"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

PROJETO MUNDO DOS INSETOS (Nível II)


PROJETO MUNDO DOS INSETOS (Nível II)
OBJETIVO GERAL:
Identificar e Conhecer os insetos mais comuns em nosso ambiente, o modo de vida e suas características entender sua função para o equilíbrio do nosso meio ambiente.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
•        Estimular o conhecimento dos insetos.
•        Identificar sua estrutura corporal.
•        Reconhecer o meio em que vivem;
•        Estimular a higiene em nossos ambientes, em casa, na escola e nas ruas;
•        Identificar quais são os insetos que nos auxiliam;
•        Reconhecer os insetos produtores;
•        Conhecer como funciona a cadeia alimentar dos insetos.
JUSTIFICATIVA:
Um estudo sobre os insetos nas series iniciais tem como objetivos conscientizar as crianças que os insetos são de grande importância para o nosso planeta, pois cada inseto tem sua função especifica, nenhum inseto substitui o outro e precisamos de cada um deles para o nosso equilíbrio biológico.
Através deste projeto podemos identificar sua estrutura corporal, seus hábitos alimentares, qual o meio em que vivem e qual a sua função na natureza.
A conscientização dos alunos será realizada através de aulas ministradas em sala, filmes (Lucas um intruso no formigueiro, Vida de inseto), (Vídeo do programa Aventura selvagem), levando os alunos ao pátio da escola, para que neste ambiente coloquem em pratica seus conhecimentos sobre os insetos e busquem pelos os mesmos. Realizaremos pesquisas em revistas e jornais, apresentações de cartazes, maquetes.
Conteúdo
Matemática (quantidades de pernas, asas, olhos e extensão do corpo)
Português (textos e atividades referentes ao tema)
Ciências (quais os tipos de doenças causados pelos insetos e como devemos prevenir)
Culinária (quais os insetos que auxiliam o homem)
Artes (confecção de insetos com materiais reciclados)
Historia (onde surgiram e porque e a quantos anos )
Geografia (onde vivem como é o meio de reprodução, quais os cuidados que devemos tomar)
Musica (identificaremos os sons emitidos pelos insetos )
INSETOS ESTUDADOS
 


Abelha
Mosquito (dengue)
Centopeia
Caracol
Borboleta
Cigarra
Formiga
Joaninha
Vespa
Piolho
Gafanhoto
Joaninha
Aranha
Barata
Carrapato
Escorpião
Libélula
Louva deus
Vagalume
Piolho
Pulga


 

 CULINÁRIA

 Nas aulas de culinárias identificaremos os insetos que são reprodutores como as Borboletas e as abelhas.

Identificares também o mel que será usado para fazer o pão de mel com os mesmos.

Neste momento será explicada para as crianças a importância do mel em nossa vida.

CULMINÂNCIA

Deverá acontecer com exposições dos trabalhos dos alunos com materiais reciclados, apresentação de dança com a musica A pulga e o percevejo de Giliard

AVALIAÇÃO

A avaliação será continua tendo como objetivo o aprendizado dos alunos em cada etapa do projeto.







 

























 
 

 

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME “VIDA DE INSETO”

1. Organização e funcionamento da sociedade

• De repente cai uma folha na trilha de algumas formigas: pânico entre elas.

Uma grita: “me perdi, vou ficar aqui para sempre”. Qual o motivo do pânico? Por que elas não contornam a folha?

As formigas desenvolvem suas tarefas de acordo com normas, regras e valores.

Exemplifique com outros momentos do filme tal situação.

Quem faz as normas, regras e valores?
Flik não se adapta aos valores preestabelecidos.

Como ele é visto pelas demais formigas? Por que isso acontece?
• Em nossa sociedade como nós nos organizamos?

Nós nos comportamos de acordo com os padrões preestabelecidos ou de acordo com nossas motivações internas?

O que acontece se não nos comportarmos de acordo com as regras?

Como você se sente vivendo em sociedade: livre ou prisioneiro?

Vivemos uma democracia ou não?

O que é democracia para você?
• Flik vive em uma sociedade organizada para produzir os bens necessários para a sobrevivência das formigas. Essa é a própria razão da existência do formigueiro.

Como as formigas organizam-se para lutar pela sobrevivência?

Nesse processo de organização do formigueiro, qual é o papel do conhecimento e como são vistas as mudanças tecnológicas?
• Nós seres humanos vivemos em sociedade com qual objetivo?
Na nossa sociedade, como é organizado o trabalho?

O que você, como estudante produz?

Como são produzidos os bens que você usa?

Qual o papel do conhecimento e como são vistas as mudanças tecnológicas?

Os conhecimentos das Ciências da Natureza contribuem para o trabalho ao se concretizarem em máquinas e artefatos. Como as ciências sociais contribuem para o processo de trabalho?

O que diferencia a atividade desenvolvida pelos homens ,tendo em vista a sobrevivência daquela desenvolvida pelos animais?
2. Organização política da sociedade capitalista

• Hooper, o líder da gang de gafanhotos, ao invadir o formigueiro lembra para todos como funciona o “esquema” que lhe permite ter o poder sobre as formigas. Na nossa sociedade, qual é o “esquema” que permite que em todos os grupos sociais a minoria tenha poder sobre a maioria?
Hooper explicava seu poder como sendo natural.

Como nos diversos grupos sociais aqueles que dominam explicam seu poder?

O esquema de Hooper possibilitava que ele e sua gang vivessem do trabalho das formigas.

Na sociedade brasileira, 10% da população consomem 50% da renda nacional, dito de outra forma, 90% de nós brasileiros sobrevivemos com a outra metade do bolo. Qual é o esquema de poder que sustenta tão injusta distribuição dos resultados do trabalho? Quem são as formigas e que são os gafanhotos no Brasil?
• O irmão de Hooper propõe que eles não voltem mais ao formigueiro, tendo em vista que a gang tem comida suficiente para passar o inferno. Hooper decide que a gang voltará.Quais foram os seus argumentos? Flik enfrenta Hooper e incentiva as formigas a fazerem o mesmo. Quais foram os seus argumentos?

Qual a relação entre consciência e libertação?

Opressão e alienação?

Você é alienado?

No meio da revolução das formigas contra seus opressores, a princesa Aba diz para Hooper: “as formigas trabalham, as formigas comem e os gafanhotos voam”. A princesa então definiu outro esquema de poder?

O que permitiu que tal revolução fosse feita?

No que o exercício de poder está baseado a força?

No que está baseado na argumentação e no convencimento?

Qual a relação entre poder e saber?
• No Brasil, milhões de pessoas trabalham como formigas – de sol a sol – e não usufruem das riquezas provenientes do trabalho.

Quais as possibilidades de mudança no esquema de poder no Brasil?
Flik fez algo para mudar o esquema de poder.

E você o que tem feito algo para mudar o atual esquema de poder de nossa sociedade?

Você já participou de alguma mudança de esquema de poder?

Uma das formas de mudar o esquema de poder é estudar e conhecer a realidade. Nesse sentido a escola é um lugar privilegiado.

Como você tem aproveitado seus momentos de estudo sobre a realidade social?

Quais as habilidades e competências que você tem desenvolvido que contribuem para você mudar a realidade?

Quais as dificuldades que você enfrentou nesse processo de aprendizagem?

ATIVIDADES SOBRE INSETOS

DEPOIS DAS AULAS SOBRE FÁBULAS DECIDI IR MAIS AFUNDO E TRABALHAR COM ELES NESTA SEQUENCIA:
  • FÁBULAS

  • FILME A CIGARRA E A FORMIGA DISPONÍVEL NO YOUTUBE 




  • MUSICA " A FESTA DOS INSETOS " DA ANGÉLICA - DISPONÍVEL NO 4 SHAREAD 





Dona minhoca resolver dar uma festa

Saiu da terra e começou a rebolar
Seu Caramujo contratou uma orquestra
Dona Cigarra foi chamada pra cantar
Seu Gafanhoto recebia os convidados
MC Grilo era quem fazia o som
Seu Pernilongo vinha todo atrapalhado
Quebrando um galho dando uma de garçon
A Borboleta paquerava todo o mundo
Tirou até seu Percevejo pra dançar
Dona Barata se escondeu bem lá no fundo
Seu Carrapato começou a se coçar
Pula, pula, pulga
Vaga, vagalume
Corre largatixa
Quem cochicha o rabo espicha
Dança dos insetos não pode parar
A festa não tem hora pra acabar

