Utilizando filmes para a contextualização do Ensino de Ciências Naturais e Educação Ambiental nas séries iniciais FILME \u201cVIDA DE INSETO\u201d FILME: \u201cVIDA DE INSETO\u201d INTRODUÇÃO Podemos destacar os filmes de animação como grandes vinculadores de informação, uma vez que são altamente atrativos aos olhos não somente do público infanto-juvenil, mas também dos adultos; Este tipo de produção pode ser aplicado não somente com o intuito de divertir, mas também de informar; Esse recurso pode não somente introduzir e detalhar temas, como servir para a retirada de conceitos errôneos que constantemente os alunos possuem; Tem a necessidade de fornecer uma alternativa educacional que promova uma mudança de comportamento dos indivíduos em relação aos insetos, uma vez que este tipo de grupo são constantemente associados a reações de desprezo, medo, aversão, dentre outros sentimentos negativos; MÉTODO E ANÁLISE Do título do filme é possível extrair uma lição, pois apesar do nome \u201cVida de inseto\u201d, nem todos os animais que aparecem no filme são insetos; INSETOS E NÃO INSETOS Do filme pode-se extrair uma semelhança entre o nosso modelo de sociedade e a do formigueiro; Alguns insetos são essenciais em processos necessários, como a polinização, decomposição e ciclagem de nutrientes, e servem de alimento para um grande número de outros animais, até mesmo para o homem. Há uma cena em que os insetos do circo estão interpretando a polinização, isso, uma criança de ensino fundamental possui a capacidade de entender facilmente; Cena em que os insetos interpretam a polinização Podemos destacar a importância de alguns insetos na Natureza, como por exemplo as abelhas, as vespas e as borboletas. O filme poderá ser trabalhado de maneira a incentivar os professores a fazerem uso de materiais audiovisuais, visando à melhoria da qualidade das aulas cujo tema seja relacionado a invertebrados, com ênfase em inseto; O filme motiva, cria expectativas e aguça a curiosidade que um filme de animação de boa qualidade realiza; A Rainha anda sempre com um pulgão debaixo do braço, sempre acariciando. Esse tipo de atitude representa uma relação ecológica que ocorre realmente, entre formigas e afídeos. E o fato dela acaricia-lo todo o tempo, pode indicar o fato de que formigas acariciam os pulgões com as antenas para que ele seja estimulado a liberar uma substância açucarada. RELAÇÃO ECOLÓGICA ENTRE FORMIGAS E PULGÕES (AFÍDEOS). O filme aborda temas como a metamorfose Foi observado um erro no filme com relação as características anatômicas, já que nem sempre corresponde ao real. Porém esses erros não são necessariamente algo ruim, pois podem ser trabalhado com os alunos de maneira a fazer com que eles percebam os erros e saibam apontar quais são. Características anatômicas Também é possível relacionar a organização das formigas com os seres humanos. Onde se encontram os insetos prejudiciais à saúde do Homem? É possível observar no filme que outros animais foram encontrados próximos à residência, em meio a lixos: como resíduos de comida, latas, garrafas, papéis, servindo como alimentos e moradia para insetos e não insetos. Muitos insetos são considerados daninhos porque transmitem doenças Outros destroem colheitas Outros como por exemplo a joaninha, são consideradas benéficos, pois alimentam-se de outros insetos nocivos as plantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário