"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013


SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA

PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Língua Portuguesa      SÉRIE / ANO: 3º  TURMA:A/B     TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
*Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.

*Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado e aprimorar suas habilidades lingüísticas básicas e gramaticais: falar, escutar, ler e escrever.

*Desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos de leitura escrita, associando as novas situações       de aprendizagem a vivências e situações práticas e trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes tipos de textos (informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos, publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos).

*Desenvolver e aperfeiçoar atitudes e habilidades essenciais à conversação, à leitura e escrita. Ampliando os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita e aprimorar o gosto pela leitura e escrita.

*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos de: Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc;- Cartazes com regras de ortografia,  ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente;-Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno; -Uso do dicionário para pesquisar palavras  com letras Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz-Recortes de jornais e revistas palavras com s e s;c e ç, h-Gu- Qu e J-X e do CH-NH -R e RR;
-Debates;-Brincadeiras;CDs áudio;CD ROM;Aparelho de som; Vídeo; Músicas; de músicas;Projeto
 

*********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de: Trabalhos escritos e orais, debates -Pesquisa;Prova oral e escrita e através da criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão, responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.
CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Leitura-Texto: Palavrinhas mágicas – Outro Texto: Sou aluno nota 10 –Produção:  Regulamento Estudo da Língua: Comunicação oral e comunicação escrita
Dê a sua opinião: Relacionamento do dia\Com que letra?: Palavras com c e qu
 Texto: Pequeno dicionário de palavras aovento
Outro Texto : Pagina de dicionário
Estudo da língua: Ordem alfabética
Só para lembrar: Palavras com m-p, m-b e palavras com consoante
Produção: Parodia – Verbete de dicionário
Hora da história: Marcelo, marmelo, martelo – Ruth Rocha
Texto: Sistema ósseo / Só para lembrar: Palavras – separabilidade
Estudo da Língua: Sílabas
Com que Letra ?: Palavras com r e rr entre vogais\Produção: Carta

Preparação para leitura
Texto: O umbigo do rei
–Estudo do texto- As palavras no dicionário
Estudo da língua: Sílaba Tônica
Com que letra?: Palavras com sílabas terminadas em r
Outro texto:A roupa nova do Produção: Reescrita do conto O umbigo do rei
leitura:Texto: Arte na casa ( 1ª parte) Arte na casa ( 2ª parte)
Só para Lembrar: Ordem alfabética
Estudo do s\Estudo da língua: Substantivo comum e substantivo próprio
Produção: Revisão final da reescrita do conto O umbigo do rei
a leitura-Texto: Fungos –Estudo da Língua: Pontuação – uso do ponto final, ponto de interrogação e do ponto de exclamação
Só para lembrar: Palavras com sílabas terminadas em s
As palavras no dicionário.




Leitura-Texto: Histórias Quilombolas
As palavras no dicionário -Estudo da língua: Palavras que permanecem iguais no singular e plural\Com que letra?: Palavras que permanecem iguais no singular e no plural\Revisão – Palavras com r entre vogais, palavras com ss - g e j Outro texto\ Produção: Reportagem – Brinquedos de ontem que ainda fazem sucesso\Hora da história: Menina x meninos \Outro texto: Diário de um gato
As palavras no dicionário\Estudo da língua: Gênero do Substantivo Masculino e feminino\Com que letra? Palavras com c e ç\ Leitura -Texto Ar- condicionado de palito (outdoor) \Estudo da língua: Grau do substantivo – Aumentativo e diminutivo\ Com que letra?: Palavras com x e ch\Outro texto: É o fim da picada para o mosquito da dengue –
Produção: Cartaz para a campanha Xô, dengue! Preparação para a leitura
Texto: Felino superpoderosos
Estudo da Língua: Pronomes
Fique sabendo

Leitura-Texto: teste de coragem (1ª parte)
Leia mais: Teste de coragem (2ª parte) –
Dê sua opinião: Devemosrevelar nossos medos aos nossos amigos?
Estudo da Língua: verbos de elocução
Hora da História: O médico-fantasma –
Produção: Descrição de um local sinistro
Projeto: Livro Teste de coragem
Texto: Uma noite de tempestade (1ª parte) Leia mais: Uma tempestade (2ª parte) – Estudo da língua: Pontuação no diálogo
Comque  letra?Palavras com i e lh
Texto: Quem soltou o pum? – Blandina Franco e José Carlos Lollo
Estudo da língua: Adjetivo
Só para lembrar: Uso da virgula
Com que letra?: Palavras com s e z
Produção : resenha coletiva de um conto infantil \Texto: Surpresas geladas –
Outro texto: Pizza fingida – Cleide Chiara\Estudo da língua: Verbo e tempos verbais\Só para lembrar: Vírgula, a palavra e e repetição de palavras
Com que letra?: Palavras começadas com dez e des
Produção: Modo de preparar da receita do bolinho de chuva

PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Municio de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS
CENTURION, Marília Ramos. coleção porta aberta: 3° ano língua  portuguesa/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria deEducação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série–Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.

Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC







Nenhum comentário:

Postar um comentário