N.E.I.E.F
ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria
Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa
Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Felipe Carvalho Castro
Série/Ano: 4º Turma:
A/B Turno: M/V
Disciplina: Ciências Unidade:
I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica
1-Qual o seu objetivo
macro/geral para essa unidade?
*Compreender e
ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra e
conhecer e identificando os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra, reconhecendo
a necessidade de preservarem
ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Planeta
terra;
-Os
planetas
-Sol, lua e estrelas;
-Movimento
que a terra faz
-Recursos
naturais:
-Ar
puro e poluído;
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
· Vivências dos alunos
· Vídeos
· Pesquisas
· Exposições
· Jogos e brincadeiras
· Passeio pela escola
· Conversas
· Pesquisas e trabalhos em grupos
· Visitas em loco
· Revistas e filmes.
· Atividades sócio-culturais
· Feira de Ciências
· Passeios
· Cartazes e desenhos
· Vídeos
· Pesquisas
· Exposições
· Jogos e brincadeiras
· Passeio pela escola
· Conversas
· Pesquisas e trabalhos em grupos
· Visitas em loco
· Revistas e filmes.
· Atividades sócio-culturais
· Feira de Ciências
· Passeios
· Cartazes e desenhos
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
II Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
• saber utilizar conceitos científicos básicos,
associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema,
equilíbrio e vida e saber combinar leituras, observações, experimentações,
registros, para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Investigando a matéria
- Estados
físicos
-
Propriedades e transformações da matéria
-A água na terra
-
Preservando a água no nosso planeta
- Estados
físicos
- O ciclo da
água
- A água e
as misturas
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
• Aulas expositivas e extra classe;
• Trabalhos em duplas produtivas, grupos e
individuais;
• Dramatização;
• Música;
• Cartazes;
• Utilização de cartazes;
• Sala de leitura;
• Sala de Informática.
-
Projeto de leitura.
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
III Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções
para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em
prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado
escolar e comunicar de
modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições, dados e
conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas
para justificar suas ideias.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Hábitos
alimentares saudáveis;
- Tipos de
alimentos reguladores, construtores e energéticos
- Cadeias
alimentares
-O alimento e os seres vivos
- As
relações ecológicas
- Os
ecossistemas
-Nutrição do corpo humano
- Para que
servem os alimentos
- Bons
alimentares
- A digestão
dos alimentos
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
• Exploração
oral;
• Discussão
de pesquisas;
•
Levantamento de questões;
• Reflexão e
discussão em grupo;
•Relatos de experiências pessoais;
• Projetos
de estudos;
• Seqüências
de atividades;
•Estudo de textos;
•Experimentos ;
•Uso de recursos midiático.
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
IV Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
*Conhecer e respeitar
o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas
manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais e reconhecer
semelhanças e diferenças entre eles e reconhecer algumas permanências e
transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das
famílias, no tempo e no mesmo espaço de convivência.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
• Conhecendo
o Corpo Humano
• Conhecer a
estrutura do Corpo humano
Aparelho
Locomotor;
• Relacionar
os Órgãos do sentido à
percepção do
ambiente;
Sistema Digestivo; Sistema Circulatório;
Sistema
Respiratório; Sistema Nervoso;
-Ser humano
e saúde
-
Transmissão, preservação e tratamento às doenças mais comuns no município;
- Prevenção
a acidentes de trânsito no município;
- Conhecendo
os profissionais da saúde do município: médicos, dentistas, enfermeiros,
nutricionistas, psicólogos, outros.
-Ser humano
e saúde
- Hábitos
alimentares saudáveis;
- Tipos de
alimentos reguladores, construtores e energéticos;
- Higiene:
mental, física, ambiental, social e alimentar
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
* Trabalhos
em sala de aula com: vídeos, cartazes, debates, palestras e atividades com
profissionais da saúde.
* Trabalhos
com experimentos e pesquisa.
* Uso do
caderno, livro didático e atividades mimeografadas.
*Trabalhos
com informação através de: revistas, jornais, informática .
* Uso da
biblioteca para pesquisa;
* Uso do
quadro e caderno;
* Cartazes;
*Tesoura, cola ,lápis de cor, pincéis;
*
Régua;
*
Livros infantis;
* Quadro e giz.
*Folha
mimeografada
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário