"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 5 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

DocenteValdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     4º    Turma:   A/B     Turno: M/V
Disciplina:     Ciências     Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

*Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra e conhecer e identificando os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra, reconhecendo  a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;

 2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Planeta terra;
-Os planetas
-Sol, lua e estrelas;
-Movimento que a terra faz
-Recursos naturais:
-Ar puro e poluído;


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

· Vivências dos alunos
· Vídeos
· Pesquisas
· Exposições
· Jogos e brincadeiras
· Passeio pela escola
· Conversas
· Pesquisas e trabalhos em grupos
· Visitas em loco
 
· Revistas e filmes.
· Atividades sócio-culturais
· Feira de Ciências
· Passeios
· Cartazes e desenhos



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida e saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Investigando a matéria
- Estados físicos
- Propriedades e transformações da matéria
-A água na terra
- Preservando a água no nosso planeta
- Estados físicos
- O ciclo da água
- A água e as misturas


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Aulas expositivas e extra classe;
• Trabalhos em duplas produtivas, grupos e individuais;
• Dramatização;
• Música;
• Cartazes;
• Utilização de cartazes;
• Sala de leitura;
• Sala de Informática.
- Projeto de leitura.

 4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar e comunicar de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

- Hábitos alimentares saudáveis;
- Tipos de alimentos reguladores, construtores e energéticos
- Cadeias alimentares
-O alimento e os seres vivos
- As relações ecológicas
- Os ecossistemas
-Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- A digestão dos alimentos


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
 •Relatos de experiências pessoais;
• Projetos de estudos;
• Seqüências de atividades;
 •Estudo de textos;
 •Experimentos ;
 •Uso de recursos midiático.


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?




                       IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

*Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais e reconhecer semelhanças e diferenças entre eles e reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, no tempo e no mesmo espaço de convivência.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
• Conhecendo o Corpo Humano
• Conhecer a estrutura do Corpo humano
Aparelho Locomotor;
• Relacionar os Órgãos do sentido à
percepção do ambiente;
Sistema Digestivo;  Sistema Circulatório;
Sistema Respiratório;  Sistema Nervoso;
-Ser humano e saúde
- Transmissão, preservação e tratamento às doenças mais comuns no município;
- Prevenção a acidentes de trânsito no município;
- Conhecendo os profissionais da saúde do município: médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, outros.
-Ser humano e saúde
- Hábitos alimentares saudáveis;
- Tipos de alimentos reguladores, construtores e energéticos;
- Higiene: mental, física, ambiental, social e alimentar

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

* Trabalhos em sala de aula com: vídeos, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
* Trabalhos com experimentos e pesquisa.
* Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.
*Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática .
* Uso da biblioteca para pesquisa;
* Uso do quadro e caderno;
* Cartazes;
 *Tesoura, cola ,lápis de cor, pincéis;
 *  Régua;
 *  Livros infantis;
 * Quadro e giz.
*Folha mimeografada


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?



















Nenhum comentário:

Postar um comentário