DEPOIS FIZEMOS UMA PESQUISA NA INTERNET SOBRE ALGUNS INSETOS CITADOS NA MUSICA.
E FIZ UM SLIDE NO POWER POINT ASSIM:


















E AS ATIVIDADES TAMBÉM FAZEM PARTE. OLHA SÓ NO QUE ACABEI DE FAZER!!!
CLASSIFICAÇÃO DOS INSETOS RETIRADO DO SITE DISNEY JR


RECORTE E COLAGEM COMO REFERENCIA ESCRITA COM O INSETO PARA O 1º ANO FAZER UMA ESTRATEGIA DE LEITURA





















E  LIVRINHO SOBRE OS INSETOS ESTUDADOS









TAMBÉM UM CINEMINHA DO FILME
 VIDA DE INSETO






  • UM CD OTIMO QUE ESCUTAREI COM ELES É O MIL PASSAROS


  • E A HISTORIA MARAVILHOSA DA RUTH ROCHA QUE TRAZ ALGUNS BICHINHOS DA FLORESTA

  • E POR FIM UMA CONFECÇÃO E PINTURA
 DA MÁSCARA DO ANIMAL MAIS 
TRABALHADOR DO MUNDO!!!







Sugestão para Utilização de Vídeo em Sala de Aula: Filme Vida de Inseto



Plano de Aula

Filme: Vida de Inseto/ A Bug's Life (1998)
Aluna: Débora Gomes
Público: 8 anos 3º ano

Competências:
  • Conhecer as diferentes espécies de insetos e suas características;
  • Observar a vida dos insetos chamados sociais e comparar a organização dos grupos, seu modo de ser, viver e trabalhar com a rotina dos seres humanos.
Conteúdos:

Ciências Naturais – Seres Vivos/Insetos
Língua Portuguesa - Produção textual

Seqüência didática:

Em roda apresentar o filme e sua temática, combinando que após o filme serão analisadas as ideias lá existentes.

Trata-se da história de Flick uma formiga cheia de ideias, que precisa contratar insetos guerreiros para defender sua colônia de Hopper e sua gangue de gafanhotos. Mas quando descobre que o exército de insetos que contratara era na verdade um fracassado grupo de atores de circo já era tarde demais para recorrer a outros guerreiros, precisando, desta forma, arranjar-se com eles mesmos.



Intervenção 1:

A história apresenta além das formigas uma variedade de insetos.  Apresentar algumas imagens de insetos para turma e dentre eles os que são focados no filme a fim de promover a identificação destes, culminando a identificação com a construção de um mural, com as imagens e seus respectivos nomes. 

Intervenção 2:

Hoje vamos assistir ao filme Vida de Inseto. Prestem bastante atenção, pois ao final do filme, realizaremos uma atividade sobre as ideias nele presentes.

Intervenção 3: Após o filme, trabalhar os seguintes pontos junto aos educandos:

  • Quais insetos já identificados se encontram no filme? Existe alguma diferença entre a forma de vida dos insetos do circo e das formigas? 
  • Trabalhar os aspectos da natureza e da sociedade, relacionando a rotina dos seres humanos à vida das formigas que são chamadas de insetos sociais. 
  • Ampliar o horizonte do conhecimento dos insetos conhecidos como sociais para além do trazido no filme, usando as abelhas, os cupins, vespas como exemplo. 
  • Relacionar a organização social presente na natureza, estimulando, desta forma, a compreensão das funções, normas e responsabilidades que regem a vivência social.

Intervenção 4: Propor  a elaboração de um livreto trazendo ilustração das principais características dos insetos sociais seguido de suas descrições.


Avaliação:
  • Construção de um painel com imagens e nomes de diferentes insetos.
  • Elaboração de um livreto trazendo ilustração das principais características dos insetos sociais seguido de suas descrições.
Recursos:

TV, Aparelho de DVD, cartolinas e lápis de cor

Referências:

Vida de Inseto. Direção de John Lasseter e Andrew Stanton. Estados Unidos 1998
Utilizando filmes para a contextualização do Ensino de Ciências Naturais e Educação Ambiental nas séries iniciais
FILME \u201cVIDA DE INSETO\u201d
FILME: \u201cVIDA DE INSETO\u201d

INTRODUÇÃO
Podemos destacar os filmes de animação como grandes vinculadores de informação, uma vez que são altamente atrativos aos olhos não somente do público infanto-juvenil, mas também dos adultos;

Este tipo de produção pode ser aplicado não somente com o intuito de divertir, mas também de informar;

Esse recurso pode não somente introduzir e detalhar temas, como servir para a retirada de conceitos errôneos que constantemente os alunos possuem;

Tem a necessidade de fornecer uma alternativa educacional que promova uma mudança de comportamento dos indivíduos em relação aos insetos, uma vez que este tipo de grupo são constantemente associados a reações de desprezo, medo, aversão, dentre outros sentimentos negativos;

MÉTODO E ANÁLISE
Do título do filme é possível extrair uma lição, pois apesar do nome \u201cVida de inseto\u201d, nem todos os animais que aparecem no filme são insetos;
INSETOS E NÃO INSETOS

Do filme pode-se extrair uma semelhança entre o nosso modelo de sociedade e a do formigueiro;

Alguns insetos são essenciais em processos necessários, como a polinização, decomposição e ciclagem de nutrientes, e servem de alimento para um grande número de outros animais, até mesmo para o homem.
Há uma cena em que os insetos do circo estão interpretando a polinização, isso, uma criança de ensino fundamental possui a capacidade de entender facilmente;
Cena em que os insetos interpretam a polinização

Podemos destacar a importância de alguns insetos na Natureza, como por exemplo as abelhas, as vespas e as borboletas.

O filme poderá ser trabalhado de maneira a incentivar os professores a fazerem uso de materiais audiovisuais, visando à melhoria da qualidade das aulas cujo tema seja relacionado a invertebrados, com ênfase em inseto;
O filme motiva, cria expectativas e aguça a curiosidade que um filme de animação de boa qualidade realiza;

A Rainha anda sempre com um pulgão debaixo do braço, sempre acariciando. Esse tipo de atitude representa uma relação ecológica que ocorre realmente, entre formigas e afídeos. E o fato dela acaricia-lo todo o tempo, pode indicar o fato de que formigas acariciam os pulgões com as antenas para que ele seja estimulado a liberar uma substância açucarada.
RELAÇÃO ECOLÓGICA ENTRE FORMIGAS E PULGÕES (AFÍDEOS).

O filme aborda temas como a metamorfose

Foi observado um erro no filme com relação as características anatômicas, já que nem sempre corresponde ao real. Porém esses erros não são necessariamente algo ruim, pois podem ser trabalhado com os alunos de maneira a fazer com que eles percebam os erros e saibam apontar quais são.
Características anatômicas

Também é possível relacionar a organização das formigas com os seres humanos.

Onde se encontram os insetos prejudiciais à saúde do Homem?

É possível observar no filme que outros animais foram encontrados próximos à residência, em meio a lixos: como resíduos de comida, latas, garrafas, papéis, servindo como alimentos e moradia para insetos e não insetos.
Muitos insetos são considerados daninhos porque transmitem doenças

Outros destroem colheitas

Outros como por exemplo a joaninha, são consideradas benéficos, pois alimentam-se de outros insetos nocivos as plantas.

