"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 5 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente:  Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     4º               Turma:   A/B             Turno: M/V
Disciplina:  Arte          Unidade: I

PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Desenvolver o interesse pelas descobertas através  da arte por meio de situações concretas na sala e experimentando atividades com música ,corporais e que valorize e resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização entre todos.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
Obras de arte _ Tarsila do Amaral;
As cores: primarias e secundarias.
•Danças;
•filme
•Músicas; cantigas de roda em brincadeiras;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;;
Pintar  e desenhar  livremente;
Desenho dirigido;
Datas comemorativas
Projeto : Tarsila do Amaral

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, , recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações ,músicas e danças.
• Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização.
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• CDs áudio;
• CD ROM;
• Aparelho de som;
• Vídeo (filme);
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Lápis de cor e hidrocor;


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
-Trabalhar com Canções com expressões corporais
-   Discriminar sons do ambiente                             
-Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
-Apreciação e compreensão observação das suas produções e das produções dos outros;
-Conhecimento da diversidade cultural de produções artísticas, como desenhos, pinturas, dobraduras, construção, colagens músicas, danças (Africana e indígena).
-Exploração de materiais naturais para pintura.
-Observação e descrição de idéias artísticas

II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?


Expressar e saber comunicar-se em Arte é uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a reflexão, afetividade de modos particulares de realizar e de fluir produções artísticas. Desenhar é, claramente, uma forma de estar no mundo e de se comunicar com ele, assim como de reinterpretá-lo. Contudo, a criança ainda o faz de maneira intuitiva.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade

-
Projeto : pintor Picasso

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?


• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.
• Aula expositiva.
• Música e dramatização.
• Atendimento individual
• Estudo dirigido.
• Leitura em grupo.
• Projeção em filmes.
• Exercício oral.
• Jogos e Recreação.
• Confecção de cartazes ou painel.
• Dinâmicas.


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
Saber familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho);
-Compreender as regras do jogo de imitar;
-Desenvolver o gosto pela as brincadeiras de roda;
- Dançar seguindo o ritmo da música
- Ter habilidade para Pular corda;
- Desenvolver atividades que envolvam força;
- Compreender   as mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho );
- Desenvolver atividades para desenvolver a lateralidade

-
Conhecer as obras do  pintor Picasso;
- Usar repertório de canções para desenvolver memória musical.
.

III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?


Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado na diversidade étnico-cultural, conhecendo e respeitando, e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Ø Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e dos elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume e textura;
Ø Datas comemorativas;
Ø Artes visuais e plásticas;
Ø Teatro e dramatizações;
Ø Confecção de cartões;
Ø Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem;
Ø Desenho livre e ou dirigido (parte do corpo);
Ø Canções folclóricas e populares;
Ø Expressão corporal danças;
Ø Interpretando o desenho.


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Ø Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorço bonecos (partes do corpo )

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Ø Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais;
Ø Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando;
Ø Desenvolver a sensibilidade e criatividade;
Ø -Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
Ø -Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
Ø -Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
Ø -Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
Ø -Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
Ø -Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
Ø -Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
Ø Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música;
Ø Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte;
Ø Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;


VI  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

 Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem em arte.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Obras de; Vincent  Van Gogh 

As cores: primarias e secundarias.
•Danças;
•filme
•Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Leituras diversificadas;
•Brinquedos;
• Textos literários:, histórias, contos;
Pintar  e desenhar  livremente;
Desenho dirigido;
Datas comemorativas

Projeto : Vincent Van Gogh 


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?


Ø Livros
Ø Revistas
Ø Jornais
Ø Jogos didáticos
Ø Cartazes
Ø Caderno
Ø Lápis
Ø Cola
Ø Tesoura
Ø Material sucata
Ø Mural
Ø Bola
Ø Corda
Ø TV, vídeo e DVD.
Ø Bamboler
Ø Aparelho de som
Ø CD
Ø Recursos humanos
Ø Pincel e tinta
Ø Internet
Ø Entre outros
4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

 

•Conhecer as obras de Vincent Van Gogh ;

•Identificar  as cores: primarias e secundarias.
•Desenvolver o gosto pela :Danças; Músicas e os textos literários:, histórias, contos;
•Ter habilidade   na
Pintar  e no  desenho  livre;
•Comemorar as datas   comemorativas do semestre;

Trabalhar de maneira lúdica o Projeto : Vincent Van Gogh .


5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?

Qualitativamente avaliarei... O aluno será avaliado no seu dia a dia, em que será lhe atribuído uma nota semestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
Ø Qualitativamente avaliarei... prova escrita.
Ø Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos


6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Arte / Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série Brasília : MEC/SEF, 1997.
RODRIGUES,Gerusa. Dia-a dia do professor (coleção) -Arte.
- Marcha  Criança  de Tereza Maria- Arte / (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo- Arte / (Apoio Livro da Escola)
- Brincando com as palavras( exemplar próprio) Arte /
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
BURANELO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer: arte 5º ano de arte. 2 ed. São Paulo: Escala Educacional, 2008.

SANCHEZ, Lucília Bechara. Fazendo e Compreendendo. 5º ano de arte.. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
SIMIELLI, Maria Elena. Asas para Voar: arte. São Paulo: Ática, 2008.
VESENTINI, J. Wiliam. Aprendendo sempre: arte; 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
NIGRO, Rogério G. Aprendendo sempre: arte. 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
 INTERNET Google- Arte .


7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS:  Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas. Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou, )
 Jogos (corridas, futebol, queimada
) Músicas;
-O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.
-As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.
 -O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.

         ____________________________________________
                                                                                                  
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)





N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

DocenteValdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     4º    Turma:   A/B     Turno: M/V
Disciplina:     Ciências     Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

*Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra e conhecer e identificando os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra, reconhecendo  a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;

 2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Planeta terra;
-Os planetas
-Sol, lua e estrelas;
-Movimento que a terra faz
-Recursos naturais:
-Ar puro e poluído;


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

· Vivências dos alunos
· Vídeos
· Pesquisas
· Exposições
· Jogos e brincadeiras
· Passeio pela escola
· Conversas
· Pesquisas e trabalhos em grupos
· Visitas em loco
 
· Revistas e filmes.
· Atividades sócio-culturais
· Feira de Ciências
· Passeios
· Cartazes e desenhos



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida e saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Investigando a matéria
- Estados físicos
- Propriedades e transformações da matéria
-A água na terra
- Preservando a água no nosso planeta
- Estados físicos
- O ciclo da água
- A água e as misturas


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Aulas expositivas e extra classe;
• Trabalhos em duplas produtivas, grupos e individuais;
• Dramatização;
• Música;
• Cartazes;
• Utilização de cartazes;
• Sala de leitura;
• Sala de Informática.
- Projeto de leitura.

 4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar e comunicar de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

- Hábitos alimentares saudáveis;
- Tipos de alimentos reguladores, construtores e energéticos
- Cadeias alimentares
-O alimento e os seres vivos
- As relações ecológicas
- Os ecossistemas
-Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- A digestão dos alimentos


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
 •Relatos de experiências pessoais;
• Projetos de estudos;
• Seqüências de atividades;
 •Estudo de textos;
 •Experimentos ;
 •Uso de recursos midiático.


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?




                       IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

*Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais e reconhecer semelhanças e diferenças entre eles e reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, no tempo e no mesmo espaço de convivência.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
• Conhecendo o Corpo Humano
• Conhecer a estrutura do Corpo humano
Aparelho Locomotor;
• Relacionar os Órgãos do sentido à
percepção do ambiente;
Sistema Digestivo;  Sistema Circulatório;
Sistema Respiratório;  Sistema Nervoso;
-Ser humano e saúde
- Transmissão, preservação e tratamento às doenças mais comuns no município;
- Prevenção a acidentes de trânsito no município;
- Conhecendo os profissionais da saúde do município: médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, outros.
-Ser humano e saúde
- Hábitos alimentares saudáveis;
- Tipos de alimentos reguladores, construtores e energéticos;
- Higiene: mental, física, ambiental, social e alimentar

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

* Trabalhos em sala de aula com: vídeos, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
* Trabalhos com experimentos e pesquisa.
* Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.
*Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática .
* Uso da biblioteca para pesquisa;
* Uso do quadro e caderno;
* Cartazes;
 *Tesoura, cola ,lápis de cor, pincéis;
 *  Régua;
 *  Livros infantis;
 * Quadro e giz.
*Folha mimeografada


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?



















quinta-feira, 4 de abril de 2013























SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA

PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Língua Portuguesa      SÉRIE / ANO: 3º  TURMA:A/B     TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
*Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.

*Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado e aprimorar suas habilidades lingüísticas básicas e gramaticais: falar, escutar, ler e escrever.

*Desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos de leitura escrita, associando as novas situações       de aprendizagem a vivências e situações práticas e trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes tipos de textos (informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos, publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos).

*Desenvolver e aperfeiçoar atitudes e habilidades essenciais à conversação, à leitura e escrita. Ampliando os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita e aprimorar o gosto pela leitura e escrita.

*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos de: Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc;- Cartazes com regras de ortografia,  ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente;-Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno; -Uso do dicionário para pesquisar palavras  com letras Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz-Recortes de jornais e revistas palavras com s e s;c e ç, h-Gu- Qu e J-X e do CH-NH -R e RR;
-Debates;-Brincadeiras;CDs áudio;CD ROM;Aparelho de som; Vídeo; Músicas; de músicas;Projeto
 

*********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de: Trabalhos escritos e orais, debates -Pesquisa;Prova oral e escrita e através da criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão, responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.
CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Leitura-Texto: Palavrinhas mágicas – Outro Texto: Sou aluno nota 10 –Produção:  Regulamento Estudo da Língua: Comunicação oral e comunicação escrita
Dê a sua opinião: Relacionamento do dia\Com que letra?: Palavras com c e qu
 Texto: Pequeno dicionário de palavras aovento
Outro Texto : Pagina de dicionário
Estudo da língua: Ordem alfabética
Só para lembrar: Palavras com m-p, m-b e palavras com consoante
Produção: Parodia – Verbete de dicionário
Hora da história: Marcelo, marmelo, martelo – Ruth Rocha
Texto: Sistema ósseo / Só para lembrar: Palavras – separabilidade
Estudo da Língua: Sílabas
Com que Letra ?: Palavras com r e rr entre vogais\Produção: Carta

Preparação para leitura
Texto: O umbigo do rei
–Estudo do texto- As palavras no dicionário
Estudo da língua: Sílaba Tônica
Com que letra?: Palavras com sílabas terminadas em r
Outro texto:A roupa nova do Produção: Reescrita do conto O umbigo do rei
leitura:Texto: Arte na casa ( 1ª parte) Arte na casa ( 2ª parte)
Só para Lembrar: Ordem alfabética
Estudo do s\Estudo da língua: Substantivo comum e substantivo próprio
Produção: Revisão final da reescrita do conto O umbigo do rei
a leitura-Texto: Fungos –Estudo da Língua: Pontuação – uso do ponto final, ponto de interrogação e do ponto de exclamação
Só para lembrar: Palavras com sílabas terminadas em s
As palavras no dicionário.




Leitura-Texto: Histórias Quilombolas
As palavras no dicionário -Estudo da língua: Palavras que permanecem iguais no singular e plural\Com que letra?: Palavras que permanecem iguais no singular e no plural\Revisão – Palavras com r entre vogais, palavras com ss - g e j Outro texto\ Produção: Reportagem – Brinquedos de ontem que ainda fazem sucesso\Hora da história: Menina x meninos \Outro texto: Diário de um gato
As palavras no dicionário\Estudo da língua: Gênero do Substantivo Masculino e feminino\Com que letra? Palavras com c e ç\ Leitura -Texto Ar- condicionado de palito (outdoor) \Estudo da língua: Grau do substantivo – Aumentativo e diminutivo\ Com que letra?: Palavras com x e ch\Outro texto: É o fim da picada para o mosquito da dengue –
Produção: Cartaz para a campanha Xô, dengue! Preparação para a leitura
Texto: Felino superpoderosos
Estudo da Língua: Pronomes
Fique sabendo

Leitura-Texto: teste de coragem (1ª parte)
Leia mais: Teste de coragem (2ª parte) –
Dê sua opinião: Devemosrevelar nossos medos aos nossos amigos?
Estudo da Língua: verbos de elocução
Hora da História: O médico-fantasma –
Produção: Descrição de um local sinistro
Projeto: Livro Teste de coragem
Texto: Uma noite de tempestade (1ª parte) Leia mais: Uma tempestade (2ª parte) – Estudo da língua: Pontuação no diálogo
Comque  letra?Palavras com i e lh
Texto: Quem soltou o pum? – Blandina Franco e José Carlos Lollo
Estudo da língua: Adjetivo
Só para lembrar: Uso da virgula
Com que letra?: Palavras com s e z
Produção : resenha coletiva de um conto infantil \Texto: Surpresas geladas –
Outro texto: Pizza fingida – Cleide Chiara\Estudo da língua: Verbo e tempos verbais\Só para lembrar: Vírgula, a palavra e e repetição de palavras
Com que letra?: Palavras começadas com dez e des
Produção: Modo de preparar da receita do bolinho de chuva

PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Municio de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS
CENTURION, Marília Ramos. coleção porta aberta: 3° ano língua  portuguesa/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria deEducação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série–Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.

Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC