"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 13 de abril de 2013



Escola:______________________________________________                                                                                               Aluno (a):_________________________________________                          Professora: Valdéria              Data:____________    

       Avaliação de Língua Portuguesa II Unidade
Querido (a) aluno (a),
Hoje, você vai fazer sua segunda prova deste ano. É uma prova que você vai mostra o que aprendeu, responda com calma e atenção. Você é capaz. Capriche!                                          Boa Sorte!


Gabriela
Gabriela menina, Gabriela levada. Ô menina encapetada...
Gabriela Sapeca:
- Menina, como é você se chama?
- Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam Gabriela.
Gabriela serelepe
- Menina, para onde vai essa rua?
- A rua não vai, não, a gente é que vai nela.
Gabriela na escola:
 - Gabriela, quem foi  que descobriu o Brasil?
- Ah, professora, isso é fácil, eu só queria saber quem foi que cobriu.
Gabriela não deixava a professora em paz
- Professora, céu da boca tem estrelas?
- Professora, barriga da perna tem umbigo?
- Professora, pede alface tem calos?
Gabriela era quem inventava as brincadeiras:


- Vamos brincar de amarelinha?
Todo mundo ia.
- Vamos brincar de pegador?
Todos concordavam.
Todos queriam brincar com Gabriela.
(Ruth Rocha. “Teresinha e Gabriela”.)
1-Responda:
a)            Quem é o autor do texto?
 b)Quem é Gabriela?
           
       
2-O que Gabriela inventava?
 3-Por que você acha que todos queriam brincar com Gabriela?
 4-Você conhece alguém que tem um jeito parecido com o de Gabriela?
5-Mande um bilhete para Gabriela dizendo sua opinião sobre o jeito dela.
         
         
         


6 - Retire do texto palavras no:
a- Masculino:____________________________________________       Feminino:_____________________________________________
7- Complete as frases com os coletivos adequados:
a)            Mamãe me deu um __________de retratos.
b)A noiva levou em lindo __________de roupas.
c) O guarda prendeu um ladrão da __________.
d)O pastor cuide do seu ___________.
e) Aqueles soldados são do nosso ___________.
f) Uma grande ___________ de insetos destruiu a plantação.
g)             


h)Papai viajou em um dos aviões da ___________ brasileira.
8- Identifique o coletivo de:


Peixes __________
Discos___________
Artistas_________
Padres__________
Abelhas__________
Jogadores________
Mapas___________
Pintos__________
Pássaros________
Bois_____________
Navios___________
Árvores_________
Ladrões__________
Seis___________
meses__________
Cem____________ anos_____________
Três_____________ meses____________
Doze_____________
Doze__________
dúzias________
Retratos_________





9- Descubra o antônimo das palavras:


Muitos___________
Quente___________
Grande___________
Viver____________
Dia______________
Perto____________
Levar____________
Calar____________
Alegre___________
Achar___________
Próximo________
Capaz____________



10- Copie as frases, substituindo as palavras destacadas por um sinônimo:


a)            No começo, no meu lar, surgiu ele._____________________________________

b)Viva alegre, próximo dos outros jovens._________________________________




c) Aí, ele cessou de ser sincero, encontrou um amigo._______________________
d)Ele foi morar com esse implicante que só resmungava.____________________


____________________________
                                                


11- Complete as frases com o homônimo de cada palavra destacada:



a) Márcio serra a mesa.
b) Gabriela chupa duas mangas.
c) Comprei cem laranjas.
d) Dito fez um bom conserto na bota.
e)  A sessão de autógrafos foi linda.
f)  Eu me canso em vão.
g) Não gosto de São Paulo, mas do Rio.
h) Eles são gêmeos idênticos.
i)  O coitado ficou preso na cela.
j)  Gosto do canto dos pássaros.
Subi a _______.
Mamãe fez um vestido sem..
Papai está _______ dinheiro.
O _______ de piano foi bom.
Trabalho na _______ de expedição.
Meus irmãos _______ ao sítio.
Com os trapalhões, _______muito.
Da tuberculose ele ficou _______
Montei numa _______ nova.
Eu _______ para espantar meus males.




12- Escreva os substantivos primitivos correspondentes a:






Coqueiro_________
Macacada________
Laranjada________
Florista__________
Carroceiro_______
Limoeiro_________

Cerejeira_________
Pereira__________
Macieira_________
Jaqueira_________
Goiabeira________
Pessegueiro_____
Padeiro_________
Térreo___________
Papelaria_______
Bananeira_______
Vidraça__________
Campestre________



13- Forme famílias de palavras, acrescentando derivados a estas expressões:


Livro_____________________
Pedra_____________________
Boi_____________________
Borracha___________________
Bola_____________________
Jornal_____________________



14- Classifique os substantivos abaixo, assim:
1 comum de dois  2 sobrecomum   3 epiceno


(   )O indivíduo
(  )a baleia
(   )o/a estudante
(   )o monstro
(   )a testemunha
(   )o/a jovem
(   )o/a camarada

(   )a vítima
(   )a criança
(   )o/a artista
(   ) o/a indígena
(   )o gavião
(   )a cobra
(   )o/a agente

(   )o/a jornalista
(   )o/a dentista
(   )a criatura
(   )o/a pianista
(   )o crocodilo
(   )a pessoa
(   )o/a colega

(   )a criatura
(   )a aranha
(   )o/a clientes
(   )a pulga
(   )o cônjuge
(   )a mosca
(   )o animal



15-Faça o feminino destes substantivos:


O cliente____________________
O colega____________________
O colegial__________________
O estudante_________________
O agente____________________
O camarada________________
O indígena__________________
O jovem___________________



16- Aponte o masculino:


Heroína-_____________________
Atriz-_____________________
Égua-_____________________
Comadre-_____________________
Ovelha-_____________________
Condessa-_____________________
Freira-_____________________
Poetisa-_____________________


17-Dê o plural:


a) A mulher é esta. _______________
b)A cruz e esta. _______________
c) O pilar é este. _______________
d)O lápis é este. _______________
e) O ourives é este. _______________
f) O vírus é este. _______________
g) A fênix é esta_______________
h)O homem é este. _______________
i) O gás é este. _______________
j) O país é este. _______________
k) O francês é este. _______________
l) O pastel é este. _______________
m)            O sol é este. _______________
n) O paul é este. _______________




18- Completando as palavras com : traz, atrás.
a)            Ler um bom livro____ uma ótima sensação de bem-estar e nos faz viajar para lugares fantásticos
b)Há muitas casa____ daquele morro.
c) Meu colega chegou bem de vagarinho por____ de mim e meu deus um susto
d)A moça____ seu cachorrinho para passear no parque todos os dias.
e) Com certeza, o brinco que perdeu está____
f) O menino passou por____ da menina tão depressa que ela nem viu.
19- Complete os  - com  X ou CH:


Bi_ o  Quei_ o   Amei_ a   _ adrez   Pi_ e    Ca_ o   Pu_ a
Fle_ a  _a_ im  PI_ ar  _ upim  _ ícara  PI_ ote    Li_ o
Ca_ oeira  Fai _ a    _  ampu  _ato   Cai_ a   _  ique
Vê_ ame  Fe_ ada   _  ulé   Quei_ o  Em_urrada  Ca_umba
_ aveiro  _í cara   _ erife  Em_  entre  dei_ a   pei_ e
bro_ a  em_ uta   _u_ u   Em_ ova  Amei_ a _ouriço
Cai_ eiro  _ ocolate  Grã_ a  cai_ a   trou_ a   col_ a
_arme Ter_ o  Ta_ o  _ ingar  _ ereta  _ umaço PI_ aim




20- Dependendo da frase é o tipo de artigo: ora definido, ora indefinido. Complete as frases, pelos artigos adequados:  
a)  Vi _____ lua nascendo. Depois, _____ nuvem cobriu _____  lua.
 b)Recebi _____ linda notícia: papai comprou _____ casa na praia.
   c) Márcio pintou _____ trocados para eu pagar _____ professora.
   d)Você não tem trocados para eu pagar _____ continhas?
    e) moleques vieram buscar _____ bola que caiu aqui.
   f) Vou passar _____ duas semanas na casa de _____ tio.
21- Complete as frases com artigo indefinido :
a) Comprei _____ flores para mamãe.
b) _____ meninos ficaram no parque.
c) Tomei _____ sorvete de abacaxi.
d) _____ alunas conversaram na classe.
                                                                                                                desenhos de São Joaõ 2 300x290 Desenhos de São João Para Imprimir

                                                   
Escola:_____________________________________________                                                                                       Aluno (a):_____________ ____________________________                        
Professora:  Valdéria         Data:_________________  

Avaliação de Matemática da II Unidade
Querido (a) aluno (a),
Hoje, você vai fazer sua segunda prova deste ano. É uma prova que você vai mostrar o que aprendeu, responda com calma e atenção. Você é capaz. Capriche
Ø Vamos resolver                                 

1-Cristina tem 17 cédulas de 50 reais e 20 cédulas de 10 reais.
a)Qual a expressão que representa a quantia que ela tem?
b)Quanto Cristina tem? (valor da expressão)

2-Um eletrodoméstico custa 1560 reais. Esse produto tem um desconto de 225 reais para pagamento à vista e tem um acréscimo de 45 reais para pagamento em 30 dias.
a)            Qual o preço desse aparelho para pagamento à vista?
b)Quanto ele vai custar para pagamento em 30 dias?
c) Qual a diferença entre as duas formas de pagamento?

3-Uma sorveteria, num certo dia, vendeu 98 sorvetes de massa e o triplo desse número de picolés. Quantos sorvetes e picolés a sorveteria vendeu nesse dia?
4-1ª situação: quantas equipes de vôlei (6 elementos) podem ser formadas por uma turma de 48 alunos?
5-2ª situação: numa cidade, uma doação de 456 livros infantis diferentes foi distribuída igualmente em 3 bibliotecas. Quantos livros cada biblioteca recebeu?
6-O estacionamento de uma montadora de automóveis tem 1120 vagas distribuídas igualmente em 4 setores. Quantas vagas há em cada setor?
7-Descubra:


a)      D(27)
b)D(18)
c) Divisores comuns de 18 e 27
d)Mdc (18,27)


8-Veja a divisão indicada no quadro ao lado.
Para que a divisão seja exata, que números podem ser escritos no lugar do símbolo?
9-Responda sim ou não:


a)            13 é divisor de 195?
b)21 é divisor de 485?
c) 34 é divisor de 412?
d)51 é divisor de 714?




10-Entre  os números 2, 3, 4, 5 e 6, identifique os que são divisores de:


a)            27
b)30
c) 40


11-Dados os números 10 e 15, responda:
a)            Quais são os divisores de 10?
b)Quais são os divisores de 15?
c) Dois divisores de 10 não são divisores de 15. Quais são?
12-Qual é o único número par que também é número primo?

13-O número 57 é um numero natural primo ou composto? Por quê?
14-Escreva os dez primeiros números naturais primos.

15-Quantos números naturais primos existem entre 30 e 50? Quais são eles?
16-As crianças da escola foram passar o sábado no parque de diversões: 36 em cada ônibus.

Quantas crianças da escola foram ao parque de diversões se havia:


2   ônibus completos?
3   3 ônibus completos?
4    4 ônibus completos?

5   5 ônibus completos?
6   6 ônibus completos?
7   7 ônibus completos?


17-De acordo com a informação dada verifique se a afirmação é verdadeira ou falsa:


a)            10 é múltiplo de 2.( )
b)10 é múltiplo de 3.( )
c) 15 é múltiplo de 2.( )
d)15 é múltiplo de 3.( )
)20 é múltiplo de 5.(   )
f)20 é múltiplo de 7.(   )
G)20 é múltiplo de 10.(  )


18-Escreva a seqüência com, no mínimo, 10 números múltiplos:


a)   De 9
b)  De 11
c)    De 10
d)  De 25


   a)(   )
b) (   )
c) (   )
d) (   )
19- calcule o valor numérico das expressões.


a)            28-4x5
b)22+9x3
c) 10-5x2+9
d)73-3x10+2x11
e) (8:4)+(18:6)
f) 7x(21:3)


20- dê os divisores de:


a)            D(7)
b)D(11)
c) D(13)
d)D(17)
e) D(19)
f) D(23)
g)            D(29)
h)D(31)
i) D(37)
j) D(41)
k) D(43)
l) D(47)


21- indique o quociente e o resto em cada item a seguir:


Dividendo
Divisor
56
2
425
5
338
4
a)
b)
c)

Dividendo
Divisor
706
8
534
6
829
9
d)
e)





Escola:_______________________________________________________                                                                                       Aluno (a):_____________ _______________________________________                          
Professora:   Valdéria                                        Data:_____________________       

Avaliação de Arte da II Unidade
Querido (a) aluno (a),
Hoje, você vai fazer sua segunda prova deste ano. É uma prova que você vai mostrar o que aprendeu, responda com calma e atenção. Você é capaz.
Capriche!                                                                                                                 Boa Sorte!

Asa Branca
Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão

Quando o verde dos teus "óio"
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu                              Aqui tem um desenho da foto de 
Luiz Gonzaga 
Que eu vortarei, viu
Meu coração                                              
Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira

Você conhecia essa música? Já tinha ouvido falar em Luiz Gonzaga, o “rei do baião”?
Luiz Gonzaga nasceu na cidade de Exu, no estado de Pernambuco, principalmente do morador do sertão. A música Asa-branca marcou sua carreira e o tornou muito conhecido em todo o Brasil. A letra da música, feita por Humberto Teixeira, fala de um retirante que deixou o Sertão do Nordeste.

1-Vamos conversar sobre o que a letra da canção nos conta.

a)     Segundo a música, o que está acontecendo no Sertão?

b)Por que razão o narrador diz que perdeu o gado e a plantação?

c)Quem é a asa-banca da qual ele fala? Por que ela foi embora?

d)O narrador também deixou o lugar. Como ele se sente?

e)Quem ele deixou no Sertão?

f)Ele pretende voltar para o Sertão?

g)A região em que você mora enfrenta situações semelhantes às descritas na letra da canção?


2- Baseado no primeiro quadrinho continue a história. Seja criativo!

Use lápis grafite para desenhar e lápis de cor para colorir.