SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO
GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Língua Portuguesa SÉRIE / ANO: 3º TURMA:A/B TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
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I UNIDADE
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II UNIDADE
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III UNIDADE
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IV UNIDADE
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*Desenvolver um trabalho cujo
enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem
escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e
reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
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*Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à
linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à
cultura como forma de participação para o mundo letrado e aprimorar suas
habilidades lingüísticas básicas e gramaticais: falar, escutar, ler e
escrever.
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*Desenvolver e aperfeiçoar os
mecanismos de leitura escrita, associando as novas situações de aprendizagem a vivências e
situações práticas e trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes
tipos de textos (informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos,
publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos).
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*Desenvolver e aperfeiçoar
atitudes e habilidades essenciais à conversação, à leitura e escrita.
Ampliando os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas
práticas de linguagem oral e escrita e aprimorar o gosto pela leitura e
escrita.
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*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
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As aulas serão desenvolvidas numa
interação utilizando – se dos recursos de: Exposição de cartazes, exercícios,
atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc;- Cartazes com regras
de ortografia, ditados de palavras,
pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no
quadro, batata quente;-Fazer a correção dos textos criados no quadro
coletivamente e no caderno; -Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras Textos mimeografados, digitados,
xerocados e no quadro de giz-Recortes de jornais e revistas palavras com s e
s;c e ç, h-Gu- Qu e J-X e do CH-NH -R e RR;
-Debates;-Brincadeiras;CDs
áudio;CD ROM;Aparelho de som; Vídeo; Músicas; de músicas;Projeto
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AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Contínua, diagnóstica,
formativa e somatória por meio de: Trabalhos escritos e orais, debates
-Pesquisa;Prova oral e escrita e através da criatividade e desembaraço nas
mais diferentes formas de expressão, responsabilidade, interesse, curiosidade
e criticas buscando novos conhecimentos.
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CONTEÚDOS DA UNIDADE
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I UNIDADE
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II UNIDADE
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III UNIDADE
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IV UNIDADE
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Leitura-Texto: Palavrinhas mágicas – Outro Texto: Sou aluno nota 10 –Produção: Regulamento Estudo da Língua: Comunicação
oral e comunicação escrita
Dê a sua opinião: Relacionamento do dia\Com que letra?: Palavras com
c e qu
Texto: Pequeno dicionário de
palavras aovento
Outro Texto : Pagina de dicionário
Estudo da língua: Ordem alfabética
Só para lembrar: Palavras com m-p,
m-b e palavras com consoante
Produção: Parodia – Verbete de dicionário
Hora da história: Marcelo, marmelo, martelo – Ruth Rocha
Texto: Sistema ósseo / Só para lembrar: Palavras – separabilidade
Estudo da Língua: Sílabas
Com que Letra ?: Palavras com r
e rr entre vogais\Produção: Carta
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Preparação para leitura
Texto: O umbigo do rei
–Estudo do texto- As palavras no dicionário
Estudo da língua: Sílaba Tônica
Com que letra?: Palavras com sílabas terminadas em r
Outro texto:A roupa nova do Produção: Reescrita do conto O umbigo do
rei
leitura:Texto: Arte na casa ( 1ª parte) Arte na casa ( 2ª parte)
Só para Lembrar: Ordem alfabética
Estudo do s\Estudo da
língua: Substantivo comum e substantivo próprio
Produção: Revisão final da reescrita do conto O umbigo do rei
a leitura-Texto: Fungos –Estudo da Língua: Pontuação – uso do ponto
final, ponto de interrogação e do ponto de exclamação
Só para lembrar: Palavras com sílabas terminadas em s
As palavras no dicionário.
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Leitura-Texto: Histórias Quilombolas
As palavras no dicionário -Estudo da língua: Palavras que permanecem
iguais no singular e plural\Com que letra?: Palavras que permanecem iguais no
singular e no plural\Revisão – Palavras com r entre vogais, palavras com ss
- g e j Outro texto\ Produção:
Reportagem – Brinquedos de ontem que ainda fazem sucesso\Hora da história:
Menina x meninos \Outro texto: Diário de um gato
As palavras no dicionário\Estudo da língua: Gênero do Substantivo
Masculino e feminino\Com que letra? Palavras com c e ç\ Leitura -Texto
Ar- condicionado de palito (outdoor) \Estudo da língua: Grau do substantivo –
Aumentativo e diminutivo\ Com que letra?: Palavras com x e ch\Outro texto: É
o fim da picada para o mosquito da dengue –
Produção: Cartaz para a campanha Xô, dengue! Preparação para a
leitura
Texto: Felino superpoderosos
Estudo da Língua: Pronomes
Fique sabendo
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Leitura-Texto: teste de coragem (1ª parte)
Leia mais: Teste de coragem (2ª parte) –
Dê sua opinião: Devemosrevelar nossos medos aos nossos amigos?
Estudo da Língua: verbos de elocução
Hora da História: O médico-fantasma –
Produção: Descrição de um local sinistro
Projeto: Livro Teste de coragem
Texto: Uma noite de tempestade (1ª parte) Leia mais: Uma tempestade
(2ª parte) – Estudo da língua: Pontuação no diálogo
Comque letra?Palavras com i e lh
Texto: Quem soltou o pum? – Blandina Franco e José Carlos Lollo
Estudo da língua: Adjetivo
Só para lembrar: Uso da virgula
Com que letra?: Palavras com s
e z
Produção : resenha coletiva de um conto infantil \Texto: Surpresas
geladas –
Outro texto: Pizza fingida – Cleide Chiara\Estudo da língua: Verbo e
tempos verbais\Só para lembrar: Vírgula, a palavra e e repetição de palavras
Com que letra?: Palavras começadas com dez e des
Produção: Modo de preparar da receita do bolinho de chuva
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PROJETOS DAS UNIDADES
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I UNIDADE
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II UNIDADE
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III UNIDADE
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IV UNIDADE
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Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
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Projeto: historia do Municio de Cícero Dantas
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Projeto: Matemática Lúdica
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Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas
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REFERÊNCIAS
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CENTURION, Marília Ramos. coleção porta aberta: 3° ano
língua portuguesa/ Arnaldo Bento
Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil,
Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria deEducação Fundamental
I. Ensino de primeira à quarta série–Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto
–integrado ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)-
Internet – Google.
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Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
APROVADO PELA
COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
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APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
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ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
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ASSINATURA
DO COORDENADOR
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ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
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PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC
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