"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 13 de abril de 2013

Escola:_______________________________________________________                                                                                       Aluno (a):_____________ _______________________________________                          
Professora:   Valdéria                                        Data:_____________________       

Avaliação de Arte da II Unidade
Querido (a) aluno (a),
Hoje, você vai fazer sua segunda prova deste ano. É uma prova que você vai mostrar o que aprendeu, responda com calma e atenção. Você é capaz.
Capriche!                                                                                                                 Boa Sorte!

Asa Branca
Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão

Quando o verde dos teus "óio"
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu                              Aqui tem um desenho da foto de 
Luiz Gonzaga 
Que eu vortarei, viu
Meu coração                                              
Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira

Você conhecia essa música? Já tinha ouvido falar em Luiz Gonzaga, o “rei do baião”?
Luiz Gonzaga nasceu na cidade de Exu, no estado de Pernambuco, principalmente do morador do sertão. A música Asa-branca marcou sua carreira e o tornou muito conhecido em todo o Brasil. A letra da música, feita por Humberto Teixeira, fala de um retirante que deixou o Sertão do Nordeste.

1-Vamos conversar sobre o que a letra da canção nos conta.

a)     Segundo a música, o que está acontecendo no Sertão?

b)Por que razão o narrador diz que perdeu o gado e a plantação?

c)Quem é a asa-banca da qual ele fala? Por que ela foi embora?

d)O narrador também deixou o lugar. Como ele se sente?

e)Quem ele deixou no Sertão?

f)Ele pretende voltar para o Sertão?

g)A região em que você mora enfrenta situações semelhantes às descritas na letra da canção?


2- Baseado no primeiro quadrinho continue a história. Seja criativo!

Use lápis grafite para desenhar e lápis de cor para colorir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário