"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME “VIDA DE INSETO”

1. Organização e funcionamento da sociedade

• De repente cai uma folha na trilha de algumas formigas: pânico entre elas.

Uma grita: “me perdi, vou ficar aqui para sempre”. Qual o motivo do pânico? Por que elas não contornam a folha?

As formigas desenvolvem suas tarefas de acordo com normas, regras e valores.

Exemplifique com outros momentos do filme tal situação.

Quem faz as normas, regras e valores?
Flik não se adapta aos valores preestabelecidos.

Como ele é visto pelas demais formigas? Por que isso acontece?
• Em nossa sociedade como nós nos organizamos?

Nós nos comportamos de acordo com os padrões preestabelecidos ou de acordo com nossas motivações internas?

O que acontece se não nos comportarmos de acordo com as regras?

Como você se sente vivendo em sociedade: livre ou prisioneiro?

Vivemos uma democracia ou não?

O que é democracia para você?
• Flik vive em uma sociedade organizada para produzir os bens necessários para a sobrevivência das formigas. Essa é a própria razão da existência do formigueiro.

Como as formigas organizam-se para lutar pela sobrevivência?

Nesse processo de organização do formigueiro, qual é o papel do conhecimento e como são vistas as mudanças tecnológicas?
• Nós seres humanos vivemos em sociedade com qual objetivo?
Na nossa sociedade, como é organizado o trabalho?

O que você, como estudante produz?

Como são produzidos os bens que você usa?

Qual o papel do conhecimento e como são vistas as mudanças tecnológicas?

Os conhecimentos das Ciências da Natureza contribuem para o trabalho ao se concretizarem em máquinas e artefatos. Como as ciências sociais contribuem para o processo de trabalho?

O que diferencia a atividade desenvolvida pelos homens ,tendo em vista a sobrevivência daquela desenvolvida pelos animais?
2. Organização política da sociedade capitalista

• Hooper, o líder da gang de gafanhotos, ao invadir o formigueiro lembra para todos como funciona o “esquema” que lhe permite ter o poder sobre as formigas. Na nossa sociedade, qual é o “esquema” que permite que em todos os grupos sociais a minoria tenha poder sobre a maioria?
Hooper explicava seu poder como sendo natural.

Como nos diversos grupos sociais aqueles que dominam explicam seu poder?

O esquema de Hooper possibilitava que ele e sua gang vivessem do trabalho das formigas.

Na sociedade brasileira, 10% da população consomem 50% da renda nacional, dito de outra forma, 90% de nós brasileiros sobrevivemos com a outra metade do bolo. Qual é o esquema de poder que sustenta tão injusta distribuição dos resultados do trabalho? Quem são as formigas e que são os gafanhotos no Brasil?
• O irmão de Hooper propõe que eles não voltem mais ao formigueiro, tendo em vista que a gang tem comida suficiente para passar o inferno. Hooper decide que a gang voltará.Quais foram os seus argumentos? Flik enfrenta Hooper e incentiva as formigas a fazerem o mesmo. Quais foram os seus argumentos?

Qual a relação entre consciência e libertação?

Opressão e alienação?

Você é alienado?

No meio da revolução das formigas contra seus opressores, a princesa Aba diz para Hooper: “as formigas trabalham, as formigas comem e os gafanhotos voam”. A princesa então definiu outro esquema de poder?

O que permitiu que tal revolução fosse feita?

No que o exercício de poder está baseado a força?

No que está baseado na argumentação e no convencimento?

Qual a relação entre poder e saber?
• No Brasil, milhões de pessoas trabalham como formigas – de sol a sol – e não usufruem das riquezas provenientes do trabalho.

Quais as possibilidades de mudança no esquema de poder no Brasil?
Flik fez algo para mudar o esquema de poder.

E você o que tem feito algo para mudar o atual esquema de poder de nossa sociedade?

Você já participou de alguma mudança de esquema de poder?

Uma das formas de mudar o esquema de poder é estudar e conhecer a realidade. Nesse sentido a escola é um lugar privilegiado.

Como você tem aproveitado seus momentos de estudo sobre a realidade social?

Quais as habilidades e competências que você tem desenvolvido que contribuem para você mudar a realidade?

Quais as dificuldades que você enfrentou nesse processo de aprendizagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário