na sala e experimentando atividades com música ,corporais e que valorize e resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização entre todos.
2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para
alcançar seus objetivos?
• As cores:
primarias e secundarias.
•Danças;
•filme
•Danças;
•filme
•Músicas; cantigas de roda em brincadeiras;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;;
•Pintar e desenhar livremente;
•Desenho dirigido;
• Datas comemorativas
• Letras de músicas;
• Jogos variados;;
•Pintar e desenhar livremente;
•Desenho dirigido;
• Datas comemorativas
• Projeto :
Tarsila do Amaral
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
•O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, ,
recortes, colagens e pinturas.
•Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações ,músicas e danças.
• Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização.
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• CDs áudio;
• CD ROM;
• Aparelho de som;
• Vídeo (filme);
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Lápis de cor e hidrocor;
4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
•Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações ,músicas e danças.
• Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização.
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• CDs áudio;
• CD ROM;
• Aparelho de som;
• Vídeo (filme);
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Lápis de cor e hidrocor;
4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
- Assistir
filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
-Trabalhar
com Canções com expressões corporais
- Discriminar
sons do ambiente
-Exploração
e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar
etc.
-Apreciação
e compreensão observação das suas produções e das produções dos outros;
-Conhecimento
da diversidade cultural de produções artísticas, como desenhos, pinturas, dobraduras,
construção, colagens músicas, danças (Africana e indígena).
-Exploração
de materiais naturais para pintura.
-Observação
e descrição de idéias artísticas
II Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Expressar e
saber comunicar-se em Arte é uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva,
articulando a percepção, a imaginação, a reflexão, afetividade de modos particulares
de realizar e de fluir produções artísticas. Desenhar é, claramente, uma forma
de estar no mundo e de se comunicar com ele, assim como de reinterpretá-lo.
Contudo, a criança ainda o faz de maneira intuitiva.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade
-Projeto : pintor Picasso
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade
-Projeto : pintor Picasso
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
•
Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.
• Aula
expositiva.
• Música e
dramatização.
•
Atendimento individual
• Estudo
dirigido.
• Leitura em
grupo.
• Projeção
em filmes.
• Exercício
oral.
• Jogos e
Recreação.
• Confecção de
cartazes ou painel.
• Dinâmicas.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Participar
de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
Saber familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho);
-Compreender as regras do jogo de imitar;
-Desenvolver o gosto pela as brincadeiras de roda;
- Dançar seguindo o ritmo da música
- Ter habilidade para Pular corda;
- Desenvolver atividades que envolvam força;
- Compreender as mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho );
- Desenvolver atividades para desenvolver a lateralidade
-Conhecer as obras do pintor Picasso;
-Compreender as regras do jogo de imitar;
-Desenvolver o gosto pela as brincadeiras de roda;
- Dançar seguindo o ritmo da música
- Ter habilidade para Pular corda;
- Desenvolver atividades que envolvam força;
- Compreender as mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho );
- Desenvolver atividades para desenvolver a lateralidade
-Conhecer as obras do pintor Picasso;
- Usar repertório
de canções para desenvolver memória musical.
.
III Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa
unidade?
Compreender e saber identificar a arte como fato histórico
contextualizado na diversidade
étnico-cultural, conhecendo e respeitando, e podendo observar as produções
presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo
natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e
estéticos.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
Ø Criação de desenhos, pinturas, colagens,
modelagens a partir de seu próprio repertório e dos elementos das linguagens
visuais: ponto, linha, cor, forma, volume e textura;
Ø Datas comemorativas;
Ø Artes visuais e plásticas;
Ø Teatro e dramatizações;
Ø Artes visuais e plásticas;
Ø Teatro e dramatizações;
Ø Confecção de cartões;
Ø Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem;
Ø Desenho livre e ou dirigido (parte do corpo);
Ø Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem;
Ø Desenho livre e ou dirigido (parte do corpo);
Ø Canções folclóricas e populares;
Ø Expressão corporal – danças;
Ø Interpretando o desenho.
Ø Expressão corporal – danças;
Ø Interpretando o desenho.
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Ø Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas,
dramatização, músicas, paródias.
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorço bonecos (partes do corpo )
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorço bonecos (partes do corpo )
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
Ø Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais;
Ø Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para
desenvolver aptidão artística do educando;
Ø Desenvolver a sensibilidade e criatividade;
Ø Desenvolver a sensibilidade e criatividade;
Ø -Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do
desenho.
Ø -Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
Ø -Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
Ø -Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
Ø -Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
Ø -Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
Ø -Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
Ø Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música;
Ø Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte;
Ø Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;
Ø -Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
Ø -Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
Ø -Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
Ø -Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
Ø -Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
Ø -Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
Ø Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música;
Ø Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte;
Ø Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;
VI Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Desenvolver as habilidades de
forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala
de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem em
arte.
2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
•Obras de; Vincent Van Gogh
• As cores:
primarias e secundarias.
•Danças;
•filme
•Danças;
•filme
•Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Leituras diversificadas;
•Brinquedos;
• Textos literários:, histórias, contos;
•Pintar e desenhar livremente;
•Desenho dirigido;
• Datas comemorativas
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Leituras diversificadas;
•Brinquedos;
• Textos literários:, histórias, contos;
•Pintar e desenhar livremente;
•Desenho dirigido;
• Datas comemorativas
•
Projeto : Vincent Van Gogh
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Ø Livros
Ø Revistas
Ø Jornais
Ø Jogos didáticos
Ø Cartazes
Ø Caderno
Ø Lápis
Ø Cola
Ø Tesoura
Ø Material sucata
Ø Mural
Ø Bola
Ø Corda
Ø TV, vídeo e DVD.
Ø Bamboler
Ø Aparelho de som
Ø CD
Ø Recursos humanos
Ø Pincel e tinta
Ø Revistas
Ø Jornais
Ø Jogos didáticos
Ø Cartazes
Ø Caderno
Ø Lápis
Ø Cola
Ø Tesoura
Ø Material sucata
Ø Mural
Ø Bola
Ø Corda
Ø TV, vídeo e DVD.
Ø Bamboler
Ø Aparelho de som
Ø CD
Ø Recursos humanos
Ø Pincel e tinta
Ø Internet
Ø Entre outros
Ø Entre outros
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
•Conhecer as obras de Vincent Van Gogh ;
•Identificar as cores: primarias e secundarias.
•Desenvolver o gosto pela :Danças; Músicas e os textos literários:, histórias, contos;
•Ter habilidade na Pintar e no desenho livre;
•Comemorar as datas comemorativas do semestre;
•Desenvolver o gosto pela :Danças; Músicas e os textos literários:, histórias, contos;
•Ter habilidade na Pintar e no desenho livre;
•Comemorar as datas comemorativas do semestre;
•
Trabalhar de maneira lúdica o Projeto : Vincent Van Gogh .
5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará
para avaliar seus alunos?
Qualitativamente avaliarei... O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota semestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
Ø
Qualitativamente avaliarei... prova escrita.
Ø Total de
pontos nesta unidade: 5,0 pontos
6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou
como referência para a elaboração do seu planejamento?
BRASIL, Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Arte
/ Secretaria de Educação Fundamental I.
Ensino de primeira à quarta série–
Brasília : MEC/SEF, 1997.
RODRIGUES,Gerusa. Dia-a dia do professor (coleção) -Arte.
- Assim eu Aprendo- Arte
/ (Apoio – Livro da
Escola)
- Brincando com as palavras( exemplar próprio) Arte
/
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores – Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
BURANELO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer: arte 5º ano de arte. 2 ed. São Paulo: Escala Educacional, 2008.
SANCHEZ, Lucília Bechara. Fazendo e Compreendendo. 5º ano de arte.. 3 ed.
São Paulo: Saraiva, 2008.
SIMIELLI, Maria Elena. Asas para Voar: arte. São Paulo: Ática, 2008.
VESENTINI, J. Wiliam. Aprendendo sempre: arte; 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
NIGRO, Rogério G. Aprendendo sempre: arte. 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática,
2008.
INTERNET
–
Google- Arte .
7-Campo aberto para sinalizar (se houver
necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do
conteúdo, etc.
OBS: Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com
atividades, lúdicas e práticas. Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto
, o mestre mandou,… )
Jogos (corridas, futebol, queimada…) Músicas;
-O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.
Jogos (corridas, futebol, queimada…) Músicas;
-O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.
-As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a
vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.
-O ambiente da sala de aula
será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e
errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.
____________________________________________
Professor
(a)
_____________________________________
Coordenador(a)