ATIVIDADE REFERENTE AO FILME: "VIDA DE INSETO"

ATIVIDADE REFERENTE AO FILME: "VIDA DE INSETO" 

1-Relacione:
Os principais persona-gens são:
1.         Flik:
2.         Atta:
3.         Dot:

4.        Hopper:
5. Os artistas circenses


(  )uma formiga altruísta, inventora e criativa que não se deixa ser dominada. Apresenta uma espontaneidade à flor da pele, mas como todo sujeito, tem seu limite e também sofre, apaixona-se e produz sintomas.
(  )sucessora do trono real que terá, ao longo da história, que encontrar seu caminho, lidar com seu desejo e criar seu próprio estilo de liderança..
(   )irmã caçula de Atta, identifica-se com Flik e em sua infância e espontaneidade revela características de uma nova geração no formigueiro.
 (   )chefe de uma gangue de gafanhotos que oprime e domina o formigueiro. Reproduz valores que mantêm uma divisão social do trabalho, vão desde a submissão servil até a desvalorização pessoal e de trabalho na vida do formigueiro, com um grande instituído: não se pode mudar nada. Lidera seu grupo de gafanhotos da mesma maneira.
 (   ) estão em um circo de baixa qualidade, cujo proprietário é uma pulga chamada PT. São despedidos após uma desastrosa apresentação, migram para a cidade e se reúnem em um bar (fato bastante comum na vida real), onde encontram Flik. São interpretados como guerreiros e viajam para o formigueiro.
  2-   Leia o resumo abaixo e acrescente informações:
      No filme o personagem principal é a formiguinha ‘Flick’ que é desprezada por sua Colônia pelas suas atitudes atrapalhadas e suas ideias inovadoras, mas que normalmente terminavam em confusão. Na sua Colônia as formigas eram exploradas pelos gafanhotos que todo ano vinham buscar alimentos que as formigas eram obrigadas à recolher.
     Quando os gafanhotos estavam prestes a recolher seus alimentos, Flick, por sua vez, derrubou acidentalmente todo o alimento arrecadado, levando todo o trabalho das formigas por água à baixo. Por este motivo, a Colônia foi ameaçada pelos gafanhotos, que deram um novo prazo para que o alimento fosse outra vez arrecadado. Desesperado, Flick saiu da Colônia em busca de ajuda, pois sentia-se culpado e o que mais queria era reparar o erro que havia cometido.
    Flick conseguiu reunir um grupo de insetos, artistas de circo, que juntos combateram os gafanhotos. As formigas desconheciam o potencial que tinham e no final perceberam que a união de todas as formigas da colônia poderia vencer a ‘Gang’ de insetos que atormentava todos os anos. E assim, com a coragem de Flick, conseguiu mostrar à Princesa e toda a colônia que com espírito de união é possível sim, vencer todos os obstáculos. 
3- Coloque V, para verdadeiro e F, para falso:
(     )Essa produção apresenta um formigueiro, mostrando os insetos em seu hábitat, realizando suas tarefas. O trabalho é mecânico, ao mesmo tempo que nos mostra como a organização e o trabalho em equipe são fundamentais para a sobrevivência em grupo.
(    )O personagem Flik representa a necessidade de mudanças que sempre acompanha a convivência em sociedade. Suas ideias revolucionárias são sempre rejeitadas em nome de uma tradição secular.
(     )Quando surge um conflito, algo deve ser feito e Flik é chamado a dar sua contribuição. Com muita coragem, criatividade e determinação, Flik vai nos envolvendo em uma corrida contra o tempo para salvar o formigueiro do grupo de Hopper, um gafanhoto malandro que escraviza todas as formigas, por meio da violência, para obter alimento fácil.
(       )As ideias de Flik mostram às formigas que a união de todos é a chave para que atinjam as metas da comunidade com sucesso, no caso da nossa história, a destruição do bando de Hopper.
(     )No filme há três grupos: o formigueiro, os gafanhotos e uma equipe de artistas de circo.

4- Uma das formas de mudar o esquema de poder é estudar e conhecer a realidade. Nesse sentido a escola é um lugar privilegiado. Como você tem aproveitado seus momentos de estudo sobre a realidade social?