"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 5 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente:  Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     4º               Turma:   A/B             Turno: M/V
Disciplina:  Arte          Unidade: I

PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Desenvolver o interesse pelas descobertas através  da arte por meio de situações concretas na sala e experimentando atividades com música ,corporais e que valorize e resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização entre todos.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
Obras de arte _ Tarsila do Amaral;
As cores: primarias e secundarias.
•Danças;
•filme
•Músicas; cantigas de roda em brincadeiras;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;;
Pintar  e desenhar  livremente;
Desenho dirigido;
Datas comemorativas
Projeto : Tarsila do Amaral

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, , recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações ,músicas e danças.
• Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização.
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• CDs áudio;
• CD ROM;
• Aparelho de som;
• Vídeo (filme);
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Lápis de cor e hidrocor;


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
-Trabalhar com Canções com expressões corporais
-   Discriminar sons do ambiente                             
-Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
-Apreciação e compreensão observação das suas produções e das produções dos outros;
-Conhecimento da diversidade cultural de produções artísticas, como desenhos, pinturas, dobraduras, construção, colagens músicas, danças (Africana e indígena).
-Exploração de materiais naturais para pintura.
-Observação e descrição de idéias artísticas

II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?


Expressar e saber comunicar-se em Arte é uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a reflexão, afetividade de modos particulares de realizar e de fluir produções artísticas. Desenhar é, claramente, uma forma de estar no mundo e de se comunicar com ele, assim como de reinterpretá-lo. Contudo, a criança ainda o faz de maneira intuitiva.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade

-
Projeto : pintor Picasso

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?


• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.
• Aula expositiva.
• Música e dramatização.
• Atendimento individual
• Estudo dirigido.
• Leitura em grupo.
• Projeção em filmes.
• Exercício oral.
• Jogos e Recreação.
• Confecção de cartazes ou painel.
• Dinâmicas.


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
Saber familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho);
-Compreender as regras do jogo de imitar;
-Desenvolver o gosto pela as brincadeiras de roda;
- Dançar seguindo o ritmo da música
- Ter habilidade para Pular corda;
- Desenvolver atividades que envolvam força;
- Compreender   as mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho );
- Desenvolver atividades para desenvolver a lateralidade

-
Conhecer as obras do  pintor Picasso;
- Usar repertório de canções para desenvolver memória musical.
.

III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?


Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado na diversidade étnico-cultural, conhecendo e respeitando, e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Ø Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e dos elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume e textura;
Ø Datas comemorativas;
Ø Artes visuais e plásticas;
Ø Teatro e dramatizações;
Ø Confecção de cartões;
Ø Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem;
Ø Desenho livre e ou dirigido (parte do corpo);
Ø Canções folclóricas e populares;
Ø Expressão corporal danças;
Ø Interpretando o desenho.


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Ø Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorço bonecos (partes do corpo )

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Ø Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais;
Ø Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando;
Ø Desenvolver a sensibilidade e criatividade;
Ø -Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
Ø -Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
Ø -Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
Ø -Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
Ø -Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
Ø -Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
Ø -Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
Ø Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música;
Ø Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte;
Ø Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;


VI  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

 Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem em arte.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Obras de; Vincent  Van Gogh 

As cores: primarias e secundarias.
•Danças;
•filme
•Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Leituras diversificadas;
•Brinquedos;
• Textos literários:, histórias, contos;
Pintar  e desenhar  livremente;
Desenho dirigido;
Datas comemorativas

Projeto : Vincent Van Gogh 


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?


Ø Livros
Ø Revistas
Ø Jornais
Ø Jogos didáticos
Ø Cartazes
Ø Caderno
Ø Lápis
Ø Cola
Ø Tesoura
Ø Material sucata
Ø Mural
Ø Bola
Ø Corda
Ø TV, vídeo e DVD.
Ø Bamboler
Ø Aparelho de som
Ø CD
Ø Recursos humanos
Ø Pincel e tinta
Ø Internet
Ø Entre outros
4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

 

•Conhecer as obras de Vincent Van Gogh ;

•Identificar  as cores: primarias e secundarias.
•Desenvolver o gosto pela :Danças; Músicas e os textos literários:, histórias, contos;
•Ter habilidade   na
Pintar  e no  desenho  livre;
•Comemorar as datas   comemorativas do semestre;

Trabalhar de maneira lúdica o Projeto : Vincent Van Gogh .


5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?

Qualitativamente avaliarei... O aluno será avaliado no seu dia a dia, em que será lhe atribuído uma nota semestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
Ø Qualitativamente avaliarei... prova escrita.
Ø Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos


6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Arte / Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série Brasília : MEC/SEF, 1997.
RODRIGUES,Gerusa. Dia-a dia do professor (coleção) -Arte.
- Marcha  Criança  de Tereza Maria- Arte / (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo- Arte / (Apoio Livro da Escola)
- Brincando com as palavras( exemplar próprio) Arte /
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
BURANELO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer: arte 5º ano de arte. 2 ed. São Paulo: Escala Educacional, 2008.

SANCHEZ, Lucília Bechara. Fazendo e Compreendendo. 5º ano de arte.. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
SIMIELLI, Maria Elena. Asas para Voar: arte. São Paulo: Ática, 2008.
VESENTINI, J. Wiliam. Aprendendo sempre: arte; 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
NIGRO, Rogério G. Aprendendo sempre: arte. 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
 INTERNET Google- Arte .


7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS:  Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas. Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou, )
 Jogos (corridas, futebol, queimada
) Músicas;
-O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.
-As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.
 -O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.

         ____________________________________________
                                                                                                  
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)




Nenhum comentário:

Postar um comentário